Sunteți pe pagina 1din 8

CENRIOS GEOPOLTICOS APLICADO AO TURISMO

ESTCIO FASE
TICIANE TOJAL 2012/1

CAPTAO PRESENCIAL 2012.1


GEOPOLTICA uma rea da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretao dos fatos da atualidade e do desenvolvimento polticos dos pases usando como parmetros principais s informaes geogrficas. A geopoltica visa tambm compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questes polticas da atualidade. Os principais temas estudados pela Geopoltica na atualidade so: Globalizao, Conflito rabe-israelense, influncia dos Estados Unidos no mundo atual, Nova Ordem Mundial e o uso dos recursos energticos no mundo. A geopoltica considera a relao entre os processos polticos e as caractersticas geogrficas, como localizao, territrio, posse de recursos naturais, contingente populacional, geolgicas - como topografia natural e clima e tambm os estudos interrelacionados com a Ecologia (aspectos animais, vegetais e humanos), nas relaes de poder internacionais entre os Estados e entre Estado e Sociedade 2

CONCEITOS DA REA

Lugar - significa muito mais que o sentido geogrfico de localizao. Uma construo nica, singular, carregada de simbolismo e que agrega ideias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam. um centro de significados construdo pela experincia. Os lugares se definem, pois, por sua densidade informacional e por sua densidade comunicacional, cuja funo os caracteriza e distingue. Essas qualidades se interpenetram, mas no se confundem. Regio - espao delimitado que possui estrutura e dinmica prprias. Pode ser definida por outros critrios: em funo da articulao com o espao circundante; em funo da associao de um quadro natural e humano especficos; em funo de critrios administrativos e polticos

CONCEITOS DA REA

Territrio- o produto histrico do trabalho humano, que resulta na construo de um domnio ou de uma delimitao do vivido territorial, assumindo mltiplas formas e determinaes: econmica, administrativa, blica, cultural e jurdica. O territrio uma rea demarcada onde um indivduo, ou alguns indivduos ou ainda uma coletividade exercem o seu poder. Fronteira - a linha ou faixa perifrica, que contorna o territrio, de cuja soberania o Estado no pode abdicar. Sendo como , uma regio perifrica, a faixa de contato com outras soberanias. As fronteiras so, portanto, regies sensveis onde os direitos soberanos dos Estados se contatam fisicamente.

CONCEITOS DA REA

Paisagem- forma espacial presente, testemunho de formas do passado que podem ou no persistir - o resultado da acumulao dos tempos, nos diz Milton Santos (ano?). Natureza- elementos resultantes de bilhes de anos de movimentao, criao e recriao do planeta Terra. A natureza est no homem e o homem est na natureza, porque o homem produto da histria natural e a natureza condio concreta da existencialidade humana. Sociedade um grupo de indivduos que forma um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interaes feita com outros indivduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada. Conjunto de pessoas que possuem valores, ideias, costumes e leis comuns.

NOME DA REA/CAMPUS

CONCEITOS DA REA

Cultura- so prticas e aes sociais que seguem um padro determinado no espao. Se refere a crenas, comportamentos, valores, instituies, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e d sentido a cosmologia social, a identidade prpria de um grupo humano em um territrio e num determinado perodo. a soma dos comportamentos, saberes, tcnicas, conhecimentos e valores acumulados pelos indivduos durante toda sua vida.

Poder- a partir de Marx e Lnin e da teoria da luta de classes, conceitua-se poder como a capacidade de uma classe social de realizar os seus interesses e objetivos especficos. uma definio corrente entre os adeptos da teoria poltica marxista. Poder o fato de participar da tomada das decises. J Max Webber (ano ?, pgina ?) conceituou poder como sendo a probabilidade de um certo comando com um contedo especfico ser obedecido por um grupo determinado. Partindo da concepo funcionalista e integracionista do sistema social, definiu o poder como a capacidade de exercer certas funes em proveito do sistema social considerado no seu conjunto.

CONCEITO DA REA
Estado- uma instituio organizada poltica, social e juridicamente, ocupando um territrio definido, normalmente, onde a lei mxima uma Constituio escrita e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida, tanto interna como externamente. O Estado responsvel pela organizao e pelo controle social, pois, detm, segundo Max Weber (ano), o monoplio legtimo do uso da fora (coero, especialmente, a legal). Nao- a comunidade natural de homens que, reunidos num mesmo territrio, possui em comum a origem, os costumes e a lngua e esto conscientes desses fatos. Tal definio, que sintetiza o consenso da maioria dos especialistas, engloba os elementos essenciais para a constituio da nacionalidade: tradio comum de cultura, origem e raa (fatores objetivos), e a conscincia do grupo humano de que esses elementos comunitrios esto presentes (fator subjetivo). Outro fator importante o vnculo puramente moral ou psicolgico representado por um destino comum, forjado na histria da formao da nacionalidade. Todos os homens pertencentes ao grupo esto unidos no apenas porque seus antepassados tambm o estiveram, mas porque assim querem permanecer no presente, para atingir os objetivos comuns no futuro. 7

ANLISE DO TEXTO

O Comportamento do fenmeno Turstico. In FERNANDES, Ivan Pereira, Economia do Turismo. Rio de Janeiro: Campus, 2002 Captulo 2; pg. 16-28. (12 pginas)

NOME DA REA/CAMPUS

S-ar putea să vă placă și