Sunteți pe pagina 1din 42

METODOLOGIA DE INVESTIGAO CIENTFICA

Prof.: Msc. Karoline Andrade de Alencar

A importncia do mtodo na elaborao da pesquisa


O ponto de partida de qualquer pesquisa a meta ou o objetivo. Em um segundo momento, desenvolve-se um modelo do processo que ser estudado ou do fenmeno que ser manipulado. Posteriormente, vem a coleta de informaes (ou utilizao de dados j coletados). Comparam-se os dados e o modelo em um processo de avaliao, que consiste simplesmente em estabelecer se os dados e o modelo tm sentido. Se o modelo no d conta dos dados, procede-se sua reviso modificao ou substituio. Assim, o mtodo cientfico um processo dinmico de avalio e reviso.

Exemplo: Experimento de Redi


Por volta 1668, o cientista Francesco Redi, adepto da teoria biognica, convencido que a vida no surgia espontaneamente da matria bruta, em suas investigaes props atravs de experimentos controlados que a presena de vermes em carne putrefata, advinha da deposio de ovos de moscas adultas atradas por corpos em decomposio.

Exemplo: Experimento de Redi


Em seus trabalhos, comparando o aspecto vermeforme encontrado em cadveres, reparou que os pequenos vermes apareciam em lugares freqentados por moscas. Para testar sua hiptese, distribuiu em oito frascos de vidro, fraes de matria orgnica em estados semelhantes. Quatro desses recipientes foram cobertos com gaze e os demais ficaram abertos, expostos ao ar livre. Aps alguns dias, Redi observou o surgimento de larvas apenas nos recipientes sem gaze.

Exemplo: Experimento de Redi


Assim, certificou-se que o surgimento das larvas na matria decomposta, realmente se tratava da ecloso de ovos de moscas. Se a matria orgnica fosse capaz de gerar vida, as larvas deveriam ter surgido nos oito frascos. Porm o aparato fsico mantido pela gaze, impedia o acesso das moscas at a matria orgnica, utilizada como um artifcio isca. Redi ento refutou a teoria da gerao espontnea, concluindo que um ser vivo sempre surge a partir de outro ser vivo.

A importncia do mtodo na elaborao da pesquisa


A elaborao da pesquisa depende diretamente de um conjunto de procedimentos que vo sendo articulados, desde a escolha do tema at a etapa de apresentao dos resultados. Esses procedimentos devem estar relacionados ao tipo de pesquisa que se deseja executar. Ou seja, o modelo de pesquisa definido pelo pesquisador exige determinadas formas de execuo. Estas formas so os caminhos escolhidos pelo pesquisador para chegar aos dados necessrios elaborao do trabalho. A natureza do problema a ser estudado que determina qual mtodo de pesquisa a ser utilizado!

O uso do mtodo na pesquisa:

1 etapa: a partir da nossa vivncia, experincias pessoais e conhecimento terico, definimos o:

TEMA DA PESQUISA
A primeira etapa envolve a escolha e delimitao do assunto (tema). Ao escolher um tema para seu trabalho de pesquisa, procure algo original. Ser considerado original um assunto que, mesmo versando sobre algo j conhecido, aborde-o sob novo ngulo, acrescentando-lhe uma particularidade at ento desconhecida. Escolha algo pelo qual voc j tenha algum interesse ou que, de alguma forma, seja um desgio para seu pensamento, algo intrigante e instigante para a sua imaginao.

TEMA DA PESQUISA
Podem ser boas pistas investigar alguma experincia particular anterior sua, ou a rea profissional para a qual voc est se encaminhando, ou algum campo da Cincia sobre o qual voc tem se interessado ultimamente. Lembre-se de que voc vai ter que se dedicar a este assunto por muitas horas e que, por isso, importante que ele seja verdadeiramente de seu interesse, e.g., Violncia3 Urbana.

O uso do mtodo na pesquisa:


2 etapa: para que uma pesquisa seja realizada, necessrio que ns criemos um problema. De posse do tema com o qual decidimos trabalhar, devemos construir uma indagao e buscar a soluo para uma determinada questo.

FORMULAO DO PROBLEMA
A identificao de um problema de pesquisa a principal etapa de todo o processo. Nela, o pesquisador deve ser capaz de demonstrar o seu discernimento sobre o que pretende estudar. As fontes dos problemas de pesquisa so, geralmente, as lacunas da teoria ou da experincia profissional que geram problemas ou indagaes de pesquisa que vo provocar a inteligncia do pesquisador para a formulao de hipteses.

FORMULAO DO PROBLEMA
Ateno: a formulao do problema da pesquisa deve ter relevncia e ser passvel de ser pesquisado. Ex.: como podemos definir o papel do Estado no processo de combate violncia.?

O uso do mtodo na pesquisa:


3 etapa: essa uma pergunta muito ampla que demonstra o nosso interesse numa determinada rea. Porm, esta indagao deve ser especificada num determinado ponto, a partir de alguns conceitos, objetivando a:

DELIMITAO DO OBJETO DE ESTUDO


Delimitao do tema (unicidade) a caracterstica que nos permite constatar quais aspectos de um dado assunto se deseja provar ou desenvolver, isto , determinar o objetivo central de uma investigao cientfica, e.g., como podemos definir o papel desempenhado pelo Estado no combate violncia atravs das suas polticas pblicas, na Cidade do Rio de Janeiro na dcada de 1990?

DELIMITAO DO OBJETO DE ESTUDO


Esta caracterizao inicial do nosso objeto de estudo permite que possamos eliminar uma srie de perguntas e respostas secundrias compreenso do nosso ponto chave. Isto quer dizer que, a partir deste recorte da realidade social com a qual queremos trabalhar, poderemos focar nossa ateno em nossos objetivos, aprofundando a investigao a ser realizada.

O uso do mtodo na pesquisa:


4 etapa: definido o nosso abjeto de estudo, partimos para a construo das noes iniciais com as quais vamos estabelecer um dilogo no decorrer da pesquisa.

FORMULAO DAS HIPTESES


Uma hiptese uma previso experimental ou uma explicao da relao entre duas ou mais variveis. a hiptese e no o enunciado do problema, que est sujeita ao teste emprico. As hipteses so, portanto, as solues experimentais do problema ou as respostas provveis indagao da pesquisa. A verificao das hipteses constitui o cerne dos estudos empricos tanto quantitativos quanto qualitativos.

FORMULAO DAS HIPTESES


Ex.: partimos da noo inicial de que Estado (representado pelo Governo Federal) articulou e colocou em prtica na dcada de 1990 um conjunto de polticas pblicas voltado para o combate violncia e no sua preveno. Portanto, nossa hiptese central que ao dessas polticas demonstrou-se ineficaz nos diferentes segmentos da sociedade, produzindo um crescente descrdito por parte da populao carioca nas instituies sociais.

FORMULAO DAS HIPTESES


Esta etapa exige do pesquisador um exame, ainda que inicial, da literatura referente ao tema, para que suas formulaes possam ser o produto de um conhecimento prvio e no apenas o resultado de especulaes sem base terica. A hiptese de uma pesquisa uma ideia que ser submetida a uma srie de questionamentos ao longo do processo de levantamento e anlise dos dados. Isto significa que esta hiptese pode ou no ser comprovada.

O uso do mtodo na pesquisa:

5 etapa: A partir de agora partiremos para o contato direto com o campo5 onde se localiza o objeto de estudo:

LEVANTAMENTO DE DADOS
Nessa fase, a metodologia extremamente importante, pois ela definir as tcnicas utilizadas pelo pesquisador, de acordo com o tipo de trabalho desejado. Ex.: levantamento bibliogrfico literatura referente ao tema.

LEVANTAMENTO DE DADOS
Levantamento das fontes documentais conjunto de polticas pblicas implementadas pelo Estado: registros em relatrios, leis, projetos etc. Realizao de entrevistas representantes do Poder pblico, gestores e tcnicos, responsveis pelo gerenciamento das atividades de implementao de polticas pblicas do Estado.

O uso do mtodo na pesquisa:

6 etapa: este o momento em que classificamos e organizamos os dados levantados, procedendo a partir do uso da metodologia a:

ANLISE E INTERPRETAO DOS DADOS


Nesta etapa da pesquisa relacionamos os instrumentos utilizados ao longo do seu processo de elaborao, produzindo uma interpretao daquilo que investigamos durante a realizao da mesma. Como podemos observar, a metodologia atravessa todas as etapas da pesquisa, constituindo-se como uma bssola, indicando uma direo a ser seguida e dimensionando os instrumentos mais adequados para a determinao dos resultados almejados pelo pesquisador.

Lembre-se: metodologia cientfica indica caminhos, define instrumentos e determina critrio cientfico.

A pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa


A realizao de uma pesquisa exige a adoo de uma srie de procedimentos como j mencionamos anteriormente. A metodologia utilizada para a aplicao desses procedimentos varia de acordo com o tipo de problema a ser investigado, assim como deve estar adequada ao nvel de conhecimento buscado pelo pesquisador.

A pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa


Nossa disciplina adotar uma diviso bastante ampla para a definio da abordagem metodolgica realizada no processo de investigao cientfica que corresponde s necessidades apesentadas por nossas atividades: os modelos de pesquisa quantitativa e qualitativa.

Pesquisa quantitativa
Amplamente utilizada na conduo da pesquisa, o mtodo quantitativo representa, em princpio, a inteno de garantir a preciso dos resultados, evitar distores de anlise e interpretao, possibilitando, consequentemente, uma margem de segurana quanto s interferncias. frequentemente aplicado nos estudos descritivos, naqueles que procuram descobrir e classificar a relao entre variveis, bem como nos que investigam a relao de causalidade entre fenmenos.

Pesquisa quantitativa
Como podemos observar, a metodologia de base quantitativa realiza uma abordagem dos aspectos exteriores da sociedade, ou seja, ela investiga dados como o perfil socioeconmico de um determinado grupo, nveis de renda em relao ocupao profissional, mapeamento de comportamentos sociais, etc.. Ex.: uma pesquisa que tem como objetivo definir e analisar o perfil socioeconmico dos alunos dos cursos de graduao em Educao Fsica de todos os campi da Universidade que ingressaram no ano de 2006.

Pesquisa quantitativa
Os instrumentos necessrios para esta investigao poderiam estar baseados em questionrios, formulrios, anlise de fichas de inscrio dos alunos, etc., ou seja, as tcnicas de levantamento e anlise dos dados neste tipo de pesquisa variam de acordo com os objetivos da mesma. O que deve ser enfatizado que, sendo este um modelo de pesquisa quantitativa, temos como princpio a extenso numrica das fontes, os dados estatsticos, o mapeamento externo do grupo em estudo.

Pesquisa qualitativa
Em princpio, podemos afirmar que, em geral, as investigaes que se voltam para uma anlise qualitativa tm como objeto situaes complexas ou estritamente particulares. Os estudos que empregam determinado problema, analisar a interao de certas variveis, compreender e classificar processos dinmicos vividos por grupos sociais, contribuir no processo de mudana de determinado grupo e possibilitar, em maior nvel de profundidade, o entendimento das particularidades do comportamento dos indivduos.

Pesquisa qualitativa
A pesquisa de base qualitativa opera a partir do conhecimento das particularidades e especificidades que compem os diferentes grupos sociais e suas formas de interao. Esse modelo de pesquisa busca a compreenso dos valores, crenas, formas de representao social, etc., que definem a diversidade cultural na qual a sociedade est situada.

Pesquisa qualitativa
Ex.: a pesquisa que tem como objetivo compreender e analisar o processo de formao da identidade social dos alunos do curso de graduao em Pedagogia da Universidade dos campi So Gonalo e Niteri, atravs do estudo de um grupo de alunos que ingressou em Niteri e outro grupo que ingressou em So Gonalo, ambos em 2006.

Pesquisa qualitativa
Como podemos observar, o universo de estudo da pesquisa qualitativa tem uma dimenso diferente em relao pesquisa quantitativa. Isto significa que o interesse da pesquisa qualitativa e conhecer em profundidade, atravs de tcnicas adequadas, quais os significados atribudos pelos dois grupos s suas aes, como esto representados socialmente e, ainda, como constroem suas identidades sociais.

Pesquisa qualitativa
No esquea: o mtodo uma ferramenta essencial para a realizao da pesquisa; a metodologia cientfica demarca os caminhos a serem seguidos pelo pesquisador, ao mesmo tempo em que define os instrumentos necessrios para a sua realizao; a elaborao da pesquisa deve obedecer a uma srie de etapas que vo construindo passo a passo o objeto de estudo.

S-ar putea să vă placă și