Sunteți pe pagina 1din 26

Sistema Digestrio

O corpo humano necessita de energia para o seu funcionamento e para tal capta do exterior produtos alimentares. Os alimentos no so absorvidos nas suas condies iniciais, por isso so submetidos a um processo de preparao que possibilita a sua assimilao. Este conjunto de transformaes fsicas, qumicas e biolgicas constitui a digesto e tem lugar nos diferentes rgos destinados a esse fim e que compem o sistema digestrio.

O Sistema Digestrio consiste de um tubo chamado de trato gastrintestinal ou canal alimentar. Este tubo se estende da boca at o nus. um tubo contnuo divisvel em vrias regies especializadas, como: boca, faringe, esofago, estomago, intestino delgado e intestino grosso.

As atividades do sistema digestrio podem ser divididas em seis processos bsicos: 1. Ingesto de alimentos 2. Movimento do alimento ao longo do tubo digestrio 3. Preparao mecnica do alimento para a digesto 4. Digesto qumica do alimento 5. Absoro do alimento digerido para os sistemas circulatrio e linftico 6. Eliminao das substncias no-digerveis e restos metablicos do corpo, pela defecao

Boca
a primeira parte do sistema digestrio uma cavidade situada na parte inferior da face, onde se efetuam a mastigao e a insalivao dos alimentos. Tem uma forma oval e dividida pelos dentes e pelas gengivas em duas regies, uma anterior e lateral, o vestbulo oral e outra posterior, a cavidade oral propriamente dita.

Faringe

um canal musculomembranoso, situado atrs das fossas nasais e da boca, que termina inferiormente na laringe e na traquia, por um lado, e no esfago, por outro. A faringe dividida em trs partes: parte nasal da faringe (nasofaringe); parte bucal da faringe (bucofaringe) e a parte larngea da faringe (laringo-faringe).

Esfago

um canal musculo-membranoso, que une a faringe ao estmago, percorrendo verticalmente o trax e atravessando o diafragma. Tem 25 cm de comprimento aproximadamente. O esfago vertical quando desce at o estmago. Este tubo de deglutio a parte mais estreita de todo o canal alimentar. mais estreito em sua extremidade proximal onde entra no trax, e onde atravessa o diafragma na abertura ou hiato esofgico. Os lquidos tendem a ir da boca e faringe para o estmago por gravidade. Um bolo de material slido tende a passar por gravidade e peristalse.

Estmago
um orgo cavitrio, situado entre o esfago e o intestino delgado. Tem cerca de 25cm de comprimento, 12 de dimetro e 1.300cm de capacidade. Logo aps haver passado atravs do diafragma, o esfago abre-se no estmago. Tem a funo de preparar mecnica e quimicamente o alimento para ser digerido. A abertura do esfago no estmago chamada de stio crdico. A sada do estmago, na juno com o intestino delgado, guarnecida pelo esfncter pilrico.

Intestino Delgado
a mais longa e sinuosa poro do trato digestrio. Mede cerca de 6 metros de comprimento. Sua principal funo a absoro de alimentos. O intestino delgado pode ser dividido em trs regies:

o duodeno jejuno o leo

Intestino Grosso

Tem cerca de 1,5m de comprimento. Estende-se da valva ileocecal at o nus. Comea no ceco. Este caracteriza-se pela presena

do apndice vermiforme, responsvel pela apendicite. Embora no ocorra digesto significante no intestino grosso, ele serve com local principal de absoro de gua, sdio e cloro.

Apresenta ainda: O colo ascendente, que se dirige desde o ceco ata face inferior do fgado. O colo transverso, que atravessa a cavidade abdominal da direit para a esquerda. O colo descendente, que se dirige para o fundo da pelvis. No limite superior da pelve formado o colo sigmide.

Reto

Abaixo

do colo sigmide, frente do osso sacro, encontramos o reto. Tem a mesma estrutura do colo, mas as tnias no se encontram presentes. O canal anal abre-se no exterior atravs do nus. rodeado por msculos esfncteres externo e esfncter interno.

As glmdulas salivares, o fgado e o pncreas recebem denominaes de glndulas anexas do apaelho digestrio, pois secretam produtos necessrios digesto.

Glndulas Salivares

Produzem a saliva que secretam na boca para iniciar a primeira fase da disgesto. As glndulas maiores so a partida, a submaxilar e a sublingual. As glndulas menores esto distribuidas pela mucosa bucal e tem o nome do local que ocupam, como as glndulas labiais e as palatinas.

Fgado
O fgado um rgo muito grande que se encontra posicionado no lado direito, abaixo do diafragma dividido em duas regies principais: lobos

Aproximadamente

direito e esquerdo.

cerca de

1.500ml de

sangue atravessa o fgado a cada minuto, dos quais 1.000ml chegam pela veia porta heptica e 400ml pela artria heptica.

Funes:

Metabolizar e modificar protenas.


Macrfagos estrelados. Fagcitos ativos que removem bactrias e outros materiais estranhos do sangue medida que ele vai passando pelo fgado. Secreo de bile.

Pncreas
O pncreas uma glndula excrina e endcrina Mede cerca de 12 a 15cm, que se estende quase transversalmente atravs da parede posterior do abdome do duodeno at o bao, atrs do estmago Apresenta:

Uma cabea. Um colo. Um corpo. Uma cauda.

Bao

Vescula Biliar

S-ar putea să vă placă și