Sunteți pe pagina 1din 18

Tcnico em Logstica RIA 51

ELABORAO DA PROPOSTA DE MELHORIA

TEXTO TCNICO-CIENTFICO
Aborda tema relacionado cincia; Linguagem tcnica ou cientfica.

TEXTO TCNICO-CIENTFICO
Caracterstica Objetividade e coerncia Descrio -Abordagem simples e direta do tema; -Sequncia lgica e ordenada de ideias; -Coerncia com o tema e objetivos propostos; -Contedo apoiado em dados. -Evita comentrios irrelevantes e redundantes; -Vocabulrio simples e preciso; -Nomenclatura aceita o meio cientfico. -Evita ideias pr-concebidas; -Resultados de suas ideias baseados em teorias.

Clareza e preciso

Imparcialidade

Uniformidade

Tratamento, pessoa gramatical, nomenclaturas, nmeros, abreviaturas, siglas, ttulos de sees.

PARGRAFO
Conjunto de enunciados para produo de um sentido; Idia ncleo ou tpico frasal; Cada pargrafo deve explorar uma s idia.

TPICO FRASAL
A Logstica a rea da gesto responsvel por prover recursos, equipamentos e informaes para a execuo de todas as atividades de uma empresa.Fundamentalmente a logstica possui uma viso organizacional holstica, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produo, o armazenamento, o transporte e a distribuio dos produtos, monitorando as operaes e gerenciando informaes.
Fonte: Wikipdia

COESO E COERNCIA
O texto coeso quando seus vrios enunciados se articulam; O texto coerente quando no h nada contraditrio ou desconexo.

CITAES
A ABNT define citao como a meno de uma informao extrada de outra fonte. (NBR 10520, 2002, p.1)

TIPOS DE CITAES
Direta: curta, longa ou citao da citao; Indireta.

CITAO DIRETA
Transcrio literal extrada do texto consultado.

Ao somatrio dessas atividades de controle, permeadas ao longo da estrutura organizacional, pode-se chamar de sistema de controle interno. Cruz e Glock (2007, p.25) afirmam que o termo sistema, [...] de forma simplista, um conjunto de aes que, coordenadas, concorrem para determinado fim.

CITAO DIRETA CURTA


At 3 linhas; Entre aspas;

Ex. 1: Assis (1996, p. 41) afirma que a informao est nas mos de poucos, porque estes tm medo de perder suas tarefas, ou tornar-se substituveis. Ex. 2: A informao est nas mos de poucos, porque estes tm medo de perder suas tarefas, ou tornar-se substituveis. (ASSIS, 1996, p. 41)

CITAO DIRETA LONGA


Quando ocupar mais de 4 linhas; Recuo de 4cm da margem; Sem aspas; Espaamento simples e fonte 10.

PARA INSTRUMENTALIZAR A AO DO CONTROLE INTERNO SOB O ENFOQUE SISTMICO, CRUZ E GLOCK (2007, P.45) APONTAM QUE:
[...] desejvel que a legislao que trata da organizao administrativa da Prefeitura estabelea que as diversas atividades sero desenvolvidas sob a forma sistmica, integrados por todos os rgos e entidades da administrao municipal quando no exerccio das mesmas atividades em sua rea de abrangncia, definindo quais so os sistemas e seus respectivos rgos centrais.

CITAO DA CITAO
Uso da expresso apud; Quando no se teve acesso ao documento original. Ex. 1: Segundo Piaget (1976 apud MOLL, 1996,p.80) ela consiste em explicar cada inveno da inteligncia [...]. Ex. 2: Ela consiste em explicar cada inveno da inteligncia [...]. (PIAGET, 1976 apud MOLL, 1996, p.80)

INDICAO DOS AUTORES NA CITAO

Trabalhos com 1 autor: Para Votre (1994, p. 75) as formas de prestgio ocorrem mais em textos formais, mais nobres [...]. Dois ou trs autores: Lakatos e Marconi (2001, p. 68) afirmam que o texto resumo a apresentao concisa do texto, destacando-se os elementos mais importantes da obra. Ou O texto resumo a apresentao concisa do texto, destacando-se os elementos mais importantes da obra. (LAKATOS; MARCONI, 2001, p. 68)

INDICAO DOS AUTORES NA CITAO

Mais de 3 autores: Ashley et al (2003, p. 3) diz que o mundo atual v, na responsabilidade social, uma nova estratgia para aumentar seu lucro e potencializar seu desenvolvimento. Ou O mundo atual v, na responsabilidade social, uma nova estratgia para aumentar seu lucro e potencializar seu desenvolvimento. (ASHLEY et al, 2003, p. 3)

CITAO INDIRETA
Transcrio no literal das palavras do autor, mas que reproduz o contedo e as ideias originais. NO se usa aspas. Morin (2000) afirma que todo conhecimento sobre o mundo decorrente da interpretao de nosso crebro. Ou Todo conhecimento sobre o mundo decorrente da interpretao de nosso crebro. (MORIN, 2000)

E QUANDO QUERO UTILIZAR UMA INFORMAO VERBAL?

A empresa detm metade do mercado nacional de felpudos (informao verbal)1. Inserir nota de rodap: 1 Jos de Souza, Diretor Presidente da ZZZ, em palestra proferida no SENAC, em Itaja, no dia 12 janeiro de 2010.

Prontos para praticar?

S-ar putea să vă placă și