Sunteți pe pagina 1din 8

O Modo de Produo em Marx

Conceito de Modo de Produo de Marx


O conceito de modo de produo foi desenvolvido por Marx e Engels para designar a maneira pela qual determinada sociedade se organiza visando garantir a produo das suas necessidades materiais, de acordo com o nvel de desenvolvimento de suas foras produtivas. Trata-se de um modelo racional abstrato criado com vistas a proporcionar uma anlise criteriosa das formaes sociais realmente existentes, possibilitando a comparao entre as diferentes sociedades formadas ao longo da histria. preciso ter claro que o modo de produo ajuda a compreender a realidade, mas no a realidade. Outrossim, o modo de produo no existe na sua forma pura, pois possvel depreender a presena, nas formaes sociais reais existentes, de caractersticas mescladas de diferentes modos de produo, a depender do momento histrico estudado.

Conceito de Modo de Produo de Marx


O modo de produo, portanto, permite compreender a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e servios, como os utiliza e os distribui. O modo de produo de uma sociedade formado por suas foras produtivas e pelas relaes de produo existentes nessa sociedade. Podemos utilizar uma frmula simplificada, entendendo tratar-se de um recurso meramente didtico:
Modo de produo = Foras Produtivas + Relaes de Produo.

Portanto, o conceito de modo de produo resume claramente o fato de as relaes de produo serem o centro organizador de todos os aspectos da sociedade.

Conceito de Modo de Produo de Marx


A histria humana pode ser dividida em perodos relativamente longos de acordo com a estrutura do modo de produo: Comunismo Primitivo; Modo de produo asitico; Escravido Clssica; Feudalismo; Capitalismo. Comunismo: Na teoria marxista, o modo de produo comunista dever substituir o capitalismo, mediado por um perodo de transio, o Socialismo, entendendo que esta substituio no se dar de maneira natural, mas como resultado da interveno revolucionria consciente dos homens.

O passo de um modo de produo a outro


A evoluo de um modo de produo para o outro ocorre a partir do desenvolvimento das foras produtivas e sua posterior contradio com as prprias relaes de produo e da luta entre as classes sociais predominantes em cada perodo. Assim, segundo Marx o movimento da Histria possui uma base material, econmica e obedece a um movimento dialtico. A passagem do modo de produo feudal, para o modo de produo capitalista burgus, e um exemplo claro:

O passo de um modo de produo a outro


"0 modo de produo feudal o fato positivo, a afirmao mas j traz dentro de si o germe de sua prpria negao: o desenvolvimento de suas foras produtivas propicia o surgimento da burguesia. medida que estas foras produtivas se desenvolvem, elas vo negando as relaes feudais de produo e introduzindo as relaes capitalistas de produo. A luta entre a nobreza e a burguesia vai se acirrando; em um determinado ponto deste desenvolvimento ocorre a ruptura e aparece o terceiro elemento mais desenvolvido, que modo de produo capitalista. , portanto, a luta entre as classes que faz mover a Histria.'' (SPINDEL, A. op. cit. p. 39.)

Modo de Prod. O Comunismo um sistema social sem classes que promove a igualdade social completa para todos os membros da sociedade.

Modo de produo Socialista: baseada na propriedade social dos meios de produo que exclui a anarquia da produo, e abre possibilidades de planear conscientemente e com determinao o seu desenvolvimento.
Modo de produo capitalista: as relaes de produo capitalistas baseiam-se na propriedade privada dos meios de produo e no trabalho assalariado Portanto, existem basicamente duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores assalariados. Modo de produo Feudal, predominante na Europa Ocidental medieval, tinha como contradio fundamental a relao entre senhores e servos. Modo de produo Escravatura: existncia da propriedade privada e a explorao de uma classe por outra foi o escravismo clssico, cujos exemplos tpicos seriam a Grcia e Roma antigas. Modo de produo Comunidade Primitiva as principais caractersticas so: a no existncia de propriedade privada, no existncia de classes sociais , no explorao de uma classe por outra, predomnio trabalho coletivo

O passo de um modo de produo a outro


Modo de produo Comunista

As contradies que se desenvolvem dentro do(s) modo de produo, isto , entre as Forcas Produtivas e as Relaes de Produo assumem carter antagnico e terminam manifestandose numa contradio de classes (luta de classes) cuja soluo em ultima instancia tem sido a negao da negao do modo de produo antecedente.

Modo de produo Socialista


Modo de produo Capitalista Modo de produo Feudal Modo de produo Escravatura Modo de produo Comunidade primitiva

S-ar putea să vă placă și