Sunteți pe pagina 1din 14

HABEAS DATA

CONCEITO:
Trata-se de uma ao constitucional que tem por finalidade assegurar o direito subjetivo pblico do conhecimento das informaes do indivduo, constantes de registros ou bancos de dados de entidades de carter pblico, com a possibilidade de retificao de dados errneos ou a complementao das informaes.

FINALIDADE

1. assegurar direito obteno da informao, 2. garantir o direito contra a informao ou contra seu uso inadequado.

O habeas data, no direito brasileiro, constitui inovao introduzida pelo artigo 5, inciso LXXII, da Constituio de 1988:
Conceder-se- habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

O habeas data est hoje disciplinado pela lei n 9.507/97, que acrescentou mais uma hiptese de cabimento da medida, conforme prev o seu art. 7:

Art. 7 Conceder-se- habeas data:

I - para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; II - para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; III - para a anotao nos assentamentos do interessado, de contestao ou explicao sobre dado verdadeiro mas justificvel e que esteja sob pendncia judicial ou amigvel.

Segundo Jos Afonso da Silva:


um remdio constitucional que tem por objeto proteger a esfera interna dos indivduos contra:
a) usos abusivos de registro de dados pessoais coletadas por meios fraudulentos, desleais ou ilcitos; b) introduo nesses registros de dados sensveis (assim chamados os de origem racial, opinio poltica, filosfica ou religiosa, filiao partidria e sindical, orientao sexual etc.); c) conservao de dados falsos ou com fins diversos dos autorizados em lei.

LEGITIMIDADE
O sujeito ativo a pessoa fsica, brasileira ou estrangeira, a que se refere a informao. O autor da ao deve ser, necessariamente, o titular do direito ao conhecimento ou retificao da informao. A doutrina tem entendido que a ao personalssimo, no estendendo nem aos herdeiros nem aos sucessores. O sujeito passivo a entidade governamental ou de carter pblico que tenha registro ou banco de dados sobre a pessoa. A primeira expresso abrange qualquer rgo do Estado, seja ele do judicirio, legislativo ou executivo, bem como as entidades da Administrao Indireta A segunda, que no pode ser sinnima da primeira, abrange entidade que, embora particulares, contenham dados sobre a pessoa, destinados ao conhecimento de terceiros. Calmon Passos (1989: 141) cita o exemplo dos Servios de Proteo ao Crdito, que armazenam dados para orientar terceiros, seus clientes.

PROCEDIMENTO
O procedimento do habeas data regulado pelos arts. 8 e ss. da Lei 9.507/97, que procurou implementar a celeridade do rito processual.

A petio inicial dever preencher os requisitos do art. 282 a 285 do CPC e ser apresentada em duas vias.
No mesmo sentido do mandado de segurana, o processo do habeas data no comporta dilao probatria, visto que o fato e os documentos da inicial devem ser suficientes para demonstrar de plano o direito do impetrante. A inicial ser desde logo indeferida, quando no for o caso de habeas data, ou lhe faltar algum dos requisitos previstos em lei.

S-ar putea să vă placă și