Sunteți pe pagina 1din 15

PAPEL E CELULOSE

Fabiana Sinibaldi Barbosa Emlio Monlen Raccanelli 5989580 6873012

Introduo

O papel, sucessor do papiro e do pergaminho, comeou a ser utilizado no ano 105 d.C.

Para produzir uma tonelada de papel so necessrias aproximadamente duas toneladas de eucalipto, que equivale a 20 rvores.
40% do lixo urbano composto por papel. Das 175 produtoras de papel instaladas no pas, 75% tm mais de 50% dos seus produtos originrios da reciclagem. O Brasil tem uma taxa de recuperao de papis para reciclagem de 45,4%, perdendo apenas para Coria do Sul.

Ciclo de Vida
Preparaao

Matria Prima

Produo da Celulose Reciclagem

Lixo
Consumo

Produo do Papel

Matria-prima

Sua principal matria-prima a celulose, obtida a partir de fibras celulsicas, retiradas dos troncos das rvores. So usados tambm produtos inorgnicos para dar ou melhorar certas propriedades ao papel.

Produo da Celulose

1 etapa: As toras so descascadas, lavadas, picadas em pequenos pedaos (para facilitar difuso dos reagentes qumicos), e direcionados etapa de formao da polpa. 2 etapa: Polpao (processo Kraft), material reagido com licor branco (hidrxido de sdio e sulfeto de sdio) dentro de um digestor a altas temperaturas e presses, que dissolvem componentes da madeira que no interessam ao produto final, principalmente lignina molcula orgnica associada celulose.

Produo da Celulose

3 etapa: Branqueamento feito a lavagem com grandes quantidades de gua para que as substncias responsveis pela colorao sejam removidas. A gua suja tratada e enviada ao corpo dgua receptor. 4 etapa: Secagem feita por uma mquina que forma uma folha contnua de celulose, que , logo em seguida, cortada em pedaos retangulares em seguida empilhados e amarrados e enviados aos produtores de papel

Produo da Celulose

No clareamento qumico ocorre formao de dioxinas (compostos organoclorados) devido utilizao de reagentes como dixido de cloro, essas substncias devem ser completamente eliminadas no tratamento dos efluentes antes de serem lanados nos corpos hdricos.
No cozimento da madeira gera-se o licor negro, que tem elevadas cargas de matria orgnica e slidos em suspenso.

Celulose empilhada

Produo de Celulose

Uma tpica indstria de celulose pelo processo kraft (1000 t/dia) pode despejar montante equivalente ao esgoto domstico de uma cidade de 120 mil habitantes. Se este efluente no for tratado antes de ser despejado nos cursos dgua, pode causar gravssimos impactos ambientais pois para ser processado pela natureza, retira todo o oxignio da gua, matando qualquer forma de vida em boa parte da mesma.

Suzano Papel e Celulose

Produo do Papel

1 etapa: As folhas de celulose so transformadas em polpa novamente, e lhe adicionam cargas (produtos inorgnicos: caulim) para lhes garantir uniformidade, lisura e opacidade. 2 etapa: A pasta misturada a grandes quantidades de gua, na proporo 1:99, formando uma suspenso leitosa que ser levada para as mquinas e cilindros que formaro a folha de papel. As folhas produzidas so inicialmente enroladas em enormes bobinas. Por fim, so cortadas mecanicamente e caminham por esteiras at serem embaladas, normalmente, com embalagens plsticas. So, assim como a celulose, transportados s empresas revendedoras por transporte rodovirio.

Produo do Papel

3 etapa: As folhas produzidas so inicialmente enroladas em enormes bobinas.

4 etapa: Por fim, so cortadas mecanicamente e caminham por esteiras at serem embaladas, normalmente, com embalagens plsticas. So, assim como a celulose, transportados s empresas revendedoras por transporte rodovirio.

Reciclagem

gua: na fabricao de uma tonelada de papel reciclado so necessrios apenas 2.000 litros de gua, ao passo que, no processo tradicional, este volume pode chegar a 100.000 litros por tonelada. Energia: em mdia, economiza-se metade da energia, podendo-se chegar a 80% de economia quando se comparam papis reciclados simples com papis virgens feitos com pasta de refinador. Madeira: uma tonelada de aparas pode substituir de 2 a 4 m de madeira, conforme o tipo de papel a ser fabricado, o que se traduz na preservao de 15 a 30 rvores.

Reciclagem

Reduo da Poluio: As fbricas recicladoras podem funcionar sem impactos ambientais, pois a fase crtica de produo de celulose j foi feita anteriormente. Porm as indstrias brasileiras, sendo de pequeno porte e competindo com grandes indstrias, s vezes subsidiadas, no fazem muitos investimentos em controle ambiental. Criao de Empregos: estima-se que, ao reciclar papel, seja criado cinco vezes mais empregos do que na produo do papel de celulose virgem e dez vezes mais empregos do que na coleta e destinao final de lixo. Os papis ondulados, aqueles usados em caixas de papelo, so o tipo de papel mais usado para reciclagem no Brasil, com 61,8%.

Reciclagem

As fibras resultantes dos papis reciclados tm capacidade limitada de reciclagem entre 5 a 7 ciclos. A cada ciclo, elas perdem tamanho, flexibilidade e capacidade de ligao, por isso, a continuao da produo de fibras virgens necessria. Alm disso, o processo de reciclagem, como qualquer processo industrial, pode gerar impactos negativos ao meio ambiente se os efluentes resultantes no forem devidadamente tratados.

Reciclagem

Referncias
http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-papel.htm http://www.bracelpa.org.br/bra2/?q=node/172 http://www.foxreciclagem.com.br/reciclagem_papel_papelao.php http://www.celulosereciclada.com.br/portugues/vantagens.php

S-ar putea să vă placă și