Sunteți pe pagina 1din 25

ESTUDO SOBRE COOPERATIVISMO MODERNO

Definio de cooperativa, Princpios, Valores e Quadro Jurdico em Moambique

DEFINIO DE COOPERATIVA
Associao autnoma de pessoas que se unem livre e voluntariamente para fazer face as suas necessidades e aspiraes econmicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de

NATUREZA DAS COOPERATIVAS

As Cooperativas tm dupla natureza: so associaes e, simultaneamente empresas que permitem financiar, com os seus resultados, os objectivos sociais da associao, pois uma cooperativa um agrupamento de pessoas que prosseguem objectivos econmicos e sociais atravs duma empresa.

PRINCIPIOS DAS COOPERATIVAS


Os princpios cooperativos so as linhas orientadoras atravs das quais as cooperativas levam prtica os seus valores.
1 Princpio 2 Princpio 3 Princpio 4 Princpio 5 Princpio 6 Princpio 7 Princpio Adeso voluntria e livre Gesto democrtica pelos membros Participao econmica dos membros Autonomia e independncia Educao, formao e informao Intercooperao Interesse pela comunidade

VALORES DAS COOPERATIVAS


Esto baseados na ajuda mtua, auto-responsabilidade, democracia, igualdade e solidariedade. Os membros das cooperativas prosseguem os seguintes valores ticos: 1) honestidade, 2) transparncia (mecanismos democrticos de consulta e informao dos associados),

3) responsabilidade social e
4) associao voluntria de pessoas para se entre-ajudarem economicamente. O modelo cooperativo contemporneo baseia a suas aces nas seguintes prticas:
1)
2) 3) 4) 5)

desenvolvimento auto-sustentvel,
valorizao dos recursos humanos, participao consciente de seus associados, defesa do meio ambiente e a interaco da cooperativa com o entorno econmico, poltico e social.

COOPERATIVAS uma unio de pessoas que se organizam para exercer uma actividade econmica.

ASSOCIAES

SOCIEDADES COMERCIAIS

uma unio de pessoas geralmente uma que se organizam para fins sociedade de capitais. no econmicos

O objectivo principal a Tem fins altrusticos e O objectivo principal o prestao de servios no lucrativos lucro. scio econmicos aos membros. O lucro consequncia da realizao de uma actividade econmica.
Com os ganhos No h beneficiam-se os membros financeiros. e a prestao de servios. ganhos Com os ganhos (lucros) beneficia-se o scio, o titular do capital

Principal objectivo: oferecer servios em operaes com margens justas e transparentes.

Principal objectivo: Principal objectivo: obter realizar actividades sociais, margens de lucros os mais culturais, desportivas e de proveitosos possveis assistncia, sem fins lucrativos

COOPERATIVAS

ASSOCIAES

SOCIEDADES COMERCIAIS O lucro alcanado distribui-se entre os scios, proporcionalmente ao capital subscrito e realizado

O excedente disponvel Pode gerar excedentes devolve-se aos membros que no so lucros. nas propores das suas actividades e servios com a cooperativa

O capital social No o capital social que subscrito e realizado no determina a tomada de determina a gesto ou decises. tomada de decises.

O capital social subscrito e realizado determinante para a gesto e a tomada de decises.

Assembleias: o qurum Assembleias: o qurum Assembleias: o qurum baseado no nmero de baseado no nmero de baseado no capital. membros. membros administrada por uma administrada por um administrada por um direco com pelo menos numero reduzido de numero reduzido de 2/3 de membros pessoas pessoas

Dados Bsicos sobre a Lei Geral das Cooperativas de Moambique


Numero da Lei Numero de artigos Aprovao pela Assembleia da Republica Promulgao pelo Presidente da Assembleia Publicao no BR por ordem do Presidente da Republica 23/2009 100 30 de Abril de 2009 27 de Agosto de 2009 28 de Setembro de 2009

Entrada em vigor

28 de Marco de 2010

ARTIGOS QUE CONFEREM A LEI GERAL DAS COOPERATIVAS DE MOCAMBIQUE O ATRIBUTO DE COOPERATIVISMO MODERNO

Artigo 5. Operaes com terceiros

H a possibilidade das cooperativas realizarem operaes com terceiros a ttulo complementar, do mesmo modo que o faz com os cooperativistas, desde que no se desvirtue as suas finalidades e as posies adquiridas pelo seus membros, assim como em participar em sociedades comerciais. O montante resultante dessas operaes ser escriturado em separado do realizado com os cooperativistas.

Artigo 6 (Acto Cooperativo)

Diferencia o acto de comrcio puramente dito, de um acto praticado pelo cooperativista a cooperativa e vice-versa. com
A relao que a cooperativa estabelece com um membro de prestao de servios, em que este ltimo procede entrega de bens. Essa entrega no se traduz em nenhuma compra e venda, estando isenta de impostos, contrariamente aos actos de comrcio.

Artigo 10 Forma de constituio das cooperativas


(desburocratizao do processo)

Prev-se a possibilidade da cooperativa poder entrar em projectos/negcios com entidades que no sejam cooperativas (consrcios, contratos de associao em participao, joint venture, etc.)
Esses empreendimentos podem ser geridos pelo investidor ou parceiro que no a cooperativa ou membro.

Artigo 10 (Formalidade para a constituio)


(menos documentao)

As cooperativas, constituem-se atravs de um contrato de sociedade e o registo pode ser celebrado por escritura particular, caso no entrem bens imveis, afastando-se o formalismo da escritura pblica.

O nmero de membros mnimo para formar uma cooperativa de 5.

Artigo 15 Capital Social


(Menos onerosidade)

No se estabelece o valor de um capital inicial obrigatrio. Pretende-se deferir essa faculdade aos que desejam constituir a cooperativa, estabelecendo-o nos estatutos.

Artigo 20 (Realizao do Capital)


O capital social pode ser realizado em dinheiro, bens, direitos ou servios, pelo menos 50% do capital social deve ser em dinheiro.

O capital subscrito pode ser realizado integralmente no prazo de 3 anos.

Artigo 19 (Titulos de Capital)

Quando existirem excedentes do exerccio, a cooperativa poder pagar juros ao valor do capital representado no ttulo de capital. Estabelece-se uma limitao da taxa de juros que nunca deve ser superior a taxa de referncia estabelecida pela autoridade monetria Moambicana.

Artigo 24 (Fundo Social)

O fundo social das cooperativas constitudo por:


capital social; juros obtidos dos emprstimos e aplicao de capitais realizados fora do mbito do acto cooperativo ; excedentes retidos, inclusive os escriturados em contas de participao do membro, quando previsto nos estatutos ou por deliberao da Assembleia Geral; operaes realizadas com terceiros; doaes, legados ou subsdios que recebam a ttulo gratuito; deliberao de Assembleia Geral, inclusive para cumprimento das exigncias legais para reservas.

Artigo 37 (Mandato dos Membros dos rgos Sociais)

Prev a possibilidade de reeleio dos membros dos rgos sociais estabelecendo uma obrigatoriedade de renovao de uma parte deles. Os membros so eleitos para um mandato de trs anos, renovveis por um a trs perodos idnticos sendo obrigatria, a substituio de dois teros dos seus membros na Direco e de um tero no Conselho Fiscal.

Artigo 52 (Votao)

Cada cooperativista dispe de, pelo menos, um voto. Prev-se a possibilidade de se adoptar o voto proporcional s operaes realizadas. Para que a cooperativa no acabe sendo controlada por um pequeno grupo de membros, limita-se o nmero de votos proporcionais, ao mximo de sete.

Artigo 56 (Assembleias Delegadas)

O peso do volume de negcios, operaes e produes que os cooperativistas mantm com a cooperativa, so reconhecidas, e determina o nmero de delegados nas assembleias.

Artigo 57 (Composio)

A cooperativa gerida e administrada por uma Direco, composta, totalmente ou com mais de dois teros, por membros da cooperativa, sendo: Nas cooperativas com mais de trinta cooperativistas por trs membros, sendo um presidente e dois vogais, um dos quais substituir o presidente nos seus impedimentos e faltas, quando no houver vice-presidente; Nas cooperativas com at trinta membros por apenas um presidente, que designar quem o substitui nas suas faltas e impedimentos.

Artigo 58 (Competncias)

A direco poder delegar os seus poderes executivos a profissionais no cooperativistas na gesto e rentabilizao dos negcios sem conceder os poderes que salvaguardam a gesto democrtica.

Artigos 70 & 71 DESPESAS

As despesas administrativas podem ser cobradas na proporo directa da fruio dos servios.

Artigos 72 a 77 RESERVAS
Define a obrigatoriedade de uma reserva legal, nunca inferior a 5% dos excedentes anuais at que deixe de ser obrigatrio (quando superior ao capital social). obrigatria uma reserva (mnima 1,5% de excedentes) para a Educao, Formao e Informao dos membros. Os excedentes das operaes com terceiros passam automaticamente para a reserva legal. Estabelece-se a possibilidade de constituio de outras reservas. Estabelece-se o princpio da insusceptibilidade de diviso das receitas.

Artigo 87 (Transformao de Associaes em Cooperativas)

As associaes podero transformarse em cooperativas, desde que preencham os requisitos estabelecidos na Lei. Na data de transformao ser efectuado o encerramento de balano e apuramento dos resultados da associao.
A transferncia dos activos e do patrimnio da associao para a cooperativa a constituir, ser afectada e obrigatoriamente destinada a reserva

S-ar putea să vă placă și