Sunteți pe pagina 1din 20

CONJUNTO KKKK

Equipe: Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Anderson Freitas, Carlos Ferrata, Carmem villa, Ccero Cruz, Fabio Mosaner, Juliana Antunes, Paulo Alves, Pedro Barros Data de incio do projeto: 1996 Data concluso da obra: 1998 -2001 Programa: Recuperao de edifcio histrico e adaptao para museu da imigrao japonesa, centro de convivncia, salas multimdia, biblioteca, exposies, restaurantes, auditrio.

rea: 2.900 m Local: Registro, SP

KKKK - Companhia Ultramarina de Desenvolvimento, criada em Tquio com a misso de dar apoio s cerca de 2 mil famlias imigrantes. Foi ela a responsvel pela prosperidade do Alto Ribeira, iniciada com a construo do conjunto arquitetnico inaugurado em 1922. Nele funcionavam armazns, escritrios e o maior engenho de beneficiamento de arroz da Amrica Latina durante a dcada de 1920. Construiu tambm estradas que interligavam as propriedades ao entreposto fluvial e s redes rodoviria e ferroviria. Com o incio da 2a Guerra Mundial, em 1939, a KKKK foi proibida de atuar no Brasil. Em 1945, quando Registro passou da condio de distrito de Iguape a municpio autnomo, o conjunto foi desmembrado em quatro partes e passou para as mos de antigos funcionrios, como pagamento por dvidas trabalhistas. A partir da os prdios enfrentaram longo processo de deteriorao, que perdurou at 1987, quando o conjunto foi tombado pelo Condephaat. Somente em 2000 foram obtidos os recursos para as obras de recuperao, realizadas pela prefeitura de Registro e pela FDE- Fundao para o Desenvolvimento da Educao do Estado de So Paulo.

Prximo ao porto, com KKKK na direita.

KKKK em operao com seus barcos

O novo teatro e o complexo restaurado

O projeto tambm tinha como meta articular esse patrimnio revitalizado com sua paisagem histrica e ambiental, relacionando-o com a cidade de Registro e com o rio Ribeira de Iguape num projeto mais amplo, o Parque Beira-Rio. O objetivo recuperar as margens do rio e controlar as enchentes, integrando o conjunto cidade atravs do projeto de uma praa para o mercado, do desenho de eixos de comunicao e fluxo, aes que se somam para recuperar a relao histrica da cidade com seu rio.

Implantao KKKK

O conjunto constitudo por quatro corpos iguais enfileirados (antes destinados ao armazenamento) e um edifcio mais alto (j usina de beneficiamento do arroz e local das mquinas), de trs pavimentos, separado dos primeiros. Apesar de configurar uma tipologia diferente, o edifcio de beneficiamento mantm uniformidade de composio com o conjunto. O volume externo dos edifcios marcado pela contigidade dos telhados de duas guas agrupados dois a dois (rompida pela inverso da direo do caimento das guas do ltimo bloco) e pela composio das fachadas de alvenaria estrutural de tijolos macios, deixados vista, em que se destaca a modulao das arcadas cegas escalonadas e escavadas na superfcie. Internamente visvel a estrutura metlica constituda de vigas e pilares. A ligao dos galpes entre si e com o edifcio de beneficiamento fazia-se por um extenso alpendre que corria desde o primeiro galpo, at a entrada do prdio mais alto. Uma nova cobertura reconfigura a comunicao entre os blocos, na medida em que se interliga marquise que se desenvolve em toda a extenso dos galpes enfileirados, como redesenho dos antigos alpendres. Ligao mantida, assegurada por uma nova materialidade. A interveno deteve-se, portanto no reconhecimento da expresso arquitetnica do conjunto dos quatro edifcios contguos e na separao destes em relao ao corpo mais alto, onde se instalou o Memorial. Um bloco de menor dimenso, que se interpunha entre esses dois grupos de edificaes, foi demolido para dar lugar marquise de concreto que recupera o valor do vazio existente antes da construo daquele corpo extemporneo. Os elementos novos tm a marca da contemporaneidade.

O complexo em 1995.

A escultura Guaracu de Tomie Ohtake

A rvore Guaracu smbolo de Registro

Espao para uso externo, flexvel

Restauro Histrico
Camilo Boito Monumentos tambm so documentos histricos (manter o estado consolidado) Condio ideal: no intervir Intervenes em caso de necessidae, diferenciando o perodo histrico e atual respeito ao perodo histrico Intervenes e acrescimos com materiais distintos Preferencia da conservao a restaurao, caso seja necessrio a restaurao, limitar-se ao mnimo possvel (aproxima da teoria de John Ruskin)

No h, por parte da teoria aqui analisada, a vontade de que as mesmas voltassem ao aspecto original do edifcio e sim a de que permanecessem, de fato, como runas. Afasta-se aqui um possvel completamento com elementos novos, princpio com certeza adotado por Viollet-le-Duc. Tambm o medo em relao restaurao como o grande perigo distancia o pensamento de Boito dos escritos de le-Duc, aproximando-o, mais uma vez, a Ruskin. restauro filolgico (4). Podemos dizer que Boito contribuiu de forma direta para a formulao dos princpios modernos de restaurao, na medida em que defendia o respeito matria original da pr-existncia, a reversibilidade e distino das intervenes, o interesse por aspectos conservativos e de mnima interveno, a manuteno dos acrscimos de pocas passadas entendendo-as como parte da histria da edificao, assim como, buscou harmonizar as arquiteturas do passado e do presente a partir da distino de sua materialidade. Podemos dizer que Boito procurou a verdade dos fatos baseado na convico de que cada edificao constitui um objeto nico e distinto, ou seja, cada caso um caso, composto por particularidades diferentes, e, portanto, deve ser tratado de maneira especfica. Camillo Boito concluiu sua tese explicitando o conservadorismo que permeou seu trabalho de restaurao em arquitetura, defendendo que as intervenes deveriam conservar nos monumentos o seu velho aspecto artstico e pitoresco entendendo isso como respeito materialidade do objeto. Da mesma forma, chamou a ateno para o fato de que a conservao e a restaurao no poderiam ser entendidas como a mesma coisa.

Restauro Estilstico ou de reintegrao estilstica


Viollet-le-Duc

Restauro Cientfico
Gustavo Giovannoni
??

Cartas patrimoniais
Carta de Atenas Quando seja inevitvel a interveno, pela degradao do monumento, aconselhvel respeitar todas as obras histricas e artsticas do passado sem excluir estilos de qualquer poca importante a reutilizao do edifcio, mantendo o seu uso original ou o uso funcionalmente mais adequado, de modo a respeitar o carcter histrico e artstico, garantindo a sua continuidade futura; valorizao do aspecto envolvente do edifcio, recomendando a reflexo sobre novas construes nas proximidades do monumento, de modo a no degradar a paisagem e o ambiente. Alm disso, devem ser suprimidos elementos como publicidade, postes e fios telefnicos, indstrias ruidosas e outros; aceitvel utilizar os recursos da tcnica moderna, inclusive o beto armado, usando-os de forma dissimulada, para que no alterem a imagem e o carcter do monumento; o monumento antes da interveno deve ser alvo de estudo e anlise de toda a documentao, de modo a realizar um diagnstico correcto e trabalhos de restauro adequados. Para esta tarefa fundamental o trabalho interdisciplinar entre arquelogos e arquitectos restauradores, assim como a colaborao de representantes de cincias fsicas, qumicas e naturais, de modo a analisar futuras degradaes provocadas pela passagem do tempo e por efeito dos agentes atmosfricos; preocupao especial na educao dos povos, desde as primeiras idades, no sentido de transmitir a importncia da proteco de obras de arte e de limitar actos que possam degradar estes testemunhos de toda a civilizao.

Alois Riegl Relatividade das intervenoes nas obras de patrimonio Conjunto KKKK Para se formar um acervo na memria coletiva preciso preservar os monumentos No preservar apenas pelo que as obras so materialmente, mas sim preservar os valores(carregados de significados e memria) e aquilo que representam VALORES transcende a materialidade MONUMENTOS conjunto KKKK: no intencional VALOR: Remomerao > Histrico Contemporaneidade> Valor de uso, valor de arte(valor relativo)

Teoria da restaurao
Cesare Brandi

Bibliografia
http://www.memoriaviva.org.br/default.asp?A CT=5&content=304&id=28&mnu=28 Vitruvius - O equilbrio em Camillo Boito (Rogrio Pinto Dias de Oliveira) http://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhas online/08.086/3049

S-ar putea să vă placă și