Sunteți pe pagina 1din 28

CONCORDNCIA NOMINAL

CONCORDNCIA
NOMINAL: trata das alteraes do artigo, do numeral, dos pronomes adjetivos e dos adjetivos para

concordar com o nome a que se referem.

Concordncia Nominal
Regra geral: o adjetivo e as palavras adjetivas

(artigo, numeral, pronome adjetivo) concordam em gnero e nmero com o nome a que se referem.
Esta observao curta desfaz o equvoco.

Esta (pronome adjetivo, feminino, singular) observao (substantivo, feminino, singular) curta (adjetivo, feminino, singular)

Quando um s adjetivo, na funo de adjunto adnominal, qualifica mais de um substantivo:


Adjetivo posposto aos substantivos O adjetivo vai para o plural: Agia com calma e pontualidade britnicas. O adjetivo concorda com o mais prximo: Agia com calma e pontualidade britnica.

Adjetivo posposto aos substantivos


Sempre que se optar pelo plural preciso notar que, se um dos substantivos for masculino, a concordncia se far no masculino/plural.
Sentaram-se em bancos e cadeiras

novos.

Adjetivo posposto aos substantivos


Quando o adjetivo exprime uma qualidade que s cabe ao ltimo substantivo, a concordncia se efetuar obrigatoriamente apenas com este.
Alimentaram-se de arroz e carne

bovina.

Adjetivo anteposto aos substantivos


Concorda com o mais prximo:
Escolhestes m hora e lugar.

Escolhestes mal lugar e hora.

Quando um s adjetivo, na funo de predicativo do sujeito, qualifica mais de um substantivo:


Se vier posposto, o adjetivo concordar obrigatoriamente

no plural, prevalecendo o masculino se os gneros dos substantivos forem diferentes:


A ideia e o pensamento tornaram-se obsoletos em virtude dos novos paradigmas.

Se vier anteposto, o predicativo do sujeito poder

concordar com ambos os ncleos ou com o mais prximo. Jogadas (ou Jogados) ao vento estavam as cartas e todos os documentos do escritrio.

Satisfeita (ou Satisfeitos) com a situao, saiu (ou saram) da sala a secretria e o seu auxiliar.

Quando um s adjetivo, na funo de predicativo do objeto, qualifica mais de um substantivo:


Quando posposto, o adjetivo predicativo concordar no

plural e no gnero prevalente com o objeto formado por mais de um ncleo: Achou o monarca e a sua esposa simpticos. Observao: Para facilitar a concordncia, transforme os ncleos do objeto direto em um pronome oblquo tono (o, a, os, as) observe o gnero de prevalncia:

Achou os simpticos. (os=o monarca e sua esposa).

Quando anteposto, o adjetivo predicativo do objeto

poder concordar tanto com o ncleo mais prximo quanto com todos os ncleos do objeto direto. Neste ltimo caso, deve-se observar, claro, o gnero prevalente. Ao sair, deixe bem fechada (ou fechados) a porta do quarto e os postigos da sala. O falecimento da me deixou insuportvel (ou insuportveis) o dia e, principalmente, as noites do rapaz.

Dois ou mais adjetivos estiverem se referindo a um nico substantivo


Admite-se trs possibilidades de concordncia:

Sempre estudou profundamente


Durante os estudos frequentou assiduamente

as lnguas inglesa, francesa e italiana. a lngua inglesa, a francesa e a italiana. a lngua inglesa, francesa e italiana os cursos ginasial e pedaggico. o curso ginasial e o pedaggico. o curso ginasial e pedaggico.

Verbo ser + adjetivo


Formam expresses do tipo: bom, permitido, evidente, necessrio, proibido... Fica invarivel, tanto o verbo quanto o adjetivo, caso o substantivo a que se referem no vier precedido de artigo ou pronome; sendo usado em sentido vago, geral: Pizza bom. proibido entrada. permitido visitas.

Fica varivel, tanto o verbo quanto o adjetivo,

caso o substantivo a que se referem vier precedido de artigo ou pronome; sendo usado em sentido especfico e no genrico:
A pizza boa./ Minha pizza boa
proibida a entrada. / proibida sua

entrada So permitidas as visitas.

Advrbios vs. Adjetivos


Palavras como: bastante, muito, pouco,

barato, caro, meio... podem ter a funo de advrbios ou de adjetivos.


Quando funcionam como advrbio so

invariveis: H ocasies bastante oportunas. Ela est meio nervosa hoje. H momentos em que ficamos muito felizes.

Quando funcionam como adjetivo, concordam

com o nome a que se referem: H bastantes razes para confiarmos na proposta. Ganhamos muitas carteiras novas. Trocaram meias palavras.
A palavra meio, tambm varia se se tratar de

numeral: Pediram meia poro. ( = metade)

Palavras como: anexo, obrigado, incluso, quite,

mesmo, prprio tem a funo de adjetivos, por isso devem concordar com o nome a que se referem, so variveis: Obrigadas, responderam as cantoras da banda. Ela mesma disse que viria. As compras esto inclusas no oramento. Seguem anexas as listas de preos.
Em anexo sempre invarivel:

Seguem, em anexo, as fotografias.

As palavras alerta e menos so sempre invariveis:

Estamos alerta. H situaes menos complicadas. H menos pessoas no local. Eles esto sempre alerta. Ela est menos ansiosa do que de costume
A palavra monstro, quando adjetivo, invarivel:

Organizou-se uma carreata monstro. Participou de vrios comcios monstro.

As expresses s e ss, quando adjetivos e

com o mesmo significado de sozinho, so variveis: Eles ficaram ss. (=sozinhos) Eu estava s. (=sozinho) Mas quando estas expresses funcionam como advrbio e possuem o mesmo sentido de somente, elas so invariveis: S eles ficaram trabalhando at tarde. (=somente) A ss sempre invarivel: Gostaria de ficar a ss por uns momentos.

A expresso o mais possvel fica no

singular ou plural, concordando com o O, OS, A, AS que o antecede: Eram pessoas o mais educadas possvel. Eram pessoas as mais educadas possveis. Trata-se de pinturas o mais possvel amenas.

Concordncia Nominal: Exerccios


Use as palavras entre parnteses para estabelecer a

concordncia correta: a) Sentaram-se em bancos e cadeiras ___ (novo). b) Comiam apenas alface e carne _____ (suno). c) Muito ___ a aurora e o crepsculo. (belo) d) Pimenta em dose certa ___ para o paladar. (bom) e) _____ gritaria. (proibido) f) _______ a sada dez minutos antes. (permitido) g) Era meio-dia e _____ (meio).

Concordncia Nominal: Exerccios


Use as palavras entre parnteses para estabelecer a

concordncia correta: a) Sentaram-se em bancos e cadeiras novos (as). b) Comiam apenas alface e carne _____ (suno). c) Muito ___ a aurora e o crepsculo. (belo) d) Pimenta em dose certa ___ para o paladar. (bom) e) _____ gritaria. (proibido) f) _______ a sada dez minutos antes. (permitido) g) Era meio-dia e _____ (meio).

Concordncia Nominal: Exerccios


Use as palavras entre parnteses para estabelecer a

concordncia correta: a) Sentaram-se em bancos e cadeiras novos (as). b) Comiam apenas alface e carne suna. c) Muito ___ a aurora e o crepsculo. (belo) d) Pimenta em dose certa ___ para o paladar. (bom) e) _____ gritaria. (proibido) f) _______ a sada dez minutos antes. (permitido) g) Era meio-dia e _____ (meio).

Concordncia Nominal: Exerccios


Use as palavras entre parnteses para estabelecer a

concordncia correta: a) Sentaram-se em bancos e cadeiras novos (as). b) Comiam apenas alface e carne suna. c) Muito bela a aurora e o crepsculo. d) Pimenta em dose certa ___ para o paladar. (bom) e) _____ gritaria. (proibido) f) _______ a sada dez minutos antes. (permitido) g) Era meio-dia e _____ (meio).

Concordncia Nominal: Exerccios


Use as palavras entre parnteses para estabelecer a

concordncia correta: a) Sentaram-se em bancos e cadeiras novos (as). b) Comiam apenas alface e carne suna. c) Muito bela a aurora e o crepsculo. d) Pimenta em dose certa bom para o paladar. e) _____ gritaria. (proibido) f) _______ a sada dez minutos antes. (permitido) g) Era meio-dia e _____ (meio).

Concordncia Nominal: Exerccios


Use as palavras entre parnteses para estabelecer a

concordncia correta: a) Sentaram-se em bancos e cadeiras novos (as). b) Comiam apenas alface e carne suna. c) Muito bela a aurora e o crepsculo. d) Pimenta em dose certa bom para o paladar. e) proibido gritaria. f) _______ a sada dez minutos antes. (permitido) g) Era meio-dia e _____ (meio).

Concordncia Nominal: Exerccios


Use as palavras entre parnteses para estabelecer a

concordncia correta: a) Sentaram-se em bancos e cadeiras novos (as). b) Comiam apenas alface e carne suna. c) Muito bela a aurora e o crepsculo. d) Pimenta em dose certa bom para o paladar. e) proibido gritaria. f) permitida a sada dez minutos antes. g) Era meio-dia e _____ (meio).

Concordncia Nominal: Exerccios


Use as palavras entre parnteses para estabelecer a concordncia correta: a) Sentaram-se em bancos e cadeiras novos (as). b) Comiam apenas alface e carne suna. c) Muito bela a aurora e o crepsculo. d) Pimenta em dose certa bom para o paladar. e) proibido gritaria. f) permitida a sada dez minutos antes. g) Era meio-dia e meia (hora).

S-ar putea să vă placă și