Sunteți pe pagina 1din 14

Oswaldo Arthur Bratke

Oswaldo Arthur Bratke nasceu no interior de So Paulo na cidade de Botucatu,em 1907 e faleceu na cidade de So Paulo em julho de 1997 Cursou Engenharia na Escola Mackenzie onde formou-se em 1931. Com cerca de 2 mil projetos construdos, Oswaldo Arthur Bratke um dos principais nomes da arquitetura modernista brasileira. A proporo e a praticidade marcam seus projetos residenciais e de planejamento urbano.

Considera-se que ele tenha passado por trs perodos em sua vida profissional de arquiteto:

1 perodo: ecltico; 2 perodo: de transio; 3 perodo: moderno.

Perodo ecltico: A arquitetura ecltica a mistura de estilos arquitetnicos do passado para a criao de uma nova linguagem arquitetnica. Esse termo usado em referncia aos estilos surgidos durante o sculo XIX que exibiam combinaes de elementos. As obras de Oswaldo Bratke so muito influenciadas por esse estilo principalmente durante a dcada de 1930, quando ainda estava no inicio de sua carreira.

So obras desse perodo: Viaduto Boa Vista que foi inaugurado em 1932, projeto que teve influncia da art-dco. Os quase 500 projetos residenciais nos Bairros-Jardins em So Paulo, que realizou com seu scio Carlos Botti.

Perodo de transio:

Envolveu-se em projetos urbanstico em Campos do Jordo e So Vicente, na Ilha Porchat onde comeou a despertar sua viso modernista.
Na residncia da Ilha de Porchat, adotou telhado plano e adaptou construo ao terreno com ajuda de muros de pedra.

Ajudou na urbanizao do Jardim do Embaixador, onde projetou um bar, o restaurante, um hotel e algumas residncias.
Nessa dcada projeta alguns edifcios em So Paulo, entre os quais est o Jaatuba, 1942. No ano de 1949 usa outra tcnica inovadora,curtain-wall, e projeta o prdio ABC.

Perodo moderno:

Comea a trabalhar a urbanizao do bairro Paineiras no Morumbi em 1950; Compra, em parceria com Oscar Americano, uma gleba e projeta sua residncia movido por modulaes e tcnicas inovadoras;

Em 1952 projeta a residncia do amigo Oscar Americano. O partido das duas residncias semelhante, porm a residncia de Americano tem propores maiores, a relao com a topografia e o meio natural.

Essas duas obras se tornam referncia devido suas coberturas planas e a integrao com a paisagem usando prgulas, elementos vazados.

Em 1955 contratado pela Indstria e Comrcio de Minrios S.A para desenvolver o projeto de dois ncleos urbanos no Amap As Vilas de Serra do Navio e Amazonas.

Influncias e contribuies

Bratke teve influncia de Wright no comeo de sua carreira fazendo uso do conceito de integrao da arquitetura ao stio urbano.
Um exemplo disso o projeto no Termas de Lindia, onde sua concepo arquitetnica toma partido das caractersticas do terreno e da paisagem circundante, respeitando a depresso natural.

Uma das principais caractersticas de Bratke era projetar residncias com mxima simplicidade. Preferia o corpo da casa mostra e formava molduras na parte exterior. Oswaldo Bratke desenvolve uma arquitetura de dimenses generosas, a espraiar-se despreocupadamente pelo terreno,sempre coberta por telhados de grandes guas, que respeita e valoriza as condies topogrficas locais.

Seu alinhamento com a arquitetura moderna ocorreu por meio do hbito de valorizar o programa como requisito funcional a ser satisfeito.

Principais obras: Viaduto Boa Vista (SP) 1932; Residncia Oscar Americano (SP)- 1952;

S-ar putea să vă placă și