Sunteți pe pagina 1din 45

CONTROLE EXTERNO

MDULO II

Mrio Bertuol

O TRIBUNAL DE CONTAS NA CONSTITUIO FEDERAL


Art.

70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

Contbil Oramentria Financeira Operacional Patrimonial

COFOP

Difusos (Bens de uso do povo) Meio Ambiente (auditorias ambientais) Privatizaes

ASPECTOS OBJETIVOS

Legalidade Legitimidade Economicidade Aplicao de Subvenes Renncia de Receitas

COMPETNCIA
Congresso

Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

Pargrafo nico do Art. 70


Prestar

contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria.
(Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 04/06/98)

GAGAU
Gerencie

Arrecade
Guarde

Administre
Utilize

Dever de prestar contas

Aspectos subjetivos
Fsica Jurdica

TODAS AS PESSOAS

Pblica
Privada

De qu?
Dinheiros,

bens e valores pblicos ou Pelos quais a Unio responda ou Assuma obrigaes de natureza pecuniria

Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: Relembrando: o titular do Controle Externo o Congresso Nacional. O TCU presta auxlio, no est subordinado.

Competncias Constitucionais do Tribunal de Contas da Unio

J foi perguntado!
O controle externo no Brasil, quanto fiscalizao contbil, financeira e oramentria da Administrao Pblica Federal, atualmente, comporta atividades diversificadas, compreendidas na competncia (ACE 2002 ESAF) a) exclusiva do Congresso Nacional. b) exclusiva do Tribunal de Contas da Unio. c) conjugadas e conjuntas do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da Unio. d) privativas umas do Congresso Nacional e outras do Tribunal de Contas da Unio. e) privativas umas do Congresso Nacional, outras do Tribunal de Contas da Unio e algumas delas com a participao conjugada de ambos esses rgos.

Foi perguntado! De acordo com a Constituio Federal, o controle externo competncia do Congresso Nacional, responsvel pela fiscalizao contbil, financeira, oramentria e operacional da administrao indireta, bem como por fiscalizar, por intermdio do TCU, a prestao de contas das pessoas ou empresas que no pertenam administrao pblica. (CESPE/2007)

apreciar

contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento. Importante: o TCU no julga as contas do PR, tal responsabilidade do CN.

Inciso I
as

Inciso I
Qual

o prazo para que o PR apresente as suas contas? que acontece se o PR no prest-las?

Qual

a diferena da redao deste inciso para a redao do inciso VI do art. 1 do RITCU?

Foi perguntado! Compete ao Tribunal de Contas da Unio: julgar as contas anuais do presidente da Repblica e dos demais responsveis por dinheiros, bens e valores da administrao direta, indireta e fundacional da Unio. (ACE CESPE/98)

Inciso II
II

- julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico.

Funo

judicante do Tribunal de Contas da

Inciso II

Unio Competncia prpria (privativa) do TCU, possvel de ser revista apenas pelo PJ (legalidade e formalidade) Faz-se necessrio obedecer ao princpio do devido processo legal? Por que a distino, na parte final, daqueles que derem causa...?

Inciso II
O Tribunal de Contas da Unio tem competncia para julgar as contas: Do Poder Legislativo Do Poder Judicirio Do Ministrio Pblico Do prprio Tribunal de Contas da Unio De rgos e entidades do Poder Executivo

Inciso II
O

Tribunal de Contas da Unio tem competncia para julgar as seguintes contas? Conselhos de Profisso Ordem dos Advogados do Brasil Servios Sociais Autnomos Organizaes Sociais Este tpico ser abordado quando estudarmos a jurisdio do TCU (LOTCU)

J foi perguntado!
(ACE 99/ESAF) As contas anuais da gesto financeira, oramentria e patrimonial do Tribunal de Contas da Unio so apreciadas e julgadas, quanto sua regularidade, a) pela Cmara dos Deputados b) pelo Senado Federal c) pelo Congresso Nacional d) por Comisso Mista Parlamentar e) pelo prprio TCU

J foi perguntado!
A funo judicante expressa quando o TCU exerce a sua competncia infraconstitucional de julgar as contas de gesto dos administradores pblicos. Entretanto, no tocante s prestaes de contas apresentadas pelo governo federal, compete ao TCU apenas apreci-las e emitir parecer prvio, j que compete ao Congresso Nacional julg-las, com base na emisso do parecer emitido pela comisso mista permanente de senadores e deputados. (CESPE/2007)

Inciso III
III

- apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio;

Funo

fiscalizadora Admisso de pessoal (administrao direta e indireta), o mesmo no se aplica aposentadoria As nomeaes em cargo de comisso podem ser fiscalizadas em auditorias conformidade Bem como no quer dizer tambm no Alterao do fundamento legal do ato concessrio A qualquer ttulo Lei 8.745/93

Inciso III

Foi perguntado!
O TCU aprecia a legalidade do ato concessivo de aposentadoria e, encontrando-se este em conformidade com a lei, procede a seu registro. Essa apreciao competncia exclusiva do TCU e visa ordenar o registro do ato, o que torna definitiva a aposentadoria, nos termos da lei. Entretanto, se, na apreciao do ato, detectar-se ilegalidade, no compete ao TCU cancelar o pagamento da aposentadoria, inclusive para respeitar o princpio da segregao. (CESPE/2007)

IV

- realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II;

Inciso IV

Inciso IV
Funo

fiscalizadora e informativa Um Deputado ou Senador isoladamente NO tem competncia para tal solicitao Note que o prprio Tribunal tem iniciativa prpria para fiscalizar autonomia Auditoria Inspeo

Inciso V
fiscalizar

as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo;

fiscalizar

a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio. Ao estudarmos a competncia do TCU por meio da LOTCU vamos aprofundar o tema. No impede que o TC do ente tambm fiscalize. Transferncias voluntrias LRF, Art. 25

Inciso VI

Inciso VII
VII

- prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; Funo informativa (mesmas obs inciso IV)

Inciso VIII
VIII

- aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio; Funo Sancionadora Princpio da reserva legal No define qual lei (10.028/00 Crimes fiscais)

Inciso IX
IX

- assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; Funo corretiva Durante uma fiscalizao, o Tribunal no pode determinar a sustao do ato. Prazo Geralmente 15 dias (art. 251 RITCU)

E se o rgo no obedecer?
Inicialmente,

deve-se verificar se trata-se de ato ou de contrato. Qual a diferena? Em ambos os casos deve-se representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados (inciso XI).

Em caso de ato...
A

CF concedeu competncia para o TCU sustar o ato (inciso X). Qual o significado de sustar o ato? Quais so seus efeitos? Smula 106 Aps, deve comunicar a deciso CD e ao SF CN

Em caso de contrato ...


o

ato de sustao ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis ( 1).

Se

o contrato ilegal foi firmado pelo PJ? Minus dixit quan voluit (o legislador disse menos do que queria)

Em caso de contrato ...


Se

o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, no efetivar as medidas previstas no pargrafo anterior, o Tribunal decidir a respeito. Qual o significado da expresso decidir a respeito? MS 23.550/DF Poder do TCU p/ determinar autoridade administrativa que promova a sustao.

J foi perguntado!
Acerca do controle externo da atuao da administrao pblica, conforme os critrios disciplinados pela Constituio Federal de 1988, julgue os itens abaixo. (ACE Cespe 1996) 1_ Compete ao Tribunal de Contas da Unio (TCU), diretamente, determinar a sustao de contrato administrativo celebrado pelo Poder Executivo, comunicando o ato de sustao ao Congresso Nacional. 2_ O Congresso Nacional poder sustar ato normativo do Poder Executivo que exorbite do seu poder regulamentar. 3_ A Cmara dos Deputados, o Senado Federal, bem como qualquer de suas comisses, podero convocar ministro de Estado para prestar informaes acerca de assuntos previamente determinados. 4_ Compete privativamente ao Senado Federal aprovar, previamente, a escolha dos ministros do TCU indicados pelo Presidente da Repblica. 5_ Compete ao Congresso Nacional fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital a Unio participe de forma direta ou indireta.

J foi perguntado!
Compete

ao Tribunal de Contas da Unio (TCU), diretamente, determinar a sustao de contrato administrativo celebrado pelo Poder Executivo, comunicando o ato de sustao ao Congresso Nacional. (ACE Cespe/98)

decretar

a anulao de atos e contratos dos rgos jurisdicionados considerados ilegais (ACE ESAF/2000).

J foi perguntado!
Considere

que o TCU, ao proceder a fiscalizao da construo de uma rodovia federal, verifique ilegalidade, sobrepreo da obra, bem como pendncias de implementao de medidas anteriores, por ele determinadas. Nesse caso, o TCU dever sustar a execuo do ato impugnado e comunicar a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal. (CESPE/2007)

Art. 71, 3 e 4
As

decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. Tribunal encaminhar ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatrio de suas atividades.

J foi perguntado!
As

decises do Tribunal de Contas da Unio, no exerccio das suas funes de controle externo, tero eficcia de ttulo executivo judicial (ACE ESAF/2000). o TCU constituir ttulo executivo contra empresa privada. (ACE Cespe/2004).

Pode

J foi perguntado!
Todas as manifestaes das cortes de contas tm valor e fora coercitiva, entretanto, s os acrdos condenatrios tm eficcia de ttulo executivo, ou seja, unicamente os processos de contas, abrangendo tanto as contas anuais quanto as contas especiais, podem ser julgadas, ensejando a constituio de ttulo executivo e podem ter como efeito a produo de coisa julgada. (CESPE/2007)

Art. 72
CMP
Indcio de despesa no autorizada 5 dias aut. Gov. esclarecimentos
No prestados ou insuficientes

CMP dano irreparvel

Caso o TCU entenda irregular a despesa

TCU 30 dias Pronunciamento conclusivo

Propor ao CN sua sustao

Observaes: 1) A deciso final acerca da sustao do CN 2) O parecer do TCU apenas opinativo 3) A CMP, mesmo que o TCU considere irregular, pode no propor a sustao

J foi perguntado!
Entre as funes de controle externo da Administrao Pblica Federal exercidas em conjunto pelo Tribunal de Contas da Unio TCU e Congresso Nacional - CN, inclui-se o exame e avaliao dos projetos e programas autorizados na Lei Oramentria Anual, avaliando os seus resultados quanto eficcia, eficincia e economicidade. (ACE ESAF 2002) a) Correta a assertiva. b) Incorreta a assertiva, porque essa competncia privativa do CN. c) Incorreta a assertiva, porque essa competncia privativa do TCU. d) Incorreta a assertiva, porque essa competncia privativa de uma Comisso Mista especial prevista na Constituio. e) Incorreta a assertiva, porque isso previsto na Constituio como sendo competncia privativa do Sistema de Controle Externo.

Art. 73
O

Tribunal de Contas da Unio, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro prprio de pessoal e jurisdio em todo o territrio nacional, exercendo, no que couber, as atribuies previstas no art. 96.

J foi perguntado!
Os ministros do TCU, por integrarem o Poder Judicirio, detm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos ministros do STJ. (CESPE/Tcnico/2007)

S-ar putea să vă placă și