Sunteți pe pagina 1din 14

BATERIA EUROFIT

BATERIA DE TESTES PARA CRIANAS E ADOLESCENTES

BARCELONA, 1998

EUROFIT
Primeira edio 1993. Jovens europeus com idade entre 10 e 18 anos. Avaliar a evoluo da aptido fsica de crianas e jovens europeus em idade escolar.

HISTRIA

PADRES

OBJETIVO

VARIVEIS AVALIADAS
1. 2. 3. 4. 5.

PESO E ESTATURA FORA E RESISTNCIA MUSCULAR FLEXIBILIDADE VELOCIDADE CAPACIDADE AERBICA

ORDEM DOS TESTES


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

PESO E ALTURA PLATE TAPPING SENTAR E ALCANAR VELOCIDADE 10x5m FLEXO DE BRAO SALTO HORIZONTAL ABDOMINAL EM 30 DINAMOMETRIA MANUAL COURSE NAVETTE DE 20m

CONDIES ESPECFICAS
Respeitar

a padronizao das instrues para manter a fidedignidade e validade da bateria. Respeitar a ordem dos testes alternando os grupamentos musculares. No permitir aquecimento, ensaios ou exerccios de alongamentos antes do teste. Motivar o aluno. Valores tabelados (gnero e idade) Vestimenta adequada.

VELOCIDADE
TESTE: Plate Tapping Teste do Toque de uma mo. OBJETIVO: medir a velocidade de membros superiores. MATERIAL: mesa que regule a altura (abaixo da cicatriz umbilical), 2 crculos com 20cm de dimetro colocados horizontalmente sobre a mesa e separados 60cm e entre eles haver um retngulo 10x20. Cronmetro com preciso de 1/10s. PROCEDIMENTO: tocar cada crculo 25 vezes. Marcar o tempo.

FLEXIBILIDADE
SENTAR E ALCANAR
Objetivo:

medir a flexibilidade do tronco e isquiotibiais. Procedimento: descalo, sentado, joelhos estendidos e calcanhares em contato com a caixa. Realizar 2 tentativas, sem impulso. Registrar a maior.

VELOCIDADE
Velocidade 10x5m Objetivo: avaliar a velocidade de deslocamento e agilidade. Terreno: superfcie plana e antideslizante com 2 linhas paralelas de 5 m. Material: cronmetro digital 1/10s

RESISTNCIA MUSCULAR
FLEXO DE BRAO
Objetivo

: avaliar a fora resistncia esttica de MMSS.

de

Material:

barra de 2,5 cm de dimetro colocada a 190 cm acima do solo, Banco, Cronmetro digital com 1/10s.

RESISTNCIA MUSCULAR
Procedimento: pegada pronada, iniciar o cronmetro quando o indivduo estiver com o queixo posicionado acima da barra. Marcar o tempo enquanto estiver nesta posio.

FORA EXPLOSIVA
SALTO HORIZONTAL
Objetivo: avaliar a fora explosiva de MMII. Descrio inicial: ponta dos dedos dos ps atrs da linha de partida. Tomar o impulso para o salto flexionando os joelhos e jogando os braos para trs.

Marcar

a distncia do contato mais prximo a linha de partida. 2 tentativas

RESISTNCIA MUSCULAR
ABDOMINAL EM 30 SEGUNDOS OBJETIVO: avaliar a resistncia dos msculos abdominais. DESCRIO: em DD com pernas flexionadas 90 graus, ps fixos pelo avaliador, mos entrelaadas atrs da cabea (nuca). Realizar o mximo de flexes encostando o cotovelo nos joelhos.

FORA
FORA ESTTICA OBJETIVO: avaliar a fora esttica manual MATERIAL: dinammetro PROCEDIMENTO: segurar o dinammetro na sua mo mais forte e realizar duas tentativas. Registrar o melhor valor.

CAPACIDADE AERBICA
TESTE PROGRESSIVO COUSE NAVETTE 20m OBJETIVO: avaliar a potncia aerbica mxima. (Capacidade cardiorrespiratria). PROCEDIMENTO: percorrer a distncia de 20m, inicialmente com uma velocidade lenta, aumentando-a progressivamente atravs de um comando sonoro.

S-ar putea să vă placă și