Sunteți pe pagina 1din 50

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS DCHT CAMPUS XX BRUMADO BAHIA

Literatura: Crtica, Histria, Cultura e Sociedade. Prof.: Maria Anglica Rocha Fernandes

2 /1 2 /1 3

LETRAS VERNCULAS - Vespertino

Componentes
Carla Arajo Leite Carla Juliana Almeida Fernanda Porto Girleide Vieira Teixeira Torres Rita de Cassia Leite Santos

2 /1 2 /1 3

A realidade social na construo potica de Morte e Vida Severina de Joo Cabral de Melo Neto numa relao entre literatura engajada e a disciplina Literatura: Crtica, Histria, Cultura e Sociedade
2 /1 2 /1 3

N LO NA e E M R I es t r D E E V E tulo m A L A S s u bt B R I D i l o do C A E V o es t O T E ditar J O O R ra e M u e pa
iq Cl

TO E

2 /1 2 /1 3

"Eu no tenho biografia. Minha biografia : em tanto de tanto foi para tal lugar. Em tanto de tanto foi para tal lugar, essa a biografia que tenho". (Joo Cabral de Melo Neto)

2 /1 2 /1 3

Nascido no dia 9 de janeiro de 1920 em Recife, Pernambuco, de tradicional famlia de senhores de engenho, Joo Cabral de Melo Neto passou a primeira infncia em engenhos de cana-deacar, entre "curumbas", indivduos que descem do serto procura de trabalho nos engenhos, usinas e estradas, e
2 /1 2 /1 3

"romances de barbante", os folhetos de cordel, que tanto o influenciariam,

Sua obra potica, que vai de uma tendncia surrealista at a poesia popular, porm caracterizada pelo rigor esttico, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil.

2 /1 2 /1 3

A metalinguagem um dos elementos mais importantes na potica de Joo Cabral de Melo Neto. Poucos poetas na literatura brasileira preocuparam-se tanto em expor uma teoria da poesia atravs de sua obra. Joo Cabral insiste em dizer, em inmeras entrevistas, que originalmente queria poesia.
2 /1 2 /1 3

ser

crtico

literrio,

mas,

julgando-se

despreparado para tanto, comeou a escrever

Joo chegou a
2 /1 2 /1 3

Cabral mesmo afirmar vezes

diversas

Outra faceta importante da potica de Joo Cabral de Melo Neto a diviso que fez para sua obra quando da publicao da coletnea Duas guas - Poemas Reunidos, em 1956. Este volume reunia todos os poemas de Joo Cabral at aquele momento. Aos livros Pedra do Sono, O Engenheiro, Psicologia da Composio e O Co sem Plumas foram adicionados os inditos Paisagens com Figuras e Uma Faca S Lmina para formar a "Primeira gua" do livro. pea Os Trs Mal-Amados e ao monlogo O Rio, foi acrescentado o indito Morte e Vida Severina, formando, assim a "Segunda gua" do livro.

2 /1 2 /1 3

O termo "gua" se refere s superfcies planas que constituem um telhado; gua de telhado: telhado de uma gua. E aponta para uma diviso na obra de Joo Cabral entre uma forma de poesia mais rigorosa, mais cerebral e de pblico mais intelectualizado e restrito -- a da Primeira gua; e outra forma potica voltada para um auditrio mais amplo, uma poesia mais relaxada, mais popular, mais oral e dramtica -- a da Segunda gua.

2 /1 2 /1 3

Cruzei com Maria Clara Machado, filha do meu bom amigo mineiro Anbal Machado. Ela me encomendou um Auto de Natal para encenar. Escrevi Morte e Vida Severina. Ela leu e devolveu. Disse que no servia. Como o poema era grande e Jos Olympio queria lanar minha primeira antologia, cortei as marcaes para o teatro e inclu Morte e Vida Severina no livro, para dar volume. Foi uma surpresa quando encontrei com Vinicius de Moraes no Rio e ele me disse: "Joozinho, estou maravilhado com Morte e Vida Severina". A eu no entendi nada. "Vinicius, eu no escrevi Morte e Vida Severina para intelectuais como voc, respondi. "Escrevi para os sujeitos analfabetos que ouvem cordel na feira de Santo Amaro, no Recife." O poema simples, retrata a tpica realidade do pernambucano que foge da seca em busca do Recife e termina morando numa favela ribeirinha. Foi um sucesso mundial. Isso me orgulha, mas tambm me surpreende porque Morte e Vida Severina passou a ser
2 /1 2 /1 3

coisa

de

eruditos.

O que me chateou muito tambm a respeito do sucesso mundial de

Morte e Vida Severina foi que a burrice nacional brasileira comeou a fazer inferncias polticas sobre o poema. Muita gente queria que depois de cada espetculo eu subisse ao palco e gritasse "Viva a Reforma Agrria". Recusei-me a fazer isto. No fao teorias para consertar o Brasil, mas no me abstenho de retratar em poesia o que vejo e sinto. Eu mostrei a misria que havia no Nordeste. Cabia aos polticos cumprirem seu papel. Essas exigncias de engajamento poltico me irritaram muito. Ainda bem que logo depois fui para Sevilha, Genebra, Assuno e fiquei muito tempo longe do Brasil. Foi o tempo necessrio para que parassem de achar que eu deveria fazer arte engajada em vez de poesia pura. (Joo Cabral)

2 /1 2 /1 3

"Esse poderia

texto ser

no mais

denso. Era obra para teatro,


2 /1 2 /1 3

encomendada

O que Joo Cabral de Melo Neto conseguiu com Morte e Vida Severina foi exatamente colocar uma inteligncia mais requintada a servio do regionalismo, revelando para o mundo aspectos despercebidos da realidade nordestina e brasileira.

2 /1 2 /1 3

2 /1 2 /1 3

El

em

e
e

to n
r pa a

da s
ro a

ra Ob
ilo do s

t bt u

o ul

t es

re

t es

t di e

u liq C

2 /1 2 /1 3

nr

do e
e r pa a

t di e

ro a

t es

ilo

do

t bt u

o ul

t es

re

u liq C

2 /1 2 /1 3

Elementos da obra
Estrutura da Obra; A linguagem; O gnero ;

2 /1 2 /1 3

ad tid en id A
e e qu id Cl E

S de e
t di s e os

ve e

no ri
s t bt u o ul m t es

re

o rv ae

o ilo sitn er

do s

a r art pu

2 /1 2 /1 3

Severino tenta apresentar-se ao pblico/leitor, mas esbarra na falta de individualidade, na despersonalizao do sertanejo pobre.

r st e o meu nome Severino, m como no tenho outro de pia. lo tu como h muitos Severinos, bt que santo de romaria, su deram ento de me chamar o d Severino de Maria; lo ti como h muitos Severinos es com mes chamadas Maria, ro fiquei sendo o da Maria ta do finado Zacarias. di e mas isso ainda diz pouco: ra h muitos na freguesia, pa por causa de um coronel e u que se chamou Zacarias liq C e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria. como ento dizer quem fala ora a vossas senhorias? vejamos: o Severino da Maria do Zacarias, l da serra da costela, limites da paraba.
MORTE E VIDA SEVERINA /1

2 /1 3

"Uma vez que a identidade muda de acordo com a forma como o sujeito interpelado ou representado, a identificao no automtica, mas pode ser ganhada ou perdida. Ela se tornou politizada. Esse processo , s vezes, descrito como constituindo uma mudana de uma poltica de identidade (de classe) para uma poltica de diferena." (Hall, 2003, p.21)

2 /1 2 /1 3

ve re e st e m a S no) lo id a tu v c bt su e e bu o d r t am lo o n ti es M r ro e ta P di e
u liq C e r pa a

na ri

ut (A

de o

al at N

2 /1 2 /1 3

O personagem Jos: carpinteiro; Nascido na cidade de Nazar da Mata; Um homem maduro. Jos o pai de Jesus: Conforme a tradio crist, tambm era carpinteiro; Morador da cidade de Nazar

2 /1 2 /1 3

A mulher que anuncia o nascimento do menino: Caracteriza-se como o Anjo da Anunciao; O mocambo X Um prespio (tradio crist); Os vizinhos que oferecem presentes a criana, lembra a visita dos trs Reis Magos que ofereceram presentes a Jesus.

2 /1 2 /1 3

Minha pobreza tal que no trago presente grande: trago para a me caranguejos pescados por esses mangues; mamando leite de lama conservar nosso sangue. Minha pobreza tal que coisa no posso ofertar: somente o leite que tenho para meu filho amamentar; aqui so todos irmos, de leite, de lama, de ar.
2 /1 2 /1 3

Minha pobreza tal que no tenho presente melhor: trago papel de jornal para lhe servir de cobertor; cobrindo-se assim de letras vai um dia ser doutor. (Joo Cabral de Melo Neto)

2 /1 2 /1 3

o C

t n

xt e
r e pa

h o
it da ed i

t is
v n ilo stri ee

ri
s

o c
o ul m

t es

re

do a

t bt u

o re aS

a v

ee rt qu io Cl M

2 /1 2 /1 3

Escrito em 1954 a pedido de Maria Clara Machado e dedicado a Rubem Braga e Fernando Sabino, "que tiveram a ideia deste repertrio".

3 fase- gerao modernista ou ps-Modernismo; 1945. Fim da Segunda Guerra Mundial; Incio da Era Atmica com exploses de Hiroxima e Nagasqui;

Incio da Guerra Fria;


2 /1 3

Fim2 da ditadura de Getlio Vargas, incio de nova /1 democracia no Brasil e de perseguies polticas;

Surge o movimento das massas camponesas Liga Camponesa de 1954 a 1964 no Brasil silenciadas pelo golpe militar;

1946 -Proposta de programa de reforma agrria defendida pelo senador e capito do exrcito Luiz Carlos Prestes a fim de resolver o grande problema agrrio no Brasil.

1950 - Manifestao realizada pelo Bispo mineiro de da igreja Catlica, Dom Inocncio Engelke, a partir da viso conservadora. O documento se tornou histrico ,conservador e preventivo.

Projeto de Reforma Agrria apresentado pelo deputadoCoutinho Cavalcanti em 1954.

O estatuto da Terra em 1964.

2 /1 2 /1 3

Serto X Zona da Mata


O mesmo sofrimento, os mesmos problemas sociais; Muitas mortes A luta pela vida

O PROBLEMA NO O LUGAR MAS SIM A FALTA DE TERRA.

2 /1 2 /1 3

e e te a a r m ur o o lt M c : Cu de na na r i a , o eri ipli H i s t a e v sc l S a, e i tic R D Cr


a: de ur a at ed er ci t Li so

i V

a d

2 /1 2 /1 3

Literatura:
Na obra Morte e Vida Severina est empregada a construo da imagem da sociedade como objeto de escrita

literria. Sua extenso potica tem uma completa sintonia com as questes sociais. Joo Cabral de Melo Neto notifica em sua poesia a presena
2 /1 2 /1 3

De acordo com Joo Alexandre Barbosa (1986), os poemas de Joo Cabral passaram pelo crivo de uma longa e conquistada potica: a do rigor, que o identifica na literatura brasileira ps-modernista (p. 131). Sua produo potica est situada entre os anos 40 e 90 e, entre outras marcas, aparecem os aspectos caractersticos da regio Nordeste. o Modernismo, procurou
2 /1 2 /1 3

Observe a maneira de prosear do retirante, ao falar, utiliza sua prpria linguagem. Na sua apresentao ressalta a estrutura social de seu povo formada a partir de aspectos histricos: O meu nome Severino, no tenho outro de pia. Como h muitos Severinos, que santo de romaria, deram ento de me chamar Severino de Maria; como h muitos Severinos com mes chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias.

2 /1 2 /1 3

Mas isso ainda diz pouco: h muitos na freguesia,

Crtica: O que Barbosa ressalta?


v

Em Joo Cabral, a crtica da realidade dependente da crtica da linguagem. Este escritor, sem recusar o difcil, instaura o antilirismo como horizonte de uma sintaxe complexa da realidade, sendo um poeta que rearticula a histria no espao do poema (BARBOSA, 1986, p.126).

Ao mesmo tempo em que localiza a poesia num espao regional, o Nordeste, cria uma forma para que esse regional seja apreendido de uma forma mais
2 crtica, /1 2 /1 3

universal, usando seu estilo potico prprio e

procurando adequar a linguagem realidade que

Aponta Benoit (2002) que o escritor engajado seria


2 /1 2 /1 3

aquele

que

se

preocuparia

descrever

Histria:

O escrever tempo,

escritor para ele o

engajado seu

necessitaria histrico, de sua

tempo

procurando melhorar a realidade do seu tem conscincia historicidade. Joo Cabral de Melo Neto um poeta que tem preocupaes tanto com a forma (linguagem) quanto com o contedo
2 em2/1sua poesia. Ele lembrado por vrios 1 3/

Quanto questo da historicidade


Joo Alexandre Barbosa define: A obra de Joo Cabral no se desfaz, um s momento, de uma intensa historicidade. Ler a realidade pelo poema sempre refazer a histria de leituras anteriores da poesia. Por isso, metalinguagem e histria em sua obra, interpenetram-se to fecundamente: a historicidade de sua poesia est sempre apontando para dois espaos fundamentais, isto , o de sua circunstncia social e histrica e o da histria da prpria linguagem como o que o nomeia. A sua poesia histrica na medida mesmo em que, cada vez mais, pe em xeque o sentido de sua linguagem. (1986, p.109)
2 /1 2 /1 3

Cultura:
Joo Cabral de Melo Neto, ao escolher o Nordeste como seu objeto literrio buscou a forma potica para conseguir represent-lo na poesia. Sua obra marcada pelos aspectos caractersticos da regio Nordeste. A valorizao do popular era uma caracterstica esttica. Escolher um povo ou regio e pesquis-los era uma atitude intelectualmente visitada pelos representantes da escrita. Afirma Anderson Pires da Silva (2009) que O folclore aliado literatura de vanguarda permitiria a coeso nacional no campo de uma nova produo literria, sendo proposta dos pensadores nutrirem a cultura brasileira do que era popular (SILVA, 2009, p. 159 a).

2 /1 2 /1 3

Para Modesto Carone (1983, p. 165), Joo Cabral de Melo Neto foi o primeiro a elaborar, no interior de um poema a realidade nordestina. Assim, o vocabulrio de Morte e vida Severina faz referncia cultura e aos valores do povo representados por Cabral. Observe as expresses:
v

no tenho outro de pia em que o termo pia


2 /1 2 faz /1 3

parte do campo semntico da religio. Est

Joo Cabral buscou validar seu compromisso social, estabelecendo o aperfeioamento de sua arte. Tem uma dualidade entre o erudito e o popular. Os aspectos culturais que envolvem a vida dos sertanejos vo sendo colocados no poema. Essa mistura da cultura popular da regio, resgatadas do passado e empregadas no presente, atualiza os aspectos da cultura, tornando-os vivos na realidade: ouo somente a distncia o que parece cantoria.
2 /1 2 /1 3

Ser novena de santo, Ser algum Ms-de-Maria;

Numa casa em que o retirante chega, esto cantando excelncias a um defunto. No trecho seguinte, os rituais da morte so poeticamente apresentados por Joo Cabral. Ele aplica a pardia para lembrar a cultura daquele povo.

A cultura oral, no contar da histria, constri-se por meio de rimas para que o texto possa ser memorizado, j que muitas dessas comunidades no detm a escrita.

A representao social do homem nordestino excludo dos direitos sociais, realizada por Joo Cabral de Melo Neto em Morte e vida Severina, consegue traduzir a vida difcil deste povo.

2 /1 2 /1 3

Sociedade:

O tema do excludo social traado por Joo Cabral

atravs da figura de Severino, um representante do sofrimento das massas menos ouvidas. um personagem que busca encontrar melhores condies de vida, passando por diversos lugares com inteno de chegar a capital Recife. Enquanto caminha, trava dilogos com as pessoas com as quais encontra, dessa forma, o autor mostra sua viso sobre a regio nordestina que sofreu as conseqncias do passado histrico.
2 /1 2 /1 3

O personagem segue em busca de melhores condies e percebe o seu caminho e o seu caminhar. Em todos os lugares que passa tem encontros com a morte e percebe que a misria misria em todo lugar e que ser excludo era garantia de sofrimento em qualquer lugar do pas.

O tema do sofrimento tratado atravs de construes leves e criativas, pois trabalha com nominaes da regio.

Enquanto caminha, o retirante acompanhado pelo rio Capibaribe e, ao andar, vai encontrando com a pobreza e a morte que o segue pelo caminho.
2 /1 2 /1 3

As vrias sociedades

O sofrimento para as minorias sociais

ocorrem em qualquer lugar. O autor aponta a


2 /1 2 /1 3

A conversa dos dois coveiros no cemitrio, pode ser bem uma metfora da vida em sociedade. Na expresso e o bairro da gente fina: se afirma as divises sociais e a desigualdade nitidamente. As pessoas so tratadas conforme a classe social. Na poesia Morte e vida Severina, o cemitrio das classes pobres aparece com um maior nmero de ocorrncias. No serto a morte annima, j na cidade, a pobreza se divide em subnveis no cemitrio. Na fala do coveiro, ao se referir aos retirantes, mostra que o nmero de enterros destes maior e que neles so dispensados os rituais de outros enterros convencionais:

2 /1 2 /1 3

_ a gente sem instinto, gente de braos devolutos; so os que jamais usam luto e se enterram sem salvo-conduto. _ a gente dos enterros gratuitos E dos defuntos ininterruptos. _ a gente retirante que vem do Serto de longe. [...] No tm onde trabalhar e muito menos onde morar. (MVS, p. 108)
2 /1 2 /1 3

Referncias
BARBOSA. Joo Alexandre. As iluses da modernidade: notas sobre a historicidade da lrica moderna. So Paulo: Perspectiva, 1986. BENOIT, Denis. Literatura e engajamento. Bauru: EPUSC, 2002. CANDIDO, Antnio. Literatura e Sociedade: estudos de teoria e histria literria. 7 ed. So Paulo: Nacional, 1985. CARONE, Modesto. Severinos e Comendadores. In: SCHWARTS, Roberto(org). Os pobres na literatura brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1983. P. 165 169. CASTANHO, Sandra Maria. Poltica e lutas sociais no campo: Organizao dos

trabalhadores rurais, legislao trabalhista e reforma agrria (anos 1950 e1960). Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 2, p. 203 207, 2006. http://www.dialogos.uem.br HALL, S. A identidade cultural na ps-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e

2 /1 2 /1 3

Guacira Lopes Louro. 7.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SILVA, Anderson Pires da. Mario e Oswald: uma histria privada do modernismo. Rio de Janeiro: 7 Letras,2009 STEDILE, Joo Pedro, Stevam, Douglas. A questo Agrria no Brasil: Programas de Reforma Agrria 1946-2003.1 ed. So Paulo : Expresso Popular, 2005.

http://fredbar.sites.uol.com.br/mvsint.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Morte_e_Vida_Severina http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Cabral_de_Melo_Neto

2 /1 2 /1 3

S-ar putea să vă placă și