Sunteți pe pagina 1din 18

JUNTAS DE EXPANSO

Aluno: Andr Sento S Barreto Data: 27/04/2011 Disciplina: Tubulaes Industriais

JUNTAS DE EXPANSO
As juntas de expanso so peas deformveis que se intercalam nas tubulaes com a finalidade de absorver total ou parcialmente as dilataes provenientes das variaes de temperatura e tambm de impedir a propagao de vibraes.

As juntas de expanso so, entretanto, raramente usadas: na maioria dos casos o controle da dilatao trmica dos tubos feito simplesmente por um traado conveniente dado tubulao, com diversas mudanas de direo, de maneira que a tubulao tenha flexibilidade prpria suficiente.

JUSTIFICATIVAS PARA O EMPREGO DE JUNTAS DE EXPANSO

Espao insuficiente para se ter uma tubulao com a flexibilidade necessria para absorver as dilataes. Tubulaes de grande dimetro e feitas de material caro (um trajeto mais longo aumenta no s o custo da tubulao como tambm das fundaes, estruturas de suporte e etc) principalmente no caso de tubos pesados de grande dimetro.

Em tubulaes onde por exigncia de servio/projeto deva haver um mnimo de perda de carga ou de turbilhonamento. Em tubulaes sujeitas a grandes amplitudes de vibrao. Ligadas a equipamento que no possam sofrer esforos externos associados com as dilataes e vibraes da tubulao. Para a ligao direta entre dois equipamentos.

CONSIDERAES SOBRE JUNTAS DE EXPANSO

Comparando-se uma junta de expanso com uma tubulao com curvas de comprimento suficiente para resistir as mesmas dilataes, verifica-se que est tem cerca de 20% a mais perdas de calor e de carga devido ao maior comprimento do tubo. Em compensao, as juntas de expanso so geralmente mais caras do que o comprimento adicional de tudo e principalmente quando so envolvidos pequenos dimetros.

A pior desvantagem das juntas de expanso se deve ao fato de serem pontos fracos nas tubulaes, sujeitos a maior desgaste e chance de falha, que podem levar a uma ruptura precoce (com considervel vazamento de fluido nesses casos) alm da necessidade de inspeo e uma manuteno constante. (por esse motivo em tubulaes de fluidos perigosos recomenda-se no utilizar juntas de expanso, sendo estes empregados quando no h outra soluo vivel. No caso de tubulaes de servios no severos (categoria D), as juntas podem ser usadas, desde que obviamente seu uso acarrete em redues de custos, levando-se em conta tambm custos de inspeo, manuteno e etc.

DADOS RELEVANTES NA ENCOMENDA DE JUNTAS DE EXPANSO


Natureza e propriedades completas do ou dos fluidos envolvidos. Presso e temperatura de operao e de projeto, valores de mximos e mnimos previstos e durao prevista dessas variaes. Tipo de junta requerida (no s o tipo geral da junta, como tambm detalhes especficos desejados). Dimetro nominal do tubo, tipo de ligao desejada entre a junta e a tubulao. Material da tubulao e especificao se as condies de servio esto sujeitas a corroso, abraso ou eroso. Especificaes a cerca do isolamento trmico da tubulao caso seja necessrio. Posio de trabalho da junta (vertical, horizontal ou inclinada), tamanho da junta caso existam limitaes de espao e cargas que estejam agindo sobre as juntas (consideraes geomtricas e de carregamento). Valores previstos dos movimentos ou combinaes destes que a junta deva absorver, axial (distenso e contrao), angular e lateral. Frequncia dos ciclos de aquecimento e resfriamento da tubulao e tempo de vida til requerido para a junta de expanso. Normas, cdigos e especificaes que devam ser considerados para a fabricao, inspeo e testes da junta. Desenho da tubulao, indicando onde ficar a junta, mostrando o sistema de suportes.

MOVIMENTOS DAS JUNTAS DE EXPANSO


Movimento Axial o tipo de movimento mais comum, pode ser de contrao e de distenso ou ambos, proveniente da dilatao de trechos da tubulao ligados junta de expanso.

Movimentos Angulares e Movimentos Laterais (off-set) So caractersticos de juntas de expanso situadas em tubulaes curtas ligando dois vasos ou equipamentos, esses movimentos ocorrem devido a dilatao prpria desses vasos e equipamentos.

JUNTAS DE TELESCPIO (SLIDE JOINTS)


Consistem basicamente em dois pedaos de tubos concntricos, que deslizam um sobre o outro, cada um ligado a um dos extremos da junta. Possuem uma caixa de gaxetas convencional para conseguir a vedao entre o tubo interno e o externo. So juntas que s devem absorver os movimentos axiais, caso contrrio so danificadas rapidamente. Algumas possuem um sistema de guias para orientar o movimento e impedir possveis rotaes e desvios causados por alguns esforos laterais. Todas juntas de telescpio devem possuir um dispositivo limitador de curso para evitar o desengate da junta quando aberta, algo como um batente ou um tirante. So empregadas geralmente para tubulao de vapor de baixa presso, de condensado ou de gua quente em locais apertados ou congestionados onde no possvel a colocao de curvas de expanso. S devem ser usadas em servios leves, sem movimentos frequentes pois caso contrario o engaixetamento pode causar vazamentos, devido a suscetibilidade a vazamentos no deve ser usada em tubulaes com fluido perigoso, servios de responsabilidade.

JUNTAS DE FOLE OU DE SANFONA (PACKLESS, BELLOWS JOINTS)


So feitas de uma srie de gomos sucessivos feitos de uma chapa fina flexvel. Como no possuem gaxetas no h risco de vazamento, por essa razo podem ser usadas em servios de responsabilidade e com fluidos perigosos e tem a vantagem de requerer menos manuteno do que as juntas de telescpio. Mesmo assim as juntas de fole so pontos fracos na tubulao, no s porque a resistncia mecnica do fole de chapa fina menor do que a da tubulao, mas tambm por estar sujeita a falha por fadiga devido aos movimentos cclicos e maiores desgastes devido a corroso e eroso. O grande perigo dessas juntas a ruptura sbita do fole, sendo assim os cuidados na construo dessa junta, na sua soldagem e nos testes no destrutivos so elevadssimos. As juntas de fole, dependendo do modelo, podem permitir qualquer tipo ou combinao de movimento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://www.dinatecnica.com.br/portugues/dinatecnica_news.php?id=56 http://www.nei.com.br/lancamentos/lancamento.aspx?i=19252 http://aalokmm.com/product/pipe_fittings__couplings_2 http://peleeconlinkers.eworldtradefair.com/slide-sleeve-type-expansionjoint-13827.html Tubulaes Industriais Materiais, Projeto e Desenho. Telles, Pedro Carlos da Silva. 7 Edio rev. e ampliada. Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A. 1987

S-ar putea să vă placă și