Sunteți pe pagina 1din 29

Oceano Pacfico

Os sismos e vulces distribuem-se preferencialmente por trs regies da Terra: - Oceano Pacfico (anel de Fogo do Pacfico) ; - Faixa Mediterrnica e - Oceano Atlntico

Os cientistas que estudam os vulces so os vulcanlogos. Katia e Maurice Kraft esto entre os vulcanlogos mais clebres do mundo.

Realizaram diversas misses em vulces da Itlia, da Islndia, da Indonsia e da frica. Os dois desapareceram durante a exploso do vulco Unzen, no Japo, em 3 de Junho de 1991.


o o

Tipos principais de vulcanismo:


Primrio Secundrio

Vulcanismo primrio ou eruptivo - caracteriza-se pela ocorrncia de erupes vulcnicas. Erupo vulcnica libertao para o exterior da Terra de materiais vulcnicos.

Vulcanismo Primrio
Durante uma erupo so emitidos para o exterior da geosfera, materiais vulcnicos no estado lquido, gasoso e/ou slido que emanam atravs dos aparelhos vulcnicos.

Vulco estrutura da crosta terrestre que pe em contacto zonas profundas da Terra com a superfcie.

Um vulco , em geral, constitudo por:

cratera - abertura do cone vulcnico. cone vulcnico elevao de forma cnica, resultante da acumulao de materiais libertados durante uma erupo; chamin vulcnica canal no interior do aparelho vulcnico que estabelece a comunicao entre o exterior e a cmara magmtica; cmara magmtica - local situado no interior da Terra, onde se acumula o magma

Nem todas as erupes esto associadas a um cone vulcnico. Nas erupes fissurais os materiais so expelidos atravs de fracturas mais ou menos extensas e profundas.

Magma: material rochoso fundido rico em gases que se encontra a elevadas temperaturas.

Lava : material rochoso fundido resultante do magma, empobrecido em gases, quando este atinge a superfcie.

O esvaziamento, total ou parcial, da cmara magmtica torna o aparelho vulcnico instvel, por falta de apoio do cone, o que pode conduzir ao seu abatimento. Neste caso, formam-se caldeiras, as quais, por definio, tem que possuir, no mnimo, 1 quilmetro de dimetro.

3 1 2

4
Lagoa das Sete Cidades

Durante uma erupo, so emitidos para o exterior da Terra, materiais vulcnicos no estado:

Lquido lava
Gasoso gases (dixido de carbono, vapor de gua, dixido
de enxofre e outros gases)

Slido piroclastos (bombas, lapili ou bagacina, cinzas,


pedra-pomes). Todos estes materiais tm origem no magma.

A lava um material rochoso fundido, resultante do magma , parcialmente desgaseificado.

Lavas encordoadas ou pahoehoe


Muito fluidas, que se deslocam com grande facilidade, formando escoadas muito longas (rios de lava). Aps a sua solidificao, originam superfcies lisas ou com aspecto semelhante a cordas.

Lavas escoriceas ou aa

Lavas em almofada ou pillow lavas


Lavas que arrefecem
dentro de gua, ficando com aspecto de travesseiros sobrepostos uns em cima dos outros.

So lavas menos fluidas do que as pahoehoe), que se deslocam lentamente. Aps a sua solidificao, originam superfcies speras e muito fissuradas, em resultado da perda rpida de gases.

So materiais slidos projectados durante a erupo vulcnica. Pedra-pomes

Cinzas

Lapilli

Bombas vulcnicas

Fragmentos angulares a arredondados, com dimetro entre 2 e 50 mm. Nos Aores so denominadas por bagacina.

Dimetro superior a 50 mm. Podem pesar vrias dezenas de quilos. Caracterizam-se pela forma particular que adquirem durante o seu trajecto no ar.

So piroclastos com aspecto vesicular, muito leves que flutuam na gua.

Consoante A maior ou menor viscosidade da lava (isto a sua resistncia em fluir) As condies de expulso dos gases existentes. Podemos definir trs tipos de erupes vulcnicas: - Efusivas - Explosivas - Mistas

Erupo Efusiva

Lava muito fluda; Libertao de gases suavemente;

Extensas escoadas de lava (rios


de lava); Ausncia de exploses; Cone vulcnico muito baixo e largo.

Erupo Explosiva:

Lava muito viscosa solidifica

rapidamente;
Exploses violentas; Libertam-se muitos gases e piroclastos (bombas,lapili e cinzas); Formao de domos ou agulhas vulcnicas; Formao de nuvens ardentes (massas
densas de gases e piroclastos incandescentes a temperaturas elevadas, que podem deslocar-se a grande velocidade junto ao solo. (fluxos piroclsticos)destruindo tudo sua passagem)

Cone vulcnico alto.

Erupo Explosiva:

Agulha vulcnica

Nuvens ardentes

Caracteriza-se por apresentar perodos alternadamente efusivos e explosivos . Lava pouco fluda a viscosa (grau intermdio de viscosidade);. Ocorrem exploses pouco violentas;

Correntes de lava curtas;


Libertam-se gases e piroclastos (bombas, lapilli e cinzas); Cone vulcnico alto a intermdio.

Os fenmenos de vulcanismo secundrio podem ocorrer aps uma erupo e manter-se durante anos ou sculos nas regies vulcnicas.

FUMAROLAS
GISERS NASCENTES TERMAIS

FUMAROLAS: Emisses de vapor de gua, muitas vezes acompanhado de outros gases, a temperaturas elevadas.

GISERS: Emisses intermitentes de gua quente e vapor, projectadas com extraordinria violncia.

NASCENTES TERMAIS: Locais de libertao de guas aquecidas em profundidade, muitas vezes ricas em sais minerais. So utilizadas para tratamento e/ou preveno de certas doenas.

A ACTIVIDADE VULCNICA PODE ORIGINAR:

Catstrofes naturais, com perdas de vidas


MAS TAMBM: Solos frteis, devido deposio de cinzas vulcnicas; Materiais valiosos (ouro, ferro, enxofre, diamantes,...) Atraco turstica (paisagem, vegetao) Produo de energia elctrica (converso de energia geotrmica) Bem para a sade (termas,...)

S-ar putea să vă placă și