Sunteți pe pagina 1din 30

Planta

Fsica Recursos Materiais Recursos Humanos

Portaria 466 de 04 de junho de 1998 Ministrio da Sade ANVISA Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Diviso de Servios do Departamento TcnicoCoordenao de Alta Complexidade do Departamento de Controle e Avaliao da Secretaria de Assistncia Sade / Ministrio da Sade Estabelece o Regulamento Tcnico para o Funcionamento dos Servios de Tratamento Intensivo e seus respectivos anexos.

Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) , constituise de um conjunto de elementos funcionalmente agrupados, destinado ao atendimento de pacientes graves ou de risco que exijam assistncia mdica e de enfermagem ininterruptas, alm de equipamento e recursos humanos especializados.

Unidade de Tratamento Semi-Intensivo (Unidade SemiIntensiva), que constitui-se de um conjunto de elementos funcionalmente agrupados, destinado ao atendimento de pacientes, preferencialmente oriundos da UTI, que requeiram cuidados de enfermagem intensivos e observao contnua, sob superviso e acompanhamento mdico, este ltimo no necessariamente contnuo, porm linear. Servio de Tratamento Intensivo Mvel, que constitui-se de um conjunto de elementos funcionalmente agrupados e uma frota de veculos devidamente projetados e equipados, destinados a garantir suporte avanado de vida durante o transporte de pacientes graves ou de risco, no atendimento de emergncia pr-hospitalar e no transporte inter-hospitalar. Este Servio pode ser parte integrante do servio do hospital ou constituir-se em um prestador autnomo de Servio de Tratamento Intensivo Mvel.

1. De acordo com a Faixa Etria: Neonatal - destinado ao atendimento de pacientes com idade de 0 a 28 dias. Peditrico - destinado ao atendimento de pacientes com idade de 29 dias a 18 anos incompletos. Adulto - destinado ao atendimento de pacientes com idade acima de 14 anos. Obs. : Pacientes na faixa etria de 14 a 18 anos incompletos podem ser atendidos nos Servios de Tratamento Intensivo Adulto ou Peditrico, de acordo com o manual de rotinas do Servio.

Denomina-se UTI Especializada aquela destinada ao atendimento de pacientes em uma especialidade mdica ou selecionados por grupos de patologias, podendo compreender:  Cardiolgica  Coronariana  Neurolgica  Respiratria  Trauma  Queimados

Denomina-se Centro de Tratamento Intensivo (CTI) o agrupamento, numa mesma rea fsica, de duas ou mais UTI's, incluindo-se, quando existentes, as Unidades de Tratamento SemiIntensivo.

obrigatria a existncia de UTI em todo hospital capacidade igual ou superior a 100 leitos. O nmero de leitos de UTI em cada hospital deve corresponder entre 6% e 10% do total de leitos existentes no hospital, a depender do porte e complexidade deste, e levando-se em conta os seguintes parmetros referenciais:

5% de leitos UTI Adulto em se tratando de Hospitais Gerais; 5% de leitos UTI Peditricos em relao ao total de leitos peditricos do Hospital; 5% de leitos de UTI Neonatal em relao ao nmero de leitos obsttricos do Hospital; 10% de leitos de UTI Especializada, em se tratando de Hospitais Gerais que realizem cirurgias complexas como Neurocirurgia, Cirurgia Cardaca e que atendam trauma e queimados;

Laboratrio de Anlises Clnicas. Agncia Transfusional ou Banco de Sangue. Centro/ Equipamentos de Diagnstico de Imagem. CCIH Comisso de Controle de IH. Pronto-Socorro/ Pronto-Atendimento Centro-Cirrgico e Recuperao Anestsica. Centro-Obsttrico.

` `

` ` ` ` `

Responsvel Tcnico Mdico Mdico Intensivista. 1 Mdico para cada 10 leitos. Enfermeiro assistencial EXCLUSIVO para a unidade e gerente de enfermagem. Tcnicos de Enfermagem. Fisioteraputas. Nutricionistas. Auxiliar administrativo (escriturrio). Servio de Higienizao.

Hospital Materno-Infantil que atenda gravidez/parto de alto risco deve dispor de UTIs Adulto e Neonatal. Somente permitida a instalao de Unidade de Tratamento Semi-Intensivo nos hospitais que disponham de UTI e cuja modalidade seja correspondente da UTI existente no hospital. Todo hospital que possua Servios de Atendimento de Emergncia, mesmo no dispondo de UTI, deve contar com um Servio de Tratamento Intensivo Mvel, seja prprio, contratado ou conveniado

rea Coletiva de Tratamento Adulto, em UTIs Adulto rea Coletiva de Tratamento de Neonatologia, em UTI Neonatal. Quarto de Isolamento. Posto/rea de Servios de Enfermagem. rea para Prescrio Mdica. Sala de Utilidades. Sala Administrativa. Copa. Rouparia. Sala de Preparo de Equipamentos/Material.

Depsito de Equipamentos/Material. Sanitrio com Vestirio para Funcionrios. Sanitrio ou Banheiro para Pacientes, em UTIs Adulto ou Peditrica. Sala de Espera para Acompanhantes e Visitantes. Sanitrio para Pblico. Depsito de Material de Limpeza. Sala de Reunies/Entrevista. Quarto de Planto, com Banheiro. rea de Estar para a equipe de sade

Posto de Enfermagem:
`

reas Coletiva de Tratamento :

Deve estar instalado de forma a permitir completa observao dos leitos Deve dispr de observao visual ou por meio eletrnico, devendo, neste caso, dispor de uma central de monitores. No mnimo 1 posto para cada 10 leitos.

Divisrias, retrteis ou no, entre os leitos, seja em UTI Peditrica ou Adulto. Lavatrios exclusivos para uso da equipe de assistncia, obedecendo proporo de 1 lavatrio para cada 5 leitos ou 1 para cada quarto em caso de leito privativo.

ISOLAMENTO: Deve ser previsto 01 Quarto de Isolamento, com sanitrio ou banheiro, para cada 10 leitos de UTI, ou frao. O Quarto de Isolamento deve ser provido de antecmara e lavatrio exclusivo para uso da equipe de assistncia, alm de bancada com pias de despejo.

` ` ` ` ` `

Toda UTI deve estabelecer, por escrito, um manual de rotinas de procedimentos, elaborada em conjunto com os setores afins do hospital (CCIH, Farmcia, Servio de Manuteno, dentre outros), e que contemple, no mnimo, os seguintes tpicos: Procedimentos mdicos. Procedimentos de enfermagem. Processamento de artigos e superfcies. Controle de manuteno dos equipamentos. Procedimentos de biossegurana. Transporte intra-hospitalar.

Energia Eltrica: Mnimo de 11 tomadas por leito sendo desejvel 16 (110 e 220V) aterradas a 1 m de altura do piso. Iluminao: Iluminao natural acrescida de iluminao geral com diminuio de intensidade da luz em perodos noturno e madrugada.

Abastecimento de gua: Deve possuir lavatrio para o posto de enfermagem e em locais de manipulao de insumos. ideal tambm um lavatrio na entrada da unidade para visitantes. desejvel que haja abastecimento de gua quente e fria, no apenas para cuidados com cliente, mas tambm para os profissionais.

Sistema de gases e vcuo: Oxignio, ar comprimido e vcuo 24h. Mnimo de 2 sadas de O2 por leito, 01 de Ar comprimido e 02 pontos de vcuo por leito. Obs. :Os sistemas de gases e vcuo devem possuir central para controle de presso, em caso de diminuio na presso deve haver alarme para indicar o problema (na unidade ou no setor de engenharia do hospital).

Renovao de Ar: Renovao de no mnimo 6 trocas de ar por hora, sendo que duas trocas devem ser com ar externo. Temperatura pode ser regulada em rea comum ou em cada leito privativo para paciente (indicado 24 a 26graus). Umidade relativa do ar de 40 a 60%.

Rudos: O Conselho Internacional de Rudo, tem recomendado que o nvel de rudos no ultrapassem: ` 45dB(A) durante o dia, ` 40dB(A) durante a noite e ` 20dB(A) durante a madrugada. Tem-se observado que o nvel de rudo na maioria dos hospitais esta entre 50 e 70dB(A) e, em alguns casos ocasionais, acima desta faixa.
`

Pisos: Lavveis, isolantes do ponto de vista eltrico e trmico, de colorao que facilite a identificao de sujidade e no interfira na iluminao (sem refletir a luz) e ajude a absorver o som. Teto: Material com alta capacidade de absoro acstica, recomendvel possuir protetor para as lmpadas.Contnuo e resistente aos processo de limpeza.

Portas (em caso de quartos): Vo mnimo de 1,10m, material lavvel. A porta principal de entrada deve ter, no mnimo, 2,0m de largura e 2,10m de altura.

` `

` ` `

Carro de Emergncia com Cardioversor Monitor Multiparmetros e Ventilador Mecnico(a cada leito). Ventilador Mvel Cilindros de gases para transportes. Aparelho de ECG.

` ` ` ` ` ` ` ` `

Mesas para procedimentos Mesas de refeio Suportes para soro Escadinhas Poltronas Biombos Hamper Maca Foco Auxiliar

` `

Bombas de infuso Kits de procedimentos Compostos por materiais padronizados fornecidos pelo setor de farmcia/almoxarifado. Impressos especficos contemplando os parmetros de assistncia ao paciente crtico.

Para efeito de clculo, devem ser consideradas como horas de Enfermagem, por leito, nas 24 horas: 17,9 horas de Enfermagem, por cliente, na assistncia intensiva. Para assistncia intensiva: de 52 a 56% so Enfermeiros e os demais, Tcnicos de Enfermagem. RESOLUO COFEN N 293/2004

Protocolos e Manuais Constando fluxograma de atendimento, padronizao de procedimentosdeve ser elaborado pela equipe multidisciplinar estabelecendo as aes de cada profissional. Padronizao de tcnicas de Enfermagem e aes privativas de cada categoria profissional da enfermagem, elaborado com assessoria da CCIH, Comisso de tica, Educao Continuada e Submetido aprovao da Diretoria da Instituio.

` ` ` ` `

Conhecimento Cientfico Habilidades de trabalho em equipe Viso diferenciada e ateno exclusiva Habilidades de gerenciamento Capacidade de trabalhar em situaes de conflito e emergenciais.

S-ar putea să vă placă și