Sunteți pe pagina 1din 23

VI EVENTO CIENTFICO

EDUCAO FSICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR


Joo Luiz Gasparin Andrea Gomes Cirino Fernanda de A. Quevedo Lages

A PEDAGOGIA HISTRICO-CRTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAO FSICA

A PEDAGOGIA HISTRICO-CRTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAO FSICA


O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM EDUCAO FSICA, POR MEIO DA PEDAGOGIA HISTRICOCRITICA, SO UMA PROPOSTA DIDTICA QUE BUSCA OFERECER AOS EDUCANDOS A APROPRIAO DE ELEMENTOS TERICO-PRTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO EQUILIBRADO ENTRE MENTE E CORPO.

O PROCESSO DE TRABALHO EDUCATIVO CONSISTE EM PARTIR DA REALIDADE PRTICA DO EDUCANDO, ASCENDER TEORIA PARA QUE COMPREENDA O SEU FAZER, RETORNADO PRTICA EM FORMA DE PRXIS, OU SEJA, UNIDO TEORIA E PRTICA, EM NOVO PATAMAR DE SUAS VIVNCIAS PSICOMOTORAS.

Dados de Identificao


 

Instituio: Secretaria de Educao do Municpio de Maring Disciplina: Educao Fsica Unidade de contedo: Jogos, brincadeiras e brinquedos Turma: 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental

1 Prtica Social Inicial do Contedo


1.1 Unidade de contedo: Jogos motores e brincadeiras  Objetivo Geral: Reconhecer o corpo e suas possibilidades de movimento a fim de estabelecer a linguagem corporal nas sua vivncias cotidianas.

Tpicos do Contedo
Conceitos fundamentais dos jogos motores e brincadeiras.


Objetivo especfico: Conhecer os jogos motores e brincadeiras a fim de aprimorar as condutas motoras de base e as neuromotoras.

Tpicos do Contedo


Jogos de Construo Objetivo especfico: Estimular o trabalho com materiais reciclveis, buscando desenvolver a criatividade dos alunos. Jogos Populares Objetivo especfico: Resgatar e vivenciar os jogos populares do passado comparando-os com os jogos populares atuais a fim de compreender o contexto histrico e social desses jogos.

Jogos Cooperativos

Tpicos do Contedo

Objetivo especfico: Vivenciar jogos cooperativos com intuito de desenvolver valores como companheirismo, solidariedade e coletividade.


Jogos de Raciocnio Objetivo especfico: Desenvolver o raciocnio lgico a fim de auxiliar na elaborao de estratgias e resoluo de problemas no cotidiano.

1.2 - Vivncia do Contedo pelos Educandos a) O que j conhecem? Pega-pega, queima, peteca, amarelinha, passa anel, leno atrs, pega-pega corrente, jogos de computadores, dama, xadrez e jogo da velha.

b) O que gostariam de saber a mais sobre o tema? O jogo de computador um jogo popular?  Como surgiram os jogos?  As Olimpadas so jogos populares?

- Golf um jogo popular?




Qual a diferena entre jogos populares e de elite? Futebol um jogo popular?

2 - Problematizao
Discusso sobre o tema:


importante participar de jogos populares, por qu? Que tipo de brincadeira pode ser construdo com garrafas pet? Quais os jogos e brincadeiras podem ser realizados na escola e quais fora dela?

2.1 - Dimenses do Contedo




Conceitual: O que so jogos populares?  Histrica: Sempre existiram jogos populares?  Econmica: Qual o custo dos jogos de hoje em relao aos de antigamente?  Social: Como os jogos possibilitam a socializao das aes?  Cultural: Como os jogos expressam diferentes momentos histricos?  Educacional: Como os jogos populares educam?

3 - Instrumentalizao
Processos de Ensino:
     

Exposio do professor Leitura sobre o tema Pesquisas Discusso Ilustrao Relatos

Recursos:
     

Filmes Livros Revistas Textos Jornais Ambiente informatizado

4 - Catarse
Jogos populares so aqueles criados por pessoas ou grupos e desenvolvidos em ruas, quintais, terrenos baldios e em ptios escolares, apresentando denominaes prprias e variaes de acordo com a regio onde so praticados (conceitual).

Catarse Sua origem remota desconhecida, embora seja possvel identificar evidncias de sua existncia dede a antiguidade (histrica). Os jogos e brinquedos de hoje so fabricados por indstrias e pela mdia, enquanto os jogos de antigamente eram produzidos pelas prprias crianas (econmica).


Catarse

Os jogos populares contribuem para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, cognitivas e tambm para a afetividade recproca, a interao social, estabelecendo laos de amizade entre os companheiros. (social)

Catarse Os jogos populares tradicionais eram, como qualquer objeto cultural, um espelho de sua poca . Portavam crenas, valores, discursos, traziam em si a representao da forma de viver e compreender a existncia (cultural). Estimulam o raciocnio e a imaginao e permitem que a criana explore diferentes comportamentos, situaes, capacidades e limites (educacional).

Avaliao
(Por escrito, vivncias motoras, ilustrao, entre outros...)

Conceitual: Qual sua idia sobre jogo populares?  Histrica: Qual a origem da peteca ?  Social: Como os jogos populares possibilitam a integrao das crianas ?


Avaliao
Cultural: Os jogos de computadores so considerados jogos populares ?  Econmica: Quanto custa um tabuleiro de xadrez ?  Educacional: As regras contidas nos jogos so educativas ? Por qu ?


5-Prtica Social Final do Contedo


5.1 Intenes do aluno 5.2 Aes do aluno

Gostaria de ensinar o irmo Explicar os nomes da peas, a jogar xadrez movimentao e objetivo do jogo Pretendo conhecer sobre os jogos Tenho vontade reciclar/reparar mais Pesquisar na (origem, significado) internet

de

Construir um brinquedo

Joo Luiz Gasparin


gasparin01@brturbo.com.br

S-ar putea să vă placă și