Sunteți pe pagina 1din 37

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

H quatro bilies e meio de anos atrs, a Terra era uma bola de rocha derretida, e desde essa altura tem vindo a perder calor gradualmente. At mesmo hoje em dia podemos ver os sinais do seu nascimento nos vulces, que cuspiam rocha lquida para o solo.

O seu fogo interno tambm alimentado pela central nuclear natural que h dentro do nosso planeta: grandes quantidades de urnio, trio e potssio radioactivos fornecem uma fonte de calor regular. Embora a superfcie tenha arrefecido o suficiente para formar uma crosta slida de 30 quilmetros de espessura, o interior permanece derretido a vrios graus.

No centro do nosso mundo existe um ncleo denso e grande, em parte metal slido e em parte lquido: uma fuso de ferro e nquel. Fora do ncleo, a maior parte do resto da Terra rocha semiderretida, o chamado manto. Nem lquido nem slido, o manto tem uma consistncia semelhante do caramelo.

O lento movimento desta rocha viscosa por debaixo da crosta o que molda a nossa paisagem. Onde empurra a crosta, vemos montanhas. Onde puxa a crosta, as depresses enchem-se de gua e vemos oceanos.

A crosta terrestre no um escudo slido, mas est despedaada em vrias partes. Em breve se tornou claro que estas partes, ou placas, esto a mover-se extremamente devagar em diferentes direces pela Terra.

Como gua a ferver numa panela, as correntes de conveco do manto sobem superfcie, arrefecem e vo de novo para baixo. Devido ao calor do ncleo da Terra, estas rochas semiderretidas empurram lentamente as placas volta do planeta.

Onde as margens das placas se tocam, vemos linhas de frico e sentimos o cho a tremer com terramotos. Onde as placas se juntam umas s outras, formam-se as montanhas ou, nalguns casos, uma placa entra por debaixo de outra e vai para o manto fervente.

Onde as placas se esto a separar, a maior parte das vezes nas superfcies dos oceanos, a lava ergue-se rotineiramente, criando uma nova crosta para preencher a falha.

Noutros locais, as quantidades cada vez maiores de rocha quente do manto fazem buracos bem no meio da placa. medida que o manto se move para estes pontos quentes, emergem cadeias de vulces, como os que vemos no Hawai.

Este movimento suave, mas inexorvel, da crosta terrestre foi chamado movimento de placa tectnica e a marca da geologia do nosso planeta.

Estariam os outros mundos rochosos vivos como a Terra? O cho tambm tremeu e cuspiu fogo? At chegada da era espacial, a Terra era tudo o que conhecamos. Imagine-se com que expectativa os gelogos esperaram por notcias de outras experincias csmicas na formao dos planetas rochosos por todo o Sistema Solar.

MODELOS DO PASSAO SOBRE A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

Quais as limitaes deste modelo?

-Uma Terra oca, flutuando na gua.


(Modelo da antiguidade)

- No podia, por exemplo, explicar a existncia de vulces.

- Uma Terra com um fogo central


(Modelo do sec XVII)

Quais as limitaes deste modelo?


- No podia, por exemplo, explicar o comportamento de ondas ssmicas.

Para o estudo da estrutura interna da Terra existem dois mtodos:

Mtodos directos: baseados observao directa das rochas fenmenos geolgicos.

na ou

Mtodos indirectos: baseados na interpretao de certas observaes.

MTODOS DIRECTOS

A observao e estudo directo da superfcie visvel desde os fundos marinhos at aos altos cumes, permitem estudar os movimentos tectnicos e a forma como alguns mateiros surgem superfcie da Terra.

As exploraes de jazigos minerais So exploraes efectuadas em minas e permitem conhecer zonas do interior da crusta terrestre. Tm um valor limitado uma vez que no atingem profundidades significativas.

As sondagens - Estas perfuraes verticais na litosfera atingem, frequentemente, vrios milhares de metros de profundidade. No entanto, quando comparadas com o raio terrestre, no so significativas para desvendar como o interior da Terra.

A actividade vulcnica Os materiais expelidos pelos vulces provm de profundidades de 100 a 150 km e proporcionam-nos informaes sobre a temperatura e composio qumica do interior da Terra.

Atravs do estudo das diferentes actividades vulcnicas e das suas manifestaes secundrias, como as nascentes termais, sabe-se que a temperatura do globo aumenta com a profundidade. Por exemplo, os cientistas pensam que a 1000 km de profundidade a temperatura deve ser prxima dos 2400 C. Alguns investigadores admitem que a temperatura nas zonas mais internas da Terra deve variar entre 4000 e 5000 C.

Mtodos Directos
Observao e estudo directo da superfcie visvel

Explorao de jazigos minerais

Actividade vulcnica

Sondagens

MTODOS INDIRECTOS

Quase toda a informao, que permite determinar com algumas reservas as caractersticas estruturais do interior da Terra obtida atravs mtodos indirectos, uma vez que os directos apenas permitem ir a uma escassa profundidade. Os mtodos indirectos baseiam-se essencialmente na interpretao de dados fornecidas atravs da actividade ssmica.

Ondas Ssmicas Utilizam-se vibraes, que so enviadas para o interior da Terra para analisar sua estrutura interna. Essas vibraes podem ser produzidas por fatores naturais ou serem induzidas.

A forma de propagao destas ondas informa as caractersticas dos materiais atravessados

ondas ssmicas
Onda P, longitudinal

Onda S, transversal

Ondas superficiais: Rayleigh

Love

O estudo das ondas ssmicas evidenciam que os materiais do interior da Terra so heterogneos e com valores de rigidez diferentes, permitindo delimitar camadas.

Os dados fornecidos pelos satlites atravs do estudo do estudo de outros astros do sistema solar os cientistas fazem dedues sobre a estrutura do nosso planeta. Alguns satlites medem as modificaes pontuais do campo magntico terrestre, que se pensa resultar dos movimentos de conveco do ncleo externo. Da admitirem que esta camada seja lquida.

Mtodos Indirectos

Sismologia

Dados de Satlites

S-ar putea să vă placă și