Sunteți pe pagina 1din 12

LENGALENGAS

Lengalenga um texto: com frases curtas normalmente com rimas com muitas repeties que se decora com facilidade. Geralmente, as lengalengas, esto associadas a brincadeiras e jogos.

Sugestes para o trabalho com lengalengas


So apresentadas as vrias lengalengas aos alunos, ( num primeiro momento pode ser feita a
leitura pelo professor de forma a que os alunos se apercebam bem da cadencia sonora dos textos).

Depois o professor pode explorar oralmente com os alunos a sonoridade, rima, repetio de sonspresentes nos textos apresentados. Posteriormente, cada aluno escolhe uma lengalenga e o professor d-lhe o texto em suporte papel para este a memorizar ( em casa e na escola). Numa fase seguinte, os alunos vo reproduzir a lengalenga memorizada. A reproduo da lengalenga pode ser feita de forma a tornar o trabalho de oralidade mais rico, explorando dimenses supra-segmentais da lngua, como a entoao ( dizer a rira cantar baixinhoaltodialogada pergunta/resposta)

Meio-dia batido panela ao lume Barriga vazia Macaco pintado Vindo da Baa Fazendo caretas D. Maria.

Eu fui a Viana A cavalo numa cana. Eu fui ao Porto A cavalo num burro morto. Eu fui a Braga A cavalo numa cabra. Eu fui ao Douro A cavalo num touro.

Plim plim - pl Sete carros de madeira, A mulher do Agostinho Apanhou a bebedeira.

Um, dois, trs, quatro Foi na rua vinte e quatro Que a mulher matou o gato Com a ponta do sapato. O sapato derreteu E a mulher morreu.

Joaninha voa voa leva cartas a Lisboa, que esta l a tua madrinha que d po e sardinha.

Tim-tim Sarramacotim Debaixo da torre Mora um homem Que vende garrafas E garrafes Chamado tia-patia Tia-Joanita Que puxa a orelhita.

Cais, cais, cais Oliveiras, olivais Caracis, rouxinis Pintassilgos e pardais E outros pssaros mais!...

Sarabico bico bico, Quem te ps tamanho bico? Foi a velha chocalheira que come ovos e manteiga Os cavalinhos a correr, os meninos a aprender Quem ser o mais bonito que se h-de esconder?

- Que da gua? - As patas a beberam. - Que das patas? - Esto a pr os ovos. - Que dos ovos? - Os gatos os comeram. - Que dos gatos? - Esto com as velhas. - Que das velhas? - Esto no mato. - Que do mato? - O lume o acendeu. - Que do lume? - A gua o apagou.

A galinha mais o pato 1,2,3,4. A galinha mais o pato fugiram da capoeira foi atrs a cozinheira que lhes deu com um sapato. A Cidade do Penteado Vamos l imaginar A Cidade do Penteado Onde as casas para variar Tm cabelo e no telhado. Na Rua da Chamusca, Mesmo junto ao passeio, Fica uma casa patusca, A casa do risco ao meio. No Largo Pinto Caludo, Mesmo em frente ao mercado, H um prdio barrigudo, O prdio do Risco ao Lado.

No beco sarapintado H uma casa escondidinha Com o telhado cortado Mesmo rente, escovinha. Logo a seguir, na Travessa, No Jardim dos Girassis h um prdio com a cabea cheiinha de caracis. Na Praa do Nabo Cozido, A casa das Trs Chamins Usa o cabelo to comprido Que quase lhe chega aos ps. E na Avenida Maria - casa levada da breca a casa da minha tia tem o telhado careca.

A a Ana, a cavalo numa cana. B o Berto, que quer armar em esperto. C a Cristina, nada fora da piscina. D o Diogo, com chichi apaga o fogo. E a Eva, olha o rabo que ela leva. F o Francisco, come as conchas do marisco. G a Graa, a, mordeu-lhe uma carraa. H a Helena, preta, diz que morena. I o Ivo, pe na mosca um curativo. J o Jacinto, faz corridas com um pinto. L o Lus, tem macacos no nariz. M a Maria, come a sopa sempre fria. N o Napoleo, dorme dentro do colcho. O a Olga, todos os dias tem folga. P a Paula, entra de burro na aula. Q o Quintino, que na missa faz o pino. R o Raul, a beber tinta azul. S a Sofia, engasgada com uma enguia. T a Teresa, come debaixo da mesa. U o Urbano, que caiu dentro do cano. V a Vera, com as unhas de pantera. X a Xana, caando uma ratazana. Z o Z, foi ao mar perdeu o p.

Abecedrio sem juzo

Bati porta n Bati porta do nmero 1 vi uma menina a danar com um atum. Bati porta do nmero 2 vi uma menina a danar com os bois. Bati porta do nmero 3 vi uma menina a danar com um chins. Bati porta do nmero 4 vi uma menina a danar com um pato. Bati porta do nmero 5 vi uma menina a danar com um brinco. Bati porta do nmero 6 vi uma menina a danar com os reis. Bati porta do nmero 7 vi uma menina a danar com um valete. Bati porta do nmero 8 vi uma menina a danar com um biscoito. Bati porta do nmero 9 vi uma menina a danar com um bigode. Bati porta do nmero 10 vi uma menina a danar com os ps. Tenho um cozinho Tenho um cozinho chamado tot que me varre a casa e me limpa o p. Ele tambm gosta de lamber a mo noite ao deitar faz sempre o, o, o.

Baila Baila o co baila o gato baila o feijo carrapato carrapato, carrapatinho baila mais um bocadinho.

Gatito _ Bichinho gato que comeste tu? _ Sopinhas de leite. _ Guardaste - me delas? _ Guardei, guardei _ Onde as puseste? _ Atrs da arca. _ Com que as tapaste? _ Com o rabo da gata. Sape, sape, sape gato. sape, sape, sape gato. O que est? O que est na varanda? Uma fita de ganga. O que est na panela? Uma fita amarela. O que est no poo? Uma casca de tremoo. O que est no telhado? Um gato malhado. O que est na chamin? Uma caixa de rap. O que est na rua? Uma espada nua. O que est atrs da porta? Uma vara torta. O que est no ninho? Um passarinho. Deixa-o no morno, D-lhe pozinho.

Rei Rei, capito soldado, ladro. Menina bonita de bom corao. To, balado To, balado, cabea de co. Orelha de burro, sabe a leito. To-balalo Soldado ladro, Menina bonita No tem corao. To-balalo Senhor capito, Espada na cinta Sineta na mo. To-balalo, Cabea de co, Orelhas de gato, No tem corao, To-balalo, Cabea de co, Cozida e assada no meu caldeiro, To-balalo, Senhor capito Orelha de porco Pra comer com feijo.

Chove chuvisca

Pico, pico saranico Pico, pico saranico, Quem te deu tamanho bico? Foi a filha da rainha Que est presa na cozinha. Salta a pulga na balana D um pulo vai pra Frana. As meninas a correr As meninas a aprender A mais bonita de todas Comigo se h-de esconder.

Chove chuvisca gua mourisca Filha de rei Maria Francisca.

Arre Burro Arre burro para so Martinho, Carregado de po e vinho. Arre burro para Loul, carregado de gua p. Arre burro para Mono, carregado de requeijo. Arre burrinho arre burrinho, sardinha assada, com po e vinho.

Trabalho produzido por Maria da Graa Ladeira

S-ar putea să vă placă și