Sunteți pe pagina 1din 11

O Jovem lder

o difcil ser lder quando se relativamente jovem. A juventude um perodo de muita alegria e de grande privilgio. O corao est cheio de vida. o Mas ao mesmo tempo pode ser extremamente frustrante; a gerao dos mais velhos nem sempre confia na gerao dos jovens. Com freqncia os tratam como se ainda fossem crianas; no aceitam facilmente seus direitos e com muito trabalho que os aceitam como lderes.

O Jovem lder
2. Identifique-se com a autoridade das Escrituras (v.13) Como seria enquanto Paulo estivesse ausente? Paulo diz a Timteo: at a minha chegada aplica-te leitura. o Entretanto, havia ainda uma outra coisa que Timteo tinha que fazer; no somente tinha que ler as Escrituras, mas tambm preg-las e ensin-las. o Pregar e ensinar significa exortar e instruir. Era isso que Timteo tinha que fazer na ausncia de Paulo, e o que tambm ns devemos fazer hoje.

O Jovem lder
o Esta uma razo por que com freqncia os jovens se irritam e frustram. Quando citamos a palavra jovem, no estamos falando somente em relao de idade natural, mas, tambm a idade espiritual. H trs nveis de crescimento o Adulto maduro o Jovem inesperiente o Criana infantil

O Jovem lder
o Paulo trata deste assunto em I Tm.4;11 a 5;2 vejamos: Timteo tinha sido posto numa posio de autoridade por Paulo em feso. Era de sua responsabilidade comandar e ensinar. Mas, ele era relativamente jovem ( 30 anos). Em comparao com alguns dos ancies da igreja, provavelmente ele se sentia muito jovem e, portanto, havia um perigo real de que desprezassem a sua mocidade e no aceitassem o seu ministrio. possvel que alguns dos ancies sentissem-se ressentidos porque o haviam promovido acima deles, e em conseqncia no aceitavam a sua autoridade e o seu ministrio.

O Jovem lder
Seis conselhos para desenvolver uma liderana quando jovem.

1. Torne-se padro (v.12) Se Timteo queria que a sua liderana fosse aceita, teria que dar um bom exemplo, sendo um padro para os demais. No desprezariam a sua mocidade se pudessem apreciar a sua vida. Este o novo modelo de liderana que Jesus introduziu: uma liderana de exemplo, em vez de ser autoritria. Quando a nossa autoridade questionada, diminuda ou resistida, somos tentados a nos impor pela fora. Observe como o padro deve ser amplo: na palavra, no procedimento, no amor, na f, e na pureza.

O Jovem lder
3. Exercite os seus dons (v.14) A palavra grega charisma. No nos dito que charisma foi; bem pode ter sido a autoridade para pregar, junto com o poder do Esprito. o Para tanto, Timteo no devia esquecer-se desse dom espiritual, mas sim desenvolv-lo, tal como lhe escreve Paulo em II Tm.1;6 Por esta razo, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que h em ti pela imposio das minhas mos. o Timteo tinha que se recordar de que Deus lhe havia chamado ao ministrio e lhe havia dado o dom; devia ter conscincia que a igreja havia reconhecido o seu chamado e os seus dons e o seu ministrio, as pessoas no poderia desprezar a sua mocidade.

O Jovem lder
4. Mostre o seu progresso (v.15) O quarto conselho complemento do anterior: para que o teu progresso a todos seja manifesto. At agora Paulo se referia ao exemplo de Timteo, sua autoridade, sua comisso e aos seus dons. o Agora Paulo lhe diz que o seu progresso deveria ser evidente para os outros. Deveria crescer em maturidade espiritual e no trabalho espiritual. As pessoas tinham no somente que ver o que ele era, mas tambm o que ele almejava ser. o Esta recomendao muito importante em relao aos lderes jovens. s vezes eles so postos em um pedestal e supostamente tm que ser perfeitos. Em vez disso, deveramos dar ouvido as palavras de Paulo em Fl.3;12 No que eu o tenha j recebido ou tenha j obtido a perfeio. Vamos dar aos jovens a oportunidade de crescer e progredir.

O Jovem lder
5. Cuide da sua coerncia (v.16) importante ver como Paulo une a sua vida com os seus ensinamentos. Literalmente ele diz que Timteo devia dar muita ateno, tanto a si mesmo como sua doutrina. o Ele no deveria descuidar-se de si mesmo por ensinar aos outros, nem deveria descuidar dos outros por preocupar-se consigo mesmo. o O equilbrio da liderana crist exige de ns que perseveremos nessas duas linhas; dessa maneira salvaremos ns mesmos e as demais pessoas. E que no d para ensinar aos outros aquilo que ns mesmos no praticamos.

O Jovem lder
6. o Cuide dos seus relacionamentos (5;1-2) A congregao que Timteo tinha sob sua responsabilidade era mista. A idade e o sexo deveriam determinar a atitude de Timteo para com as pessoas. Timteo teria que admoestar pessoas muito mais velhas do que ele e, nessa situao, deveria faz-lo como uma exortao e no como uma repreenso. No repreendas ao homem idoso; antes exorta-o como a pai. Por outro lado, Timteo deveria tratar os rapazes como irmos, isto , amando-os e no os menosprezando. Teria que tratar as moas como irms, amando-as com absoluta pureza e tomando as devidas precaues para evitar a imoralidade. Disso conclui-se que a igreja local uma famlia. Na congregao h pais e mes, irmos e irms. Os lderes cristos jovens devem ser sensveis a essas diferenas e no tratar a todos por igual.

O Jovem lder
o O lder cristo foi comissionado por Deus para uma tarefa de responsabilidade e servio. - Tem exigncias e tenses prprias de todo lder. - E h tambm presses e conflitos que derivam da luta espiritual que satans impe contra o evangelho e contra aqueles que o proclamam. o Mas o lder cristo sabe que o seu Senhor quem o capacita, quem o nutre e quem o acompanha. o Se aprendermos levar em conta os ensinamentos do Nosso Senhor, se obedecermos os seus mandamentos, se seguirmos os seus passos, poderemos cumprir a nossa misso com eficincia e com alegria.

O Jovem lder
o A verdadeira liderana comea no corao e no no conhecimento. O conhecimento faz parte, mas no a base. o Na histria do povo de Deus vemos que os vocacionados de Deus no era os mais cultos e sim aqueles que tinham um corao responsivo ao clamor do corao de Deus. o Se ns realmente queremos edificar a Igreja do Senhor Jesus precisamos compreender com qual motivao estamos fazendo a obra de Deus.

S-ar putea să vă placă și