Sunteți pe pagina 1din 17

CARTA DE PAULO A FILEMON

ESCOLA BBLICA VIRTUAL CLASSE: A BBLIA EM UM ANO PROF: FRANCISCO TUDELA PIBPENHA - SP

Filemom
Escrita da priso na cidade de Roma, no ano 60/61 d.C. a 10 carta escrita por Paulo. nica carta pessoal, falando a respeito do escravo Onsimo. A menor carta escrita por Paulo, com 25 versculos.

Filemom
Deve ter sido escrita juntamente com a carta aos Colossenses e aos Filipenses As trs cartas foram levadas por Tquico

Circunstncias em que a carta foi escrita


O apstolo, j velho (9), est preso em alguma priso de Roma junto com Epafras, membro da igreja. (23; Col. 4.12)) Timteo (1) e outros colaboradores (23-24) se encontram ao seu lado. Escrever de prprio punho (19), ao invs de ditar a carta a algum amanuense. Tquico o portador da carta ( Colossenses 4.7 a 9)

DESTINATRIO
Quando Paulo enviou a carta aos Colossenses (no foram visitados por Paulo), ele incluiu esta carta pessoal para Filemom. Mesmo que ela trate de algo pessoal no caso de Filemom com seu servo Onsimo, esta carta nos demonstra como a converso a Cristo muda as nossas relaes interpessoais. tambm dirigida a fia, Arquipo e igreja que se rene com voc em sua casa(2).

Histria e pano de fundo da carta


Filemom parece ter sido dono de terras e de escravos. Convertido durante o ministrio de Paulo Onsimo ( significa til), um dos seus escravos, roubara e fugira. Chegara at Roma e ali se encontrou com Paulo, ouviu o evangelho e converteu-se.

Histria e propsito da carta


Como cristo, precisava voltar a Filemom, mas teria sido muito difcil. A prtica da poca era matar o escravo fugitivo, para exemplo aos outros O propsito de Paulo nesta carta: 1.Informar Filemom que seu escravo estava salvo. 2.Pedir a Filemom que perdoasse Onsimo. 3.Pedir a Filemom que lhe preparasse hospedagem.

Tema da Carta a Filemom


Vemos nesta carta a doutrina da imputao: Pagamento de uma dvida no lugar de outro. Assim como Paulo estava disposto a pagar o preo para salvar o desobediente Onsimo, da mesma forma Jesus pagou o preo na cruz para salvar os seus filhos errantes.

Estrutura da Carta
Saudao (1-3) Recomendao de Filemom (4-7) Paulo pede em favor de Onsimo (8-21) Os planos e as saudaes de Paulo (22-25)

Versculo chave:
, no j como escravo, antes, mais do que escravo, como irmo amado,
(Fm15-16)

Particularidades

A NECESSIDADE DE PERDOAR
Dois temas principais so desenvolvidos na carta: 1)A necessidade do perdo,

2) A aplicao dos valores cristos realidade social (especificamente, ao problema da escravido).


A expresso da espiritualidade crist precisava ser traduzida no perdo: esta a essncia do apelo de Paulo a Filemom.

A NECESSIDADE DE PERDOAR
Ele [Onsimo], antes lhe era intil, mas agora til, tanto para voc como para mim. (11), As relaes mudaram: a utilidade de Onsimo para a Igreja era, agora, maior do que para o prprio Filemom (estava sendo uma beno para os outros). Perdoar seu escravo fugitivo era prestar um servio Igreja. Para que nada faa com que Filemom recuse aceitar Onsimo de volta, Paulo oferece pagar por qualquer dano que ele tenha sofrido por causa do escravo (18-19).

A QUESTO DA ESCRAVIDO

Onsimo significa proveitoso. Cristo torna o homem til aos outros.


Lutero disse: o que Cristo fez a nosso favor diante de Deus o Pai, Paulo faz a favor de Onsimo diante de Filemom.

Esta carta considerada como testemunho do que se entende por justia Crist

O ensino desta carta supera a questo da escravatura.

A QUESTO DA ESCRAVIDO
Quanto questo da escravido, Paulo no prope uma subverso desta instituio caracterstica do perodo. O cristianismo, ao que parece, no deveria alterar os modelos sociais vigentes. Uma mudana interior de atitude era o que se requeria. Esta mudana interior em Filemom seria mais importante do qualquer mudana na prpria instituio da escravido. Quando nos relacionamos como crentes em Jesus nos tornamos iguais. Devemos lutar contra o

Bibliografia bsica
Toda a Bblia em um ano: De Colossenses a Apocalipse; Dusilek, Darci; 6 Ed. Rio de Janeiro; Ed. Horizonal, 2005 Manual Bblico SBB; trad. Noronha, Lailah; So Paulo; Ed. Sociedade Bblica do Brasil; 2008 Textos Bblicos extrados: Bblia Sagrada Nova Verso Internacional; So Paulo; Ed. Vida; 2001 MacDonald, Willian, Comentrio Bblico Popular, So Paulo, Ed. Mundo Cristo, 1 edio, 2008 BRUCCE, F. F. Comentrio Bblico NVI. So Paulo, Ed. Vida, 1 edio, 2008 Igreja Batista Cidade Universitria Reflexes extradas da World Wide Web
16

BOM DOMINGO

S-ar putea să vă placă și