Sunteți pe pagina 1din 16

SEGURANA DA INFORMAO E SEUS CRITERIOS

COMO AS REDES DE COMPUTADORES MUDARAM AS FORMAS DE COMO USAREM OS SISTEMAS DE INFORMAES?

As possibilidades sao muito mais amplas que os sistemas fechados? Entao o que segurana da informaao? Qual a importancia da segurana da informaao para as empresas?

Quais sao os principios basicos para garantir a sgurana da informaao?


Confidencialidade; Disponibilidade; Integridade.

Confidencialidade
A informaao somente pode ser acessada por pessoas explicitamente autorizadas; Sua funo impedir que pessoas nao autorizadas tenham acesso a essas informaes; O aspecto mais imporante da confidencialidade garantir a identificaao das partes envolvidas.

Disponibilidade
A informao ou sistema de computador deve estar disponvel no momento em que a mesma for necessria;

Integridade
A informao deve ser retornada em sua forma original no momento em que foi armazenada; a proteo dos dados ou informaes contra modificaes intencionais ou acidentais noautorizadas; Uma informao pode ser imprecisa, mas deve permanecer integra (no sofrer alteraes por pessoas no autorizadas).

para uma informao ser considera segura, o sistema que o administra ainda deve respeitar os seguintes requisitos:

Autenticidade; No repdio; Legalidade; Privacidade; Auditoria.

Autenticidade
Garante que a informao ou o usurio da mesma autntico; Atesta com exatido, a origem do dado ou informao;

No repdio
No possvel negar (no sentido de dizer que no foi feito) uma operao ou servio que modificou ou criou uma informao; No possvel negar o envio ou recepo de uma informao ou dado;

Legalidade
Garante a legalidade (jurdica) da informao; Aderncia de um sistema legislao; Caracterstica das informaes que possuem valor legal dentro de um processo de comunicao, onde todos os ativos esto de acordo com as clusulas contratuais pactuadas ou a legislao poltica institucional, nacional ou internacional vigentes.

Privacidade
uma informao pode ser considerada confidencial, mas no privada; Uma informao privada deve ser vista / lida / alterada somente pelo seu dono; Garante ainda, que a informao no ser disponibilizada para outras pessoas (neste caso atribudo o carter de confidencialidade a informao); a capacidade de um usurio realizar aes em um sistema sem que seja identificado.

Auditoria
Rastreabilidade dos diversos passos que um negcio ou processo realizou ou que uma informao foi submetida, identificando os participantes, os locais e horrios de cada etapa; Auditoria em software significa uma parte da aplicao, ou conjunto de funes do sistema, que viabiliza uma auditoria; Consiste no exame do histrico dos eventos dentro de um sistema para determinar quando e onde ocorreu uma violao de segurana.

Relao dos princpios para a obteno da segurana da informao

Morais da Segurana e Composio da Segurana

S-ar putea să vă placă și