Sunteți pe pagina 1din 34

ndice

Introduo terica 2. Desenvolvimento dos TPI 3. Formas de testar 4. Cotao dos testes 5. Limitaes 6. Tipos de Testes 7. Concluso
1.

Segundo a teoria que rege os TPI a mente humana comparvel a um PC.


A informao entra, armazenada e seguidamente recuperada conforme as necessidade
(Ackerman ,1988; Neisser ,1967; Newel e Simon 1972; Stemberberg).

Desde os anos 70 que esta corrente tem sido aplicada em diversas reas, como por exemplo a psicologia Educacional, a social e a cognitiva, este motivo associado crena nas potencialidades ilimitadas levou a um interesse crescente dos TPI, porm esta crena um pouco irreal.

Existem muitos modelos de processamento de informao mas analisemos o seguinte esquema

Memria de curto prazo Estimulo

Recursos atencionais

Seleo de respostas Perceo Memoria de longo prazo

Execuo de respostas

Para alm das componentes estruturais, a maioria dos modelos de processamento de informao compartilham certas premissas. Em relao aos testes de processamento de informao os pressupostos mais importantes incluem:

No imediato 2. Capacidade limitada 3. Diferenas individuais


1.

Como existem diferenas individuais na capacidade de processamento de informao, devem-se desenvolver testes de processamento de informao diferentes. Assim, os TPI podem ser de papel e lpis, informatizado e de desempenho, em que o aplicador do teste mede o tempo de reao, capacidades, estmulos verbais entre outros.

Contudo as diferenas individuais no foram tomadas desde o inicio para o processamento de informao (Carrol, 1976) Foi um grupo de pesquisadores que descobriu as diferenas individuais especialmente na memria de curto prazo, no processamento de informao, que se relaciona com diferenas de inteligncia (Hunt,1980; Hunt, Frost e Lunneborg 1973;
Hunt Lunneborg, Lewis,1975; Lunneborg, 1977, 1978; Snow,1978).

Outros avanos foram-nos oferecidos pela bateria de testes de fatores cognitivos que podem ser com uma tentativa de base de papel e caneta para medir habilidades de processamento de informao e testes de rod and frame, uma tentativa prematura de medir o aparelho cognitivo.

Os TPI comearam por ser de aplicao de lpis e papel, sendo ainda assim muito utilizados, porm existem j vrias opes computorizadas, que so facilmente convertidas num teste de papel-e-lpis para um formato computadorizado. (ex Carreta,1987;
Carreta et all, 1996; Carreta and Ree,1993).

Independentemente das abordagens seguidas, o primeiro passo no desenvolvimento de TPI como ferramentas de seleo de pessoas nas organizaes realizar uma anlise dos postos de trabalho.
Temos como exemplo Axton, Doverspike, Park e Barret (1997) que utilizaram este procedimento de analise de trabalhos para um estudo de solues em problemas mecnicos.

Esta analise sugeriu que as seguintes capacidades de processamento de informao de acontecimentos foram fundamentais na resoluo de problemas:
Capacidade para procurar pequenas diferenas Capacidade para se lembrar de sequencias de comportamento Capacidade de processar informao da memria a curto prazo Capacidade de reao rpida (Axtron et all 1997) De realar que a analise de tarefas laborais podem ser realizadas a nvel macro ou micro

1. 1.

1.

1.

Na conceo e desenvolvimento dos testes, a distino entre o contedo e o mtodo importante.


O contedo refere-se aos constructos e variveis (ex. a capacidade cognitiva, a destreza manual, medir a dependncia-independncia, tempo de reao e ateno visual).

O mtodo refere-se s tcnicas ou procedimentos (ex. Testes de papel e lpis, de computador, de desempenho) que so utilizados para medir o contedo especificado, (Campbel 1990).

O valor terico, conceptual e informativo da distino mtodo/contedo realado por Arthur. Archuleta, Shechan e Villado (2003) escrevem sobre a meta-analise sobre preditores acerca da seleo de pessoal.
Os mtodos, mais utilizados para os testes de processamento de informao so: 1 de papel e lpis; 2 de desempenho; 3 Computorizados.

O mtodo tradicional o mtodo de papel e lpis. Exemplos disto so a bateria de testes para avaliar a capacidade cognitiva (Ekstrom et all 1976; Francis et all 1993) e a bateria de testes com desenhos (Witkin e Goodnough 1981; Witkin et all 1971).
Em seguida houve uma alterao para os testes de aplicao computorizados.

Esta mudana na apresentao dos TPI de papel e lpis para computorizados foram devido omnipotncia dos computadores, pois alm de facilitar a adaptao dos testes tambm tem a capacidade para provocar estmulos e tem formatos de apresentao melhorados. Possui igualmente a vantagem de poderem ser autoadmnistrados e mais facilmente cotados. Temos como exemplo o teste de atributos bsicos, BAT (Carreta 1987; Carreta e Ree 1993; Carreta, Zelenski e Ree 2000).

A cotao dos TPI podem ser feitas das seguintes formas:

Respostas corretas - ex. testes de Rod and Frame, estes testes apesar de terem tempo limite, este grande o que permite a concluso de todo o teste. Tempo de resposta ex. Testes de tempo de reao simples e complexos indicam a rapidez com que as pessoas respondem, tomam decises, ou processam a informao, muito associados aplicao informatizado.

Medida ponderada entre preciso (respostas corretas) e velocidade. Ex. teste de Busca Visual, relativamente pobre do ponto de vista psicomtrico.
A escolha por um ou outro mtodo fulcral, pois ajuda na funo avaliativa do teste.

A primeira limitao o facto dos testes serem considerados no imediatos, isto significa que existe um tempo de latncia entre o estimulo e a resposta, porque necessrio algum tempo para gerar a resposta, ou seja, processamento mental. Sendo o pressuposto do no imediato mais questionvel hoje que h 20 anos (Dunlap et all 1989; Larson et all 1988; McClelland 1979; Posner e Mitchell 1967). Uma segunda limitao a capacidade limitada de ateno e capacidade (Broadbent 1957; Fisher 1982;
Navon e Gopher 1979)

Uma terceira limitao a falta de validade


Outra limitao o facto de quando so computorizados colocam problemas a pessoas portadoras de deficincia ou idosos. Outra ainda e talvez a maior o facto de a maioria requerer equipamento especial, aparelhos complexos e computadores, bem como administrao individual para a maioria, fazendo com que seja muito caro

Processamento mltiplas

de

informao

de

aptides

Capacidade de memoria de trabalho Velocidade de processamento

Ateno seletiva
Dependncia/independncia de campo

Uma bateria de testes de aptido geral refere-se a um conjunto de instrumentos destinados a medir um conjunto de aptides especificas.
Assim, o processamento de informao tratado como uma capacidade passvel de ser medida, da mesma forma que qualquer outra varivel latente. A sua pontuao pode ser calculada com base nas respostas corretas.

Os testes podem ser construdos para serem gerais ou especficos. Assim sendo eles agrupam-se em duas categorias:
Bateria de testes de referencia para factores cognitivos (Gerais)

1.

1.

Testes de processamento informao (especficos)

especifico

de

Os testes de memria de curto prazo avaliam as diferenas individuais no processamento da memria a curto prazo.
O formato mais comum para este tipo de testes de aplicao de papel-lpis o utilizado para os testes imagem-numero. Temos tambm os testes memria a curto prazo. de sequencia de

A velocidade de processamento parece estar relacionada com a inteligncia geral e como tal muito utilizada, com a tentativa de ter taxas de preciso prximas dos 100%, sendo para isso cotadas em termos temporais, na ordem dos milissegundo. A introduo da informtica nesta medio veio facilitar imenso a medio.

Quatro exemplos de testes de velocidade de processamento so:


Teste de tempo de reao Teste de memria sequencial Teste de memria simultnea Teste de escolha visual

1. 2. 3. 4.

Em forma de concluso diz-se que o tempo de resposta parece prever o desempenho no trabalho, quanto melhor o tempo de resposta melhor o desempenho no trabalho. Se bem que a capacidade cognitiva tambm prev o desempenho, resta saber qual prediz melhor. Ao que parece, os ganhos com o tempo de resposta na predio do desempenho de trabalho, so superiores aos da capacidade cognitiva, porm no so muito superiores (Carr 1992; Kandra 1991).

A psicologia experimental cognitiva levanta duas questes crticas que tm sido levantadas em relao operacionalizao da ateno. Uma delas se a ateno deve ser pensada como um constructo unitrio ou multidimensional, outro se a ateno deve ser conceptualizada como uma aptido nas qual as diferenas individuais so mensurveis individualmente ou generalizveis.

Apesar destas questes sobre a ateno seletiva, tem havido muitas investigaes sobre a ateno como preditor de desempenho em cotextos de trabalho utilizando o Teste de Ateno Auditiva Seletiva (ASAT).

O teste envolve 24 mensagens dicoticas que so apresentadas ao sujeito observado por auscultadores stereo. Cada mensagem dividida em duas partes. A parte inicial da mensagem informa o sujeito da natureza do exerccio, aps o termino das instrues h quatro provas prticas para ajudar o observado com o procedimento do teste.

Uma das principais limitaes do ASAT que deve ser administrado individualmente, embora tenha sido desenvolvida uma verso de grupo por Gopher (1982), mas mantm a preferncia na aplicao individual.

O Computer-Administred Visual Attention Test (CAVAT) um teste administrado e cotado por computador, sendo um homologo do ASAT (Gopher e Kahneman 1971; Mihal e Barret 1976)
Como no ASAT e no CA-VAT os estmulos so pares. Tanto os nmeros como as letras. Existem 12 itens sendo cotados conforme o nmero de respostas corretas.

Este teste refere-se capacidade de um individuo de extrair informao importante de uma imagem visual complexa, se conseguir separar informao importante referenciado como campo independente se no consegue referido como campo dependente.

Este teste exige uma sala especialmente construda. O quarto preto e est escuro, o sujeito observado conduzido para a sala e sentado numa cadeira (ver Tinajero, Paramo, Quiroga e Rodrigues-Gonzales 2000)

So considerados como uma medida cognitiva, sendo uma das verses do EFT disponvel para crianas numa verso a cores. Estes testes so apresentados sob a forma de papel e lpis. pedido que encontre formas simples inseridas em formas mais complexa e so apresentadas de forma cronometrada.
A forma para crianas so o Group Embedded Figures Test (GEFT), tambm de papel e lpis.

Conclui-se ento que os TPI apesar de despoletar uma grande crena de utilidade, na pratica a sua utilidade foi reduzida. Os testes de aptides gerais so prticos, fceis de administrar, fceis de cotar e relativamente baratos, e como tal os TPI apesar de serem muito utilizados para a investigao no so tanto para seleo de pessoal e para organizaes empresariais. Se bem que o melhorar do software fez aumentar a facilidade da aplicao dos TPI, o que faz prever a sua maior divulgao sem contudo entrar de novo em euforias.

S-ar putea să vă placă și