Sunteți pe pagina 1din 14

A Repblica de Plato livro X

Disciplina de Produo do Conhecimento

Poesia Imitativa
A cidade bem fundada no admite em nenhum caso a poesia imitativa.

Scrates as obras deste gnero arrunam o esprito daqueles que no tem o antdoto, ou seja, o conhecimento do que elas so realmente.

Homero o mestre e chefe de todos esses belos poetas trgicos, imitadores. O que imitao? Os que tem a vista fraca apercebem os objetos antes daqueles que a tem penetrante. Temos o hbito de supor uma certa forma , e uma s, para cada grupo de obletos mltiplos a que damos o mesmo nome. 10 camas e 10 mesas, para esses objetos a apenas duas formas, uma forma de cama outra de mesa. a forma em si mesma ningum modela.

Poesia Imitativa

Homero

O que imitao?

Existe um Obreiro que faz todas as formas: este arteso no apenas capaz de fazer todas as espcies de mveis, mas tambm produz tudo o que brota da terra, modela todos os seres vivos, incluindo ele prprio, e , alm disso, fabrica a terra, o cu, os deuses e tudo o que h no cu e tudo o que h sob a terra, no Hades. Existe um arteso que faz objetos aparentes: Bem, chegas ao ponto mais importante do discurso. Suponho que entre os artesos desta natureza preciso contar tambm com o pintor.

Existem artesos que fazem objetos semelhantes ao real, mas no o real. E o marceneiro? No dissestes a pouco que no fazia a forma ou, segundo ns, o que a cama, mas uma cama qualquer? Scrates - pois bem. Se no faz o que , no faz o objeto real, mas um objeto que se assemelha a este, sem ter a sua realidade, e se alguem dissesse que a obra do marceneiro ou de qualquer outro arteso real, seria acertado dizer que isso seria falso. Glauco Seria a concluso a que chegariam os que se ocupam de tais questes.

ser

3 espcies Criada por Deus Existe na natureza das coisas Criada pelo marceneiro Existe na aparncia Criada pelo pintor

Existe a forma material

1 grau da verdade Deus

2 grau da verdade Marceneiro

3 grau da verdade Pintor

Deus porque no quis agir de modo diferente ou por uma necessidade qualquer o obrigou a no fazer seno uma cama na natureza, fez unicamente essa que a cama real. Ele o criador desse objeto e de todas as outras coisas. Marceneiro Devemos cham-lo de obreiro da cama. Pintor o imitador daquilo de que os outros dois so os artfices.

Poetas Trgicos Desse modo, o autor de tragdias, se um imitador,


estar afastado trs graus do rei e da verdade, assim como todos os outros imitadores.

precisamos , assim, ver se essas pessoas, tendo deparados com imitadores desta natureza, no foram enganados pela contemplao de suas obras, no notando que esto afastadas no terceiro grau da verdade e que mesmo desconhecendo a verdade, fcil execut-las , por que os poetas criam fantasmas , e no seres reais ou se os bons poetas sabem realmente aquilo de que, no entender da multido, falam to bem.

sendo assim no peamos conta a Homero nem a nenhum outro poeta sobre vrios assuntos. Mas sobre os assuntos mais importantes e mais belo que Homero decide tratar: as guerras, o comando dos exrcitos, a administrao das cidades, a educao do homem, talvez seja justo interrog-lo e dizerlhe: Caro Homero, se verdade no que se respeita a virtude, no ests afastado no terceiro gral da verdade, diz-nos qual, entre as cidades, graas a ti, se governaram melhor? Poderia indicar uma s que fosse?

Scrates - O pintor desenha uma aparncia de sapateiro, sem nada entender de sapataria, para as pessoas que, no percebendo mais do que ele, julgam as coisas segundo as aparncias? Glauco Sim Scrates Diremos tambem que o poeta aplica a cada arte cores adequadas, com as palavras e frases, de tal modo que, sem ser competente seno par imitar, passar por fala muito bem, quando fala, observando o ritmo quer de sapataria, quer de ater similar tal encanto que esses ornamentos tem em si mesmos!
Pois bem, leva isso em considerao: o criador de imagens, o imitador, no entende nada da realidade, s conhece a aparncia.

Pintor = Poetas Trgicos

Imitadores

3 grau da verdade
Irreal Arte da imitao

S conhece a aparncia

objeto
Todas as coisas

Arte da fabricao

Arte do uso

por acaso o pintor que sabe como deve ser feito os freios e as redeas? Ou ser aquele que os fabrica? No antes aquele que aprendeu a servi-se dele, o simples cavaleiro? No diremos que os mesmo se passa com relao a todas as coisas Scrates - o imitador no tem cincia nem opinio justa no quis respeito beleza aos defeitos das coisas que imita? Glauco a que ma parece, no!

Poesia Imitativa Homero imitao

ser

3 espcies

Pintor

Criada por Deus


Criada pelo marceneiro

Criada pelo pintor

S-ar putea să vă placă și