Sunteți pe pagina 1din 26

CENTRO TCNICO PROFISSIONALIZANTE SEQUENCIAL

RADIOTERAPIA
Prof. Flix

INTRODUO

A radioterapia tem sido usada como um tratamento contra o cncer h mais de 100 anos, com suas origens a partir da descoberta dos raios X em 1895 pelo fsico alemo Wilhelm Rntgen.

O QUE RADIOTERAPIA?

Radioterapia a especialidade mdica que utiliza diferentes formas de radiao, de forma segura e eficaz, no tratamento do cncer e outras doenas. A radiao ionizante age danificando o material gentico das clulas tumorais, limitando sua reproduo.

MODALIDADES DE TRATAMENTO

TELETERAPIA: Forma de tratamento externo; a fonte de radiao encontra-se a uma certa distancia da rea a ser tratada. BRAQUITERAPIA: Forma de tratamento em que a fonte radioativa fica em contato ou dentro de uma cavidade,tumor ou rgo a ser tratado.

EQUIPAMENTOS DE ORTOVOLTAGEM
Terapia superficial: opera com potenciais de 50 a 150KVp, corrente no tubo entre 10 a 20 mA, distncia foco-supefcie de 10 a 40cm e filtrao entre 1 e 6mmAl.

fig:1 Teleterapia

Terapia de contato: opera com potenciais de 30 a 50 KVp, normalmente com 2 mA de corrente, distncia foco superfcie e 2cm ou menor e filtrao entre 0,5 e 1 mmAl.

fig:2 Braquiterapia

ACELERADOR LINEAR

Fonte: Acelerador linear


Tipo de radiao: Raios X de alta energia e eltrons Energia: 1,5 - 40 MeV Mtodo de aplicao: Teleterapia profunda.

fig:3 Acelerador Linear

TRATAMENTO

O paciente, ao ser encaminhado ao departamento de radioterapia, agendado pra consulta com radioterapeuta. Nesse momento, baseado no exame clnico e com auxilio dos recursos de imagens (TC,RMN, RX E etc), so escolhidos:

A rea de tratamento A tcnica de tratamento: DFPE (distncia foco pele) A energia O posicionamento do paciente Os acessrios e imobilizadores A simulao da rea de tratamento.

REA DE TRATAMENTO

Depende de vrios fatores, como: histria natural, capacidade de invaso e poder de disseminao do volume a ser tratado. O volume definido pelo mdico antes de se iniciar o tratamento.

10

TCNICA DE TRATAMENTO

Tratamento realizado com distncia do foco ou alvo superfcie (pele do paciente). Nesse procedimento, a distncia foco pele (DFPE) fixa.

11

A ENERGIA

Esta, depende da profundidade da leso. O mdico decide qual a energia ideal: raios-x de quilovoltagem, raios-x de megavoltagem, feixes de eltrons ou feixe mistos (ftons+eltrons).

12

O POSICIONAMENTO

uma fase de extrema importncia, pois de sua adequao depende o sucesso do tratamento. Posicionar no tarefa fcil. Se realizado de forma inadequada pode resultar na localizao de campos incorretos e conseqentemente no tratamento.

13

ACESSRIOS E IMOBILIZADORES

fig:4 mascara imobilizadora.

Fig: 5 cabea e pescoo

14

A SIMULAO

Objetivo do simulador planejar e reproduzir a tcnica de tratamento, para que esta possa ser reproduzida diariamente nos equipamentos especficos utilizados.

Fig:6 ilustrao de limites de campo

15

EFEITOS COLATERAIS:

Os efeitos imediatos so observados nos tecidos que apresentam maior capacidade proliferativa, como as gnadas, a epiderme, as mucosas dos tratos digestivo, urinrio e genital, e a medula ssea. Os efeitos tardios so raros e ocorrem quando as doses de tolerncia dos tecidos normais so ultrapassadas. Os efeitos tardios manifestam-se por atrofias e fibroses.

16

CNCER

Esta doena tem um perodo de evoluo duradouro, podendo, muitas vezes, levar anos para evoluir at ser descoberta. Atualmente, foram identificados mais de cem tipos desta doena, sendo que a maioria tem cura (benignos), desde que identificados num estgio inicial e tratados de forma correta.

17

COMO OS TUMORES NASCEM?

Os tumores aparecem no organismo quando as clulas comeam a crescer de uma forma descontrolada, em funo de um problema nos genes. A causa dessa mutao pode ter trs origens: genes que provocam alteraes na seqncia do DNA; radiaes que quebram os cromossomos e alguns vrus que introduzem nas clulas DNAs estranhos.

18

PRINCIPAIS CAUSAS

Existem vrios fatores que favorecem o desenvolvimento do cncer. Podemos citar como principais : predisposio gentica (casos na famlia), hbitos alimentares, estilo de vida e condies ambientais. Todos estes fatores aumentam o risco de uma pessoa desenvolver a doena.

19

TRATAMENTO

O melhor tratamento ainda aquele que visa evitar o surgimento da doena. Para tanto, os especialistas aconselham as pessoas a ter uma vida saudvel: alimentao natural e rica em fibras, evitar o fumo e o lcool, ter uma vida tranqila, fugindo do estresse, usar protetores ou bloqueadores solares e fazer exames de rotina para detectar o incio da doena.

20

COMO EVITAR?

figura: 7

figura: 10

21

figura: 8 figura: 9

figura: 11

IMAGENS DE PESSOAS COM CANCER

figura: 12

figura: 14

22

figura: 13

figura: 15

VOC SABIA?

O dia 8 de abril considerado o Dia Mundial de Combate ao cncer.

23

figura: 16

CONCLUSO

Sabemos que a RADIOTERAPIA (rdio = radiao, terapia = tratamento) a rea da medicina que utiliza radiaes ionizantes com objetivo de obter tratamento pela destruio de clulas malignas. Sua ao se faz sobre o material gentico da clulas, destruindo ou impedindo seu crescimento.

24

WEBGRAFIA
www.suapesquisa.com.br
Acessado em 14/06/2011 s 18:25

www.saude.gov.br
Acessado em 14/06/2011 s 16:10

www.google.com.br/imagens
Acessado em 14/06/2011 s 15:30

www.saudeeforca.com
Acessado em 02/06/2011 s 15:00

www.inca.gov.br
Acessado em 02/06/2011 s 13:38

25

REFERNCIAS

Apostila do CTPS do mdulo II, na disciplina de Introduo Radiologia Tecnologia radiolgica e diagnstico por imagem, volume 2, radiologia: outras aplicaes/Almir Incio da Nobrega, organizador, 3edio, So Caetano do SulSP, Difuso editora,2009, (srie curso de radiologia).

26

S-ar putea să vă placă și