Sunteți pe pagina 1din 28

Um Sonho Paradigmtico

O sonho da injeo de irma. Fato transformador para a Psicanlise. Sonho = conjunto de memrias/desejos no-pensados do prprio sonhador.

Um Sonho Paradigmtico

O cuidado tico na exposio de material Clnico. Limitao inevitvel da psicanlise. Freud se exps em prol da cincia psicanaltica. A ousadia para registrar seus prprios sonhos.

Um Sonho Paradigmtico

A tcnica que descrevo nas pginas seguintes difere do mtodo da antiguidade num ponto essencial: ela impe a tarefa de interpretao prpria pessoa que sonha. (Vol. IV, pg 133, nota 1).

A Neurocincia se aproxima. Grande parte do processamento mental inconsciente. No preciso nem reformular essa frase, um fato que pode ser verificado empiricamente, com experimentos, separando sujeito de objeto. (Sidarda)

Um Sonho Paradigmtico

O Sonho da paradigmtico.

injeo

de

Irma:

Um

sonho

No h memria sem vivncia. A importncia do contexto do sonhador para a interpretao.

Um Sonho Paradigmtico

Prembulo:

Julho de 1895. Era Pr-psicanaltica. A Paciente Irma:

Amiga de toda a famlia de Freud antes de ser sua paciente: Confuso de papis.

Fracasso no tratamento = enfraquecimento dos laos

Um Sonho Paradigmtico

A noo ainda confusa de Freud em relao ao funcionamento mental.

Nessa ocasio, eu ainda no discernia com muita clareza quais

eram os critrios indicativos de que um caso clinico de histeria estava afinal encerrado, e havia proposto paciente uma soluo que ela no parecia disposta a aceitar (vol. IV, pg 140)

Freud tinha o desejo de curar a paciente qualquer custo

(furor sanandi).

Um Sonho Paradigmtico

Irm no aceita sua soluo/cura.

Freud d alta, mesmo aps a paciente no concordar.

Um Sonho Paradigmtico

Certo dia, recebi a visita de um colega mais novo na profisso, um de meus mais velhos amigos, que estivera com minha paciente, Irma, e sua famlia, em sua casa de campo. Perguntei-lhe como a achara e ele me respondeu: Est melhor, mas no inteiramente boa. Tive conscincia de que as palavras de meu amigo Otto, ou o tom em que as proferiu, me aborreceram. Imaginei ter identificado nelas uma recriminao como no sentido de que eu teria prometido demais paciente; e, com ou sem razo, atribui o suposto fato de Otto estar tomando partido contra mim influncia dos parentes de minha paciente, que, como me parecia, nunca haviam olhado o tratamento com bons olhos. Entretanto, minha impresso desagradvel no me ficou clara e no externei nenhum sinal dela. ... Naquela noite tive o sonho.

Um sonho paradigmtico

Um grande salo numerosos convidados a quem estvamos recebendo. Entre eles estava Irma. No mesmo instante, puxei-a de lado, como que para responder a sua carta e repreend-la por no ter ainda aceitado minha soluo. Disse-lhe: Se voc ainda sente dores, realmente apenas por culpa sua. Respondeu ela: Ah! se o senhor pudesse imaginar as dores que sinto agora na garganta, no estmago e no abdmen isto est me sufocando. Fiquei alarmado e olhei para ela. Parecia plida e inchada. Pensei comigo mesmo que, afinal de contas, devia estar deixando de perceber algum distrbio orgnico. Levei-a at a janela e examinei-lhe a garganta, e ela deu mostras de resistncias, como fazem as mulheres com dentaduras postias. Pensei comigo mesmo que realmente no havia necessidade de ela fazer aquilo. Em seguida, ela abriu a boca como devia e, no lado direito, descobri uma grande placa branca; em outro lugar, vi extensas crostas cinza-esbranquiadas sobre algumas notveis estruturas recurvadas, que tinham evidentemente por modelo os ossos turbinados do nariz.

Um Sonho Paradigmtico

Chamei imediatamente o Dr. M., e ele repetiu o exame e o confirmou O Dr. M. tinha uma aparncia muito diferente da habitual; estava muito plido, claudicava e tinha o queixo escanhoado Meu amigo Otto estava tambm agora de p ao lado dela, e meu amigo Leopold a auscultava atravs do corpete e dizia: Ela tem uma rea surda bem embaixo, esquerda. Indicou tambm que parte da pele do ombro esquerdo estava infiltrada. (Notei isso, tal como ele fizera, apesar do vestido.) M. disse: No h dvida de que uma infeco, mas no tem importncia; sobrevir uma disenteria, e a toxina ser eliminada. Tivemos tambm pronta conscincia da origem da infeco. No muito antes, quando ela no estava se sentindo bem, meu amigo Otto lhe aplicara uma injeo de um preparado de propil, propilos cido propinico trimetilamina (e eu via diante de mim a frmula desse preparado, impressa em grossos caracteres) Injees como essas no deveriam ser aplicadas de forma to impensada E, provavelmente, a seringa no estava limpa.

Um sonho paradigmtico

Anlise do sonho:

Um grande salo numerosos convidados a quem estvamos recebendo.

Ansiedade antecipatria sobre o aniversrio de sua mulher, que receberia receber amigos em um salo. Contedos comuns em sonhos.

Um sonho paradigmtico

...Repreendi Irma por no haver aceito minha soluo; disse: Se voc sente dores, a culpa sua... Ah! Se o senhor pudesse imaginar as dores que sinto agora na garganta, no estmago e no abdmen.

Contedo pr-consciente. Poderia ter-lhe dito isso na vida de viglia.(Vol IV, pg. 143) Notei, contudo, que as palavras que dirigi a Irma no sonho indicavam que eu estava especialmente aflito por no ser responsvel pelas dores que ela ainda sentia. (Vol IV, pg. 143) Conflito de Freud: causas orgnicas vs causas psquicas.

Um sonho paradigmtico

...Ela parecia plida e inchada.


Minha

paciente sempre tivera uma aparncia corada. Comecei a desconfiar que ela estivesse substituindo outra pessoa.

CONDENSAO

= Aspectos de diferentes pessoas se juntam em somente uma figura. Exemplos abundantes nos sonhos: Era e no era aquela pessoa. Ou: Era fulano, mas sei l, no era o jeito dele, etc...

Um sonho paradigmtico

...Fiquei alarmado com a ideia de no haver percebido alguma doena orgnica.


...estava

diagnostico errado, pois se assim fosse, a culpa por minha falta de xito tambm estaria eliminada.
vs Impotncia.

desejando que tivesse havido um

Onipotncia

Um sonho paradigmtico

Levei-a at a janela para examinar-lhe a garganta. Ela mostrou alguma resistncia, como fazem as mulheres com dentaduras postias. Pensei comigo mesmo que realmente no havia necessidade de ela fazer aquilo.

Irma Resistente = Irritao de Freud. Exame feito em outra paciente, com beleza juvenil (memrias que se fundem na imagem do sonho).

A posio da paciente na janela fez Freud recordar de outra mulher: ...Irma tinha uma amiga ntima de quem eu fazia uma opinio muito elevada. (Vol. IV, pg 144)

Um sonho paradigmtico
A

queixa, ainda no explicada, sobre as dores no abdmen, tambm foi rastreada at essa terceira figura. A pessoa em questo, claro, era minha prpria esposa... (a mulher de Freud estava grvida na poca deste sonho de Ana Freud) tivesse prosseguido em minha comparao entre as trs mulheres, ela teria me levado muito longe. (p. 145)

Se

Um sonho paradigmtico
Sigmund

o desejo sexual oculto (pr-consciente) que sentia pela amiga da paciente:

Freud escancara , por meio do sonho,

Freud

veio a falar sobre esses desejos com Jung, quando este veio a se envolver com uma de suas pacientes (filme Jornada da Alma).

Um sonho paradigmtico

O que vi em sua garganta: uma placa branca e os ossos turbinados recobertos de crostas

Nesta poca, eu vinha fazendo uso freqente da cocana para reduzir algumas incmodas inchaes nasais, e ficara sabendo alguns dias antes que uma de minhas pacientes, que seguira meu exemplo, desenvolvera uma extensa necrose da membrana mucosa nasal

Desejo de uso e culpa.

Um sonho paradigmtico

Wilhelm Fliess, grande amigo de S. Freud, havia operado seu nariz e tambm de uma de suas pacientes, Emma Eckstein (Freud no relata isso na anlise). Resultado desastroso para Emma. Meio metro de gaze esquecido no nariz turbinado da paciente. Quase levou a paciente a bito em abril/maio de 1895, poca do sonho (Breger, p. 177). Exemplo de DESLOCAMENTO

Um sonho paradigmtico

Chamei imediatamente o Dr. M, e ele repetiu o exame.

Medo de estar falhando o tempo todo como mdico: Com Irma, a paciente da cocana, etc... Freud levou uma paciente bito por um erro mdico.

Era como se eu viesse coligindo todas as ocasies de que podia me acusar como prova de falta de conscienciosidade mdica.

Um sonho paradigmtico

...uma parte da pele do ombro esquerdo estava infiltrada. Notei isso, tal como ele, apesar do vestido
memria

de Freud: ...naturalmente, costumvamos examinar as crianas no hospital despidas... E fracamente, no senti nenhum desejo de penetrar mais a fundo nesse ponto. (p. 148)

Um sonho paradigmtico

Quando ela no estava se sentindo bem, meu amigo Otto lhe aplicara uma injeo. Injees como essas no deveriam ser aplicadas de forma to impensada

Referente ao uso de cocana injetvel por um de seus amigos, que faleceu aps overdose. Acusao contra Otto, que havia tomado partido de irma contra Freud. Aplicando veneno como sentido.

Um sonho paradigmtico

Um preparado de propil... Propilos... cido propinico. Trimetilamina


Novo

ataque a um presente de Otto (d-lhe ataque!) aluso e ataque tambm Fliess e a siprprio como a pessoa que autorizou a cirurgia.

Nova

Um sonho paradigmtico

TRIMETILAMINA:

...era uma aluso no s ao fator imensamente poderoso da sexualidade, como tambm a uma pessoa cuja concordncia eu recordava com prazer sempre que me sentia isolado em minhas opinies. Com certeza esse amigo (Fliess)... tinha um conhecimento especial das conseqncias das afeces do nariz e de suas cavidades acessrias..

Misto de gratido e raiva pelo erro grotesco do amigo.

Um sonho paradigmtico

Injees como essas no deveriam ser aplicadas de forma to impensada. E, provavelmente, a seringa no estava limpa.
Aqui,

uma acusao de irreflexo era feita diretamente contra meu amigo Otto

Cocana

novamente aparece

Um sonho paradigmtico

Alguns contedos no-pensados ou latentes de S. Freud no sonho da injeo de Irma:


1. 2. 3. 4. 5.

6.
7.

Ansiedade antecipatria de eventos. Desejo de cura / Mdico-Deus. Atrao e desejo sexual por paciente (contratransferncia). Sentimentos de culpa por prprios erros mdicos. Ambivalncia pelo abuso/vcio da cocana. Ataque inconsciente ao amigo Fliess, at o momento idealizado. Raiva suprimida de seu amigo Otto.

S-ar putea să vă placă și