Sunteți pe pagina 1din 22

INTRODUO AO DIREITO TRIBUTRIO

Direito Tributrio I Aula 01 Prof Isa Maria Formaggio Marques Guerini

Relao de Tributao: na contempornea concepo de Estado, a tributao constitui autntico poder dever, cujo exerccio traduz-se no emprego de instrumentos que lhe possibilitem a obteno dos recursos necessrios ao desempenho de suas atividades.
Autoridade do Poder Pblico X Liberdade Individual (atingir patrimnio do particular segundo o princpio da legalidade) O direito estatal de tributar corresponde um dever dos particulares de arcar com o nus de serem tributados, o que lhes viabiliza o exerccio de outros direitos. O direito estatal corresponde supresso de parcela do patrimnio dos sujeitos, para a sustentao das necessidades coletivas. Ao sujeito cabe o dever de satisfazer a obrigao tributrio, em prol da sociedade.

Tributao X Direitos Fundamentais

CONCEITO DE DIREITO TRIBUTRIO


Direito Tributrio o ramo do Direito Pblico Positivo que estuda as relaes jurdicas entre o Fisco e os contribuintes, concernentes instituio, tributos. arrecadao e fiscalizao de

OUTRAS DEFINIES DE DIREITO TRIBUTRIO:

PAULO DE BARROS CARVALHO: direito tributrio positivo o ramo didaticamente autnomo do direito, integrado pelo conjunto das proposies jurdicoadministrativas que correspondas, direta ou indiretamente, instituio, arrecadao e fiscalizao de tributos. HUGO DE BRITO MACHADO: ramo do Direito que se ocupa das relaes entre o fisco e as pessoas sujeitas a imposies tributrias de qualquer espcie, limitando o poder de tributar e protegendo o cidado contra abusos desse poder. LUCIANO AMARO: o direito tributrio a disciplina jurdica dos tributos. Com isso se abrange todo o conjunto de princpios e normas reguladoras da criao, fiscalizao e arrecadao das prestaes de natureza tributria.

Direito Financeiro como sistema normatizador de toda a atividade financeira do Estado, abarca, por compreenso, as prestaes pecunirias exigidas pelo Estado, abrangidas no conceito de tributo. Com efeito, o direito financeiro tem por objetivo a disciplina do oramento pblico, das receitas pblicas (entre as quais se incluem as receitas tributrias), da despesa pblica e da dvida pblica. Direito Tributrio - o direito tributrio ramo autnomo, segregado do direito financeiro, dado o extraordinrio desenvolvimento do direito atinente aos tributos, ganhando foros de autonomia o conjunto de princpios e regras que disciplinam essa parcela de atividade financeira do Estado. Refere-se a normas jurdicas e princpios atinentes a instituio, alterao e cobrana de tributos.

Legislao Aplicvel ao Direito tributrio Constituio Federal; Cdigo Tributrio Nacional (CTN); Leis Complementares e Ordinrias especficas; etc.

O CTN veiculado mediante lei ordinria (Lei 5.172/66). Editado luz da CF de 1946, esta no previa lei complementar como espcie legislativa, que somente foi introduzida no ordenamento jurdico com a CF de 1967. Sobrevindo a CF de 1988, tal previso foi mantida. O CTN tem sido recepcionado pelos sucessivos textos constitucionais na qualidade de lei complementar.

Direito Tributrio como Ramo do Direito Pblico: o estado assume o papel de fisco e figura sempre no plo ativo (credor), ora para exigir tributos, ora para exigir a realizao de determinado comportamento do sujeito passivo, ou aplicar-lhe sano pelo descumprimento.

Denominao do Direito Tributrio No se utiliza o termo Direito Financeiro, pois se trata de normas e princpios diferenciados.

O adjetivo fiscal vastamente utilizado no pas, sendo este termo relativo a fisco tesouro pblico (ex. dbitos fiscais, questes fiscais, aspectos fiscais).

Autonomia do Direito Tributrio: a homogeneidade das normas que perfazem seu objeto, qual seja, a disciplina das relaes jurdicas pertinentes exigncia de tributos, revela sua autonomia perante os demais ramos do direito.

Abriga conceitos e princpios exclusivos. Contudo, relaciona-se com outras disciplinas, especialmente o direito constitucional. Para alguns autores, como Jos Eduardo Soares Melo, no h autonomia do direito tributrio.

RELAO DO DIREITO TRIBUTRIO COM OUTROS RAMOS:


Constitucional (principal fonte normativa; princpios); Administrativo (atuao estatal visando a arrecadao tributria); Financeiro (destinao da arrecadao tributria, princpio da anterioridade); Civil (ex. recolhimento de impostos de transmisso de bens entre vivos; taxas cobradas pelos cartrios; Comercial (tributao das sociedades mercantis, demonstrao financeira, atos do comrcio); Trabalho (utiliza-se seus institutos, como por exemplo: salrio, aviso prvio, indenizao por tempo de servio, etc.); Penal e processual penal (sancionar criminalmente os ilcitos tributrios considerados mais graves); Internacional (acordos e tratados que versam sobre matria tributria CF); Processual civil (as lides tributrias so propostas com as formas e procedimentos do CPC, sem embargo de poder a lei estatuir especificidades nas formas rituais do processo ex. Lei de Execuo Fiscal).

Arrecadao de Receita pblica:

Receita originria oriunda do prprio patrimnio do Estado (imveis, empresas estatais, explorao de recursos naturais, etc); Receita derivada advinda do patrimnio de terceiros (particulares), que se subdivide em: derivada de contrato (recursos por meio de contratos celebrados com os particulares que possuem livre disposio de vontade de firm-los ou no. Ex. ttulos da dvida pblica) e deriva de soberania (recursos captados no patrimnio dos particulares pela imposio do Estado que exerce seu poder soberano, sem considerar as disposies de vontade do contribuinte. Ex. tributos).

FONTES DO DIREITO TRIBUTRIO

Fontes so os modos de expresso do direito. No direito tributrio, centrado no princpio da legalidade, a lei exerce o papel de maior importncia.

FONTES PRIMRIAS:

Constituio federal a constituio federal no cria tributos, ela define competncias para faz-lo. Assim tambm suas emendas.

Na CF encontra-se a matriz de todas as competncias, nela se demarcam os limites do poder de tributar e se estruturam os princpios (que constituem as pilastras de sustentao de todo o sistema tributrio).

Emendas constitucionais: meios de alterao das disposies constitucionais do sistema tributrio nacional.

Seja qual for a proposta de alterao, esta dever respeitar a repartio de competncias e a separao dos poderes.

Leis complementares esta lei tem de especfico, alm do nome (leis de complementao do texto constitucional) e da funo, o quorum de aprovao: elas requerem maioria absoluta de votos na Cmara dos Deputados e no Senado.

Funo da lei complementar: Quatro tipos de

atuao: veicular normas gerais em matria tributria;


criao de certos tributos; conferir uniformidade ao regramento de certos imposto estaduais e municipais

(ISS, ICMS ITCD); estabelecer critrios especiais de


tributao destinados preservao de desequilbrio da concorrncia (art. 146 A).

- Funo de complementar a CF: Na quase totalidade das hipteses, a CF confere tarefa de complementar suas disposies.
o que ocorre no Art. 146 da CF (dispor sobre conflitos de competncia, regular limitao constitucional do poder de tributar, e estabelecer normas regais do poder de tributar). A CF desenha o perfil dos tributos (no que respeita identificao de cada tipo tributrio, aos limites do poder de tributar, etc.) e a lei complementar adensa os traos gerais dos tributos, preparando o esboo que, finalmente, ser utilizado pela lei ordinria, qual compete instituir o tributo, na definio exaustiva de todos os trao que permitam identific-lo na sua exata dimenso.

Art. 146. Cabe lei complementar: I - dispor sobre conflitos de competncia, em matria tributria, entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; II - regular as limitaes constitucionais ao poder de tributar;

III - estabelecer normas gerais em matria de legislao tributria, especialmente sobre:


a) definio de tributos e de suas espcies, bem como, em relao aos impostos discriminados nesta Constituio, a dos respectivos fatos geradores, bases de clculo e contribuintes;

b) obrigao, tributrios;

lanamento,

crdito,

prescrio

decadncia

c) adequado tratamento tributrio ao ato cooperativo praticado pelas sociedades cooperativas. d) definio de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuies previstas no art. 195, I e 12 e 13, e da contribuio a que se refere o art. 239.

Pargrafo nico. A lei complementar de que trata o inciso III, d, tambm poder instituir um regime nico de arrecadao dos impostos e contribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, observado que:) I - ser opcional para o contribuinte; II - podero ser estabelecidas condies de enquadramento diferenciadas por Estado; III - o recolhimento ser unificado e centralizado e a distribuio da parcela de recursos pertencentes aos respectivos entes federados ser imediata, vedada qualquer reteno ou condicionamento; IV - a arrecadao, a fiscalizao e a cobrana podero ser compartilhadas pelos entes federados, adotado cadastro nacional nico de contribuintes.

Art. 146-A. Lei complementar poder estabelecer critrios especiais de tributao, com o objetivo de prevenir desequilbrios da concorrncia, sem prejuzo da competncia de a Unio, por lei, estabelecer normas de igual objetivo.

Funo de criar tributos: o que se d que a CF pretendeu que algumas poucas e determinadas figuras tributrias s pudessem ser criadas por leis editadas a partir de um processo de aprovao mais representativo que lei comum.

Para isso a CF exigiu lei Complementar. Ex. Emprstimo Compulsrio art. 148 CF; Art. 154, I CF (competncia residual da Unio).

Leis ordinrias em regra, o veculo legislativo que cria o tributo, traduzindo, pois, o instrumento formal mediante o qual se exercita a competncia tributria, observados os balizamentos contidos na CF e nas normas infraconstitucionais que, com apoio naquelas, disciplinam, limitam ou condicionam o exerccio do poder de tributar.
, por conseguinte, a lei ordinria (da Unio, dos Estados, do DF ou dos Municpios) que implementam, em regra, o princpio da legalidade. A CF no cria tributos; define competncias. A lei complementar tambm, em regra, no cria tributos; ela complementa a CF; em alguns casos ela presta criao de tributos, afastando a atuao da lei ordinria. Compete a LO, por exemplo, legislar sobre obrigao tributria, descrever infraes e penalidades, normatizar a fiscalizao e arrecadao.

Posicionamentos doutrinrios quanto a existncia de hierarquia entre a lei complementar e a ordinria:


1) a LC est hierarquicamente posicionada entre a Emenda constitucional e a lei ordinria; 2) no h hierarquia, porque ambas retiram seu fundamento na CF; 3) no h hierarquia necessria, por terem funes diferente.

Contudo, em algumas situaes a lei ordinria encontra seu fundamento na lei complementar.
Questo da hierarquia formal e material.

Medidas Provisrias art. 62 da CF. As medidas provisrias tm sido utilizadas em matria tributria reservadamente s leis ordinrias, com a aquiescncia do Congresso e dos Tribunais.
Parte da doutrina entendem que a MP no tem cabimento em matria tributria. Mas h cabimento, desde que respeitados os limites do art. 62 da CF. A MP tem fora de lei ordinria, no lhe competindo matria que reclame outros tipos normativos, como a lei complementar (art. 62, , 1, III da CF). Eficcia pelo prazo de 60 dias, prorrogveis, uma nica vez, por igual perodo (art. 62, 7, CF)

Decreto legislativo: utilizado pelo Congresso nacional pata aprovao de tratados internacionais, integrando-os a ordem interna. Resoluo: emanado do poder legislativo.

Ex. resolues do Senado Federal para disciplinas alquotas de impostos estaduais (ex. ITCD, alquota mxima).

Jurisprudncia:

consolidao pensamento dos rgo jurisdicionais.

do

Apresenta trs pontos de referncia: uniformidade (reforma do CPC), estabilidade quanto as orientaes adotadas, irretroatividade (no atinge ato jurdico perfeito, coisa julgada e direito adquirido)

Doutrina:

influncia tanto a confeco das leis, como a prolao de decises judiciais.

FONTES SECUNDRIAS:
Decretos do Poder executivo; Circulares; Portarias; Ordens de servio.

E outros atos administrativos emanados das autoridades administrativas com finalidade de veiculao de assunto tributrio. Tais atos so dirigidos Administrao Pblica. aos Agentes da

S-ar putea să vă placă și