Sunteți pe pagina 1din 13

Estrutura Familiar e Dinmica Social

Prof. Sandra Dinis

- Pilar de uma sociedade organizada (instituio social bsica e universal); - Grupo de pessoas unidas directamente por laos ou relaes de parentesco estabelecidos por: Consanguinidade Aliana Adopo

Tipos de relaes bsicas entre os seus membros: 1. Relao de descendncia ou consangunea Ex: Filhos, irmos, pais, avs, etc. 2. Relao de unio ou afinidade Ex: Cnjuges, cunhados, sogros, enteados, etc.

1. Casamento ou aliana 2. Filiao 3. Autoridade 4. Autonomia

1. Aliana exogmica: caracterstica das sociedades primitivas arcaicas, a escolha do cnjuge no da competncia do indivduo, mas da sociedade de que ele faz parte (casamentos combinados).

2. Aliana poligmica: caracterstica de algumas sociedades tradicionais que autorizam que um homem possa ter vrias mulheres, isto , ser marido e pai em vrias famlias poligenia; uma mulher possa ter dois ou mais maridos poliandria

3. Aliana monogmica: um homem s pode desposar uma mulher e vice-versa. Aqui tambm esto contempladas as relaes homossexuais.

Reconhecimento de laos entre pessoas descendentes umas das outras geraes. linha directa: pessoas que esto umas para com as outras na relao de ascendentes e descendentes (filho, neto, bisneto...)

linha colateral: as pessoas no descendem umas das outras mas possuem um ancestral em comum (tios, primos, irmos...)

Tipos de filiao:

1. Unilinear: s so reconhecidos parentes os que


descendem da linha paterna (patrilinear) ou da linha materna (matrilinear)

Patrilinear: residncia patrilocal (instalao na casa dos pais do esposo; transmitido de pai para filho o nome, os bens e os privilgios); Matrilinear: a autoridade pertence aos homens do grupo social da me (tios e irmos), sendo a residncia matrilocal (instalao em casa dos pais da esposa).

2. Bilinear: a que se verifica na nossa sociedade todos os descendentes recebem o nome do pai e da me, podendo perd-lo aps o casamento e podendo todos receber a herana de qualquer um dos avs.

1. Famlia patriarcal: dirigida pelo homem mais velho e reconhecido pelos outros membros da famlia como o mais sabedor e experiente; 2. Famlia matriarcal: a mulher mais idosa e tambm mais sabedora e experiente que exerce a autoridade; 3. Gerontocrtica: dirigida por um conselho de ancios

Famlias autnomas: produzem tudo quanto os seus membros precisam (muito raras); Famlias interdependentes ou no autnomas: caracterizam-se pela mtua dependncia de venda e compra de bens ou servios.

- Famlias monogmicas - Famlias residem num novo local que no a casa do pais - Pai e me exercem a autoridade se bem que predomine ainda a autoridade paterna - Famlia no autnoma

S-ar putea să vă placă și