Sunteți pe pagina 1din 7

Planificao Semanal

Estudo do Meio - Bloco 5 Descoberta dos Materiais e Objetos  1Ano do 1 Ciclo do Ensino Bsico

Segunda feira Contedo


y Lngua Portuguesa: Leitura e Escrita

y y

Promover a comunicao oral, com progressiva autonomia e clareza; Desenvolver a capacidade de reteno da informao oral; Criar gosto pela recolha de produes do patrimnio literal oral;

Objetivos

y y y

Dialogo acerca do que a gua e para que serve; Reproduo da histria do ciclo da gua; Questionar sobre o que foi reproduzido pedindo para os alunos recontarem oralmente a histria referindo os seus intervenientes; Realizao de um questionrio escrito. (em grupo) Cada aluno traz de casa um objecto relacionado com a gua para dialogar sob o tema: Para que serve a gua? O conto da histria da Menina Gotinha de gua ilustrada; Questionrio em grupo sobre o que foi relatado anteriormente. Retroprojector Ficha escrita sobre o conto Grelhas de observao; Trabalhos individuais realizados dentro e fora de aula; Registo escrito e fotogrfico; Observao direta.

Estratgias
y y

Atividades Recursos

y y y y y

Avaliao

y y y

Tera feira Contedo


y Matemtica: medidas e grandezas

y y

Prever, experimentar e discutir os diferentes volumes da gua; Identificar recipientes com a mesma capacidade; Comparar objectos segundo algumas das suas propriedades; Manipular diferentes objectos com um propsito concreto;

Objetivos

y y

y y

Experincia com o mesmo volume de gua em diferentes recipientes; Previso da experincia; Discutir os resultados das experincias realizadas conforme o observado e retirando concluses.

Estratgias

Experincia do volume da gua, onde depositada a mesma quantidade de gua em 3 recipientes onde difere a capacidade de volume entre eles.

Atividades Recursos
y y y

Garrafa de 1,5 litro de gua; Trs recipientes com capacidades de volume diferentes. Grelhas de observao; Trabalhos individuais realizados dentro e fora de aula; Registo escrito e fotogrfico; Observao direta.

Avaliao

y y y

Quarta feira Contedo


y y y y Estudo do Meio e Matemtica: Experincias Sonoras e Volumes Identificar diferentes sons: agudo \ grave; Relacionar os diferentes sons com os diferentes volumes; Prever, experimentar e discutir actividades experimentais; Comparar objectos segundo algumas das suas propriedades; Manipular diferentes objectos com um propsito concreto. Dilogo para prever o que ir acontecer; Realizao individual da experincia por parte dos alunos e retirar concluses desenhando-as; Registo escrito das concluses individuais e realizao de uma concluso geral; Experincia dos sons da gua onde em 3 copos so depositados diferentes quantidades de gua e com uma colher so experimentados os sons que cada um deles transmite; y Realizao de um cartaz onde so expostas fotografias e desenhos das concluses individuais de cada aluno assim como a concluso de grupo escrita pelo professor; y y y Introduo musica da gua. 3 copos de vidro; gua Cartolina; Mquina Fotogrfica; Marcadores Grelhas de observao; Trabalhos individuais realizados dentro e fora de aula; Registo escrito e fotogrfico; Observao direta.

Objetivos

y y y y

Estratgias

y y

Atividades

Recursos

y y y y

Avaliao

y y y

Quinta feira Contedo


y y y Estudo do Meio: Diferentes estados da gua Prever, experimentar e discutir actividades experimentais; Reconhecimento de determinados materiais; Descoberta dos diferentes estados da gua; Discutir os resultados das experincias realizadas conforme o observado e retirar concluses. y y y Registo escrito das concluses individuais e realizao de uma concluso geral; Observao ao longo do dia do que acontece ao gelo depositado no copo; Ferver gua numa panela e observar a evaporao e a condensao da gua; Ficha sobre os diferentes estados da gua para resumo da experincia. gua; Copos; Gelo; Panela; Fogo. Grelhas de observao; Trabalhos individuais realizados dentro e fora de aula; Registo escrito e fotogrfico; Observao direta.

Objetivos

Estratgias

Atividades

y y y

Recursos

y y y y y

Avaliao
y y

Sexta feira Contedo


y y Actividade Fsica Prever, experimentar e observar as caractersticas de diferentes materiais quando em contacto com a gua.

Objetivos

y y

Ida piscina municipal da regio; Dilogo sobre como o ser humano pode aproveitar a gua no seu dia-a-dia. Reflexo, em grupo, sobre as caractersticas dos diferentes materiais na gua.

Estratgias

Dia da piscina- diferentes materiais, flutuam ou no flutuam? Realizao de uma ficha sobre a atividade na piscina.

Atividades Recursos

Os necessrios para o deslocamento at ao local planificado;

y y

Grelhas de observao; Trabalhos individuais realizados dentro e fora de aula; Registo escrito; Observao direta.

Avaliao
y y

Referncias bibliogrficas
Currculo Nacional do Ensino Bsico - Competncias essenciais; Ministrio da Educao; Organizao e Curriculares e programas - 1 ciclo Ensino Bsico; Ministrio da Educao.

Elaborao:
Ana Cludia Rebelo; 090234007 Ana Sofia Ferreira; 0902340 Ana Rita Oliveira; 090234011

S-ar putea să vă placă și