Sunteți pe pagina 1din 59

PROJECTO DE INSTALAES INDUSTRIAIS

Professor Titular: Dr. Ing. Julio Pedraza Garciga Centro de Anlisis de Procesos, Cuba. E-mail: juliop@uclv.edu.cu juliopedrazadayana@yahoo.com

CONFERENCIA 1. GENERALIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE INVESTIMENTO.


SUMRIO: Introduo. Maneira de proceder para levar a cabo um projecto. A utilidade da pesquisa bibliogrfica na realizao dum projecto. Diagramas de fluxo. O projecto preliminar. Comparao de diferentes processos. O equipamento e suas especificao. Materiais de construo.

Bibliografia
1. 2. 3. 4. 5. 6. Peters, M.S, Timmerhaus, K. Plant Design and Economics for Chemical Engineers. McGraw Hill, 1968. Vilbrandt, F.C, Dryden, C.E. Chemical Engineering Plant Design. McGraw Hill, 1956. Rase, H.F, Barrow, M.H. Project Engineering of Process Plants. Edicin Revolucionaria. Cuba. 1957. Aries, R.S, Newton, R.D. Chemical Engineering Cost Estimation. McGraw Hill, 1955. Canada, J.R. Intermediate Economic Analysis for Management and Engineering, Prentice Hall, 1971. Hohnstone, R.E, Thring, M.W. Pilot Plants, Models and Scale up Methods in Chemical Engineering. McGraw Hill, 1956.

Sistema de avaliao.
Teste parcial 1. Teste parcial 2. Desenvolvimento de um projeto de instalao industrial.

OBJECTIVOS: Que os estudantes: 1. Tenham uma viso geral da disciplina. 2. Que chegue ou seja o contedo e funo da proposta de investimento e da tarefa de investimento. 3. Que conheam as fases de um projecto, assim como os documentos de projecto que deve elaborar o engenheiro projectista. 6. Conheam o contedo uma tarefa tcnica e como elaborar a mesma.

Introduo.
Na indstria de processos h duas reas principais nas que o engenheiro qumico presta seus servios profissionais: a operao de plantas qumicas existentes e o projecto de plantas qumicas novas ou modificadas.

Introduo.
Neste mundo moderno de competio industrial um engenheiro qumico bem sucedido necessita mais que o conhecimento e a compreenso das cincias fundamentais, e as matrias de engenharia relacionadas tais como termodinmica, cintica das reaces qumicas e tecnologia computacional. O engenheiro necessita alm de ter a habilidade de aplicar este conhecimento a situaes prticas com o propsito de realizar algo que seja til sociedade. Entretanto, para fazer estas coisas o engenheiro qumico tem que ter presente as implicaes econmicas de qualquer estudo que realize, para proceder adequadamente.

Introduo.
Pode dizer-se que se uma reaco qumica deste tipo: Reactivos Produtos estabelece o corao de um processo qumico. Outra similar do tipo: $ + Reactivos Produtos + $ estabelece o marco econmico de operao do processo. evidente que a quantidade de dinheiro que se obtm da operao deve exceder quantidade que se requer como insumos, para que o processo tenha xito.

Introduo.
O projecto de uma nova planta qumica e a expanso ou reviso de outras plantas j existentes, requer o uso de princpios e teorias da engenharia combinados com a realizao pratica dos limite impostos pelas condies industriais. o desenvolvimento de uma nova estao de processo desde sua concepo inicial at um processo real frequentemente um problema enormemente complexo.

Problema original de um projeto


PROBLEMA PRIMITIVO a formulao inicial de uma necessidade expressa de forma vaga e imprecisa. Duas caractersticas gerais so: A expresso de uma necessidade humana. No existe uma definio qualitativa e quantitativa completa

O desenvolvimento de um projecto sempre comea com uma idia inicial ou plano. Esta idia inicial deve ser declarada to claramente e concisamente quanto possvel em ordem para defina a extenso do projecto. Especificaes gerais e laboratrio pertinente ou deveriam ser apresentados dados de engenharia qumicos junto com a idia inicial.

PROJECTO
Projeto: o conjunto de documentos mediante os quais se definem e se determina a configurao do investimento justificando as solues propostas de acordo com as normativas tcnicas aplicveis.

Tipos de projetos.
Os mtodos para realizar um projeto podem ser divididos na seguinte classificao, dependendo da exatido e o detalhe requerido: 1. Projeto preliminar o de estimativa rpida. 2. Projeto estimado detalhado. 3. Projeto do processo em firme o detalhado. O projeto preliminar se utiliza como apie para determinar onde deve ser realizado um maior trabalho sobre o processo proposto. Este estudo est apoiado em mtodos aproximados de processos e estimados de custos no rigorosos. Incluem-se poucos detalhes e o gasto de tempo se mantm ao mnimo. Se os resultados do projecto preliminar mostrarem que se justifica um maior trabalho, pode-se desenvolver ento um Projecto estimado detalhado. Neste tipo de projecto, calcula-se o ganho potencial mediante clculos e anlise detalhados. Entretanto, no se do as especificaes exatas do equipamento do processo. Quando o Projecto estimado detalhado indica que o projeto proposto deve ser um xito comercial, o passo final antes do desenvolvimento dos planos de construo a preparao de um Projecto do processo em firme o detalhado apresentam-se as especificaes completas do equipamento do processo e se obtm com preciso os custos apoiados na cotao dos preos. O Projeto em firme inclui suficiente informao para permitir o desenvolvimento imediato dos planos finais para a construo do processo qumica.

Estudo de Viabilidade.
Antes de que se faa qualquer trabalho detalhado, os fatores tcnicos e econmicos do processo proposto devem ser examinados. devem-se considerar todos os processos fsicos e de reao, junto com as condies potenciais do mercado para o produto em particular. Um estudo preliminar deste tipo d uma indicao do provvel xito do projecto e amostra que informao adicional se necessita para fazer uma avaliao completa do processo em estudo. Para o estudo de viabilidade se devem considerar os seguintes elementos: 1. Matrias primas (disponibilidade, quantidade, qualidade, custos) 2. As condies termodinmicas e a cintica das reaes qumicas envoltas (equilbrio, rendimentos, velocidades, condies timas) 3. Sistemas auxiliares e equipamentos disponveis na atualidade. 4. Sistemas auxiliares e equipamentos que devem comprar 5. Estimativa do custo de produo e do inverso do total. 6. As lucros (provvel e tima, por libra de produto e por ano, retorno do inverso).

7. Materiais de construo. 8. Consideraes de segurana. 9. Mercados (Fornecimento presente e futuro, demanda, usos atuais, novos usos, os hbitos de compras atuais, variao dos preos para os produtos e derivados, o carter, localizao e quantidade de possveis clientes) 10. A competncia (as estatsticas da produo global, a comparao de vrios processos de fabricao, especificaes dos produtos dos competidores) 11. As propriedades dos produtos (propriedades fsicas e qumicas, especificaes, impurezas, efeitos de armazenamento). 12. As vendas e servios de venda (o mtodo de vender e distribuir, anncios requeridos, os servios tcnicos requeridos). 13. Restries de recipientes e contineres. 14. Localizao da Estao Qumica. 15. Situao de patenteie e as restries legais.

Desenvolvimento do processo.
Em muitos casos, o estudo de viabilidade indica que necessrio realizar um trabalho adicional de investigao, coleta de dados o prova em estao pilotos. Se existir informao suficiente, o projecto preliminar pode ser desenvolvido ao mesmo tempo que o estudo de viabilidade. Aqui importante estudar e avaliar diferentes alternativas tecnolgicas para produzir um mesmo produto. O primeiro passo na preparao do Projecto preliminar estabelecer as bases para o desenvolvimento do projecto. O seguinte passo consiste na preparao de um diagrama de fluxo simplificado, mostrando todos os processos envoltos, decidindo que operaes unitrias so necessrias ao mesmo. Um balano de materiais preliminar poderia eliminar em primeira instncia alguma das alternativas avaliadas. Posteriormente, pode-se realizar um balano de massa e energia completo para as alternativas restantes, considerando as matrias primas, especificaes de produtos, rendimentos, velocidades de reao. calcula-se a temperatura, presso e a composio de cada corrente. inclui-se, alm disso, onde seja necessrio por cento de vapor, lquido, slido, etc.

A utilidade da pesquisa bibliogrfica na realizao dum projecto


Em sua atividade profissional o engenheiro est obrigado a lhe dar soluo a numerosos problemas que lhe apresentam. Nestas solues deve apoiar-se em princpios cientficos bem estabelecidos, mas quando a cincia no permite uma soluo completa, o engenheiro deve recorrer a regras prticas e a confirmaes recomendadas pela experincia.

A utilidade da pesquisa bibliogrfica na realizao dum projecto


Sua habilidade para utilizar todas as fontes de informao e as aplicar ao lucro de solues prticas a problemas da indstria, determina, em grande medida, sua competncia profissional. O manejo de fontes de informao uma atividade inseparvel do exerccio profissional do engenheiro. No existe tarefa que no requeira de algum modo utilizar as fontes de informao. Pelo general, a soluo rpida e efetiva de um problema se consegue acedendo adequadamente s fontes de informao e desse modo aproveitar todo o conhecimento acumulado, disponvel a nosso alcance. Por isso o engenheiro deve conhecer muito bem todas suas fontes de informao, e com isto obter eficincia em sua atividade, economia de tempo e recursos na soluo de problemas, mas, alm disso tem a obrigao das ampliar e as atualizar e desse modo contribuir engenharia qumica do futuro. Ao igual a outras engenharias, a engenharia qumica uma especialidade que se considera no campo do saber como cincia e arte. Cincia, devido a que o engenheiro utiliza o campo das cincias, por exemplo as matemtica, fsica, qumica, para dar soluo a problemas que vo apresentando, entretanto na maior parte dos casos, a cincia no capaz de lhe proporcionar uma resposta completa que satisfaa os requerimentos do processo, e ento ter que recorrer a sua experincia, a seu bom critrio, a sua intuio e a sua capacidade profissional e em tais casos se est falando da arte desta engenharia e este arte depende muito da preparao e capacidade de ampliar em cada momento essa experincia mediante o acesso efetivo a fontes de informao.

A utilidade da pesquisa bibliogrfica na realizao dum projecto


Fontes de informao para o engenheiro qumico: Literatura especializada. Suportes eletrnicos informticos. Critrios de peritos.

Tarefas da atividade cientfica informativa.


Coleta da informao. Seleo e atualizao. Processo analtico da informao cientfica recolhida. Armazenamento a longo prazo da informao. Recuperao da informao. Discriminao da informao. Uso da informao.

Fontes de informao para o engenheiro qumico. Literatura especializada (pode ser informao escrita o documentrio). Livros: Os livros se classificam em: -Textos. - Consultas. - Enciclopdias Os livros mostram as leis mais gerais, os exemplos clssicos, as situaes mais comuns no campo da engenharia. Manuais (Handbook): um livro que recolhe o mais fundamental sobre uma determinada matria. Recolhem aspectos importantes como: - Propriedades fsicas e qumicas das substncias e os materiais. - Mtodos matemticos. - Mtodos de clculo teis para projectos e avaliao de equipamentos. - Tabelas e grficos.

Revistas: So publicaes peridicas com escritos sobre determinadas matrias como: - Novos descobrimentos e tcnicas no campo da engenharia. - Novos mtodos de clculo, equipamentos e instalaes. - Novos processos tecnolgicos. - Novas tabelas de custos. - Aspectos sobre direo, educao, computao, etc. relacionados com a Engenharia qumica. Boletins. So peridicos especiais de um ramo o corporao que contm informao muito especializada. Nestas se oferece muita informao interessante para o engenheiro e em ocasies resume excelentes dados de equipamentos, produtos, etc.

Relatrio. So comunicaes muito curtas e concretas de resultados cientistas e tcnicos. Catlogos. So memrias, inventrios o listas de coisas e eventos colocados em ordem de acordo a modelos, preos, funes, etc. - Catlogos de equipamentos. - Catlogos de reagentes. Patente. um documento que lhe outorga oficialmente a uma inveno o propriedade intelectual. um contrato entre o inventor e o pblico onde esto concebidos os direitos de autor (pago pelo uso dessa patente). Patenteie-as mantm o segredo da informao, recebendo proteo sob a lei comum sempre e quando no se fizer pblico o segredo da informao.

Ofertas. a apresentao das mercadorias para sua venda. Estas oferecem informao de: - Propostas de equipamentos fabricadas por empresas. - Propostas de produtos. - Projetos de novos processos que se vendem. Estas so muito importantes porque resultam em ocasies fontes de informao de aspectos j terminados e sobre tudo permitem dispor de informao atual de preos de produtos, processos, equipamentos e instalaes. Outras fontes literrias: - Relatrios tcnicos. - Exposies. - Trabalhos de diploma. - Tese Doutorais. - Tese de mestrias. - Monografias.

Suportes eletrnicos informticos. uma tcnica informtica que cobra maior importncia cada dia e entre suas componentes fundamentais se podem destacar os seguintes: - Bases de conhecimentos. - Current Contents. - Internet. Critrios de peritos. informao oral que se obtm atravs de: - Entrevista com peritos. - Pesquisa. - Medies experimentais.

Diagramas de fluxo
O engenheiro qumico utiliza duas representaes muito importantes associadas com os processos tecnolgicos: Os Diagramas de blocos. Os diagramas o esquemas de fluxos. Os Diagramas de blocos esto conformados por caixas o quadros, que contm informao de processos o equipamentos o vetores (flechas) que indicam uma direo e sentido acorde a uma seqncia estabelecida. Os Diagramas o esquemas de fluxos so uma representao esquemtica e grfica das operaes do processo tecnolgico, mostra a seqncia de operaes unitarias o equipamentos que conformam ao processo, facilitando sua visualizao e compreenso dos procedimentos de elaborao com uma muito importante informao em dados e parmetros.

Estes diagramas se elaboram sobre a base de smbolos convencionais para equipamentos geralmente, por normas vigentes, unidos por segmentos de linhas retas. Estes smbolos podem ser encontrados por exemplo em: Plant Design and Economics for Chemical Engineers. Max S. Peters and Klaus D. Timmerhaus. Fourth Edition. 1991. Processos de Engenharia Qumica. Gael Ulrich. 1985. Estes diagramas podem ser de trs tipos: Diagramas qualitativos: So aqueles que indicam o fluxo de materiais envoltos, equipamentos necessrias e uma informao especial da presso e temperatura de operao. Diagramas quantitativos: Mostram, alm disso as quantidades de materiais requeridos em cada uma das operaes representadas. Diagramas combinados: Mostram qualidades e quantidades do fluxo principal e servios como base de referncia para as especificaes das equipamentos jogo de dados. Usos fundamentais dos diagramas de fluxos: Mostrar a seqncia das equipamentos e operaes unitrias de todo o processo. Principais linhas do processo. Simplifica a visualizao do processo. Indica as quantidades de materiais e energia envoltos no processo.

CONTEDOS DOS DIAGRAMAS DE FLUXO DO PROCESSO. O Diagrama de Fluxo de Processo incluir: - O balano de materiais. - Os principais equipamentos do processo, com seus nmeros e ttulos de servio. Estes nmeros e ttulos de servio sero idnticos aos mostrados na lista do equipamento. No se aceita nenhuma diferena. Os equipamentos relacionados com os Servios Auxiliares podem omitir do Diagrama de Fluxo do Processo, a menos que se requeiram para a compreenso da sucesso do Processo. Como mnimo, o Diagrama de Fluxo do Processo incluir a seguinte informao: O equipamento principal e as linhas do processo. As linhas dos processos principais se mostraro de cor mais escura. Servios de cambiadores de calor e fornos. Presso e temperatura de cada recipiente. Presso e temperatura nos limites de bateria. Temperatura de todas as correntes Unidade a instrumentao bsica. As vlvulas de mando principais sem os bypasses. Funo do controle (quer dizer TC, LC, FC, etc.)

EXCLUSES DOS DIAGRAMAS DE FLUXO DO PROCESSO. O Diagrama de Fluxo de Processo no mostrar: Os transmissores. As alarmes. Os interruptores. As separaes das vlvulas de controle. Dispositivos de fechamento do processo a menos que se exijam para um melhor entendimento do processo. Calibradores de presso. Calibradores de temperatura. Calibradores de nvel. Vlvulas de alvio. Linhas de importncia secundria.

OUTRAS CONSIDERAES DO DIAGRAMA DE FLUXO DO PROCESSO. O diagrama de Fluxo do Processo no diferenciar entre: A instrumentao eletrnica e pneumtica. Vlvulas de controle de falhas, abertas o fechadas. As linhas no Diagrama de Fluxo do Processo no mostraro nenhuma diferena entre o gs, o lquido, o vapor, a gua, os hidrocarbonetos, os produtos qumicos, etc.

O equipamento e suas especificaes

As especificaes do equipamento so geralmente resumidas em Tabelas e includas no relatrio final do projeto. Estas Tabelas normalmente incluem o seguinte: 1. Colunas de destilao. Alm disso do nmero de pratos e condies de operao tambm necessrio especificar o dimetro da coluna, materiais de construo, desenho e disposio dos pratos, etc., 2. Recipientes. Alm de tamanho, devem-se especificar os materiais de construo, tipos de empacotamentos e baflers. 3. Reactores. Deve-se especificar o tipo e tamanho do catalisador, o dimetro e espessura da cama, facilidades de intercmbio de calor, ciclos de funcionamento e regenerao do catalisador, materiais de construo, etc. 4. Cambiador de calor e fornos. Os fabricantes normalmente o ministram com o regime de trabalho, com a temperatura logartmica medeia corrigida, o por cento de vaporizao, a queda de presso desejada e os materiais de construo. 5. Bombas e compressores. Especifique tipo, requisitos de consumo de energia, a diferena de presso, viscosidades, e presses de trabalho. 6. Instrumentos. Especificar a funo e qualquer outro requisito particular. 7. Equipamiento especial. As especificaes para os separadores mecnicos, misturadores, secadores, etc.

Seleo do Equipamento.

A seleo adequada do equipamento permite um bom processo no futuro: Para condies tcnicas e econmicas, a seleo depende da estrutura tecnolgica. Das equipamentos depende o rendimento do processo, assim como sua disponibilidade. Limitando os tipos de equipamentos se busca otimizar a manuteno. Diferentes interesses, os construtores de equipamentos tendem a sua padronizao e os engenheiros de processos procuram solues ptimas das partes do sistema e sua adequao tecnologia a fim de economizar energia e materiais. Em geral no existe um mtodo definido para a seleo destes.

Regras e Princpios de Seleo. No existe uma deciso fixa de que interrelao o exigncia levam as partes com respeito s exigncias de tudo. No possvel para o planejador dirigir todas as possveis variantes que podem existir. No existem mtodos evaluativos que afirmam qual a melhor deciso. Podem-se ento fixar equipamentos tpico de uma variedade sem uma valorao precisa. Pode-se procurar a variante tima se for necessrio.

Mtodos de Seleo. 1. Bases de dados orientadas. 2. Procedimento de seleo. 3. ndices de avaliao para comparar variantes.

Bases de dados orientadas

A recopilao de informao que brinde a disponibilidade de equipamento. O grau de terminao da informao influir nas decises finais a tomar. Base de dados geral contm: Os tipos de equipamentos, suas vantagens e desvantagens.

Manuais e Textos

Catlogos e Ofertas

Contedo de uma base de dados


BASE DE DADOS

Aspectos Tcnicos e Tecnolgicos

Aspectos Econmicos

Aspectos Espaciais e de disposio

Aspectos Tcnicos e Tecnolgicos


Comportamento operacional. Tamanho de processos. Comportamento em condies extremas. Estabilidade, instrumentao, aditamentos eltricos.

Dados de aspectos espaciais


Exigncias de instalao. Exigncias da ordem do equipamento. Exigncias de manuteno.

Dados Econmicos
Dados de aspectos econmicos: Custos de aquisio. Gastos de trabalho. Gastos de instrumentao. Tempo de fornecimento. Gasto de mo de obra. Como se h dito anteriormente, uma definio.

Mtodos de Seleo
Mtodo das Exigncias Apoiado em uma reduo das exigncias do processo. O procedimento permite, partindo de um grupo de exigncias, chegar equipamento que melhor as cumpre. Para isto importante ter uma definio clara do conceito de Exigncia.

Classificaes das exigncias


Exigncias em entradas secundrias. Exigncias em sadas secundrias. Exigncias em entradas e sadas principais. Exigncia de qualidade nas entradas e sadas principais. Limitaes tcnicas. Limitaes organizativas. Limitaes econmicas. Correntes principais.

Passos para a seleo do equipamento


1. Concreo dos critrios de seleo. 2. Consulta com a base de dados. 3. Aceitabilidade das equipamentos e acople analisados. 4. Formulao de variantes partindo da proposta escolhida. 5. Avaliao de variantes. 6. Valorao de resultados sobre a base do passo 5.

Bases para a comparao de variantes


Critrio de mxima ganho. Critrio de mnimo custo. Critrio de mnimo tempo de pagamento. Critrio de gasto mnimo total. Critrio de valor de uso - custo - otimizao.

Materiais de construo.

Materiais de construo.
Como os processos qumicos utilizam maiores temperaturas e velocidades de fluxo, para incrementar os rendimentos e a produo de mercadorias, a seleo dos materiais de construo tem uma grande importncia. Esta tendncia a utilizar condies de operao mais severas fora ao engenheiro qumico a procurar materiais mais confiveis e mais resistentes corroso para estes processos, porque todas estas condies severas de operao intensifica a ao corrosiva. Felizmente, h disponvel uma ampla fila de materiais que podem ser utilizados para o proteo contra a corroso. Entretanto, esta abundncia aparente de materiais tambm complica a tarefa de escolher o melhor material porque, em muitos casos, existe uma grande quantidade de ligas e plsticos com suficiente resistncia corroso para uma aplicao especfica. A seleo final no pode estar apoiada simplesmente em escolher um material adequado de uma tabela de corroso, deve estar apoiado alm de uma anlise econmica de todos quo materiais competem. O engenheiro qumico poderia esperar que um metalrgico dirija o projeto e operao de um processo qumico complexo. Mas o bom metalrgico deve ter um conhecimento de trabalho do ambiente do processo qumico, no qual suas recomendaes sero aplicadas. No se pretende que o engenheiro qumico se converta em uma noite um especialista de materiais, mas se deve conhecer aqueles aspectos essenciais de quo materiais fazem possvel s equipamentos e ao prprio processo funcionem.

O material de construo que se selecione para trabalhar na indstria qumica tem que ter as seguintes qualidades: Propriedades fsicas e mecnicas que estejam de acordo com as condies da equipamento o estrutura onde vai ser utilizado. Boa resistncia corroso no meio onde vai ser utilizado. Que seja compatvel com as equipamentos existentes, quer dizer, que sua composio no seja muito diferente a dos materiais de construo da equipamento onde vai se utilizar. De ser possvel ter um amplo campo de aplicabilidade, considerando os requerimentos do processo tecnolgico. Seu emprego deve ser econmico, incluindo o custo do material, os custos de fabricao, manuteno e inspeo. Tempo de vida til do material o do processo onde vai se utilizar. Devem ser materiais que possam ser maquinados e ter boas propriedades tecnolgicas de conformao.

Classificao dos materiais de construo para a indstria qumica

Aos ao carbono

Ferrosos

Aos inoxidveis Materiais metlicos

Alumnio e suas ligas

No Ferrosos

Cobre e suas ligas Materiais de construo Materiais cermicos Vidro Caulim Esmalte Materiais no metlicos

Materiais plsticos

Sem dvida alguma os materiais metlicos so os mais importantes no que se refere construo de equipamentos para processos qumicos, por suas boas propriedades mecnicas e seu grosseiro custo em relao com outros materiais no metlicos. s vezes no revistam ser altamente resistentes corroso frente a alguns meios agressivos, mas nesses casos ter que valorar se com um mtodo de controle da corroso podem utilizar-se, pois ainda nessas condies poderiam resultar mais efetivos e econmicos.

As propriedades gerais dos materiais metlicos so: Condutibilidade trmica e eltrica elevada. Alta dureza. Rigidez. Resistncia aos esforos. Que sejam maleveis Que possam ser trabalhados mecanicamente. Ductilidade. Em geral, baixa resistncia aos agentes qumicos. Alto ponto de fuso. No so combustveis e revistam ser muito mais densos que a gua. Os materiais metlicos podem-se classificar de acordo a sua composio qumica em metais ferrosos e no ferrosos, puros e batidos as asas. Certamente com as ligas se obtm que os materiais renam melhores caractersticas, por isso so mais usadas. dentro das ligas ferrosas se encontram os aos comuns e batidos as asas, os aos inoxidveis e as fundies, enquanto que dentro dos materiais no ferrosos os metais de maior uso na construo de equipamentos so o cobre e suas ligas, alumnio e suas ligas, chumbo e suas ligas e o titnio.

Dentro dos materiais no metlicos inorgnicos, podem-se mencionar, o cimento, refratrios, porcelana, vidro, carvo, etc. As propriedades gerais mais comuns destes minerais so: So frgeis. So duros. So pouco condutores do calor. So pouco condutores da eletricidade. Pouco resistentes a esforos mecnicos. Boa resistncia aos agentes qumicos. So pesados.

Dentro dos materiais no metlicos orgnicos se encontram a madeira, os plsticos, as borrachas, etc. As propriedades gerais destes materiais so: Possuem ligeiro peso. So maus condutores do calor e a eletricidade. So suaves e flexvel. Possuem baixa resistncia a esforos. Baixa resistncia s temperaturas. So combustveis. Possuem boa resistncia aos agentes qumicos.

Caractersticas mais importantes destes materiais. Ferro e Ao Embora muitos materiais tm maior resistncia de corroso que ferro e acera, aspectos de custo favorecem o uso de ferro e ao. Como resultado, eles so freqentemente usados como materiais de construo quando conhecido que um pouco de corroso acontecer. Se isto terminado, a presena de sais frreos e descolorao no produto pode ser esperado, e substituio peridica do equipamento deveria se antecipar. Ver Tabela 1, Peter and Timmerhaus, pg. 422.

Em geral o ferro e o ao ao carbono exibem a mesma resistncia corroso. Eles no so adequados para usar com cidos diludos, mas podem utilizar-se com muitos cidos fortes, formando uma capa protetora contra a corroso na superfcie do metal. Aos inoxidveis: Existem mais de 100 tipos diferentes de aos inoxidveis. Estes materiais so ligas com alto contedo de cromo o nquel, contendo pequenas quantidades de outros componentes essenciais. Eles tm excelentes propriedades de resistncia corroso e as altas temperaturas. Os aos inoxidveis mais comuns, tais como o tipo 302 o tipo 304, contm aproximadamente um 18 por cento de cromo e um 8 por cento de nquel e lhes nomeia aos inoxidveis 18-8. Ver Tabela 2, Peter and Timmerhaus, pg. 424. Ver Tabela 3, Peter and Timmerhaus, pg. 425.

Tabela 4. pg. 425, Peters and Timmerhaus.

Estudar na pgina 431- 439, Peters and Timmerhaus, outros materiais tais como o cobre e suas ligas, Hastelloy, nquel e suas ligas, alumnio, chumbo, Tantalum e Prata.

S-ar putea să vă placă și