Sunteți pe pagina 1din 28

Sociedade, educao e emancipao

Principais obras
Manuscritos econmicos-filosficos, 1844 A ideologia alem, 1845 A misria da Filosofia, 1847 Manifesto comunista, 1848 As lutas de classe na Frana entre 1848 e 1850  O 18 Brumrio de Lus Bonaparte, 1852  Contribuio crtica da Economia Poltica, 1857  O Capital, 1867     

Viso da sociedade capitalista


Havia um processo histrico em curso que, enquanto levava a burguesia condio de classe dominante, expropriava dos trabalhadores manuais seus instrumentos de produo e seus saberes, transmitidos com zelo de gerao para gerao atravs dos sculos, ao tempo da velha ordem feudal.

conjunto de grupos em contnuo conflito, onde uns estabelecem dominao sobre os outros;

Sociedade

Objeto de estudo
Relaes sociais de produo (Classes Sociais) Marx elaborou um pensamento crtico, atravs de estudos sobre as relaes sociais e o modo de produo capitalista, ligando esses fatores s mudanas sociais capazes de provocar a transformao da sociedade; Na sociedade capitalista as relaes sociais de produo definem dois grandes grupos dentro da sociedade: os capitalistas e os trabalhadores;

As leis da histria
Segundo Marx a histria humana a histria da relao dos homens com a natureza e dos homens entre si. Nesses dois tipos de relao aparece como intermedirio um elemento essencial: o trabalho humano. Foi o trabalho que, agrupando os homens na luta pela sobrevivncia, deu origem s sociedades, sendo assim, condio objetiva da existncia humana. atravs do trabalho que o homem muda a natureza, colocando-a a seu servio. Ele planta, colhe, caa, pesca, vive atravs do trabalho.

Fatores bsicos da produo social


As foras produtivas e as relaes de produo so condies naturais e histricas de toda atividade produtiva que ocorre em sociedade. O desenvolvimento das foras produtivas foi responsvel pelo incremento da produtividade e pelo aumento do domnio do homem sobre a natureza, bem como pelo conforto e pela riqueza material decorrentes, que as sociedades acumularam ao longo da histria. Foras Produtivas So as foras que se unem para que alguma coisa seja produzida ou obtida (meios de produo e fora de trabalho).

Para aumentar a produtividade social, para desenvolver as foras produtivas , o homem tambm foi organizando a produo junto com seus semelhantes, distribuindo tarefas e benefcios entre seus membros da sociedade. Foi este o ponto de partida do processo de diviso do trabalho. A diviso do trabalho no uma simples diviso de tarefas, tambm a expresso da existncia de diferentes formas de propriedade no seio de uma sociedade num dado momento histrico. As relaes de propriedade so a base das desigualdades sociais, na medida em que a diviso do trabalho possibilitou a existncia de homens que trabalham para os outros, porque o fazem com os meios de outros, e de homens que no trabalham porque tem meios e podem fazer com que outros trabalhem, configurando o que Marx e Engels chamaram de relaes sociais de produo.

So as formas pelos quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Elas podem ser: cooperativistas, escravistas, servis(feudalismo), capitalistas(industria moderna). Cada poca histrica possui um conjunto de foras produtivas desenvolvidas, sob o controle dos homens que nesta poca vivem e, ao mesmo tempo, um conjunto institudo de ralaes sociais de produo, que so o modo pelo qual os homens assumem o controle sobre as foras produtivas. A este conjunto total Marx e Engels chamaram modo de produo.

Relaes Sociais de Produo

A maneira como se organiza a produo, especificamente em termos da relao entre os produtores diretos e a classe exploradora. O estudo do modo de produo fundamental para se compreender como se organiza e funciona uma sociedade. Modos de produo identificados por Marx: Asitico; Escravista(relao social bsica a escravido); Germnico; Feudal(relao social bsica a servido); Capitalista(relao social bsica a assalariamento);

Modo de Produo

Dessas diferentes relaes de propriedade, ou melhor, da posio dos homens com relao s formas de propriedade vigentes num dado modo de produo, que surgem as classes sociais. Classes Sociais So grupos de indivduos que ocupam uma mesma posio nas relaes de produo, em determinada sociedade. Em cada modo de produo, a desigualdade de propriedade, como fundamento das relaes de produo, cria contradies bsicas com o desenvolvimento das foras produtivas, provocando um processo revolucionrio, com a substituio do modo de produo vigente e a ascenso de outro.

A histria de todas as sociedades existentes at hoje tem sido a histria das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrcio e plebeu, baro e servo, mestre de corporao e companheiro, numa palavra opressores e oprimidos, tem permanecido em constante oposio uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformao revolucionria de toda a sociedade, ou pela destruio das duas classes em luta.
(Karl Marx e Friedrick Engels, Manifesto do Partido Comunista)

por isso que Marx e Engels afirmam que aquilo que move a histria a luta entre as classes.

As formas de conscincia
A teoria de Marx se prope tambm a explicar de que modo o mundo das idias, do conhecimento, das crenas e das opinies se relaciona com este mundo material, da produo, do trabalho. A conscincia est ligada s condies materiais de vida, ao intercmbio econmico entre os homens. As idias, as concepes sobre como funciona o mundo so representaes que os homens fazem a respeito de suas vidas, do modo como as relaes aparecem na sua experincia cotidiana. Essas representaes so, portanto, aparncia, implicam numa falsa conscincia ou conscincia invertida.

No capitalismo, existem os proprietrios dos meios de produo(as fbricas, as mquinas e a fora de trabalho do trabalhador), e os trabalhadores, aqueles a quem no resta outra alternativa de vida a no ser vender o nico bem de que dispem: sua fora de trabalho, em troca do pagamento de um salrio. Fato que percebido pelos homens que vivem sob este sistema, como algo normal e natural. A sociedade capitalista no vista pelo trabalhador como uma sociedade historicamente construda pela luta entre uma classe com inteno de ser a classe dominante e a classe dominada(proletariado).

Para Marx, os trabalhadores foram duplamente expropriados pelos capitalistas, isto , deles foram subtrados duas coisas: os meios de produo da vida material e o saber do qual dependia a fabricao de um produto e a prpria posio social do arteso. Atravs da maquinaria industrial moderna e de posse desse saber, o capitalista reduziu o trabalhador execuo das tarefas simplificadas, parciais e repetitivas na linha de produo da fbrica. Assim, as foras produtivas foram enormemente desenvolvidas, mas atravs de um processo social de expropriao de bens materiais e de saberes.

O trabalhador foi separado, pelo capitalismo, do controle autnomo que exercia sobre seu trabalho e tambm do fruto deste trabalho. O trabalho percebido pelo trabalhador como algo fora de si, que pertence a outros, a isso Marx chama de alienao. Alienao Separao do trabalhador dos meios de produo e do fruto de seu trabalho. Por causa do trabalho alienado, os homens adquirem uma falsa conscincia do mundo em que vivem, vem o trabalho alienado e a dominao de uma classe sobre a outra como fatos naturais.

Os trabalhadores passam a compartilhar uma concepo de mundo dentro da qual s tm acesso s aparncias, sem ser capazes de compreender o processo histrico real, que Marx d o nome de ideologia. Ideologia(viso de mundo) Sistema ordenado de idias, de concepes, de normas e de regras que obriga os homens a se comportarem-se segundo a vontade do sistema, como se estivessem se comportando segundo sua prpria vontade.

No capitalismo, o trabalhador acha que justo que ele seja separado do fruto de seu trabalho mediante o pagamento do salrio. Marx diz, que o salrio no remunera todo o trabalho realizado, mas apenas uma parte dele. A outra parte apropriado pelo capitalista e se transforma em lucro. A teoria de Marx e Engels afirma que qualquer salrio injusto porque separa o trabalhador do resultado de seu trabalho, e isso o aliena e o descaracteriza como ser humano.

Educao no mundo industrial

Viso de educao
Analisando a situao educacional dos filhos dos operrios da sociedade industrial viam: umas das formas de perpetuao da explorao de uma classe sobre outra, utilizada pelo capitalista para disseminar a ideologia dominante, para inculcar no trabalhador o modo burgus de ver o mundo (educao para alienao); uma arma valiosa a ser empregada em favor da emancipao do ser humano, de sua libertao da explorao e da opresso do capital( educao para emancipao);

Analise das condies de vida dos trabalhadores ingleses na fase de afirmao do capitalismo: com base na legislao trabalhista da poca; permitia contratao de crianas para trabalhar nas fbricas, com a condio de que os patres apresentassem um atestado de freqncia as aulas; O tipo de educao dado s crianas operrias era to precrio, que s poderia servir para perpetuar as relaes de opresso s quais essas crianas e seus pais operrios estavam sujeitos;

Analise das condies de vida dos trabalhadores ingleses na fase de afirmao do capitalismo: com base na legislao inglesa de 1844; s poderia ser contratadas para as fbricas crianas que j tivessem pelo menos instruo primria e aprendido as primeiras letras e nmeros; permitia combinar a educao escolar e o trabalho na fbrica; com a conjugao trabalho e escola seria possvel romper, na formao das futuras geraes, com a parcializao das tarefas impostas pela diviso do trabalho na fbrica moderna

O ideal de Marx era o de que no comunismo, todos dividissem o trabalho manual nas fbricas com o trabalho intelectual e com o lazer, assim todos seriam homens completos. Marx afirma que a escola em tempo integral pouco produtiva, porque, no sendo combinada com o trabalho manual, torna o dia da criana enfadonho, o trabalho do professor mais duro e o rendimento escolar menor. Na concepo de Marx, o trabalho infantil desejvel, desde que o Estado garanta aos filhos dos operrios uma escola de meio perodo que no seja um mero depsito de crianas e desde que a superexplorao do trabalho infantil seja controlada pela legislao.

Marx no acreditava que um homem novo, com novo carter, pudesse ser forjado apenas com uma educao escolar formal. Para ele, as mos sujas de graxa e o suor do rosto seriam to educativos, do ponto de vista moral, quanto os livros, os cadernos e os lpis. Se atravs do trabalho que o homem produz para viver, colocando a natureza a seu servio e ao mesmo tempo relacionando-se com seu semelhante, o trabalho manual deve ser exercitado por todos, e os resultados dos esforos coletivos devem ser compartilhados conforme as necessidades de cada um.

Educao
deveria ter a preocupao de romper com a alienao do trabalho, provocada pela diviso do trabalho na fbrica capitalista; deveria ser capaz de devolver ao trabalhador a percepo do conjunto do processo produtivo moderno; deveria dar meios para os operrios superarem sua condio de trabalhador parcial; elemento responsvel por inculcar em todos os indivduos os valores e as idias da classe dominante como a nica viso correta de mundo; novo saber, uma das chaves para emancipao do ser humano.

Dimenses dos contedos educacionais


Educao mental: educao elementar para o trabalho intelectual; Educao fsica: educao do corpo (ginsios esportivos e treinamento militar); Educao tecnolgica:iniciao no manejo dos instrumentos e das mquinas dos diferentes ramos da indstria, tarefa que deveria ocorrer em concomitncia com o trabalho das crianas na fbrica(7 aos 17 anos); Com essa formao, os filhos dos operrios poderiam estar em nvel muito superior ao dos burgueses e aristocratas, sendo homens completos.

Escola
Instituio sob o controle da classe dominante para transmitir a ideologia e treinar os trabalhadores para uma atividade produtiva em que sero explorados.

Tipos de Escolas
Escolas politcnicas; Escolas agronmicas; Escolas profissionais; No comunismo, Marx previa adoo do ensino tecnolgico, terico e prtico nas escolas dos trabalhadores, sendo pblico e igual para todos.

Estado
Instituio poltica ligada aos interesses da classe dominante, que exerce dominao para impedir a organizao e luta dos trabalhadores. Como Marx e Engels viam um processo educacional que contribusse efetivamente para emancipar o ser humano? Alm de mudar a forma de explorao econmica, eles acreditavam ser preciso mudar a forma de organizao social, para que uma nova educao pudesse se desenvolver. famlia deveria ser suprimida;

substituir a educao domstica por uma educao de carter social; .educar o novo homem preparando-o para desempenhar um trabalho que no fosse alienado, parcial, restritivo de suas potencialidades. O pensamento marxista no interpreta a realidade desligada da Histria, e tambm no interpreta desse modo a Educao e a escola, subordinando qualquer anlise concomitantemente vontade dos homens e s condies que lhes foram dadas, que herdaram do passado.

S-ar putea să vă placă și