Sunteți pe pagina 1din 26

Descentralizao das Aes de Vigilncia Sanitria: uma reviso bibliogrfica

Aline de Souza Bezerra Orientadora: Dr Ione Aquemi Guibi.

Introduo Contextualizao
Descentralizao no contexto do SUS (Lavras, 2011): delegao de poderes polticos, fiscais e administrativos da Unio para estados e municpios. Prevista na CF e na Lei 8.080/1990. Diferente de desconcentrao (distribuio de servios pelo territrio) .

Histria da descentralizao do SUS


NOB 01/91: no faz meno descentralizao. Encara estados e municpios como meros prestadores de servio (Pasche et al, 2006). NOB 01/93: primeiras regulamentaes do processo de descentralizao do SUS.

NOB 01/96: visa aprofundar a descentralizao do SUS para os municpios e aponta para a necessidade de se redefinir os papis dos Estados, DF e Unio para atingir os princpios do SUS. NOAS 01/2001: Elaborao de PDR (Plano Diretor Regional).

Histria da descentralizao do SUS

Histria da descentralizao do SUS


NOAS 01/2002: Complementa o rol de responsabilidades sanitrias de cada ente federado, apresentado na norma anterior; Enfatiza a necessidade dos estados elaborarem planejamento integrado, a fim de legitimar o papel destes enquanto gestores do sistema.

Pacto 2006
Adeso dos entes atravs da celebrao de Termo de Compromisso de Gesto, onde foram assinaladas as aes que eram realizadas pelos municpios e/ou a definio do prazo para a assuno destas aes. A elaborao do pacto foi pressionada pelas dificuldades de operacionalizar a descentralizao a partir dos pressupostos das normas anteriores, (Trevisan e Junqueira, 2007).

VISA: breve histrico e descentralizao


A partir de 1808 (mudana da famlia real portuguesa para o Rio de Janeiro): primeiras aes da Polcia Sanitria. Somente na dcada de 1970 as prticas de VISA se estabelecem enquanto saber de Sade Coletiva (Brasil, 2002; Costa, 2004; Souza, 2010).

VISA: breve histrico e descentralizao


Dc. 1970: Incremento da legislao de VISA, porm no so notadas grandes transformaes nas prticas de trabalho, que permanecem deslocadas das demais aes de sade, centralizadas na esfera federal e voltadas quase que exclusivamente para as inspees (Costa, 2008).

VISA
() conjunto de aes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse da sade, abrangendo: I o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a sade, compreendidas todas as etapas e processos, da produo ao consumo; e II o controle da prestao de servios que se relacionam direta ou indiretamente com a sade. (Brasil, 1990).

Durante os primeiros anos do SUS, evidenciou-se a necessidade de reorganizar o Sistema Nacional de VISA, inclusive contemplando a sua descentralizao (Vasconcelos, 2009). 1999: Criao da ANVISA Lei Federal n 9.782. A partir de 1999: incremento da legislao especfica, fortalecimento das aes de descentralizao, criao do Plano Diretor (PDVISA) e Plano Anual (PAVISA).

Werneck et al (2006) afirma que aps a criao da ANVISA houve fortalecimento das estratgias de descentralizao e dos mecanismos de monitoramento, controle e avaliao da execuo de recursos financeiros de VISA, porm ainda so necessrios estudos especficos para dimensionar o impacto destas transformaes.

OBJETIVOS
Conhecer o teor das produes cientficas brasileiras acerca de Descentralizao das Aes de Vigilncia Sanitria, atravs de busca nas principais bases de dados de produes cientficas brasileiras. Apresentar sntese das produes cientficas encontradas.

MTODO
Pesquisa bibliogrfica. Bases de dados pesquisadas: LILACS, SciELO e Google Acadmico. Anos pesquisados: 2000 a 2010. Buscas realizadas em junho de 2011. Local de publicao: Somente em territrio brasileiro. Idioma: Lngua portuguesa. Palavras utilizadas (descritores): Vigilncia Sanitria, Descentralizao.

MTODO ANLISE DOS DADOS


Anlise quantitativa: tabulao das produes encontradas por ano de publicao, Unidade Federativa de publicao e tipo de produo cientfica. Anlise qualitativa: Descrio do contedo das produes localizadas.

RESULTADOS
22 produes localizadas. Anlise por ano: Distribuio relativamente equitativa ao longo do perodo avaliado, com destaque para o ano de 2010, com 04 publicaes (18% do total) e para 2005, sem nenhuma publicao encontrada.

Ano de publicao 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 Total

N de publicaes localizadas 1 1 2 2 3 2 2 3 2 4 22

RESULTADOS
Anlise por UF: Destaque para as produes originalmente publicadas no RJ (n = 12, 50%), a maior parte delas oriundas da Revista Cincia & Sade Coletiva (ABRASCO). Por regio do pas, destaca-se as publicaes no Sudeste (71%), Nordeste (21%) e Sul (8%), sem produes das outras regies.

Unidade Federativa

N de publicaes localizadas

BA PE RJ RS SC SP Total

2 2 12 1 1 4 22

RESULTADOS
Quanto ao tipo de produo, 11 (50%) eram artigos, 06 (26%) dissertaes de mestrado, 03 monografias (14%) e 02 teses (10%). Quanto s bases de dados: Google Acadmico: 11 (50%) LILACS: 2 (10%) SciELO: 9 (40%)

ANLISE QUALITATIVA
Neste item, foram descritos os contedos das 22 produes cientficas localizadas nas bases de dados. Os principais itens da descrio foram: - Tipo de estudo realizado; - Local onde se deu os estudos e sujeitos participantes; -Resultados do estudo; -Consideraes finais dos autores.

DISCUSSO DOS RESULTADOS


leitura das produes que compuseram esta reviso bibliogrfica, foi possvel localizar algumas semelhanas no tocante aos avanos e desafios da descentralizao de VISA. Ressalta-se que todas os estudos localizados so de natureza qualitativa.

Avanos
Movimento dos gestores municipais para assumir as aes de VISA. Este movimento est ligado sensibilizao do gestor para a importncia das prticas de VISA e de vontade poltica, capacidade operacional, tcnica e financeira.

Avanos
Podemos inferir que a NOB 01/96 estimulou a descentralizao da VISA porque introduziu um repasse financeiro especfico, o Piso Bsico de Vigilncia Sanitria. A criao da ANVISA e o incremento da legislao; Termo de Celebrao do Pacto; Teto Financeiro de VISA atrelado apresentao anual do PAVISA legitima a descentralizao das prticas.

Desafios
Recursos humanos: quantidade insuficiente e baixa qualificao para o exerccio da funo; As carncias de RH no so exclusivas dos municpios; Falta de autonomia do gestor imediato (diretor, gerente de VISA, etc) para a alocao dos recursos financeiros;

Desafios
Uso incipiente de ferramentas de planejamento, monitoramento e avaliao das aes de VISA; Predominncia das prticas fiscalizadoras (inspees) em detrimento de prticas de educao para o controle do risco sanitrio; Pouca articulao intersetorial e com o setor regulado;

CONSIDERAES FINAIS
Se este estudo for til para estimular outros estudos mais abrangentes ou mais aprofundados e se puder fomentar discusses a fim de construir estratgias intra e intersetoriais para o fortalecimento de prticas descentralizadas de VISA, adequadas s realidades do territrio, alm de ter proporcionado autora oportunidade para reflexo sobre suas prticas profissionais, ter atingido plenamente seu objetivo na pretenso mais ampla, ou seja, colaborar para a abrangncia dos olhares e prticas para o controle do risco sanitrio.

S-ar putea să vă placă și