Sunteți pe pagina 1din 32

OFICINA DE CITAES NBR 10520 AGO/2002

CITAO
Citao a meno, no texto, de uma informao extrada

de outra fonte. (NBR 10520, 2002);


So trechos transcritos (citaes diretas) ou apresentao

de idias do autor (citaes indiretas) retirados de outras fontes;


Tem a finalidade de fundamentar, esclarecer e/ou sustentar

a idia do autor do texto que est sendo elaborado;


Todas as citaes devem ser referenciadas na seo

Referncias.

LOCALIZAO DAS CITAES


As citaes aparecem:

- no texto; - em notas de rodap. ( textos literrios)


As citaes que aparecem no texto devem ter a

indicao da sua fonte completa, no item Referncias, ou no rodap, nas Notas de Referncia (fontes consultadas).

TIPOS DE CITAES
As citaes podem ser apresentadas da seguinte forma: a) citao direta; b) citao indireta; c) citao de citao.

CITAO DIRETA
Ex. 01 Citao Direta Curta (autoria dentro do contexto)
Letra maiscula e minscula

Segundo Moreira (2005, p. 12) A proteo do patrimnio pblico, frise-se, objetivo a ser perseguido sob regime poltico.

Ex. 02 Citao Direta Curta (autoria fora do contexto) Um dos princpios do comrcio eletrnico que a informao fica cada mais barata, mas o conhecimento torna-se cada vez mais valioso. (STEWART, 2002, p. 80).
Entre aspas
Todas as letras maisculas

CITAO DIRETA
Ex. 03 Citao Direta Longa (autoria dentro do contexto) Para Giraldi e Carvalho (2004, p. 48):
As caractersticas do consumidor que podem influenciar o efeito pas de origem so: educao e conservadorismo, idade e sexo, familiaridade com a marca, fluncia na lngua do pas, quantidade de pistas sobre o produto, necessidade de cognio, motivao, grau de envolvimento e cultura.

Fonte Arial/ Times New Roman, Tamanho 10, Espacejamento

Simples de Entrelinhas Alinhamento Justificado Recuo Esquerdo de 4 cm Sem aspas e sem itlico Dois espaos duplos de entrelinhas antes e depois

CITAO DIRETA
Ex. 04 Citao Direta Longa (autoria fora do contexto)

importante ressaltar que:


As caractersticas do consumidor que podem influenciar o efeito pas de origem so: educao e conservadorismo, idade e sexo, familiaridade com a marca, fluncia na lngua do pas, quantidade de pistas sobre o produto, necessidade de cognio, motivao, grau de envolvimento e cultura. (CARVALHO, 2004, p. 48).

CITAO INDIRETA
Quando a ideia redigida pelo autor do trabalho baseado na obra do autor consultado, sem transcrio literal e sem aspas. O autor deve ser referenciado somente com a primeira letra maiscula (autoria dentro do contexto), o ano de publicao e opcionalmente a pgina da obra citada. So sempre inseridas no texto, podendo apresentadas da seguinte forma: a) com indicao de autoria dentro do contexto; e b) com indicao de autoria fora do contexto. ser

CITAO INDIRETA
Ex. 01 - Citao Indireta (autoria dentro do contexto) Para Menezes (200.4, p. 116) o homem, desde pocas remotas, exerceu atividades de viagens, sendo que sempre existiu uma motivao para que estas acontecessem, utilizando o transporte e a hospedagem Para Menezes (2004) o homem, desde pocas remotas, exerceu atividades de viagens, sendo que sempre existiu uma motivao para que estas acontecessem, utilizando o transporte e a hospedagem.
Sempre sem aspas

CITAO INDIRETA
Ex. 02 Citao Indireta (autoria fora do contexto) A motivao do consumidor mais um fator que influencia o uso da informao sobre o pas de origem. (CARVALHO; GIRALDI, 2004). O direito de propriedade nasceu com a sociedade, sendo definido como o direito de usar, gozar e dispor das coisas de forma absoluta. (COSTA, 2005, p. 66). .

CITAO DA CITAO
a cpia de uma citao j existente na obra do autor consultado, sem que se tenha tido acesso ao documento da citao original. S deve ser utilizada em caso de impossibilidade de acesso ao texto original. a) citaes curtas, - com indicao de autoria dentro do contexto; - com indicao de autoria fora do contexto; b) citaes longas, - com indicao de autoria dentro do contexto; - com indicao de autoria fora do contexto.

CITAO DA CITAO
Ex. 01 Citao de Citao (indireta e autoria dentro do contexto) Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [...] .
Autor da citao original Autor da obra consultada

Ex. 02 Citao de Citao Para Orlandi (1987 apud MEDEIROS, 2003) a legibilidade de um texto no depende s da boa formao de sentenas, da coeso textual, ou da coerncia, preciso considerar no mbito da legalidade, a relao do leitor com o texto e com o autor na interao que a leitura envolve.

CITAO DA CITAO
Ex. 03 Citao de Citao (direta e fora do contexto) [...] o vis organicista da burocracia estatal [...] modo encapuado na Carta de 1946. (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215).
Autor da obra consultada Autor da citao

EXEMPLOS DE CITAES

CITAO DE OBRA DE UM AUTOR


Ex. 01 Citao (direta curta e autoria no contexto) Para Costa (2005, p. 66) o direito de propriedade nasceu com a sociedade, sendo definido como o direito de usar, gozar e dispor das coisas de forma absoluta. Ex. 02 Citao (direta curta e autoria fora do contexto) O status jurdico concedido aos estrangeiros no pode ficar abaixo de um certo standard mnimo de civilizao. (KELSEN, 1967, p. 366).

CITAO DE OBRA DE DOIS AUTORES


No caso de citao de uma obra de dois autores includos na sentena, estes so separados por e. Havendo mais de uma fonte a ser citada, estas devem estar em ordem alfabtica, separadas por (;). Ex. 01 Citao de obra de dois autores (autoria no contexto) Damio e Sarreta (1995, p. 177) afirmam que [...]. Ex. 02 Citao de obra de dois autores (autoria fora contexto) (DAMIO; SARRETA, 1995; GOMEZ, 1991 ).

CITAO DE OBRA DE TRS AUTORES


Com trs autores includos na sentena, separa-se o sobrenome do primeiro e do segundo por vrgula e o segundo do terceiro por e. Se no estiverem includos na sentena, devem ser separados apenas por ( ; ). Ex. 01 Citao de obra de trs autores (autoria no contexto) Kotler, Churchill e Peter (2000), afirmam que [] Ex. 02 Citao de obra de trs autores (autoria fora do contexto) (KOTLER; CHURCHILL; PETER, 2000).

CITAO DE OBRA DE MAIS DE 3 AUTORES


Para citao de uma obra de mais de trs autores, utiliza-se o primeiro seguido da expresso et al., tanto no caso de os mesmos estarem inseridos na sentena como no; Ex. 01 Citao de obra de mais de trs autores (autoria no contexto) Ruiz et al. (2002), afirmam que a [...] Ex. 02 Citao de obra de mais de trs autores (autoria fora do contexto) (RUIZ et al., 2002).

OBRAS SEM INDICAO DE AUTORIA


Quando a obra no possui indicao de autoria, a citao deve ser feita pela primeira palavra do ttulo, seguida de reticncias, acrescentando-se ainda a data e a(s) pgina(s) de onde foi retirada (no caso de citao direta), separados por vrgula e entre parnteses. importante lembrar que se o ttulo iniciar por artigo ou monosslabo, este deve ser includo na indicao da fonte. Ex. 01 Citao (obras sem indicao de autoria, no contexto) Conforme a anlise feita em CONSERVACIONISTAS (1980) os ecologistas nacionais esto empenhados no tombamento da referida montanha.

OBRAS SEM INDICAO DE AUTORIA


Ex. 02 Citao (obras sem indicao de autoria, fora do contexto) Quanto resistncia as caixas de madeira bem construdas protegem o contedo contra umidade e variaes de temperatura, por isso so utilizadas para a exportao. (EMBALAGENS... 2005, p. 36).

COINCIDNCIA DE AUTORES E DATAS


Quando houver coincidncia de sobrenomes de autores e datas, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes e, se mesmo assim coincidir, colocam-se os prenomes por extenso. Ex. 01 Citao (coincidncia de autores e datas) (PORTER, M., 1989). (PORTER, A., 1999). (PENTEADO, Jos Roberto, 1995). (PENTEADO, Joo, 1995).

DIVERSOS DOCUMENTOS DO MESMO AUTOR, NO MESMO ANO


As citaes de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, so distinguidas pelo acrscimo de letras minsculas, em ordem alfabtica, aps a data e sem espacejamento, conforme a ordem da lista de referncias. Ex. 01 Citao (diversos documentos do mesmo autor, no mesmo ano) Eventos (patrocnio de competies esportivas, atividades culturais e artsticas, congressos e feiras). (KOTLER, 2001a, p.142). Empresas de Marketing promovem eventos em determinados perodos, como as olimpadas, e aniversrios de empresas, nas principais feiras de negcios, em eventos esportivos e em espetculos artsticos. (KOTLER, 2001b, p. 26).

DIVERSOS DOCUMENTOS DO MESMO AUTOR, EM ANOS DISTINTOS


Para citaes de diversos documentos de mesma autoria, mencionados juntos e publicados em anos diferentes, a autoria citada uma vez s para todos os trabalhos, porm, com todas as datas em ordem crescente, separadas por vrgula. Ex. 01 Citao (documentos do mesmo autor, em anos distintos) O problema de pesquisa pode ser determinado por razes de ordem prtica [...] (GIL, 1993, 1995, 1999). De acordo com Reeside (1993, 1994) as coincidncias so marcadas [...].

CITAO INDIRETA DE DIVERSOS DOCUMENTOS DE VRIOS AUTORES


As citaes indiretas de diversos documentos de vrios autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas com ponto e vrgula, em ordem alfabtica (quando apresentar autoria fora do contexto). Quando apresentar a autoria no contexto, devem ser separados por e. Ex. 01 Citao Indireta (diversos documentos de vrios autores, com autoria no contexto) Alves e Oliveira (2001, p. 62), Silva (2002, p. 133) e Sousa (1985, p. 97) entendem que

CITAO INDIRETA DE DIVERSOS DOCUMENTOS DE VRIOS AUTORES


Ex. 02 Citao Indireta (diversos documentos de vrios autores, com autoria fora do contexto) (DOLLINGER, 1995; TIMMONS, 1978; VIDAL, 2003)

CITAO DE DOCUMENTOS EM MEIO ELETRNICO


importante observar que na Web h uma grande incidncia de documentos com autoria da entidade coletiva, obras sem indicao de autoria e sem indicao de data de publicao. Ex. 01 Citao de documento em meio eletrnico (no contexto) Kleiman (2001) relata que ainda existe no Brasil um grande nmero de pessoas que no sabem ler nem escrever. Ex. 02 Citao de documento em meio eletrnico (fora do contexto) Ainda existe no Brasil um grande nmero de pessoas que no sabem ler nem escrever. (KLEIMAN, 2001).

CITAO DE DOCUMENTOS EM MEIO ELETRNICO


Segundo Ferreira (2000), as informaes contidas em

uma referncia devem ser extradas do prprio documento eletrnico ou da documentao que o acompanha. Sem excepo as referncias devem incluir informaes que no foram disponibilizadas na fonte consultada.
Em rodap:

2 http://www.eca.usp.br/eca/prof/sueli/intro

CITAO DE ENTIDADES
Utiliza-se o nome da entidade por extenso at o primeiro sinal de pontuao. Ex. 01 Citao de entidades (BRASIL, 1998). (FACULDADES INTEGRADAS PITGORAS, 2010).

EXEMPLOS

EXPRESSES QUE INDICAM A INSERO DE CITAES


Na opinio de... De acordo com... Afirma... Para... Na viso de... Do ponto de vista de... Segundo... ... exemplifica ... ... quando afirma ... Como caracteriza... Em... vamos encontrar o seguinte esclarecimento... No dizer de... ... explicita seus pressupostos Consoante a este estudo..

EXPRESSES QUE INDICAM A INSERO DE CITAES


Utiliza-se da argumentao... Como descrito por... Outro ensinamento de... ... alega que... ... caracteriza... ... conceitua ... Segundo o especialista... ... j afirmou que... Conforme..., em sua obra Justificando os nossos resultados. Discordando desses resultados. A literatura aponta que. ETC.

VERIFIQUE SUA COMPREENSO..


Em grupo, elabore citaes;

Direta com menos de trs linhas, at 3 autores, Direta com mais de trs linhas, apenas um autor, Indireta, com mais de 3 autores, Citao de citao (direta), livre Citao de citao (indireta), livre

Bons estudos!!

S-ar putea să vă placă și