Sunteți pe pagina 1din 8

U

I V

I D

CAPTULO S 4 E 7

A LINGUAGEM CARTOGRFICA E A ESCALA GEOGRFICA


CLERES DO NASCIMENTO MANSANO

O q u e u m m a pa ? O m a p a a re p re s e n ta o lin g u a g e m s e m i tic a c o m d e c o d i f i c a r o s s m b -os el o (s P pA a 1 9 9 -24 4, )p . . 2 3

TIPOS DE ESCALA Escala numrica: representada em forma de frao 1/10.000 ou razo 1:10.000; Ex.: 1:10.000, cada 1 cm no papel (mapa) corresponde a 10.000 cm no espao real. Lemos: 1 por 10.000. 2. Escala Grfica: Representa de forma grfica Significa que o espao grfico corresponde a 50 km na realidade. Normalmente, a escala grfica apresentada em quilmetros. 1.

E S C A L A P E Q U E N AE S C A L A G R A N D P a r a r e p r e s e n t a r u m P ga r a n rd ee p re es sp ean toa r r eu aml e s ( m a p e a r ) , c o m o o p- l (amn ea tpa e a re) r, r ac ,o um t iol i zu-sam a c T e s e u pme aq u e n a, oesuse cj a ,l ua m ga r a n d e ( m s ac iao lra d o q o e t a m a n h o d o s o b j e t o st i ldirzae ap pr ea sr ae n rt ea pd ro es s e n t a r u p e q u e n o e c o m p o u cs oe sj a d, e t a l h e s , pt ao ms a anoh o o i c o n tr rio , s e r i a r e p mr eps oe sn st avd eol s s e rs u oa m a i r e p r e s e n t a o n o p a pd ee lt.a l h e s . E s c a l a p r ee qp ur ee sne an :t a E spcoa ul c o s gr er pa rne ds e n: t a m a d e t a l h .:e s1 . : E5 x0 0 . 0 0 0 . 0 0d 0e t a l h .: s1. : E .x0 0 0 e 5

N V E I S DE H I E R A R Q U I A E S P A C I A L T E R R E N a e s c a la g e o,ghr f icsa n v e is d e h ie r a r q u i a e s p o c o n f o r m e r e p r e s e n ta o e s q u e m a a b a ix o :

PLANETA

C O N T IN E N T E

R E G I O

LOCAL

F ig u r F O R M A1M 9, 5 a p u d M A R Q U E S ; G2A L 9 , , p2. 05028. a: 9 ; 00 O

GLOBALIZAO e GEOGRAFICIDADE [...] por meio do dilogo entre as geograficiades ou as maneiras como os fenmenos se organizam espacialmente, em diferentes escalas (local, estadual, regional, nacional, planetria, entre outras), que os estudantes podem melhor compreender as determinaes dos mesmos, tornando-se desta maneira, capazes de influenciar na produo de lugares mais democrticos (KATUTA, 2009, p.16).

REFERNCIAS

ALMEIDA, Rosangela D. de. Do desenho ao mapa: iniciao cartogrfica na escola. 2. ed. So Paulo: Contexto, 2003. ALMEIDA, R. D; PASSINI, E. Y. O espao geogrfico: ensino e representao. So Paulo: Contexto, 2001. LEME, Patrcia C. Silva. O mtodo de Joseph Cornell para aprendizagem seqencial na natureza. In: SCHIEL, Dietrich et al. O estudo de bacias hidrogrficas: uma estratgia para educao ambiental. So Carlos: Rima, 2003. p. 2128. MANSANO, Cleres do N. A escola e o bairro: percepo ambiental e interpretao do espao de alunos do Ensino Fundamental. 2006. 170 f. Dissertao (Mestrado em Educao para o Ensino de Cincias e da Matemtica) Centro de Cincias Exatas, Universidade Estadual de Maring, Maring, 2006.

OLIVEIRA, Lvia de. Percepo e representao do espao geogrfico. In: DEL RIO, Vicente; OLIVEIRA, Lvia de. Percepo ambiental: a experincia brasileira. So Paulo: Ed. da UFSCar, 1996. p. 187212. PASSINI, E. Y. Alfabetizao cartogrfica e o livro didtico: uma anlise crtica. Belo Horizonte: Editora L, 1994 PEZZATO, Joo P. O desfio da articulao das diversas linguagens no campo do ensino da Geografia Escolar: um debate promissor. Boletim de Geografia, Maring, v.19, p. 246-250, 2001. RODRIGUES, Gelze S. C. A Geografia das representaes: um estudo das paisagens do Parque Nacional da Serra da Canastra MG. GEOUSP Espao e Tempo, So Paulo, n. 11, p. 69-94, 2002. SEEMANN, Jrn. Mapas e percepo ambiental: do mental ao material e vice-versa. Cognio, percepo e interpretao ambiental na conservao dos recursos naturais e culturais. OLAM Cincia e Tecnologia, Rio Claro, v. 3, n. 1, p. 200-233, set. 2003. SOUZA, Jos G. de; KATUTA, Angela M. Geografia e conhecimentos cartogrficos: a Cartografia e o movimento de renovao da Geografia brasileira e a importncia do uso de mapas. So Paulo: Ed. da UNESP, 2001. SOUZA, Luciana C. T. de. Mapas mentais: para perceber, interpretar e representar o ambiente vivido e telepercebido, um ponto de partida para a educao ambiental. OLAM-Cincia e Tecnologia, Rio Claro, v. 4, n. 1, p. 673-678, abr. 2004. Edio especial: I Encontro sobre percepo e conservao ambiental: a interdisciplinaridade no estudo da paisagem. CD-ROM. TEIXEIRA, Salete K.; NOGUEIRA, Amlia R. B. A Geografia das representaes e sua aplicao pedaggica: contribuies de uma experincia vivida. Revista do Departamento de Geografia (USP), So Paul: Humanistas, v. 13, n. 1, p. 239-257, 1999. ZAMPLERON, Sonia L M.; FAGLONATO, Sandra; RUFFINO, Paulo H. P. Ambiente, representao social e percepo. In: SCHIEL, Dietrich et al. O estudo de bacias hidrogrficas: uma estratgia para Educao Ambiental.

S-ar putea să vă placă și