Sunteți pe pagina 1din 7

Instituto Superior Bissaya Barreto Licenciatura em Direito Contencioso Administrativo

Brigite Martins n2718

Entende-se que a nossa Constituio no garante o acesso a uma reapreciao de um processo por parte de um tribunal de hierarquia superior mas o acesso ao mesmo deriva implicitamente da organizao dos Tribunais Administrativos.

Decises que em primeira instancia tenham conhecido do mrito da causa (tambm em processos executivos); Ou aquelas que apesar de porm termo ao processo so razes formais; Valor do processo superior a alada do tribunal a que se recorre, estipulado no artigo 6 do ETAF; Independentemente do valor, nos casos previstos no artigo 142 n3 onde se sobrepe os direitos ou valores comunitrios artigo 691 n2; No caso de serem processos urgentes.

Segundo a doutrina: a) recursos substitutivos so aqueles em que o tribunal ad quem vai substituir a deciso impugnada; b) recursos cassatrios aqueles em que o tribunal ad quem verifica apenas a legalidade da deciso recorrida e em caso de procedncia revoga a deciso e remete a para o tribunal competente a quo; c) recursos de reexame julga se de novo o mrito da causa tendo em conta novas provas e novos factos produzidos at ento; d) recursos de reponderao ou reviso - neste tipo de recursos repondera se a deciso na exacta medida em que foi impugnada.
No existe uma relao imediata entre os recursos pois quanto aos cassatrios podemos dizer que existe uma certa ligao com os recursos de reponderao ou reviso mas j no caso dos substitutivos eles so no s de reexame como de reponderao

Segundo a lei:

a)Recurso Ordinrio Comum - recurso interposto das decises dos tribunais Administrativos de Circulo para os Tribunais Centrais Administrativos. b)Recurso Ordinrio Especial recurso de revista per saltum dos Tribunais Centrais Administrativos para o Supremo tribunal Administrativo. especial por saltar uma etapa de jurisdio e por s
ser admitida em alguns casos exigindo-se um valor elevado e que se tratem de questes de direito.

c)Recurso Ordinrio Excepcional Recurso de revista dos TCAs para o STA e para uniformizao de Jurisprudncia a interpor para o pelo do STA.
Recurso de revista dos TCAs para o STA uma vez que como lei indica, excepcional, s se verifica em questes de importncia fundamental, devido a relevncia jurdica social, ou que seja claramente necessria para uma melhor aplicao do direito.

Recurso para uniformizao de jurisprudncia para que se verifique este recurso tem de estar perante uma contradio sobre a mesma questo fundamental de direito, ou entre acrdos dos TCAs ou entre estes e acrdos do STA ou ainda entre acrdos do STA. Quando isto acontece recorre-se do acrdo mais recente para o pleno do STA para que este analise anulando ou substituindo a deciso anterior (art 25,n1 alnea b) do ETAF).

d)Recurso Extraordinrio So basicamente recursos de reviso de sentenas transitadas em julgado.


Porm para que se possa recorrer de uma deciso transitada em julgado tem de se estar perante alguma das seguintes situaes: 1- Falsidade de documento essencial; 2- Documento novo decisivo; 3- Falta ou nulidade da citao; 4- Deciso que resulte de crime praticado pelo juiz no exerccio das suas funes; 5- Sentena incompatvel com a deciso de uma instncia internacional de recurso qual Portugal esteja vinculado; 6- Recurso por um terceiro no caso de no ter sido citado, ou por no ter tido a oportunidade de interveno estando em vias de sofrer ou que tenha j sofrido a execuo da sentena (art. 155, n2).

Andrade, Jos Carlos Vieira de, A Justia Administrativa, 11 ed., Coimbra, Almedina, 2011. Almeida, Mrio Aroso de, Manual de Processo Administrativo, Coimbra, Almedina, 2010.

S-ar putea să vă placă și