Sunteți pe pagina 1din 37

Processos de fabricao Fresadora

3TMDA-Fernando RA:-Jason RA:-Jucilei RA: Processos de Fresamento Tipos Fundamentais de fresamento Processos de Formao de Cavaco Fresadoras Movimento Relativo entre Ferramenta e Pea Modo de Trabalhar as Fresadoras Tipos de Fresadoras

PROCESSO DE FRESAMENTO
O fresamento a operao de usinagem com formao de cavaco que se caracteriza por: Utilizar ferramenta multi-cortante (fresa) provida de arestas cortantes dispostas simetricamente ao redor de uma eixo; Movimento de rotao da ferramenta ao redor de seu eixo, permitindo assim que cada uma das arestas cortantes (dentes da fresa) retire a parte de material que lhe compete faz-lo.

O movimento de avano, que permite o prosseguimento da operao, geralmente feito pela prpria pea em usinagem, que est fixada na mesa da mquina. O movimento de avano obriga a pea passar sob a ferramenta que lhe d a forma e dimenso desejada. As figuras 1.1 e 1.2 mostram os principais tipos de superfcies que podem ser usinadas pelo fresamento.

O fato do fresamento utilizar-se de ferramenta multi-cortante (fresa) e esta poder se apresentar sob as mais variadas formas, confere a esta operao um carter de versatilidade em face das varias superfcies necessrias numa pea em usinagem. Assim o fresamento pode competir com o furaco, com o alargamento, e o aplainamento.

Figura 1.1 Algumas operaes de fresas horizontais

Figura1.2 algumas operaes de fresamento vertical

Tipos fundamentais de fresamento


Segundo a disposio das arestas ativas da fresa, classificamos a operao da seguinte maneira:

Fresamento tangencial: Operao na qual as arestas cortantes ativas esto na superfcie cilndricas da ferramenta (fresa). O eixo da fresa neste caso e paralelo superfcie gerada,

Fresamento frontal: Operao na qual as arestas cortantes ativas esto na superfcie frontal da ferramenta (fresa). O eixo da fresa neste caso e perpendicular superfcie gerada,

No fresamento tangencial as fresas so chamadas fresas cilndricas ou tangenciais enquanto que no fresamento frontal, so chamadas fresas frontais ou de topo. As fresas cilndricas podem operar segundo o fresamento concordante - caso em que o sentido do movimento de avano coincide com o sentido do movimento rotatrio da fresa -

ou fresamento discordante - caso em que o sentido do movimento de avano e contrario do sentido do movimento rotatrio da fresa, figuras 1.8 e 1.9.

Figura 1.8 fresamento discordante

Figura1.9 fresamento concordante

Processo de formao do cavaco


A formao do cavaco na operao de fresamento obedece ao mesmo mecanismo de formao de cavacos de outros processos de usinagem. Cumpre salientar, porem, que a forma do cavaco gerado no fresamento difere da forma daqueles gerados no torneamento, furaco , mandrilamento, alargamento e brochamento.

Fresadoras
So maquinas que realizam a operao de fresamento. Desde que apareceram (ano de 1918) ate hoje, tem apresentado uma evoluo construtiva notvel que permite uma faixa muito ampla de operaes. As fresadoras, para alcanar o maior rendimento, devem ter uma arquitetura que as torne slidas,

porque o mandril porta-fresa esubmetido a esforos notveis de toro, pois a ferramenta (fresa) ataca, com suas arestas cortantes, um amplo arco de material (cavaco) na superfcie das peas. Tais esforos variam tambm com a intensidade, segundo uma freqncia que pode redundar em vibraes danosas para a maquina, se esta no for suficientemente robusta.

Uma fresadora horizontal, uma fresadora vertical e uma fresadora universal so ilustradas nas figuras 1.3, 1.4 e 1.5 em perspectiva.

Movimentos relativo entre ferramenta e pea


Movimento de Trabalho L: o movimento principal que permite o corte do material. um movimento rotativo feito pela ferramenta. Movimento de Avano A: um movimento retilneo feito pela pea, a fim de que a ferramenta encontre sempre material para arrancar.

Movimento de Penetrao P: um movimento retilneo que regula a profundidade de penetrao no material. Normalmente feito pela mesa. Em algumas mquinas especiais feito pela ferramenta.

Modo de trabalhar as fresadoras


Segundo a ferramenta, as fresadoras podem ser: Fresas Cilndricas (2): Quando a rotao da ferramenta ao redor de um eixo paralelo superfcie de trabalho. Fresas Frontais (1): Quando a rotao ao redor de um eixo perpendicular superfcie em trabalho. Os fios de corte S esto sobre a superfcie exterior do cilindro que constitui a fresa.

1.fresas frontais

2.Fresa cilndrica

Tipos de Fresadora
Se distinguem pela disposio do eixo rvore e pelas possibilidades de movimento da mesa. Fresadora horizontal: Utiliza a fresa montada sobre em eixo horizontal. utilizado para trabalho de faceamento na horizontal e para efetuar ranhuras e perfis retilneos. A ferramenta mais empregada a fresa cilndrica.

Fresadora universal: uma derivada da fresadora horizontal. Pode utilizar as fresas tanto em rvores horizontais como em verticais , podendo inclinar horizontalmente a mesa. Alm dos servios normais da fresadora horizontal, tambm pode efetuar ranhuras helicoidais sobre superfcies cilndricas e setores circulares perfilados.

Fresadora vertical

Fresadora horizontal

Fresadora vertical: Dispe somente do eixo rvore vertical. So mquinas muito robustas e empregadas em servios com necessidade de grandes potenciais. Isto tudo devido grande rigidez permitida pela forma da coluna e pela disposio da cadeia cinemtica (engrenagens, eixos e rolamentos). Servem para facear e efetuar ranhuras e perfilados retilneos ou circulares.

Fresadoras especiais : Fresadora Ferramenteira: uma mquina muito verstil, com movimentos no cabeote vertical e horizontal na mesa. aplicada para trabalho em peas pequenas e com formato complicado. Fresadoras Faceadoras: Aplicada para faceamento de peas em grandes lotes. So mquinas muito robustas e de poucos recursos gerais.

Fresa Duplicadora ou Copiadora: Esta mquina chamada duplicadora ou mquina fresadora com copiador automtico. Ela possibilita o terceiro movimento operao executada pela contornadora. O gabarito usado nesta mquina deve ser uma rplica em 3 dimenses da pea a ser executada. O apalpador executa mais a profundidade de corte alm dos 2 movimentos do apalpador da mquina anterior.

A FERRAMENTA Tipos de fresas:


Fresas de facear: usadas para pequenas profundidades de corte ou operaes de acabamento, figura 1.12
Figura1.12 Fresa para faceamento

Fresas de topo: usadas para usinagem de rasgos e esquadrejamento de peas, figura 1.13.

Figura1.13 fresas de topo para fresamento de rasgos e esquadrejamentos

Fresas de disco: sua forma lhe da o nome pequena espessura relativamente ao dimetro. Subdividem-se em: fresas de disco de dois cortes (fig. 1.14). fresas de disco de trs cortes (fig. 1.15). Fresas nos sistemas modulo e diametral pitch: para usinagem de engrenagens cilndricas de dentes retos, figura 1.16.

figura 1.14 - fresas de disco de 2 cortes

figura 1.15 - fresas de disco de 3 cortes

Fresa cilndrica de dentes helicoidais tipo normal. Fresa cilndrica de dentes helicoidais para materiais duros. Fresa cilndrica de dentes helicoidais para materiais de resistncia mdia. Fresa cilndrica de dentes helicoidais para materiais ligados. .

Fresa cilindro-frontal. Serve para fresar superfcies planas e perpendiculares entre si, tanto em fresadoras horizontais como verticais. Com chaveta longitudinal. Fresa cilindro-frontal de alto rendimento para materiais moles ou mdios. Com chaveta longitudinal. Fresa cilindro-frontal com chaveta transversal, tipo alto rendimento.

Fresa ngulo para fresar guias. Fresa de disco de trs cortes com dentes helicoidais. Os dentes u inclinam alternadamente direita ou esquerda. Fresa de disco de trs cortes, de tipo normal, de dentes retos. Fresa cilndrico-frontal de dentes helicoidais com haste cnica Morse e fixao por rosca

Fresa para ranhuras com cone Morse e arraste. Fresa para ranhuras T com dentes helicoidais alternados com haste cnica e fixao por roscas. Fresa de forma (formato cnico). Fresa de forma (formato cnico). Fresa cilndrico-frontal ou de topo.

Exemplos de fresas intercambiveis ou postios (soldados)

S-ar putea să vă placă și