Sunteți pe pagina 1din 34

Encontro com a Geometria no Jardim do Pao de Castelo Branco

Maria Fernanda Nunes(1), Ftima Regina Jorge(2), Ftima Paixo(3) (1)Estudante de mestrado na Escola Superior de Educao, IPCB, (2,3)Escola Superior de Educao, IPCB.

Resumo
Justificao e contextualizao Problema e objectivos do estudo Questes da investigao Metodologia Anlise de resultados Concluses
2

Justificao e contextualizao
 A Matemtica tem sido desde sempre um instrumento fundamental na compreenso e representao do mundo, atravs da sua interligao entre a realidade, os objectos e a sua abstraco.  Os desafios colocados escola pela importncia da matemtica na sociedade e na cincia contempornea, passam, como reconhecido em muitos documentos curriculares nacionais e estrangeiros, nomeadamente o Programa de Matemtica do Ensino Bsico (Ponte, et al, 2007), pela necessidade de proporcionar aos jovens uma formao que permita compreender e ser capaz de utilizar a Matemtica, desenvolver uma relao positiva com a disciplina e a confiana nas suas capacidades pessoais para trabalhar com ela.  Releva-se assim a necessidade de propor situaes de natureza problemtica, conectadas com outras reas curriculares ou com o quotidiano do aluno, que estimulem o raciocnio, a anlise e reflexo sobre os processos usados bem como a sua comunicao e, desejavelmente, ajudem a compreender e valorizar o papel da Matemtica nos vrios sectores da vida social.

 Cada vez com maior frequncia se refere a questo da importncia das aprendizagens em contexto no formal, numa perspectiva de enquadramento do meio social circundante Escola com a prpria realidade escolar e como favorecedor de uma abordagem mais contextual ao ensino/aprendizagem na escolaridade bsica.  Da minha experincia profissional em contexto pr-escolar, considero catalisadoras de aprendizagens, as intervenes efectuadas em contextos no formais, isto , fora da sala de actividades.  Tomando como referncia estas perspectivas e por me parecer um desafio aliciante, propus-me desenvolver uma investigao em que procurei compreender em que medida a explorao didctica do Jardim do Pao de Castelo Branco, nomeadamente atravs da realizao de actividades com cariz matemtico, se repercute nas aprendizagens matemticas de alunos. do 4 Ano do 1 Ciclo do Ensino Bsico.

Problema e objectivos do estudo Problema de investigao:  A realizao de actividades Matemticas de cariz prtico/experimental no Jardim do Pao de Castelo Branco contribui para a aprendizagem da Matemtica no 4. ano do 1. CEB e estimula a apreciao da disciplina? Objectivos do estudo:  Construir e validar recursos didcticos para a educao no formal no Jardim do Pao de Castelo Branco que relevem a aplicao de conhecimentos no mbito da Geometria a situaes da vida real e a comunicao em Matemtica como experincias de aprendizagem Matemtica.  Compreender em que medida a realizao de actividades Matemticas no Jardim do Pao contribui para a aprendizagem da Matemtica de alunos de 4 Ano do 1 Ciclo do Ensino Bsico.
5

Questes de investigao  Qual o contributo da aprendizagem em contextos no formais para a promoo de aprendizagens de mbito curricular, em Matemtica, dos alunos do 4 Ano do 1 Ciclo do Ensino Bsico?

 At que ponto as actividades desenvolvidas no Jardim do Pao ajudam as crianas do 1. ciclo do ensino bsico a valorizar e a apreciar a Matemtica?

Metodologia  Investigao de natureza qualitativa descritiva e interpretativa, pretendendo contribuir para uma incrementao do conhecimento e melhoria da prtica pedaggica.  Design de Investigao-aco.  Local de implementao Jardim do Pao de Castelo Branco. Anexo ao Pao Episcopal de Castelo Branco desde 1725.  Participantes Vinte e dois alunos de uma turma 4 Ano do 1 Ciclo do Ensino Bsico Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco.  Recolha de dados.

Preparao da aco de investigao Esta fase constou de trs momentos distintos:  Elaborao dos materiais a utilizar durante a aco: Guio do aluno (Fichas de trabalho, planta do Jardim do Pao) Material a utilizar para a construo da circunferncia pelo mtodo do jardineiro  Documentao oficial  Preparao em sala de aula no dia anterior: PowerPoint do Jardim do Pao Texto articulando a Geometria com o sentido esttico dos elementos do jardim PowerPoint de diversos jardins com incidncia nos elementos simtricos e construo de elementos circulares.
8

Durante a visita  Preenchimento das fichas constantes do Guio do aluno  Registo de notas de campo Ps visita Tarde do dia  Conversa informal com as crianas Dia seguinte Construo de textos Elaborao de desenhos Em dia posterior Entrevista semi-estruturada professora titular de turma (professora cooperante)

Categorias para a codificao e posterior anlise dos dados:

Categorias

Dimenses de anlise Conhecimento matemtico

Desempenho dos alunos nas tarefas propostas

Comunicao (em) matemtica Atitudes Percepo sobre o contributo da visita para a aprendizagem matemtica

Perspectivas dos alunos Reflexo sobre a visita de estudo

para cada uma das dimenses de anlise definiu-se um conjunto de indicadores que traduzem os resultados esperados, em termos de cada uma dessas dimenses.

10

Actividades e Resultados

11

12

Construo de uma circunferncia pelo mtodo do jardineiro

Medio do permetro da circunferncia traada pelo mtodo do jardineiro

13

Explicao do procedimento para obteno do valor do permetro

14

15

O procedimento de medio do vaso foi tambm efectuado com cuidado, sendo notrio o envolvimento de todo o grupo. Embora tenha sido bastante participada, esta actividade no integrou a descrio textual nem foi alvo de desenho.

Alunos em actividade

16

A relao permetro/dimetro no ofereceu dificuldades. A estratgia adoptada pelos grupos que realizaram a tarefa foi a de efectuar a comparao directa das cordas (NC) que representavam o dimetro e o permetro da circunferncia. Reproduzo a concluso de dois dos grupos.

17

Contudo, embora em todos os grupos se tenha chegado concluso de que a medida do permetro era trs vezes mais um bocadinho superior do dimetro, a maior parte das crianas escreveu nas fichas de trabalho, apenas, trs vezes, o que se justifica pelo facto de no terem conhecimento do valor . (Este valor foi depois referenciado em sala de aula, confirmando a noo que todos tinham, da existncia de mais um bocadinho). Quando relevncia do factor experimental desta tarefa, so vrios os testemunhos quer em texto quer em conversa informal com as crianas que devem ser referenciados:. A circunferncia fomos ns que a fizemos usando o mtodo do jardineiro. e de ter feito a circunferncia no cho sem usar o compasso. Porque fazer em real, est l mesmo e fazer com o compasso j no bem assim. L fizemos uma circunferncia no cho. Depois medimos o permetro, o raio e o dimetro e encontrmos um relacionamento entre eles.

18

19

Alunos em actividade

Reproduo da descrio feita por um dos alunos onde se denota a profuso de elementos encontrados.

20

de salientar que nalguns dos desenhos realizados em sala de aula, aps a visita, se evidencia a reproduo de elementos simtricos neste patamar.

21

22

Alunos em actividade

Uma das respostas das fichas

23

Aps a visita e j em sala de aula, de realar que duas das crianas elegem esta tarefa para a concretizao da tarefa de desenho .

24

As actividades desenvolvidas pelos alunos, tiveram incidncia na identificao de figuras e eixos de simetria em contextos sociais e culturais. Tiveram, sem dvida impacto sobre os alunos que alm das evidncias demonstradas no preenchimento das fichas de trabalho e em alguns desenhos, exprimiram em escrita algumas consideraes muito pertinentes, tais como: Descobrimos muitas simetrias na fonte, nas paredes, nas escadas, nos bancos, no buxo. O Jardim do Pao parece o Jardim das Simetrias. Descobrimos que a fonte que cospe gua um peixe e que frente o buxo simtrico. Eu achei interessante como que os jardineiros fizeram o Jardim do Pao. Eles tiveram ideias: o Jardim Alagado, a fonte, os eixos de simetria Ns estvamos a escrever as figuras simtricas e as molduras das paredes.

25

Analisando a postura dos alunos enquanto grupo, durante a execuo das tarefas, considero que eles se empenharam no seu desenrolar com uma conscincia real de trabalho colaborativo para a obteno de resultados satisfatrios. Eles mesmo, atravs dos desenhos, textos e conversa informal atestam esse facto, nomeadamente quando referem: O meu grupo era muito bom. foi divertido, enquanto jogmos, aprendemos, aprendemos a trabalhar em equipa, E tambm porque trabalhmos todos em grupo e foi muito giro. Gostei porque nunca l tinha ido e aprendemos a trabalhar em grupo e porque depois quando quisermos trabalhar em grupo j sabemos trabalhar melhor.  e que aprendemos a estar em grupo e

26

Perspectivas dos alunos


Contribuio da visita para a aprendizagem matemtica  S precisam de dois paus e um cordel. (os jardineiros para fazer uma circunferncia).  No Jardim do Pao h muita matemtica e arte.  Em vez de estarmos a aprender uma coisa de cada vez juntmos tudo.  Durante a visita senti que ia sair dali a saber mais matemtica do que o meu pai.  Adorei esta maneira de aprender. E nunca a irei esquecer.  E foi muito giro fazer exerccios de matemtica.  assim pudemos ver como era antigamente.  Eu acho que melhor irmos mesmo aos stios do que estar a ver fotografias do livro.  Aprendi que no s na sala de aula que se aprende, fora da sala tambm se pode aprender.
27

Quanto relao que estabelecem em termos de ambiente de aprendizagem, contexto formal/no formal:  Foi uma maneira diferente de aprender sem estar sentado na cadeira da sala de aula e acho que aprendemos mais.  E aprendemos de uma forma diferente.  Aprendemos de uma maneira mais autnoma.  Em vez de estarmos a aprender uma coisa de cada vez juntmos tudo.  Gostei porque aolha, acho que no nos distramos tanto como se estivssemos na sala de aula e que aprendemos a estar em grupo e acho que aprendi melhora fazer as coisas.  O Jardim do Pao tem tudo para animar uma pessoa principalmente uma criana tem gua, plantas, reis, diverso e muita matemtica.

28

Perspectivas da professora titular de turma (professora cooperante)  Conseguiram perceber a importncia da Geometria e da Matemtica na estrutura de um jardim.  Algumas competncias so mais susceptveis de se adquirirem com a prtica na situao.  usaram aquilo que aprenderamali na situao concreta.  ns tivemos tanto cuidado de eles se portarem bem,e se eles no fazem e esto na brincadeiramas no, no. Eles assumiram aquela situao, aqueles problemas, tinham de resolver aquilo e pronto.  um trabalho com um desenvolvimento completamente diferente. De uma forma que lhes confere mais autonomia. D-lhes mais responsabilidade. Tm de discernir, decidir.  A nica coisa que eu acho pena, na visita foidevamos ter mais tempo. No acha? Foi penamais nada.

29

Concluses  Foi possvel construir e validar um conjunto de tarefas apelativas e motivadoras que proporcionaram momentos de aprendizagem e comunicao em Matemtica que reputo de satisfatrios.  Encontrei no Jardim do Pao de Castelo Branco, potencialidades e recursos apreciveis no mbito da educao matemtica no 1 Ciclo do Ensino Bsico.  Considero este espao no formal como propiciador de tarefas em que os alunos se empenho e cooperam, aplicando conceitos trabalhados em sala de aula, em situaes reais, ultrapassando dificuldades e desafios inerentes especificidade do local, contribuindo assim, para uma apropriao real da Matemtica, desenvolvimento autonmico e colaborativo fundamentais sua formao.

30

Tempo de execuo de Tarefas.  Considero que este tipo de interveno, devido sua especificidade no dever ter condicionalismos temporais demasiado estanques.

No entanto uma das crianas refere:  Foi um dia inesquecvel () Tive pena de um pormenor insignificante que no conseguimos acabar os jogos porque j estava a gostar tanto que o tempo passou como um relmpago.

31

32

Dimenses de anlise Geometria

Instrumento de anlise de dados recolhidos Indicadores de resultados esperados por parte dos alunos Determina, de modo experimental, o permetro da circunferncia, em contextos diversificados. Relaciona o permetro e o dimetro de uma circunferncia. Reconhece diferentes tipos de ngulos (recto, obtuso e raso) Identifica propriedades de figuras no plano. Identifica em situaes reais figuras simtricas e simetrias em figuras.

Conhecimentos matemticos no mbito da Constri uma circunferncia usando o mtodo do jardineiro.

Comunicao em Matemtica

Interpreta informaes e ideias matemticas representadas de diversas formas. Representa informao e ideias matemticas de diversas formas, recorrendo a diversos tipos de representao (desenhos, palavras,). Expressa ideias e processos matemticos, oralmente e por escrito, utilizando linguagem e vocabulrio prprios. Discuti resultados, processos e ideias matemticos.

Atitudes face realizao de actividades matemticas e apreciao da presena da matemtica no patrimnio construdo

Apreciao da presena da matemtica no patrimnio construdo. Empenhamento na realizao das actividades (pessoal). Empenhamento na realizao das actividades (em grupo). Respeito pelas decises grupo. 33

Descrio procedimental
Tcnicas Observao Notas de Campo Registo Fotogrfico Registo Grfico Execuo de tarefas Desenhos Textos Entrevista Conversa informal Guio de entrevista Guio oculto Documentos de execuo de tarefas Implementao da aco Dia seguinte ao da implementao da aco. Dia seguinte ao da implementao da aco. Final do estgio Tarde do dia de implementao da aco Sujeitos do estudo Sujeitos do estudo Sujeitos do estudo Professora Titular de turma Sujeitos do estudo Cmaras fotogrficas Instrumentos Momentos Implementao da aco Fontes Investigadora e docentes participantes Investigadora e docentes participantes Investigadora e docentes participantes

Implementao da aco

Implementao da aco

34

S-ar putea să vă placă și