Sunteți pe pagina 1din 11

CULTURA: UM CONCEITO ANTOPOLGICO

Prof RASLAND LUNA

19/04/2012

Da Natureza da Cultura ou da Natureza Cultura.


1 - A diversidade dos comportamentos humanos no pode ser explicada por diversidades somatolgicas (fsicas, biolgicas) ou mesolgicas (geogrfica, espacial). Exemplos:

19/04/2012

Mo esquerda, no trnsito ingls; Harakiri, no Japo; Nudismo, nas praias europias.


2

2 O determinismo biolgico:

Os judeus so avarentos e negociantes; Os brasileiros herdaram a preguia dos negros, a imprudncia dos ndios e a luxria dos portuguses;

2.1 Postura Antropolgica:

19/04/2012

Total rejeio as abordagens biologizantes.


3

2.2 Posio Antropolgica sobre a existncia de um determinismo comportamental que diferencie homens e mulheres:

19/04/2012

O comportamento dos indivduos depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturao. Um menino e uma menina agem diferentemente no em funo dos seus hormnios, mas em decorrncia de uma educao diferenciada.

3 O determinismo geogrfico:

19/04/2012

Fins do Sc. XIX e inicio do Sc. XX: popularidade das teorias geogrficas sobre o determinismo do ambiente fsico, ao condicionar a diversidade cultural. Crtica de Boas: existe uma limitao na influncia geogrfica sobre os fatores culturais. Posio da moderna Antropologia: a cultura age seletivamente e no casualmente sobre o seu meio ambiente.
5

COMO OPERA A CULTURA.


1 A cultura condiciona a viso de mundo do homem:

19/04/2012

Comportamento padronizado pela maioria X comportamentos desviantes (discriminao). O modo de ver o mundo, as apreciaes de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo posturas corporais, so assim 6 produtos de uma herana cultural....

Ruth Benedict: ...a cultura como uma lente atravs do qual o homem v o mundo. Etnocentrismo: Supervalorizao da cultura; Conflitos sociais; O ponto de referncia o grupo e no a humanidade.

2 A cultura interfere no plano biolgico:

19/04/2012

Condicionamento de alguns aspectos biolgicos. Deciso sobre a vida e a morte dos 7 membros do sistema.

A Apatia: oposto ao Etnocentrismo. As reaes psicossomticas: Fortemente influenciadas pelos padres culturais (ex. Poder das magias, Sensao de fome condicionada pelo horrio, Cura de doenas reais ou imaginrias).
3 Os indivduos participam diferentemente de sua cultura:

19/04/2012

Limitao etria: Biolgica: atividades prprias para crianas, adultos e idosos. 8

Cultural: idade para votao em cargos pblicos, compreenso de certos assuntos. Limitao natural: nenhum indivduo capaz de dominar todos os aspectos de sua cultura.
4 A cultura tem uma lgica prpria:

19/04/2012

Lvi-Strauss: o sistema de pensamento das tribos selvagens tm uma lgica prpria, apesar de 9 baseada em fantasias e magias.

E. E. Evans-Pritchard: Cada cultura interpreta os acontecimentos sociais por uma viso limitada, mas que tem coerncia, de acordo com o nvel intelectual de seus participantes.

5 A cultura dinmica:

O ser humano um ser indefinidamente mutvel, tanto fsica quanto intelectualmente.


10

19/04/2012

Sendo a cultura um resultado das transformaes da natureza pelo homem, tambm ela permanentemente mutvel. A cultura tambm conservadora, estvel (conflitos de geraes). Existem dois tipos de mudanas na cultura: interna (desenvolvimento tecnolgico e acontecimentos abruptos) e externa (trocas de informaes com outras culturas e aculturao)
11

19/04/2012

S-ar putea să vă placă și