Sunteți pe pagina 1din 16

Sade Pblica

Nveis de Ateno Nveis de Preveno Um pouco de histria SUS

Nveis de Ateno Sade


Capacidade que uma unidade de sade tem para prestar assistncia.


Primria (1) ou Bsica: generalista; baixa complexidade tecnolgica; foco na promoo e preveno. Secundria (2): maior nvel tecnolgico; especialistas; mdio nvel de complexidade. mais

Terciria (3): alto nvel tecnolgico e alta complexidade; muito especializado.

Nveis de Preveno
Interveno ou atuao do profissional de sade. H.N.D. (Histria Natural da Doena)

D____________ D____________ D ___________ D


Pr-patognico (preveno 1)  Patognico (preveno 2) Ps-patognico (preveno 3)

Primria (1): prevenir que a doena ocorra (ex: saneamento, vacinas, etc.). Secundria (2): diagnstico e tratamento; prevenir mais agravos durante a doena. Terciria (3): reabilitar e reinserir na sociedade; prevenir que a doena reincida.

Um pouco de Histria...


Lei Eloy Chaves (1923): nasce a previdncia aps greves e movimentos por melhores condies de trabalho e segurana. institudas as CAPs (Caixas para Aposentadoria e Penso) aos operrios urbanos, apenas. eram organizadas pelas prprias empresas carter facultativo. direito a socorro mdico, aposentadoria/penso e aos servios funerrios. Isto se estendia tambm aos dependentes. A partir de 30: criados os Ministrios do Trabalho, da Educao/Sade; Indstria/Comrcio e junta trabalhista. as CAPs so substitudas pelos IAPs (Instituto de Aposentadoria e Penso) s para pessoas com vnculos empregatcios; cada setor criava o seu (ex: comrcio, bancrios, etc.). Governo Vargas.

Em 1953: Ministrio da Sade separa-se do Ministrio da Educao funo: vigilncia sanitria, programas de vacinas e doenas epidmicas. Foco na ateno 1. A partir de 60: os IAPs so unificados, tornando-se o INPS (Instituto Nacional de Previdncia Social) funo: previdncia e assistncia mdica. Quem no tinha vnculo empregatcio poderia pagar o INPS e ter acesso sade. Em 1978: nasce o INAMPS (Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social) criado dentro do INPS pelo regime militar. Tinha vnculo com o Ministrio da Previdncia Social. Foco na cura (ateno 2 e 3). Foi extinto em 1993.

Em 1986: nasce o SUDS (Sistema nico Descentralizado de Sade) muda-se o foco para a ateno bsica. Inverte as verbas do INAMPS para os estados. Funciona at 1988, quando surge o SUS (Sistema nico de Sade) no governo Sarney. O SUS unifica a administrao e o financiamento, unindo o MS (ateno 1) e o INAMPS (ateno 2 e 3) mas com o SUS no se pode exigir pagamento obrigatrio, ento criada a CPMF. CPMF (Contribuio Provisria sobre Movimentao Financeira) sua criao ocorreu em 1996 e entrou em vigor em 1997: o dinheiro s podia ser aplicado sade; arrecadao direcionada ao SUS.

Sistema nico de Sade (SUS)




8 Conferncia Nacional de Sade 1986 Discusso entre profissionais a respeito de princpios de sade pblica (ocorrem a cada 4 anos). Composta por gestores municipais, estaduais e nacionais. Objetivo: estabelecer metas e pactos em prol da sade. Constituio Federal (1988): Artigos 196 a 200. Leis Orgnicas de Sade: LOS: 8080/1990 LOS: 8142/1990.

Princpios Assistenciais do SUS




Universalidade: o acesso s aes e servios dever ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raa, renda, ocupao, ou outras caractersticas sociais ou pessoais. Integralidade: significa considerar a pessoa como um todo, devendo as aes de sade procurar atender a todas as suas necessidades. Equidade: princpio de justia social que garante a igualdade da assistncia sade, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie. A rede de servios deve estar atenta as necessidades reais da populao a ser atendida.

Princpios Organizacionais do SUS




Descentralizao: consolidada com a municipalizao das aes de sade, tornando o municpio gestor administrativo e financeiro do SUS (distribuio de responsabilidades). Hierarquizao: conjunto articulado e contnuo das aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os nveis de complexidade do sistema: referncia e contra-referncia. Regionalizao: criao de reas de referncia em ateno 2 e 3. reas intermunicipais com participao do estado (as Regionais). Resolutividade: capacidade de resoluo dos problemas de sade, pelos servios, em todos os nveis de ateno. Controle Social: democratizao dos processos decisrios consolidado na participao dos usurios dos servios de sade.

Constituio Federal (1988)




Artigo 196: A sade um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Artigo 197: So de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros, e tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado.

Artigo 198: As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; III - participao da comunidade. Pargrafo nico: O sistema nico de sade ser financiado, nos termos do art. 195, com recursos do oramento da seguridade social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes.

Artigo 199: A assistncia sade livre iniciativa privada. 1. As instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. 2. vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. 3. vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. 4. A lei dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercializao.

Artigo 200: Ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei: I. controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos; II. executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador; III. ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade; IV. participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico;

Artigo 200 (continuao)...

V. incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; VI. fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano; VII. participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; VIII. colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

Atualmente, o que existe de Legislao : Constituio Federal (artigos 196 a 200). Lei 8080/90. Lei 8142/90. Emenda Constitucional nmero 29 (EC 29/2000). Norma Operacional Bsica (NOB/91/93/96). Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS/01/02). Pacto pela Sade 2006 Consolidao do SUS e suas Diretrizes Operacionais.

Instncias de deciso do SUS




Comisses Intergestores: CIT: Comisso Intergestores Tripartite gestores das 3 esferas do governo: Ministrio da Sade (Unio), Secretarias Estaduais (Estado) e Secretarias Municipais (Municpio). CIB: Comisso Intergestores Bipartite gestores das esferas Estadual e Municipal. Conselhos de Sade: rgo permanente, presente nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Aqui h participao social. Composio paritria: 50% de usurios dos servios e 50% distribudos entre os representantes dos gestores, prestadores de servios e trabalhadores em sade.

S-ar putea să vă placă și