Sunteți pe pagina 1din 23

PREPARO E MOAGEM DE CANA

HISTRIA DA CANA
A moagem da cana-de-acar era feita em moendas construdas em madeira, com rolos verticais e acionados por animais ou rodas d'gua.

A mquina vapor substituiu o trabalho braal ou animal na moagem da cana no incio do sculo XIX, em plena Revoluo Industrial.

Moagem feita por animais ou rodas d'gua.

Moagem feita por mquina a vapor.

RECEPO E PREPARO DA CANA


A cana que chega na Usina pesada e verificada no laboratrio de sacarose para o sistema de pagamento dos fornecedores. Posteriormente, a cana descarregada no ptio de cana, porm muitas usinas no o utilizam, pois querem evitar as inverses de sacarose.

RECEPO E PREPARO DA CANA


A cana levada para as mesas alimentadoras, onde eliminado os materiais estranhos. O ndice tolervel de 3%. A cana conduzida por esteiras metlicas, onde os picadores e desfibradores realizam o quebramento da estrutura dura e ruptura das clulas para a moagem.

RECEPO E PREPARO DA CANA


Utiliza-se uma esteira de borracha at a moagem, onde a mesma possui um eletrom para eliminao das partes metlicas com o intuito de no danificar os rolos esmagadores.

UNIDADES DE MOAGEM

MOENDA X DIFUSOR
MOENDA Bagao mais seco; Menos sensvel paradas; 97% de extrao; Preparo de cana mais leve; Manuteno barata no curto prazo; Maior interveno de Assistncia tcnica; Tratamento de caldo mais pesado; Tamanho de ternos e rotao definem capacidade. DIFUSOR Bagao mais mido; Mais sensvel s paradas; 98% de extrao; Preparo de cana mais pesado; Manuteno cara ao longo prazo; Menor interveno de Assistncia tcnica; Tratamento de caldo mais leve; Altura , largura do colcho e reteno definem capacidade.

MOENDA
A moenda possui de 4 a 7 ternos. Cada terno possui 3 rolos e se incorpora um

quarto para alimentao forada.


Os trs rolos da moenda so montados de uma

maneira que a cana seja esmagada 2 vezes.


Os rolos de entrada e sada so fixos, enquanto o rolo superior se movimenta por meio de um sistema de presso hidrulica.

MOENDA
O rolo de presso compacta o bagao, aumentando a densidade da fibra na entrada do terno. A cana conduzida de um terno a outro atravs de

esteiras por chute donelly (canal retangular feito de


chapas de metal), o qual dirige a cana verticalmente para o prximo terno. Os ternos de moenda podem ser acionados por turbinas a vapor, motores eltricos ou motores

hidrulicos.

ESQUEMA DO TERNO DA MOENDA

EMBEBIO E MACERAO
A embebio pode ser simples, composta ou mista. A composta a mais utilizada, no qual se aplica

gua no bagao do ltimo terno, caldo extrado


aplicado no terno anterior e assim

sucessivamente at o 2 terno.
No 1 terno extrado caldo contido na cana.

EMBEBIO E MACERAO
A temperatura da gua de embebio um parametro importante para a eficincia da moagem.

EFICINCIA DA EXTRAO
Aumento da presso hidrulica. Aumento na velocidade do rolo. Aumento na ruptura das clulas (preparo) Aumento na vazo de gua de embebio. Aumento na temperatura da gua de embebio. Reduo na abertura dos rolos e da bagaceira.

EFICINCIA DA MOAGEM
Para cada 1% de matria estranha se perde 1,5 Kg de acar por tonelada de cana moda.

A extrao no 1 terno deve ser de 50 a 70%.


A umidade do bagao deve ser de 48 a 50% A pol do bagao na sada do ltimo terno deve ser at 1,5. A extrao do caldo deve ser a maior possvel. Deve ser feita a limpeza da moenda, desinfetando com gua quente, vapor ou produtos qumicos.

GRFICO DISTRIBUIO DE CANA NO BRASIL

AUTOMAO DA REA DE MOAGEM


Automatizao da Alimentao de Cana
Tem a funo de medir e controlar o nvel de cana no chute donelly do 1 terno da moenda. A velocidade das esteiras de alimentao controlada e tambm feita a proteo das turbinas dos picadores e desfibradores para evitar embuchamento.

AUTOMAO DA REA DE MOAGEM


Controle de Velocidade das Turbinas das Moendas
Tem a funo de medir e controlar o nvel de cana no chute donelly do 2 ao ltimo terno da moenda, atuando na velocidade da turbina. Controle de Vazo de gua de Embebio

Tem a funo de medir e controlar a vazo de gua de


embebio, pode ter o set point local para manter uma vazo fixa ou um set point remoto.

AUTOMAO DA REA DE MOAGEM


Controle de Nvel da Caixa de Caldo Tem a funo de medir e controlar o nvel da caixa de caldo, atuando na velocidade da turbina do 1 terno da moenda. Controle de Vazo ou Diviso do Caldo para Fbrica e Destilaria

Tem a funo de medir e controlar a vazo de caldo para fbrica e


para a destilaria. Limpeza Automtica

Permite efetuar a limpeza automtica da peneira de caldo dos


ternos da moenda com vapor ou gua quente.

AUTOMAO DA REA DE MOAGEM


Comando e Intertravamento de Motores Este sistema controla o comando liga/desliga de motores, para que caso ocorra algum problema de segurana no coloque em risco a operao da moenda. Monitorao e Alarme de Variveis Auxiliares - Medio de temperatura da gua de embebio - Medio de temperatura para as turbinas

- Medio de umidade do bagao


- Medio de flutuao do rolo superior dos terno de moenda.

PAINEL DE CONTROLE

AUTOMAO DA REA DE MOAGEM


Sistema de Superviso Software de superviso para operao, arquivo de dados em histrico e emisso de relatrios, e interligado a uma rede para comunicao com os outros setores da Usina.

RESULTADOS OBTIDOS COM A AUTOMAO


Estabilidade de moagem Aumento da extrao de caldo Proteo contra embuchamento Diminuio das perdas no bagao (POL) Diminuio das perdas de tempo por paradas Diminuio das perdas por inverso de sacarose Melhor embebio e umidade do bagao Economia de energia e vapor Facilidade e segurana na operao.

S-ar putea să vă placă și