Sunteți pe pagina 1din 149

TRABALHOS EM ALTURA O que so?

So todos os trabalhos executados a 2 m, ou , mais, acima ou abaixo do nvel do solo

TRABALHOS EM ALTURA

PREVENO CONTRA QUEDAS EM ALTURA Quais os 3 Princpios Fundamentais?


Prever o mximo de operaes no solo

1. IMPEDIR A QUEDA
No sendo possvel

Construir logo as proteces definitivas Colocar proteces colectivas

2. LIMITAR A QUEDA
No sendo possvel

Colocar superfcies de recolha (ex.: Redes, palas, etc.)

3. PROTEGER O TRABALHADOR

Usar EPIs (ex.: Sistema anti-quedas)

PLANEAMENTO DAS PROTECES COLECTIVAS CONTRA QUEDAS EM ALTURA Como efectuar?


1)Procurar solues estandardizadas e 1) Procurar integradas na fase de projecto e antes ; da implantao do estaleiro; 2)Compatibilizar os equipamentos com os 2) Compatibilizar trabalhos atendendo: Aos acessos; s aberturas; montagem dos equipamentos; s zonas de conflito entre as diversas tarefas.

3)Instalar as proteces definitivas o 3) Instalar mais rapidamente possvel; 4)Informar / treinar os trabalhadores 4) Informar sobre: As regras de utilizao dos equipamentos; As normas de segurana; Os riscos da falta de cumprimento das normas.

EQUIPAMENTOS DE PROTECO COLECTIVA CONTRA QUEDAS EM ALTURA Quais as principais tipos?


ANDAIMES REDES DE SEGURANA GUARDAGUARDA-CORPOS ESCADAS PORTTEIS PLATAFORMAS DE TRABALHO PALAS PROTECTORAS LINHAS DE VIDA

ANDAIMES
Andaime de Fachada Multidireccional ANDAIMES DE TRABALHO Andaime Perifrico Adiantado Andaime Suspenso Andaime Torre ao Solo Andaime Mvel

T I P O S

ANDAIMES DE CARGA

CAUSAS DOS ACIDENTES C/ ANDAIMES:


DERRUBAMENTO OU QUEDA DO ANDAIME; ROTURA DA PLATAFORMA; PERDA DE EQUILBRIO DO TRABALHADOR; QUEDA DE MATERIAIS; CONTACTO COM LINHAS AREAS.

Como se d o Derrubamento ou a Queda de um Andaime?


( Ausncia ou insuficincia de travessas e de diagonais de contraventamento; ( Ausncia ou insuficincia das amarraes edificao, nomeadamente quando o andaime suporta aparelhos elevatrios; ( Cedncia de apoios; ( Sobrecarga excessiva; ( Mau estado de conservao das peas do andaime; ( Embate de veculos.

Como se d a Rotura da Plataforma em um Andaime?


(Resistncia insuficiente da plataforma ou dos seus pontos de apoio; (Sobrecarga excessiva; (Material em mau estado de conservao.

Como se pode Perder o Equilbrio em um Andaime?


(No utilizao do arns mais sistema prapra-quedas na montagem / desmontagem do andaime; (Ausncia ou no utilizao dos meios de acesso; (Ausncia ou ineficcia dos guarda-corpos; guarda(Plataforma com largura insuficiente ou espaamento excessivo entre tbuas de p; (Distncia excessiva entre a plataforma e a edificao.

Como se pode dar a Electrizao de um Andaime?


(Desrespeito pelas distncias de Segurana; (Ausncia de Proteces; (Falta de sinalizao nos condutores em tenso.

Que distncias de segurana devem ser respeitadas?


TENSO At 60 KV U > 60 KV DISTNCIA
3m 6m

ANDAIMES DE TRABALHO
O que so?
(So armaes provisrias suportadas por estruturas provisrias de reduzida seco construdas com todos os princpios de estabilidade e segurana .

Para que servem?


( Auxiliar e apoiar trabalhos de construo, reparao e manuteno, sendo obrigatrio o seu uso se aqueles trabalhos forem efectuados a mais de 4.00 m de altura.

Disposies Gerais dos Andaimes de Trabalho


Com mais de 8 m de altura, deve existir , um responsvel pela sua execuo e manuteno; Com mais de 25 m de altura, deve existir , um responsvel pelo seu clculo; Resistirem a uma carga igual ao triplo do peso dos trabalhadores e materiais a suportar; Num mesmo andaime no se deve associar elementos de patentes { (s)

A que Norma devem obedecer os Andaimes de Trabalho?


( Norma EN 12810-1/2 que Documento de Harmonizao adoptado pelo Comit Europeu de Normalizao (CEN).

Como so classificados?
(De acordo com a NORMA EN 12810-1/2, , os andaimes so classificados em funo das cargas das plataformas, existindo 6 classes.

Que Documentao se deve exigir ao Fabricante de Andaimes de Trabalho?


(Segundo a NORMA EN 12810-1/2, deve ser pedido ao Fabricante documentao sobre: Instrues de montagem; Marcao dos elementos estruturais; Caractersticas e especificaes tcnicas dos componentes; Certificados de qualidade ISO 9001; Homologao do produto.

CLASSES DOS ANDAIMES DE TRABALHO Norma EN 12810-1/2 12810CLASSES 1 FINALIDADE Operaes de manuteno Trabalhos que envolvam apenas os materiais estritamente necessrios execuo das tarefas Operaes de fixao de componentes Execuo de grandes obras de Construo Civil EXEMPLOS Aces de inspeco

2e3

Pintura ou limpeza de pedra Operaes de revestimento Tarefas com alvenaria pesada ou armazenagem de materiais

4e5

Que Caractersticas devem ter as Plataformas de um Andaime de Trabalho?


(Segundo a NORMA EN 12810-1/2, as Plataformas devem: Ter uma largura mnima de 60 cm e a distncia entre eixos nunca inferior a 70 cm; Possuir superfcies anti-derrapantes; Possuir acessos aos nveis superiores munidos com alapo que se feche aps utilizao.
So permitidos eixos inferiores a 60 cm nas zonas de passagem da estrutura principal para outra secundria. Este eixo no pode ser inferior a 50 cm.

DIMENSES DAS PLATAFORMAS DE UM ANDAIME DE TRABALHO


Norma EN 12810-1/2 12810Largura (m) Classes 1, 2 e 3 4, 5 e 6 Andaime 0.7 1.0 Plataforma 0.6 0.9 Vos (m) 1.5 e v e 3
(Intervalos de 0.3 ou 0.5 m)

1.5 e v e 2.5
(Intervalos de 0.3 ou 0.5 m)

CARGAS PARA PLATAFORMAS DE UM ANDAIME DE TRABALHO Norma EN 12810-1/2 12810Classe Carga uniformemente distribuda (KN / m2) 1 2 3 4 5 6 0.75 1.50 2.00 3.00 4.50 6.00 Carga concentrada em A = 25 cm2 (KN / m2) 1.50 1.50 1.50 3.00 3.00 3.00 Carga concentrada em A = 20 cm2 (KN / m2) 1.00 1.00 1.00 1.00 1.00 1.00 rea Parcial KN / m2 5.00 7.50 10.00 m2 0.4 A 0.4 A 0.5 A

ELEMENTOS DE PROTECO DE UM ANDAIME DE TRABALHO Norma EN 12810-1/2 12810Proteco Superior Barra de proteco que se encontra a 1.000 50 mm acima do piso protegido. Barra de proteco que se encontra situada ente a barra superior e o rodap respectivamente e no ultrapassa os 470 mm. Proteco inferior com o mnimo de 150 mm por acima do nvel da plataforma adjacente.

Proteco Intermdia

Rodap

Que Caractersticas devem ter as Barras de Proteco de um Andaime de Trabalho?


(Segundo a NORMA EN 12810-1/2, as barras de proteco devem: Resistir a uma carga pontual de 0,3 KN, c/ flecha inferior a 3.5 cm; Resistir a uma carga pontual de 1.25 KN s/ desmontagem nem flecha superior a 20 cm; Incorporar mecanismos que impeam a sua desmontagem, salvo por aco intencionada.

Que outras Caractersticas Conceptuais devem ter os Andaimes de Trabalho?


(Segundo a NORMA EN 12810-1/2, as barras de proteco devem: Ter uma altura mnima de 2.00 m para circulao entre plataformas de { (s) nveis, com excepo da distncia entre uma plataforma e a barra do nvel superior, a qual poder ser pelo menos de 1.75 m; Possuir uma 150 cm2 para as bases de apoio.

1 - Guarda-costas Guarda2 - Guarda-cabeas Guarda3 - Escora de Consola 4 - Ancoragem 5 - Amarrao 6 - Prumo 7 - Travessa principal 8 - Escora regulvel 9 - Escora fixa 10 - Diagonal longitudinal 11 - Viga de apoio 12 - Diagonal transversal 13 - Longarina 14 - Diagonal horizontal 15 - Unio 16 - Montante 17 - Diagonal horizontal

Quais as Principais Peas de um Andaime de Trabalho?


17 1 2 3 4 5 6 11 12 13 10 7 8 9 14 16 15

Qual a Finalidade das Principais Peas de um Andaime de Trabalho?


ELEMENTOS Montante Prumo Diagonal Longarina Travessa Escora Plataforma FINALIDADE Pea vertical do andaime Montante transmissor das cargas aos apoios do andaime Pea de contraventamento Pea horizontal disposta longitudinalmente estrutura Pea horizontal disposta no sentido perpendicular da longarina Travamento do vo composto por um tubo e uma rosca. rea de circulao e de trabalho

GuardaGuarda-corpos Pea de estabilidade e de impedimento de queda em altura Unio Rodap Pea de ligao entre os diversos tubos Pea de impedimento de queda de materiais com 15 cm de altura

Qual a Distncia entre a Plataforma e a Construo num Andaime de Trabalho?

DISTNCIA Entre a plataforma e a fachada Entre o guardaguarda-costas e a tbua de p Entre o rodap e a tbua de p

METROS 0.20 0.45 1.00 m 0.45 m 1.00 0.15 0.30 m

0.15 m

Como aceder aos Planos de Trabalho num Andaime de Trabalho?

Pelo interior das aberturas existentes nas fachadas Por escadas portteis

Por escadas incorporadas no prprio andaime

Que Requisitos devem ter as Escadas Portteis para um Andaime de Trabalho?


Pernas das escadas com uma seco de 16 x 8 cm e afastamento u 60 cm; Degraus com seco u 18 x 25 cm encastrados nas respectivas pernas; Base da escada devidamente amarrada ao andaime.

Quais os Requisitos para Escadas Incorporadas num Andaime de Trabalho?


Ser presa na extremidade superior no devendo ultrapassar a cota do piso; piso; Na zona de acessos verticais colocar uma proteco adicional no vo situado acima do guardaguarda-cabeas superior.

Como montar os Andaimes de Trabalho?


Seguir rigorosamente as instrues do fabricante; Verificar a existncias de todas as peas a montar, bem como o seu estado de conservao; Efectuar operaes com pessoal credenciado e equipado com cintos de segurana; Assentar os prumos sobre bases slidas; Utilizar de bases extensveis como compensao de eventuais irregularidades do terreno; Colocar longarinas no sentido perpendicular aos prumos;

Colocar mais um prumo, na interseco de longarinas exteriores, se dois andaimes estiverem em cunha de um edifcio; Escolher devidamente os elementos de unio (braadeiras, apertjustapcavilhas de encaixe, etc.), apert-los e justap-los; Escorar e contraventar atravs de diagonais longitudinais, transversais e horizontais; Fixar adequadamente as travessas s extremidades das plataformas ; No iniciar a montagem do tramo superior sem estarem os nveis inferiores devidamente estveis; Utilizar gruas na elevao das peas. peas.

Principais Riscos de um Andaime de Trabalho:


(Queda ao mesmo e a { (s) nveis de pessoas; pessoas; (Choque com objectos na subida / descida; ; (Queda de objectos (a partir de pontos superiores); (Electrocusso (junto de instalaes em tenso); (Derrubamento / queda / deslocamento inopinado de um andaime mvel devido a: Irregularidade do piso; Rotura de roda e falta de estabilizadores/ calamento.

Quais as Precaues a tomar antes de se utilizarem os Andaimes de Trabalho?


(S podem trabalhar pessoas aptas em termos mdicos e com formao; (No permitido a fixao dos andaimes cofragem; (Em seguida a temporais ou interrupes por perodos u a 8 dias o andaime ser inspeccionado pelo responsvel da sua execuo;

Devem possuir no local de acesso uma placa assinalando a Aprovao ou a Reprovao por parte da empresa e do responsvel da sua execuo.

O que deve verificar periodicamente nos Andaimes de Trabalho?


(Se h deslizamento do andaime em relao posio original; (Se existem fracturas em tubos, braadeiras, e parafusos; (Se existem rachas nas tbuastbuas-de-p; de(Excesso de sujidade nos pisos de trabalho ou acessos.

Andaime de Fachada Multidireccional O que ?


( um andaime de trabalho, cujas peas de unio se interligam entre si, formando diversas conexes.

Quando se utiliza?
( ideal para a construo, conservao e revestimentos de fachadas.

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao do Andaime de Fachada Multidireccional?


(No saltar de uma plataforma para outra; (No subir nem manter-se de p sobre as diagonais longitudinais / guarda-corpos; (No trabalhar no andaime durante uma tempestade ou ventos fortes; (No instalar escadas nem dispositivos improvisados no andaime para atingir um ponto mais elevado;

(No sobrecarregar os bastidores em T, nem as plataformas do andaime; (No depositar violentamente pesos sobre o andaime para impedir desequilbrios deste; (No apoiar materiais / equipamento sobre os guarda-corpos, nem acumular demasiada carga ou pessoas numa mesma zona do andaime; (No tentar reparar um bastidor em T que esteja deformado, mas rejeit-lo imediatamente; (Assegurar a limpeza do andaime para evitar tropees.

Andaime Perifrico Adiantado O que ?


( um andaime de trabalho concebido de acordo com a norma HD 1000/88, e que , possue sempre um piso acima relativamente ao elemento a construir.

Quando se utiliza?
(Na realizao de empalmes de 12.00 m e na execuo, por exemplo, das vigas de bordadura em tempo mais curto.

Que vantagens para a SHST, a utilizao de um Andaime Perifrico Adiantado?


A plataforma para a betonagem de um pilar est sempre garantida; Na execuo de uma viga de bordadura, o trabalhador encontra-se , encontrabem posicionado e protegido; Na descofragem da laje superior, , existe sempre proteco da periferia do edifcio; edifcio;

A armao do ferro da laje conferida pelo prprio andaime; Permite executar o pavimento, o , acabamento da bomba de escada e as guardas definitivas sem retirar as proteces; Reduz a movimentao de cargas na execuo dos trabalhos.

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao do Andaime Perifrico Adiantado?


( Ter aceso ao projecto da Obra; ( Exigir um andaime de fabrico normalizado (HD 1000/88) com um projecto de montagem contendo, no mnimo:
Clculo de estabilidade; Afastamento mximo de 25 cm em relao estrutura do edifcio; Pormenor das bases; Contraventamentos; Amarraes; Singularidades da fachada (recantos).

(Executar impermeabilizaes e aterros para estabilizar o andaime em edifcios com pisos enterrados; (Definir os prazos de montagem de acordo com a execuo das lajes; (Aprovisionar em obra somente a quantidade de andaime necessria para o processo inicial; (Iniciar a montagem do andaime imediatamente aps a execuo do piso trreo; (Utilizar o cinto de segurana na sua montagem.

Andaime Suspenso O que ?


( um andaime de trabalho formado por uma estrutura em consola ($ 1m para fora do edifcio) suportada em vigas encastradas nas paredes da construo e com braadeiras de segurana nos prumos principais (acima, e abaixo da zona de apoio).

Quando se utiliza?
( utilizado quando o solo no pode servir como base de apoio.

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao do Andaime Suspenso?


( Verificar rigorosamente a solidez nas zonas de suspenso; ( Montar sem pressas e com conhecimento prvio da capacidade de carga necessria; necessria; ( Verificar a solidez do piso, dos apertos e , das interligaes; ; ( Colocar travamentos suplementares nos prumos principais acima e abaixo da zona de suspenso; ( Testar a solidez aps montagem e colocar aviso relativo sua capacidade de carga.

Andaime Torre ao Solo O que ?


( uma andaime de trabalho constitudo por uma estrutura estreita e alta cuja largura , normalmente " 1.00 m, apresentando diagonais se exceder os 4.00 de altura.

Quando se utiliza?
(Utiliza-se na manuteno industrial e para aceder a lugares muito elevados (ex.: chamins).

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao do Andaime Torre ao Solo?


( Verificar a solidez da zona de assentamento e capacidade das cargas actuantes; ( Durante a montagem, ter em ateno o comportamento do esquadro, prumo, e , , alinhamento da torre para evitar esforos excessivos nos quadros e/ou diagonais; ( Utilizar tbuas-de-p isentas de ns; tbuas-de( Usar obrigatoriamente cinto de segurana devidamente amarrado em pontos no coincidentes com os da ancoragem do andaime.

Andaime Mvel O que ?


( um andaime de trabalho idntico torre ao solo, acrescido de escoras e estabilizadores e que est apoiado em rodas bloqueveis em rotao e orientao.

Escora

Estabilizador

Quando se utiliza?
(Utiliza-se na manuteno industrial.

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao do Andaime Mvel?


(Seguir rigorosamente as notas tcnicas relativas: relativas:
Aos ensaios realizados; altura mxima; carga total de utilizao do andaime; capacidade mxima portante de cada roda; Ao guia de utilizao dos estabilizadores e suportes; Aos meios de acesso; s condies de utilizao sob aco do vento .

(Colocar diagonais, qualquer que seja a altura do andaime;

( Verificar o estado das rodas e do sistema de travagem; ( Imobilizar as rodas na fase de montagem; ( A altura do andaime no deve exceder 2.5 vezes o valor do comprimento/ largura lateral do andaime; ( Proibir a substituio das plataformas por pranchas.

ANDAIMES DE CARGA (escoramentos) O que so?


(So estruturas metlicas resistentes s vibraes e intempries, constitudas por escoras, vigas (barrotes e guias), diagonais e barras de ligao capazes de suportar.

Para que servem?


( Destinam-se a suportar o peso do trabalhador e da cofragem bem como os impulsos transmitidos pelo beto enquanto este no adquire presa.

Quais as principais peas?

Principais Riscos de um Andaime de Carga:


(Queda de nvel superior; (Queda ao mesmo nvel; (Entalamento; (Choque; (Esmagamento por rotura dos elementos de suporte; (Posturas incorrectas.

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao do Andaime de Carga?


(Organizar as tarefas com sequncia lgica para existir uma correcta movimentao de materiais; (Garantir a geometria pr-estabelecida para a prmalha do escoramento; (Controlar a conservao e compatibilidade de todos os elementos do andaime; (Apoiar as escoras metlicas em sapatas ajustveis e adequadas correcta degradao das cargas;

(Apoiar as guias nos suportes e encunh-las encunhpara evitar deslocamentos laterais; (Evitar cargas excntricas nos suportes e toda a estrutura no dever sofrer esforos horizontais; (Cumprir rigorosamente as especificaes do fabricante, nomeadamente no que concerne aos alongamentos dos fusos e ao espaamento do travamento horizontal; ; (Utilizar plataformas auxiliares na sua montagem ou cinto de segurana nos casos em que se torne impraticvel o uso daquelas.

REDES DE SEGURANA O que so?


(So proteces formadas por cordas de fibras sintticas, ligadas por ns, desenhando um conjunto elstico de malhas quadradas que seja capaz de absorver uma certa quantidade de energia.

Para que servem?


(Impedir e limitar a queda em altura de pessoas e materiais.

Como so constitudas?
REDE SUPORTE DA REDE UNIO REDE SUPORTE (Acessrios) ESTRUTURA Ancoragens

UNIO SUPORTE UNIO REDE

ESTRUTURA

OUTROS ACESSRIOS

Disposies Gerais das Redes de Segurana


Forma e dimenses adequadas para permitir a recolha de corpos em queda; Energia absorvida u 8800 Joules, para uma queda livre de 6 m de altura de um corpo com massa de 100 Kg; Cordo perifrico com dimetro mnimo de 4mm para fixar a rede a suportes metlicos; Fixao, efectuada por estropos e mosquetes; Dimenso da malha e 10 x 10 cm.

Quais os principais Tipos de Redes de Segurana ?


ANTIANTI-QUEDAS Tipo Tnis Vertical c/ ou s/ Forca Horizontais Vertical com Forca Horizontal Grande Extenso

T I P O S

LIMITADORA DE QUEDAS

TELA DE PROTECO

Rede Tipo Tnis Quando se utiliza?


(Utiliza-se para Utilizaproteco de aberturas em pisos ou paredes. .

Que Caractersticas Conceptuais deve ter a Rede Vertical sem Forca?


(Estar fixada directamente a elementos de construo ou a suportes metlicos verticais; (Poder suportar uma carga uniformemente distribuda de 150 Kg/m; ; (Produzir uma flecha mnima.

Rede Vertical com Forca Quando se utiliza?


( Utiliza-se geralmente para proteger aberturas em 2 pisos, impedindo a queda de corpos no piso inferior e limitando queda dos mesmos no piso superior.

Que Caractersticas Conceptuais deve ter a Rede Vertical com Forca?


(Estar fixada em suportes metlicos verticais com consola; (Ter capacidade para absorver energia resultante da queda de um corpo de uma altura de 6.00 m; (Ser montada de modo a que:
O bordo superior esteja situado acima do plano da queda; O bordo inferior tenha espao livre para permitir o alongamento da rede devido ao impacto do corpo.

Rede Horizontal Anti-Quedas Quando se utiliza?


(Para evitar a queda de trabalhadores pelas aberturas existentes no interior nas placas (ex.:
aberturas para caixas de elevador). )

Que Caractersticas Conceptuais deve ter a Rede Horizontal Anti-Quedas?


( Ter o malhado metlico embutido no beto; ( Possuir uma dimenso de 100 X 100 mm para tamanho mximo da malha; ( Ser dotada com uma resistncia superior a 1500 N/m2;

Rede Horizontal Limitadora de Quedas Quando se utiliza?


( Utiliza-se para Utilizalimitar quedas entre pisos, em operaes de cofragem, descofragem, betonagem e na montagem de estruturas metlicas.

Que Caractersticas Conceptuais deve ter a Rede Horizontal Limitadora de Quedas?


( Estar fixada ou a um suporte metlico ligado estrutura do edifcio ou ancorada em estruturas metlicas debaixo das zonas de trabalho; ( Ser dimensionada atendendo configurao da abertura e trajectria da queda.

Rede Horizontal de Grande Extenso Quando se utiliza?


(Utiliza-se para Utilizalimitar quedas em trabalhos efectuados a nveis { (s) de altura (com mximo de 6.00 m). .

Que Caractersticas Conceptuais deve ter a Rede Horizontal de Grande Extenso?


(Estar fixada a elementos estruturais pela corda perimetral; perimetral; (Possuir o lado menor com uma dimenso u a 8 m.

Tela de Proteco Quando se utiliza?


( Utiliza-se para impedir Utilizaa queda de materiais dos vrios planos do andaime.

Que Caractersticas Conceptuais deve ter a Tela de Proteco?


(Estar devidamente amarrada ao longo da estrutura de um andaime de fachada; fachada; (Possuir um malha suficientemente larga para garantir bons nveis de iluminao e circulao do ar. .

Principais Riscos das Redes de Segurana:


(Queda em altura devido rotura da rede por envelhecimento desta; (Queda e consequente esmagamento devido deficiente ancoragem da rede ao suporte.

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao das Redes de Segurana?


(Confirmar se o tipo de rede (material, malha, dimetro da corda, etc.), suportes e acessrios so os escolhidos e se esto completos; (Prever pontos de ancoragem de forma as redes resistirem aos esforos transmitidos em consequncia de uma queda; (Verificar antes da montagem o estado de conservao:
Da rede (possveis roturas e resistncia); Dos suportes ( deformaes, pintura e corroso).

(Escolher fibras ignfugas para redes que venham a ser utilizadas em trabalhos de soldadura; (Dotar os suportes, ancoragens, etc., com tratamento anti-oxidante; anti(Evitar danos durante a sua montagem; (Substituir a rede aps uma queda, ou quando haja malhas com evidentes sinais de degradao; (Utilizar, na montagem das redes, cintos de segurana com comprimento adequado e fixado devidamente a pontos de ancoragem; (Utilizar as redes de segurana, cujos elementos estejam dentro do prazo de validade.

GUARDA-CORPOS O que so?


(So estruturas formadas por elementos horizontais (guarda-costas, e rodap), elementos verticais (montantes) e suportes de fixao ao plano de trabalho.

Para que servem?


(So concebidos para impedir a queda dos corpos.

Quais os principais tipos de Guarda-Corpos?

Guarda-Corpo Rgido

Guarda-Corpo Flexvel

Disposies Gerais dos Guarda-Corpos


Montantes / suportes de fixao do Guarda-Corpo Rgido resistentes aos seguintes esforos:
Fora Horizontal de 600 N Fora Horizontal de 900 N Deformao Mxima de 5 mm Deformao Mxima de 15 cm Deslocamento Mximo de 50 cm

Efeito dinmico horizontal de 180 J

Cordo no contorno da rede do Guarda-Corpo Flexvel com uma resistncia mnima de rotura traco no valor 10 KN; Cordas da rede para Guarda-Corpo Flexvel com uma resistncia de 900 N.

Guarda-Corpo Rgido Que caractersticas conceptuais deve ter?


( Ser constitudo por elementos rgidos
(madeira, tubos ou perfis metlicos), anticorrosivos
1.00 m

Suporte

GuardaGuarda-costas

( Ter dois guarda-costas (a guarda1.00 m e 0.45 m do plano de trabalho respectivamente) e


0.15 m Rodap

um rodap (a 0.15 m do mesmo plano).

0.45 m

e que no retenham no seu interior;

Montante

Quais as dimenses do GuardaCorpo rgido?


(Perfis metlicos com seco 26 x 34 mm, , ; espessura de 2.65 mm e vo mximo de 2.20 m; (Pranchas de madeira com seco 34 x 140 mm ou 40 x 100 mm e vo mximo de 1.50 m; ; (Montantes com as seguintes dimenses:
PERFIS DE AO Seco
= 40 mm = 33.7 mm 30 x 30 mm 28 x 28 mm

Espessura
2 mm 2.9 mm 2 mm 2.9 mm

PERFIS DE MADEIRA

Guarda-Corpo Flexvel Que caractersticas conceptuais deve ter?


(Ter elementos horizontais (com excepo do rodap) formado por redes; (Ter montantes espaados em 1.00 m ou 2.00 m, para alturas , de rede respectivamente ; de 1.00 m ou 1.20 m; (Ter 3 elementos de fixao da rede concebidos em varo de ao com 6 mm de dimetro.

Fixao da rede 1.00 m ou 1.20 m

Quais as dimenses do Guarda-Corpo flexvel?


(Redes de malha quadrada com 10 cm de lado e 1.00 m / 1.20 m de largura e um cordo no contorno com dimetro de 4 mm; ; (Elementos de fixao com 6 mm de dimetro; (Montantes com as dimenses idnticas s dos guarda-corpos guardargidos.

Principais Riscos dos Guarda-Corpos:


(Quedas em altura por rotura dos elementos de suporte ou m fixao dos montantes; (Queda de materiais por ausncia de rodap.

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao dos Guarda-Corpos?


(Fixar adequadamente os montantes do Guarda-Corpo Rgido ao plano de trabalho atravs da sua:
1) Introduo em bainhas previamente concebidas na laje

3) Fixao ao bordo da laje por ancoragem

2) Fixao ao bordo da laje por aperto

( Contraventar os montantes do Guarda-Corpo Flexvel atravs de diagonais; ( Pr em tenso o cordo superior efectuando ; ns nos montantes do Guarda-Corpo Flexvel; (Prender o suporte do Guarda-Corpo Flexvel ao pavimento com um parafuso (em varo de ao com 6mm de dimetro) reforado com um forro de madeira.

ESCADAS PORTTEIS O que so?


(Equipamentos portteis compostos por montantes unidos em intervalos regulares por degraus.

Para que servem?


(Subir e descer de um nvel para o outro.

Quais os principais Tipos de Escadas Portteis?


1- Escada de Mo
(Constituda por um s elemento com os montantes inteiros)

2- Escada Dupla
(Constituda por duas escadas simples ligadas simetricamente por um sistema de fixao)

3- Escadote
(Escada que, quando colocadas em posio de trabalho, apresenta degraus planos e horizontais)

4- Escada Extensvel
(Constituda por duas ou trs escadas simples paralelas, ligadas por dispositivos que permitem regular a sua altura)

Disposies Gerais das Escadas Portteis

Estarem de acordo com a Norma EN 131; ; Degraus anti-derrapantes com seco antiquadrangular de 29 mm e espaados 280 mm; Ps com guarnies em borracha antianti-derrapante; derrapante;

Bloqueio de segurana em posio de trabalho para a Escada Dupla; ; Basculador monobloco de retorno automtico e montantes corredios na Escada de Mo e Extensvel ; Possibilidade de adaptao de ganchos de topo c/ abertura de 35 / 50 mm na Escada de Mo e Extensvel.

Principais Riscos das Escadas Portteis:

(Queda em altura; (Desequilbrios; (Deslizamentos laterais; (Queda de objectos; (Electrocusso na vizinhana de instalaes em tenso.

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao das Escadas Portteis?


(Seleccionar o tipo e tamanho de acordo c/ a tarefa a realizar; (Inspeccion-las prvia e trimestralmente de Inspeccionacordo com uma lista de verificao prpria; (Cal-las convenientemente na base; Cal(Ultrapassar em 1.00 m o pavimento a que do acesso; (Serem colocadas de modo a fazer um ngulo de 75 com a horizontal;

(No usar escadas (de metal ou de madeira com reforo metlico nos montantes) em zonas onde existam condutores sob tenso elctrica; (Amarrar as escadas ou apoi-las apoiadequadamente para evitar o deslizamento lateral; (Tratar as escadas de madeira com leo de linhaa antes de serem usadas; (No utilizar escadas em madeira que apresentarem farpas / salincias; (No utilizar de escadas de alumnio em operaes de soldadura e de corte;

(Na 1. subida de uma escada, o usurio deve ser ajudado por outra pessoa para segurar a base, at ser atado o 3. degrau (a contar de cima para baixo) num suporte fixo ou ser preso o arns; (Subir/descer colocando-se de frente para a colocandoescada; (Transportar, com cuidados especiais, as escadas em locais onde existam linhas areas elctricas; (Verificar periodicamente se a escada apresenta os seguintes defeitos:
Degraus ou montantes, partidos / fendidos; Degraus soltos ou seguros por processos improvisados.

PLATAFORMAS DE TRABALHO O que so?


(Equipamentos formados por pranchas (madeira ou metlica) apoiados em cavaletes, ou fixos a um elemento rgido da obra (parede) por uma estrutura de suporte.

Para que servem?


(Suportar materiais e trabalhadores durante a realizao de tarefas.

Quais os principais Tipos de Plataformas de Trabalho? Plataforma Suspensa em Consola TIPOS

Plataforma Apoiada em Cavaletes

Plataforma Suspensa em Consola Quando se utiliza?


(Utiliza-se na Utilizamontagem/ desmontagem de moldes para cofragens de paredes exteriores;

Que Informaes Tcnicas deve existir sobre Plataformas Suspensas em Consola?


Informaes Dados

Nomenclatura das peas/componentes; Manual de utilizao Combinao das ligaes; e de manuteno Elementos de clculo dos esforos transmitidos pela plataforma obra; Modo operativo e conselhos de manuteno. Ficha Tcnica Esquemas das operaes de colocao, , recolocao e ciclos de manuteno.

Marcao gravada Identificao do fabricante, ano de fabrico, n. , , do soalho, consolas do modelo, peso mdio por metro de , e suporte plataforma, capacidade de carga por m2 e norma nacional aplicvel.

Quais as principais Peas das Plataformas Suspensas em Consola?


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. Guarda-vento Soalho ou estrado Ancoragem de fixao do estabilizador Longarina Viga de apoio Aferrolhamento Travessa Suportes de apoio Acrescento vertical Acrescento horizontal Consola Guarda lateral Dispositivos de fixao dos moldes 1 13 12
1.00 m
45 cm

2 3 4 5

15 cm

11

10

u 1.5 m
6 7 8

Quais os Requisitos e as Funes das Principais Peas?


Peas
Soalho ou estrado

Requisitos
Horizontal, antiderrapante, largura mnima de 1.50 m, regulvel em , comprimento e com as partes extensveis aptas para receber proteces laterais amovveis.

Funes
Circulao e movimentao do pessoal.

GuardaGuarda-vento

Quadro rgido equipado com rodap Proteco contra na base e facilmente adaptvel a quedas em altura. possveis alongamentos do soalho. Formado por elementos (longarina, Fixao ao viga de apoio, suportes, consola e elemento rgido travessa) resistentes e perfeitamente da obra. ligados.

Estrutura de suporte

Plataforma Apoiada em Cavaletes Quando se utiliza?


(Utiliza-se em trabalhos Utilizade pintura e rebocos efectuados no mximo a 3.00 m de altura.

Que Caractersticas Conceptuais deve ter a Plataforma Apoiada em Cavaletes?


(Estar assente em dois cavaletes com 2.50 m de altura mxima e com 2.00 m de distncia mxima entre si; (Ter tbuas-de-p com 5 cm de espessura e que tbuas-deultrapassem os apoios em 10 cm; (Possuir guarda-corpos a 90 e 45 cm guardado plano de circulao e um rodap com 15 cm; ; (Ser dotada com uma largura mnima de 80 cm quando se destina a suportar pessoas e material.

Principais Riscos das PLATAFORMAS DE TRABALHO:


(Quedas / esmagamentos por rotura da plataforma devido sobrecarga esttica / dinmica ou por fraca resistncia dos elementos de suporte; ( Quedas em altura, por ausncia de guarda vento ou guarda-costas; guarda( Desequilbrios causados por ausncia de dispositivos de fixao dos moldes; ( Queda de objectos devido falta de rodap.

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao das Plataformas de Trabalho?


( Montar a Plataforma Suspensa em Consola de modo que a distncia entre o soalho e a parede de suporte no ultrapasse 5 cm; ( Contraventar de forma adequada a Plataforma Suspensa em Consola e verificar se os dispositivos de fixao dos moldes esto devidamente colocados; (Nivelar a plataforma usando extensores ou calos adequados e executar um travamento adequado; (Verificar na Plataforma Apoiada em Cavaletes o nivelamento destes para evitar o deslizamento das tbuas-de-p;

(No permitir a montagem da Plataforma Apoiada em Cavaletes sobre andaimes e montar redes ou usar arns, caso efectue trabalhos em varandas, rampas ou escadas; (No colocar cavaletes metlicos sobre cabos elctricos; (Acasalar devidamente as tbuas-de-p constituintes do soalho das plataformas; (Colocar todas as proteces perifricas antes de iniciar os trabalhos; (Criar acesso seguro (Escada de mo devidamente amarrada) s plataformas;

(Caso exista um afastamento " 30 cm entre a plataforma e a zona de trabalhos, colocar proteco perifrica tambm deste lado; (Respeitar as cargas mximas indicadas pelo fabricante e distribu-las uniformemente pelo distribuestrado ou soalho; (Armazenar na plataforma somente o material necessrio, limpando periodicamente todo o entulho acumulado; (Efectuar um manuteno regular das plataformas, reparando os tubos enferrujados, juntas ou soldaduras. .

EQUIPAMENTOS ELEVATRIOS DE PESSOAS O que so?


(So aparelhos com habitculo (local onde se
instalam pessoas que devem ser elevadas, descidas ou deslocadas graas ao seu movimento)

sujeitos a risco de queda vertical superior a 3.00 metros.

Quais os principais Tipos de Equipamentos Elevatrios de Pessoas ? Plataforma elevatria T I P O S Veculo equipado com plataforma Integrada de elevao de pessoas Bailu Elevador de Obra Plataforma no integrada montada num Equipamento de Elevao de Cargas

Disposies Gerais Regulamentares dos Equipamentos Elevatrios de Pessoas


( Satisfazer as Exigncias essenciais de S.S. que
limitem os riscos especficos resultantes da elevao ou da deslocao de pessoas

preconizadas no D.L. n. 320/01, para os equipamentos elevatrios de pessoas, adquiridos depois de 31-12- 96; (Declarao de Conformidade com o nome e endereo do organismo notificado que participou no processo de certificao dos equipamentos referidos no pargrafo anterior;

( Satisfazer os Requisitos mnimos de Segurana dos equipamentos de trabalho previstos nos Art. (s) 10. a 29. do D.L. n. 50/05, para os equipamentos elevatrios de pessoas, adquiridos antes de 31-12- 96; (Autorizao Prvia da IGT prevista nos Art. (s) 27. e 134. do Decreto n. 41821 para Bailu ou Monta-Carga respectivamente, adquiridos antes de 31-12- 96; (Satisfazer o preceituado no n. 3 do Art. 33. do D.L. n. 50/05, para os equipamentos elevatrios de cargas, ou seja:
Ocupao permanente do posto de comando do equipamento; Disposio de meios de comunicao e de evacuao seguros.

Plataforma Elevatria O que ?


(Equipamento movendo-se sobre movendorodas, constitudo por uma lana telescpica na extremidade da qual h uma barquinha preparada para suportar pessoas, e a partir da qual sempre possvel exercer controlo sobre a mquina.

Para que serve?


( Elevar pessoas e auxiliar a realizao de trabalhos de curta durao sempre que a montagem de um andaime no justificvel.

Principais Riscos da Plataforma Elevatria:

(Queda de pessoas a nvel diferente; (Queda de objectos; (Choque com objectos mveis; (Entaladelas / esmagamentos por ou entre objectos; (Capotamento do equipamento.

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao da Plataforma Elevatria?


( Instruir todos os trabalhadores que iro trabalhar com este equipamento sobre:
As funes dos dispositivos de controlo; O significado dos instrumentos e da lmpada de aviso; O modus operandi do equipamento.

( No permitir que este equipamento seja manobrado por pessoas sem formao adequada e especfica; ( Tomar precaues especiais, se chover, se existir vento, ou se o terreno apresentar pouca consistncia;

( Verificar diariamente:
A presso dos pneus e do sistema hidrulico; O estado geral dos rgos de elevao tais como cavilhas, parafusos, porcas, etc; A inexistncia de fissuras nas guardas da barquinha; A legibilidade dos sinais de indicao e de segurana.

( Comunicar qualquer anomalia de funcionamento ao encarregado de obra; ( Testar antes de iniciar qualquer movimentao:
Os alarmes visuais ou sonoros e o dispositivo de paragem de emergncia; As funes de velocidade, de elevao e de direco.

( No alterar o comando de uma direco para outra sem passar pelo ponto neutro; ( Evitar paragens, arranques, rotaes e mudanas sbitas de direco; ( Quando vrios trabalhadores puderem ser iados, somente um deve manobrar a plataforma; ( Moderar a velocidade ao mover a plataforma com a barquinha em posio elevada; ( Respeitar as indicaes do fabricante e nunca ultrapassar a carga mxima indicada;

( Delimitar o raio de aco do equipamento evitando a aproximao das pessoas dentro do crculo definido por aquele raio; ( Compatibilizar o uso da plataforma com outros equipamentos idnticos que possam existir nas proximidades; ( Impedir o saltar da barquinha para outras estruturas prximas; ( Amarrar o arns ao ponto que est devidamente sinalizado na barquinha, se o trabalho exigir o uso daquele EPI; ( Atender s condicionantes do local (existncia de buracos, elevaes, leo derramado, obstculos, etc.) em que se vai manobrar com esta plataforma;

( Afastar a plataforma das fontes de calor e desligar o motor aquando do seu abastecimento; ( Carregar as baterias do equipamento em locais bem ventilados; ( Assegurar a limpeza peridica da barquinha e acessrios retirando a massa, os leos e os detritos acumulados; ( No operar em espaos fechados a fim de evitar a acumulao de gases de escape.

Veculo motorizado equipado com Plataforma Integrada de Elevao de Pessoas O que ?


(Carro automotor de alcance varivel (por vezes designado como
multicarregadora telescpica ou empilhador multifunes) equipado

com plataforma integrada ligada a uma estrutura deformvel.

Para que serve?


( Elevar pessoas na plataforma integrada, proporcionando-lhes a realizao de trabalhos de em boas condies de segurana.

Principais Riscos do Veculo motorizado equipado com Plataforma Integrada de Elevao de Pessoas:
( Esmagamento por queda de carga ou do equipamento; ( Atropelamento por movimentao do equipamento; ( Electrocusso por contacto com linhas elctricas; ( Contuses e feridas nas operaes de manuteno.

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao do Veculo motorizado equipado com Plataforma Integrada de Elevao de Pessoas?
(Verificar previamente:
A existncia do certificado de conformidade CE; O estado de funcionamento dos rgos de segurana.

(Utilizar o aparelho conforme o Manual de Instrues respeitando:


O n. de trabalhadores e peso do material a elevar; A altura da elevao e o afastamento entre o veculo e o local de trabalho; O nivelamento da base de apoio ou a existncia de eventuais obstculos; A ventilao dos locais onde vai ser instalada.

(Verificar as envolventes da obra respeitando a velocidade do vento e a necessidade de se efectuar:


O pr-nivelamento do terreno; O reforo das vias de circulao; A colocao de calos para suportar os esforos causados pelos estabilizadores; A montagem de barreiras para impedir o acesso zona de evoluo do equipamento; A colocao de coberturas, barras anti-coliso e limitadores de curso nas proximidades de obstculos fixos.

(Na proximidade de linhas elctricas, manter um afastamento mnimo de 3m para tenses < (s) que 57 Kvolts, aumentando-o em 2 cm por cada 1000 volts;

(Movimentar o veculo atendendo:


s indicaes fornecidas pelo sinaleiro; existncia de Iluminao no percurso da plataforma em trabalhos nocturnos.

(Permitir a elevao de pessoas, somente aps a fixao do veculo atravs de estabilizadores; (No autorizar a permanncia de trabalhadores na plataforma, quando o veculo muda de local; (Proibir o acesso s plataformas, aos menores de 18 anos ou queles que desconheam as instrues relativas sua utilizao em segurana; (Proceder diariamente no final dos trabalhos, a verificaes dos { (s) elementos do aparelho elevatrio.

Bailu O que ?
( Estrutura auxiliar suspensa (plataforma ou barquinha) em cabos, que se movimenta ao longo das fachadas, atravs de um mecanismo de elevao e descida accionado manual ou mecanicamente.

Para que serve?


( Auxiliar e apoiar a realizao de trabalhos de manuteno, reparao ou construo de edifcios.

Que Caractersticas Conceptuais deve ter um Bailu?


Suportar cargas de 600 N/m; Ter comprimento mximo de 6.00 m e largura mnima de 0.55 m; Possuir guarda-corpos com dimenses idnticas s dos andaimes de trabalho; Ter estribos distanciados 0.50 m das extremidades da plataforma e espaados entre si no mximo 3.50 m. .

Como so constitudos os rgos de Suspenso do Bailu?


(Guinchos com cabos de ao flexveis, capazes de levantar ; cargas at 5 KN; (Dispositivo pra-quedas pra(Incorporado no guincho e preso a um cabo independente do de elevao), que

suporta a plataforma caso haja rotura do cabo de elevao ou qualquer falha no guincho.

Guincho

Dispositivos de Suspenso para Bailu


Tipos
Trip

Constituio Peas em madeira fixadas nas partes slidas da construo

Esquadro

Peas metlicas fixadas nos elementos arquitecturais


Lana

Vigas nas periferias dos terraos estabilizadas por lastros (a lana mvel s deve ser
usada em plataformas com comprimento < 3.00 m)

Principais Riscos do Bailu:


(Oscilao / queda da plataforma, por sobrecarga esttica ou dinmica, por instabilidade do dispositivo de amarrao, ou por fraca resistncia dos rgos de suspenso; (Rotura da plataforma, por idnticos motivos ou por insuficiente resistncia dos seus elementos; ( Queda de pessoas, por ausncia de guardas de segurana ou por deslocamentos da plataforma; (Queda de objectos.

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao do Bailu?


(Verificar previamente se:
A amarrao dos cabos plataforma tem uma resistncia mnima de 80% da do cabo (NP EN 81-1); A inclinao dos cabos relativamente ao tambor inferior a 4%; No tambor enrolador existe, no mnimo duas voltas de cabo, quando a plataforma estiver no ponto mais baixo do percurso; Os dispositivos de suspenso esto suportados por contrapesos fornecidos pelo fabricante; Os cabos de elevao so flexveis e protegidos contra a corroso; A carga mxima de utilizao dos cabos de elevao inferior a 1/8 da sua carga de rotura.

(Reforar com chapas metlicas de espessura adequada, os furos feitos na placa de beto para posicionar o os dispositivos de suspenso e ancoragem de cabos; ; (Pendurar o bailu a um dispositivo de suspenso atravs de um gancho com fecho de segurana; ; (Afastar o mximo 30 cm a plataforma da parede, excepto em trabalhos efectuados na posio sentada, em que tal distncia poder ser de 45 cm; ; (Respeitar a carga mxima de utilizao e distribui-la distribuiuniformemente pela plataforma; ( Movimentar lenta e simultaneamente a plataforma, enrolando em tenso os cabos nos guinchos;

(No unir diversas barquinhas para formar um plataforma de trabalho com comprimento " 3.00 m; ; (No lanar objectos pesados sobre a barquinha; (No subir para latas, caixas ou guarda-costas guardada barquinha, nem saltar desta para o edifcio; (Impedir a entrada / sada da barquinha enquanto esta se movimenta; (Impedir o iamento de cargas que saiam para fora da barquinha; (Delimitar e vedar a zona por debaixo da barquinha impedindo a entrada ou permanncia de qualquer pessoa na referida zona;

(Utilizar arns se no for possvel amarrar a barquinha a pontes fortes que evitem movimentos oscilatrios; (Proibir a movimentao do bailu se o guardaguarda-costas estiver levantado ou se existir ventos superiores a 40 km / h ou chuva intensa; (Proceder limpeza peridica da barquinha; (Inspeccionar semanalmente tomando especiais precaues com os itens seguintes:
Conservao dos ganchos e cabos e fixao dos contrapesos; Existncia de possveis deformaes ou corroses nas unies; Lubrificao dos rgos de manobra e dos cabos.

Elevador da Obra O que ?


(Equipamento constitudo por uma cabine que desliza sobre uma guia lateral rgida ou por duas guias paralelas e que se encontra ancorado estrutura da fachada da construo.

Para que serve?


( Elevar e descer materiais e pessoas entre os vrios nveis da obra.

Que Caractersticas Conceptuais deve ter um Elevador de Obra?


Guias verticais suficientemente rgidas para assegurar a estabilidade da cabine; Bases com escoras de apoio ao solo para regular o mecanismo e a verticalidade das guias; Dispositivo pra-quedas automtico para praimpedir a inclinao excessiva da cabine; Divisria contnua com 1.80 m de altura isolando todo o espao ocupado pela guia se esta deslizar no meio da plataforma da cabine; Sistema de retardamento, se a plataforma da cabine tiver dois rgos de elevao ou for articulada;

Limitadores de velocidade, dispositivos de fim de curso (em cima e em baixo) e ferrolho para impedir o funcionamento intempestivo; Dispositivos de encravamento contra quedas em altura para bloquear as aberturas dos { (s) nveis, se a cabine no estiver presente; presente; Porta da cabine com micro interruptor que s permita o funcionamento da cabine, se a porta estiver fechada; Disjuntor diferencial de 30 mA para proteger o circuito de alimentao do elevador;

Inscrio na cabine em local bem visvel, da carga e lotao mxima admissveis; Cabos com dimetro adequado e factor de segurana no mnimo de seis; Proteces adequadas em todas as peas mveis; Caixas de comando concebidas com material isolante; Tambores com dimetro mnimo 30 vezes o do cabo; Indicadores sonoros para alertar possveis anomalias na verticalidade das guias e na horizontalidade das bases de apoio.

Principais Riscos do Elevador de Obra:


(Queda de pessoas a nvel diferente por ausncia de guardas de segurana ou por falta de dispositivos de amarrao; ( Rotura da plataforma, por fraca resistncia dos rgos de suspenso; (Entalamento entre a guia e a plataforma; (Queda de objectos; (Contactos elctricos; (Sobre-esforos inadequados. Sobre-

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao do Elevador de Obra?


(Verificar previamente a certificao do equipamento e assegurar a sua montagem por pessoal especializado; (Arranjar uma rea adequada para apoiar o equipamento na obra; (Compatibilizar as caractersticas do equipamento com a forma geomtrica da fachada; (Aceder plataforma somente pela porta e proibir a desmontagem das proteces dos diversos rgos;

(No sobrecarregar a cabine e distribuir uniformemente as cargas para evitar desequilbrios; (No transportar materiais cujo formato ultrapasse as dimenses da cabine; (Ligar todas as peas metlicas terra; (Informar os trabalhadores sobre:
O modo de aceder plataforma da cabine; A manuteno do equipamento; Os procedimentos de emergncia em caso de acidente.

(Assegurar a limpeza da cabine, bem como os acessos aos vrios nveis; (Proceder a inspeces visuais aos rgos de segurana no incio e no final dos trabalhos; (Assegurar semanalmente a inspeco mais pormenorizada:
Do estado de conservao dos fins de curso, dos micro-interruptores das plataformas e das ancoragens; Do correcto funcionamento dos comandos; Da regulao dos freios; Da lubrificao dos cabos e guias.

Plataforma No Integrada montada num Equipamento de Elevao de Cargas O que ?


(Cesto montado num equipamento de elevao de cargas cujo controlo feito exclusivamente pelo condutor da mquina, a partir do posto de manobra daquele equipamento.

Para que serve?


(Para o trabalho temporrio em altura, sendo apenas admissvel recorrer a este meio nas seguintes casos:
Impossibilidade prtica de utilizar outros meios como andaimes; Probabilidade de aumentar o risco na utilizao de outros meios; Existncia de situaes imprevistas, pontuais e de curta durao.

Em que situaes este equipamento no deve ser utilizado?


(Trabalhos de produo previamente planeados; (Trabalhos previstos no PSS; (Trabalhos de manuteno.

Que Caractersticas Conceptuais deve ter uma Plataforma No Integrada montada no Equipamento de Elevao de Cargas?
Resistncia mecnica adequada com coeficientes de utilizao (mquina, acessrios de elevao e elementos amovveis) duplicados relativamente a um equipamento destinado somente elevao de cargas; Garantia de estabilidade do equipamento tendo em conta a natureza do solo.

Principais Riscos da Plataforma No Integrada montada no Equipamento de Elevao de Cargas:


( Queda do habitculo; (Queda do utilizador para fora do habitculo; (Entalamento / esmagamento ou coliso do utilizador por contacto fortuito ou queda com objectos.

PALA PROTECTORA
O que ?
( uma estrutura de apoio, oblqua em relao fachada do edifcio, revestida com um material resistente, que seja capaz de intersectar na sua trajectria todos os objectos que caiam de nveis superiores.

Para que serve?


(Impede a queda de objectos e amortece a queda de trabalhadores se for instalada a uma distncia mxima de 6.00 m abaixo do nvel de trabalho.

PALAS PROTECTORAS
Que tipos? 1- PALAS RGIDAS
Extenses de 2.15 m de projeco horizontal

2- PALAS FLEXVEIS
Extenses de 3.00 m de projeco horizontal

Correlao entre comprimento da pala / altura de queda

PALAS PROTECTORAS

Desnvel Flecha Mxima

3m 1.2 m

4m 1.4 m

5m 1.6 m

6m 1.8 m

LINHAS DE VIDA
O que so?
(So linhas constitudas por cabo de ao ou corda, com uma resistncia mnima de 1500 Kg em qualquer ponto de carga, e que permitem ao trabalhador circular e trabalhar sem interromper a sua segurana.

PRINCIPAIS LINHAS DE VIDA FIXAS Tipos Constituio Utilidade Vertical


Suporte Suporte; Cabo de ao inox ou galvanizado com 8 mm de dimetro: Bloqueador de sobrevelocidade; Contrapeso. Suporte; Cabo de ao inox de dimetro 8 mm; 2 cavilhas de reteno intermdia; Duas cavilhas nas extremidades. Utiliza-se em Utilizatrabalhos efectuados em linhas elctricas/ telecomunicaes.

Horizontal

Utiliza-se em Utilizatrabalhos efectuados em fachadas, telhados, beirais etc..

PRINCIPAIS LINHAS DE VIDA MVEIS Tipos Constituio Utilidade Vertical


Corda com dimetro adequado ao trava-quedas deslizante. Utiliza-se nas fases Utilizade subida / descida, como suporte de ancoragem do travatrava-quedas deslizante.

Horizontal

Corda de nylon com Utilizacarga de rotura de 3900 Utiliza-se em trabalhos a efectuar Kg e com dimetro nos beirais, rampas, adaptvel ao esticador; Suportes de ancoragem telhados e pontes ferrovirias. fixveis por aperto.

Principais Riscos das LINHAS DE VIDA:


(Queda em altura devido ao rompimento do cabo (mau estado
de conservao das ferragens ou das costuras);

(Choque com objectos quando se progride numa linha de vida vertical; ( Electrizao / electrocusso na vizinhana de instalaes em tenso.

Quais as principais REGRAS DE SEGURANA na utilizao das LINHAS DE VIDA?


(Efectuar uma manuteno peridica (por empresa fixas; credenciada) das linhas de vida fixas (Formar adequadamente todos os trabalhadores sobre as regras de montagem e utilizao; (Olhar para cima antes de progredir numa linha de vida temporria; (Proteger as cordas (linhas de vida temporrias) que roem em arestas / ngulos cortantes; (No usar as linhas de vida para elevar cargas ou rebocar viaturas.

S-ar putea să vă placă și