Sunteți pe pagina 1din 28

Joo Simes Lopes Net0,

o capito da Guarda nacional

Biografia
Joo Simes Lopes Neto

Neto paterno de Joo 1865-1916 Simes Lopes Filho, o Visconde da Graa JSLN era Filho de Capito Bonifcio Lopes e Teresa de Freitas Ramos.
Nasceu na estncia da Graa, em 9 de maro de 1865 no interior do Pelotas- RS-Brasil

Aos treze anos, matricula-se no colgio Ablio no Rio de Janeiro, onde estudou at o terceiro ano de medicina. Em 5 de maio de 1892, com 27 anos de idade, casase com Francisca de Paula Meireles Leite, de 19 anos de idade, na cidade de Pelotas/RS. Faleceu em 1916, aos 51 anos de idade.

Obras:

Cancioneiro Guasca (1910) - coletnea de cantigas de roda e versos poticos. Contos Gauchescos (1912) Lendas do Sul (1913) principais lendas da regio Casos do Romualdo (1952) - 23 contos Terra Gacha (1955) - Ensaio Histrico

Atuao
Pelotas, a terra natal cidade avanada em sua poca, graas prosperidade econmica assegurada pela explorao do charque e por uma indstria nascente. Simes Trabalha como redator nos jornais locais da provncia:
Entre

1895-1913 mantm a coluna Balas d'Estalo no Dirio Popular;


em

1913-1914, sob o pseudnimo Joo do Sul, assina as crnicas de Inquritos em Contraste nas pginas de A Opinio Pblica;

de 1914 a 1915 ocupa a direo do Correio Mercantil;

em 1916, ano de sua morte, volta para A Opinio Pblica com a coluna Temas Gastos.

Contexto Histrico O avano cientfico e tecnolgico no incio do sculo XX traz novas perspectivas humanidade. As invenes contribuem para um clima de conforto e praticidade. Afinal, o telefone, a lmpada eltrica, o automvel e o telgrafo comeam a influenciar, definitivamente, a vida das pessoas. Alm dessas, a arte mostrou um inovado meio de comunicao, diverso e entretenimento: o cinema.

O Pr-Modernismo ( 1900-1920)

a poca do nacionalismo temtico, crtico e contestador. Os tipos humanos marginalizados ganharam espaos nas obras literrias. Alguns autores optaram pela poetizao da linguagem cientfica, outros preferiram o uso de regionalismos. Para Bosi, o princpio do descontentamento com a Repblica. Principais autores: Euclides da Cunha, Lima Barreto Monteiro Lobato, Simes Lopes Neto, Graa Aranha Na Poesia: Augusto dos Anjos, Raul de Leoni

Caractersticas da Obra Simoniana

Regionalista: manteve no universo imaginrio de sua fico, o prottipo do gacho tradicional expressando claramente uma ideologia regionalista. e um dialeto prprio. Histrica e Cultural: Apresenta uma crnica da histria sul-riograndense e o registro de seus episdios cruciais; a Revoluo Farroupilha e a Guerra do Paraguai, (conto Duelo de farrapos e Chasque do Imperador); Apresenta uma linguagem tpica do prottipo gaudrio. Ergue uma barreira intransponvel entre o territrio privilegiado do pampa e tudo aquilo que fica alm de suas fronteiras.

A importncia da obra simoniana


Sua literatura ultrapassou as fronteiras do Rio Grande do Sul e do Brasil e hoje pertence literatura universal, tendo sido traduzido para diversas lnguas. Seu valor cultural transcende categoria em que a histria literria tende a inseri-lo. O livro Lendas do Sul foi a primeira obra literria no idioma portugus a ser publicada na rede mundial de computadores pelo aclamado Projeto Guttemberg. A fora irradiadora da obra ultrapassa o destino absolutamente opaco do autor que a produziu, no mbito da ideologia francamente regionalista, inclui a inscrio de um cdigo tico particularizado e inconfundvel, principalmente nos artigos de f do gacho: "Fala ao teu cavalo como se fosse gente"; "Mulher, arma e cavalo do andar, nada de emprestar"; "Na guerra no h esse que nunca ouviu as esporas cantarem de grilo...";

Ele foi um homem da cidade, urbano e polido; A estncia e seus habitantes pertenciam to-s memria de sua infncia e talvez por isso mesmo transformaram-se logo adiante na matria prima da criao imaginria.. Nele o regionalismo nada mais foi seno uma fora ideal de expresso artstica dentro da literatura

(Carlos Reverbel-Um capito da guarda Nacional1985)

Cancioneiro Guasca
Transcrio e codificao do acervo potico de origem popular. Acumulado, ao longo do tempo, pela tradio coletiva, transmitido quase sempre pela oralidade annima .

Organizam-se: Antigas danas, Quadras, Poemetos, Poesias, Trovas cantadas ao som do Hino Farrapo, Poesias histricas, Desafios, Dizeres, Diversas e Modernas.

Danas antigas:
-tirana, anu, tatu, car, feliz-amor,, xar, chimarrita, -chico, ribada, cerra-baile, galinha morta, quero-mana, serrana, -dando, sabo, bambaquer, pinheiro, pagar, - pega-fogo, balaio recortada, retorcida e outras. O tatu Eu vim p'ra contar a histria Dum - tatu - que j morreu, Passando muitos trabalhos Por este mundo de Deus. Ora pois, todos escutem Do tatu a narrao, E se houver quem saiba mais, Entre tambm na funo. Ande a roda, o tatu teu; voltinha no meio, o tatu meu! -

A narrativa em 1 p. apresenta situaes vividas pelo autor que se intitula Romualdo . O personagem era na Verdade era o engenheiro Romualdo de Abreu e Silva. Simes apenas d forma literria com o estilo marcadamente seu.
Sou eu o homem
Quinta de So Romualdo

O papagaio

A Figueira

Tatu rosqueira

O cobertorzinho de mostardas

A enfiada de macados

Meu rosilho piolho

Ataque de marimbondos

Lendas do Sul, apresentam seres mitolgicos que se misturam realidade do cotidiano guasca. So sonhos, vises, ou interpretaes supersticiosas vivenciadas em um cenrio majestoso que o nosso pampa.

O negrinho do pastoreio
Meu Boi Tat

Curupira

Cerro do Jarau 1, Cerros Bravos, M boror, O Caipora. O saciO juripariA oiara

A Salamanca do Jarau, de origem ibrica chega ao Rio Grande do Sul por importao cultural; e Simes a reescreveu, terminando por criar um texto inteiramente novo. O autor obteve esta nova verso no s por via da linguagem literria e da sua insero no cenrio gacho mas, sobretudo, porque transformou Blau Nunes em seu protagonista. a lenda apresenta um ser mitolgico manifesto em figura feminina. A narrativa alcana seu ponto nobre quando a princesa encantada relaciona-se com o vaqueano, ao ponto de mudar seu destino.

Assim, na Salamanca do Jarau, enquanto se rel um motivo mtico j incrustado na tradio (o homem arrastado perdio pela mulher metamorfoseada em animal demonaco), h uma criao original que, paralelamente, revela-se no tema do gacho pobre que anda em busca da prpria identidade perdida.

A narrativa principia com a apresentao do personagem, delimitando a situao em que se encontra no momento presente: um dia, um gacho pobre, Blau, de nome, guasca de bom porte, mas que s tinha de seu um cavalo gordo, o faco afiado e as estradas reais, estava conchavado de posteiro, ali na entrada dorinco; e nesse dia andava campeando um boi barroso( Salamanca do Jarau). A Salamanca e o vaqueiro: Tu, no; tu no me procuraste ganoso... e eu subi ao teu encontro; e me bem trataste pondo gua na guampa e trazendo mel fino para o meu sustento. Se quiseres, tu, todas as riquezas que eu sei, entrarei de novo na guampa e irs andando e me levars onde eu te encaminhar, e sers senhor do muito, do mais, do tudo!... A teiniagu que sabe dos tesouros sou eu, mas sou tambm princesa moura... Sou jovem... sou formosa, o meu corpo rijo e no tocado!
( lendas do Sul pg. 8)

Contos Gauchescos
Trezentas Onas O Negro Bonifcio No Manantial O Mate do Joo Cardoso Deve um Queijo O Boi Velho Correr Eguada Chasque do Imperador Os Cabelos da china Melncia-Coco Verde
O Anjo da Vitria Contrabandista Jogo do Osso Duelo de Farrapos Penar de Velhos Juca Guerra Artigos de f do Gacho Batendo Orelha O Menininho do Prespio

O narrador dos Contos Gauchescos Blau Nunes, velho peo e guerreiro, protagonista dos Contos Gauchescos (1912), o vaqueano que conduz o viajante atravs dos pagos. Trata-se aqui do portador de um conjunto de valores que expressa a imagem do gacho gerada pela tradio coletiva: a grandeza, a hospitalidade, a amizade, a confiana, a audcia e a perspiccia.

Contos gauchescos:
Contos gauchescos mostra o espao social do gacho e apresenta suas caracterstica marcantes: grandeza, uberdade e hospitalidade. O mundo natural ope-se ao mundo histrico; o passado contrasta o presente Ex.: as estncias pegavam umas nas outras sem cerca nem tapumes; as divisas de cada uma estavam escritas nos papis das sesmarias"... Vanc v que desse jeito ningum sabia bem o que era seu, de animalada. Marcava-se, assinalava-se o que se podia, de gado, mas mesmo assim, pouco; agora, o que tocava bagualada, isso era quase reino... pertencia ao campo onde estava pastando. (Correr Eguada - Contos Gauchescos, pg.54) Estabelece uma oposio entre o gacho (monarca das coxilhas) e o imperador (homem da corte). Ex.: trecho do conto Chasque do Imperador Que vossa majestade est pensando?... Tudo isto indiada coronilha, criada a apojo, churrasco e mate amargo... No como essa cuscada l da Corte, que s bebe gua e lambe a... barriga!...

situaes histricas em contos Gauchescos


As cousas da peleia no sei, porque era menino e no guardava as conversas dos grandes; o que eu queria era haraganear; mas, se bem me lembro, o meu padrinho dizia que ns estvamos mal acampado e estransilhados, pensando culatrear o inimigo, mas que este que nos estava nos garres; no havia bombeiros nem ordem, e que o exrcito vinha num berzabum. ( O anjo da vitria, Contos Gauchescos, pg.46) Tenho que contar pelo mido, pra se entender bem. Em agosto de 42, o general, que era o presidente da Repblica Rio-Grandense vanc desculpe estou velho, mas int hoje, quando falo na Repblica dos Farrapos, tiro o meu chapu!... o general fez um papel, que chamavam-lhe decreto mandando ordens pruma eleio grande, para deputados; estes tais que iam combinar as leis novas e cuidar de outras cousas que andavam meio matroca, por causa da guerra. (Duelo dos Farrapos, Contos Gauchescos, pg. 54)

A inspirao para os Contos Gauchescos e Lendas do Sul, Segundo Loureiro Chaves: a compilao do Cancioneiro guasca deixa de ser apenas uma valiosa contribuio para a histria cultural; passou a ser, tambm, a matriz do prottipo que Simes Lopes ir privilegiar em sua fico e constitui sua legitimidade, isto , o fundamento de sua origem popular e coletiva.

Sou gacho forte, campeando vivo Livre das iras da ambio funesta; Tenho por teto do meu rancho a palha Por leito o pala, ao dormir a sesta. Monto a cavalo, na garupa a mala, Faco na cinta, l vou eu mui concho; E nas carreiras, quem me faz mau jogo? Quem, atrevido, me pisou no poncho?
Cancionero Guasca

galego p de chumbo, Calcanhar de frigideira, Quem te deu a confiana De casar com brasileira?

galego, talo grosso, Capa dura, unha de gancho, Hei de correr-te a rebenque, Se pisares no meu rancho

Cancioneiro Guasca O galego torna-se sinnimo de homem da corte, sendo identificado principalmente a partir da Rev. de 35, aos imperiais, absolutistas. Simes faz uma aluso a este galego em seu conto Melncia-Cco Verde, Onde a situao narrada justamente as peripcias dum amor contrariado .

O processo regionalista que se introduz na narrativa atravs de Blau nunes , reala as virtudes do gacho, e estabelece uma oposio entre os dois tipos: At a sinomnia idntica a utilizada no cancioneiro.
Era mesmo uma pena, lhe digo, casar uma brasileira mimosa com um p-de chumbo como aquele desgraado daquele ilhu, s porque ele tinha um boliche em Ponto grande (Contos Gauchescos, pg. 83)

Antecedentes do regionalismo gacho


Caldre e Fio O Corsrio (1851) traa o perfil do tipo regional, incorporando tambm o vocabulrio local e os termos dialetais na descrio de usos e costumes Jos de Alencar - O Gacho (1870) Apolinrio Porto-Alegre - O vaqueano( 1872) LAF - Recordaes Gachas( 1905) Compe uma fotografia exata da paisagem, anota objetivamente os fatos histricos, registra o linguajar e os hbitos dos tropeiros, transcreve o folclore.

A influencia de autores anteriores a Simes: De acordo com Loureiro Chaves, o texto Recordaes Gachas de LAF( 1905) serviram de fonte importantssima a Simes LN.
Ex.: Naquele tempo o tropeiro cercava-se de uma certa aura de probidade Ilibada e confiana quase sem limites. Quantias, no em papel como hoje, mas em ouro, capazes de proporcionar uma regular fortuna, eram facilitadas a homens que outra cousa no tin ham para dar em garantia, seno a sua palavra e esta era aceita e desempenhada. A imagem do gacho leal ao patro est demonstrado em trezentas onas (Contos Gauchescos) Ento, senti frio dentro da alma, o meu patro ia dizer que eu o havia roubado!... roubado!... Pois ento eu ia l perder as onas!... Qual! Ladro, ladro, que era!... E logo uma teno ruim entrou-me nos miolos: eu devia matar-me, para no sofrer a vergonha daquela suposio. ; era o que eu devia fazer: matar-me... e j, aqui mesmo!

A violncia tambm uma caracterstica marcante nos contos gauchescos. Em grande parte dos textos que compem a literatura gauchesca em geral, e no apenas na obra de Simes Lopes Neto, o enredo se move atravs da explicitao de alguma forma de violncia. ...Em quatro paletadas, desmunhecando uns, cortando outros, esgaravatando outros, enquanto o diabo esfrega o olho, o cho ficou estivado de gente estropiada, espirrando a sangueira naquele reduto. ( O negro Bonifcio-contos gauchescos, pg. 8) Os elementos bsicos de violncia incontida, e devastadora, indispensvel a este conto aparece tambm no conflito entre Chico Pedro e Juca Ruivo, ao qual LAF dedica vrias pgs do seu livro. A perseguio do gado alado tambm se encontra nas pginas de recordaes gachas. Simes tambm discorre sobre o assunto de maneira semelhante no conto correr eguada

Concluses de Flvio Loureiro Chaves Sobre a obra simoniana: Encontra-se em Simes Lopes Neto, uma confluncia cultural e, por isso, sua obra representa, dialeticamente , o resultado e a mudana duma tradio, a tradio do regionalismo gacho. Na gnese dessa obra as influncias de Origem popular pesam tanto quanto as literrias; a atuaram ambas as fontes e ele se apropriou ora dos elementos de uma ora de outra.

Identificadas as fontes e as influncias preponderantes, fcil deduzir que as Personagens, os tipos, o substrato histrico e at mesmo os temas de Simes no so propriamente novos. Encontram-se em vrias reas na subliteratura o Regionalista que o antecedeu, no Cancioneiro Guasca, no acervo lendrio do folclore gacho e brasileiro, e no folheto de LAF.

Considero nova sua expresso porque de todos estes elementos se apropriou para Dimension-los numa viso do mundo e numa linguagem simblica, estas sim originais e nicas, inexistentes em todos os autores que o precederam.
(Simes Lopes Neto Flvio Loureiro Chaves, 2001)

http://comunidade.portaldogaucho.com.br/viewtopic.php?f=29&t=168 http://vintage69.blogspot.com/2008/05/salamanda-do-jarau.html http://www.ihuonline.unisinos.br/uploads/edicoes/1161285483.66pdf.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Sim%C3%B5es_Lopes_Neto http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/joao-simoes-lopes-neto/joaosimoes-lopes-neto.php http://pelotascultural.blogspot.com/2009/10/o-cerro-do-jarau-e-as-torresde.html http://www.revistadigital.com.br/adagio.asp?NumEdicao=217&CodMateria= 1691 http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://ctg20.blogspot.com/2010/03 /o-anu.html&usg= http://www.ufpel.tche.br/pelotas/ebooks/contosgauchescos.pdf http://oarquivo.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&i d=503:joao-simoes-lopes-neto&catid=49:nacionais&Itemid=77 http://nasentrelinhasdaliteratura.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

S-ar putea să vă placă și