Sunteți pe pagina 1din 12

Escola Secundria de Estarreja CLC Cultura Linguagem e Comunicao 2011/2012

A Vida Rural
Trabalho realizado por: Renato Gonalves n27 Alice Ferreira n1 Sara Catlico n20 Professor(a): Ana Limas

Sumrio
Introduo Caractersticas da vida no campo Atividades Alimentao Vesturio Casas dos Camponeses Divertimentos Filme (temtico) Concluso Netgrafia

Introduo
Neste trabalho retratmos o modo de vida rural, ou seja, a vida no campo, a vida quotidiana dos camponeses. Referimos tambm, caractersticas acerca da vida no campo e dos seus habitantes, tais como costumes, vesturio, entre outros. Por fim, passmos uma ideia de vida rural atravs de um vdeo, que retrata vrios aspetos e pormenores da vida no campo.

Caractersticas da vida no campo


Sem dvida nenhuma que, a vida no campo muito mais saudvel. A comear pelo ar puro, frutos naturais, verduras , leite fresquinho, carne caseira assim como os ovos da galinha, tudo tem mais vida. Hoje em dia, bem poucos tm o privilgio de conhecer o campo, pisar a terra, comer frutos colhidos na hora, beber leite acabado de sair aps o mugido da vaca, tomar banho no rio. Sem contar com a beleza da flora e da fauna, o incomparvel chilrear dos pssaros. A vida do campo acaba por ser bastante saudvel.

Atividades
As principais atividades das pessoas que trabalham no campo eram: A agricultura; Criao do gado. Muitos camponeses trabalhavam em terras que no lhes pertenciam, existindo tambm pequenos ou grandes proprietrios. As longas tarefas que se sucediam ao longo do ano eram: A sementeira; A ceifa; A vindima; A extraco da cortia; A apanha da azeitona.

Alimentao
A alimentao das pessoas do campo era muito simples e era confecionada base de produtos que cultivavam. Era constituda por po, sardinhas, azeitonas, carne de porco, sopa de legumes, o arroz e a batata que eram produzidos em maior quantidade. Em dias festivos comiam-se doces, carne de vaca ou de aves.

Vesturio
O vesturio dos camponeses era simples e sem luxos. Variava de acordo com as diferentes regies do pas, e adaptava-se s atividades das pessoas e ao clima. A camponesa costumava usar uma saia rodada, abaixo do joelho, um corpete por cima de uma camisa larga, um leno colorido, um chapu e tamancos. O campons usava calas, colete, uma jaqueta e um barrete ou um chapu. Os melhores trajes eram guardados para o domingo, para ir missa, s festas ou ao mdico. Os mais ricos vestiam trajes mais trabalhados, feitos com bons tecidos e enfeitados com cordes de ouro.
Mais usual na regio do norte.

Casas dos Camponeses


No Norte

As casas variavam conforme a riqueza dos seus proprietrios e tambm de acordo com a regio do pas em que se situavam. No Norte, as casas eram de granito, com paredes grossas e sempre com uma grande lareira na cozinha. No Centro, menos frio, as casas eram construdas em tijolo ou calcrio. No Sul, as casas eram baixas e caiadas, para serem mais frescas.

No Centro

No Sul

Os interiores eram simples, com poucos mveis e sem grande conforto.

Divertimentos

Os divertimentos estavam relacionados com as festas religiosas e com os trabalhos agrcolas (vindimas, ceifas, desfolhadas), que eram muitas vezes, acompanhados por cantares ao desafio. Durante as festas do santo padroeiro de cada povoao, faziam-se procisses, romarias, feiras e o povo divertia-se com bailes e jogos tpicos da sua regio. As crianas divertiam-se com brinquedos que elas prprias construam.

Filme (temtico)
http://www.youtube.com/watch?v=orBtufF5wQ

Concluso
Com este trabalho conclumos que a vida no campo pacfica, muito trabalhosa, muito natural, no muito cmoda, no muito higinica, ou seja, tem componentes benficos e outros no muito benficos, relativamente ao modo de vida do dia-a-dia de hoje, na cidade. De uma forma ou de outra, vive-se na mesma, com costumes e tradies diferentes, com festejos e diverses muito populares e tradicionais de acordo com os valores dos camponeses.

Netgrafia
www.google.com www.google.com(images) http://ala-goulinho-poemas.blogs.sapo.pt/9095.html http://construcaosustentavel.gecorpa.pt/oradores/%C3%81lvaro%20Domingues2.pdf www.youtube.com

S-ar putea să vă placă și