Sunteți pe pagina 1din 9

Tendncia Formalista Clssica

Polo - para editar o estilo do subttulo mestre CliqueIndaial

4/25/12

Caractersticas

Essa tendncia se caracteriza por ser centrada no professor. Ele o transmissor e expositor do contedo. O aluno apenas copia, decora, mas muitas vezes no compreende o processo. Neste contexto o aluno considerado passivo.

4/25/12

Como se dava aprendizagem

O segredo da aprendizagem nesta tendncia estava apenas na capacidade de comunicao do professor e na potencialidade do aluno em apresentar menor ou maior aptido para a disciplina. A repetio exaustiva levava o aluno a apreenso da tcnica, no entendendo o porque dos conceitos trabalhados.

4/25/12

Exemplo
O

livro que vemos na

imagem ao lado teve sua primeira edio em 1968, essa sua 11 edio em 1975, j havia um movimento de modernizao da matemtica no Brasil, no entanto, ainda vemos fortemente a tendncia
4/25/12

TRECHO DO LIVRO ESTUDANTE Se voc j chegou at aqui, j venceu uma boa etapa. Continue! No desanime! Verifique se memorizou bem as regras da potenciao e dos nmeros relativos. Volte ao captulo II, coloque uma folha de papel sobre a pgina 11 e desloque-a lentamente, de modo a descobrir linha por linha. Quando aparecer uma definio ou regra, no leia; escreva primeiramente essa definio ou regra num pedao de papel e,LEANDRO, J. B Matemtica parase voc acertou. ProcedaRio de Janeiro. logo a seguir, verifique Voc: Aprenda em duas semanas. assim Editora: Victory Star , 1975 at o fim do captulo. Faa o mesmo com o captulo III. passe para pgina Se voc fez o que recomendamos, Trecho da a pgina25 do seguinte. livro, final do captulo

lll. notvel que o 4/25/12 estudante orientado a

Exerccios
O

livro apresenta mais de 500 exerccios de fixao,

geralmente um exerccio resolvido, e uma listagem para o estudante resolver sozinho. Tambm vemos muitos enunciados como: Resolva; Efetue; Divida; Simplifique;
Nestes

enunciados vemos claramente a tendncia

formalista clssica.

4/25/12

Mais um exemplo...
Um

exemplo bem conhecido o prprio livro de

Geometria I da nossa graduao, pois, so 329 pginas de teoremas, lemas, postulados e definies, os poucos exerccios que existem so demonstraes.

4/25/12

Livro Matemtica e Realidade

No livro Matemtica Realidade de Gelson Iezzi, adotado neste ano por vrias escolas da nossa regio, ainda apresenta a tendncia formalista clssica na unidade 1 que trata de razes, onde na listagem de exerccios ainda aparecem muitos enunciados como: Resolva aplicando as propriedades; Calcule, etc.

IEZZI, Gelson, DOLCE, Oswaldo e MACHADO, Antonio. Matemtica e Realidade. Stima Srie. Ed. Atual. So Paulo. SP.

4/25/12

Bibliografia

IEZZI, Gelson, DOLCE, Oswaldo e MACHADO, Antonio. Matemtica e Realidade. Stima Srie. Ed. Atual. So Paulo. SP. LEANDRO, Joo Batista. Matemtica para Voc: Aprenda em duas semanas. Editora: Victory Star , 1975 . Rio de Janeiro. PINHO, Jos Luiz Rosas; BATISTA, Eliezer; CARVALHO, Neri Terezinha Both. Geometria I. Segunda Edio. Editora UFSC, 2010. Florianpolis. SC. FLORES, Claudia Regina; MORETTI, Mricles Thadeu; COSTA ,David Antonio; FOGGIATTO, Joceli. Metodologia do Ensino da Matemtica. Segunda Edio. Editora Ufsc, 2012. Florianpolis. SC.

4/25/12

S-ar putea să vă placă și