Sunteți pe pagina 1din 32

Introduo

...antes de mais, como era o comrcio : No inicio o comrcio era realizado atravs de troca por troca. Depois os produtos passaram a ter um valor monetrio.

Hoje em dia, o comrcio encontra-se cada vez mais ao servio do consumidor.

e-Commerce
O que E-Commerce? Definio : E-commerce significa comrcio eletrnico, ou seja, o conjunto de atividades comerciais que acontecem on-line

e-Commerce
O que E-Business? Definio :
E-business no envolve transao comercial, um negcio eletrnico, uma negociao feita pela Internet mas que no envolve necessariamente uma transao comercial. um erro de quem est no mercado utilizar estas duas expresses para dizer sobre a mesma coisa. Um tem em seu trabalho a atividade de vendas e o outro no.

E-Commerce

E-Commerce

E-Business

E-Business

M-Commerce
M-Commerce diz respeito ao uso de um dispositivo mvel para efetuar transferncias de um valor monetrio, comprar, troca de informao, servios ou bens.
M-Commerce pode realizar-se atravs de computadores portteis, telemveis e PDAs.

M-Commerce
Evoluo das tecnologias de telemveis :
1G Quase todos os sistemas ou standards desta gerao eram analgicos, onde o trfego principal era a voz. 2G Todos os sistemas ou standards desta gerao eram digitais. Surgimento do GSM e GPRS.

3G Os sistemas ou standards desta gerao, so um refinamento dos da gerao anterior.


4G Prevista para 2012, onde j se fala de taxas de transferncia de dados 260 vezes mais rpida.

Tipos de E-Commerce

Tipos de E-Commerce

Business to Business B2B Acredito que seja o mais utilizado, As transaes B2B envolve alm de negociao entre empresas, servios que so disponibilizados apenas para empresas.

Tipos de E-Commerce
Business to Consumer B2C

So transaes comerciais entre empresas e consumidores finais, requer um cuidado especial, pois este vai estar em contato direto com seus consumidores finais e deve ter uma estratgia de marketing mais cuidadosa.

Tipos de E-Commerce
Consumer to Consumer - C2C

Aqui temos negcios entre pessoas, alguns exemplos so sites de classificados e leiles, geralmente o lucro destes sites ligado publicidade e ou taxas cobradas pelo uso do web site.

Tipos de E-Commerce
Consumer to Consumer - C2C

Tipos de E-Commerce
Consumer to Business C2B Pouco usual, mas muito interessante, pois d a oportunidade para o consumidor contactar a empresa para efetuar a compra, um exemplo so os leiles reversos onde o consumidor coloca o que quer comprar e as empresas colocam os preos.

Tipos de E-Commerce
Business to Administration B2A: Esta modalidade contempla a relao entre empresas e o estado, um exemplo o posto fiscal de So Paulo que permite emisso e consulta de guias.

Tipos de E-Commerce
Consumer to Administration C2A: Aqui o consumidor, ou melhor, dizendo o cidado com o Estado, um exemplo muito interessante em So Paulo a Delegacia on-line onde podemos fazer um Boletim de ocorrncia sem precisar ir delegacia.

E-Commerce no Brasil

E-Commerce no Brasil
Ainda assim, as empresas tradicionais de entrega j sentem os efeitos das vendas on-line em suas atividades. Os Correios informam que o nmero de pacotes transportados em 1999 saltou de 6,8 bilhes, em 1998, para 7,4 bilhes. O trfego criado para empresas de moto-boy tambm cresceu. De 1998 at hoje, o nmero de empresas cresceu 275%, de 800 para 3 mil firmas.

E-Commerce no Brasil
Bens mais negociados no ECommerce brasileiro CDs e DVDs Livros e Revistas 2003 32% 26% 2004 26% 24%

Informtica
Sade e Beleza

4,7%
3,3%

6,0%
7,2%

Telefone e Celular
DVD Player Flores Palm e acessrios

1,7%
1,6% 1,4% 0,5%

3,3%
1,9% 1,7% 0,9%

Vantagens

Desvantagens
Insegurana ao nvel pagamentos eletrnicos das transaes e

Insegurana quanto jurisdio e lei aplicvel Cultura de mercados comercias eletrnicos avessa s formas

Desequilbrio no desenvolvimento econmico e a info-excluso Privacidade e segurana na recolha de dados pessoais

Lojas Virtuais

Lojas Virtuais - Domnios


A escolha de uma marca para sua empresa ou produto uma deciso extremamente importante a ser tomada, pois o nome escolhido ser a presena de sua empresa na mente do consumidor e pode facilitar, se for uma boa marca, ou dificultar, se no for, todo seu esforo mercadolgico. Marcas na Internet so conhecidas como DOMINIOS, e tem uma caracterstica que as torna mais importantes ainda que as marcas na economia tradicional: ela a chave que abre a porta de sua empresa para o cliente.

Pagamento

Forma de Pagamento
Carto de Crdito

Espcie
Carto de Dbito Transferncia Bancria Boleto Sedex a Cobrar

Segurana

Requisitos de Segurana
Confidencialidade Integridade Autenticao Ferramentas de Segurana Controle de Acesso

Questionamento

O uso do ferramenta spam?

e-mail como uma de marketing

Questionamento
No Brasil, j existem experincias de uso do e-mail como ferramenta de marketing, como o caso da C&A, que fez campanhas via internet. Em uma delas, o e-mail convidava internautas a se cadastrarem para receber um catlogo da loja de roupas pelo correio tradicional, concorrendo a um carro.

Concluso
verdade que esse processo de transformao de internautas em consumidores on-line ocorre a um ritmo distinto em cada pas dependendo de variveis diversas como nvel educacional da populao, renda, grau de segurana disponibilizado, desenvolvimento das empresas, entre outras. Mas o fato concreto indicado pelos dados histricos e pelas pesquisas que o percentual dos compradores em relao aos usurios aumenta ao longo do tempo em praticamente todos os pases.

S-ar putea să vă placă și