Sunteți pe pagina 1din 36

Diagrama de Venn rvore de Refutao

Equipe: Arinaldo Segundo Marcondes Amorim Rodrigo Bruno Yuri Cariry Wesley Cruz UFCG- 13 de agosto de 2008

Sumrio
Silogismos Categricos Proposies Categricas Diagrama de Venn rvore de Refutao Concluso Bibliografia

Silogismos Categricos

Em Clculo de Predicados estamos interessados em examinar a validade de argumentos, isto , em que condies uma dada afirmao se segue logicamente de fatos conhecidos. Os argumentos so mais complexos que no Clculo Proposicional, principalmente pela presena de quantificadores e variveis. No entanto, existe uma classe de argumentos, no Clculo de Predicados, na qual as provas de validade e invalidade so extremamente simples. So os chamados Silogismos Categricos.

Proposies Categricas

So afirmaes sobre conjuntos (ou classes, ou categorias) de elementos, afirmando ou negando que uma classe esteja contida na outra, no todo ou em parte.

Proposies Categricas

H quatro formas tpicas de proposies categricas, exemplificadas abaixo:


Todo gato um felino Nenhum poltico desonesto Alguns felinos so ferozes Alguns polticos no so desonestos

Proposies Categricas

1) Proposio Universal Afirmativa. Tem a forma: Todo S P e indica que todos os elementos da classe S esto contidos na classe P. Sua forma simblica : x (Sx Px). 2) Proposio Universal Negativa; Tem a forma: Nenhum S P e indica que as classes S e P no possuem elementos comuns. Sua forma simblica : x (Sx Px) 3) Proposio Particular Afirmativa;Tem a forma: Algum S P e indica que alguns membros da classe S pertencem tambm classe P. Sua forma simblica : x (Sx Px) 4) Proposio Particular Negativa; tem a forma: Algum S no P e indica que existem elementos de S que no esto contidos em P. Sua forma simblica : x (Sx Px)

As proposies categricas podem ser representadas graficamente, atravs de um esquema conhecido por Diagramas de Venn, utilizado pela primeira vez pelo matemtico ingls John Venn, que viveu no sculo XIX. Nos diagramas de Venn, cada classe representada por um crculo, rotulada com o nome da classe; para representar a proposio que afirma que a classe no possui elementos, sombreamos o interior do crculo; para indicar que a classe possui pelo menos um elemento, inclumos um X no crculo

Se J representa o predicado "ser jovem" temos os diagramas abaixo:

Os enunciados categricos podem ser representados como segue :

Para verificarmos a validade de um argumento categrico procedemos como segue:

1. Transferimos

para o diagrama, formado por trs crculos, as informaes das premissas, iniciando pelos enunciados universais; 2. Verificamos se informao dada na concluso esta a representada sem nenhuma condio e de modo nico. 3. Se isto ocorre ento o argumento vlido.

Diagrama de Venn

O silogismo ser vlido se, e unicamente se, as duas premissas afirmarem em conjunto, o que dito pela concluso. se o que se afirma na concluso ficar tambm diagramado, o silogismo vlido; caso contrrio, ser invlido.

(1) Todos os cientistas so estudiosos. (2) Alguns cientistas so inventores. (3) Alguns estudiosos so inventores. A parte hachurada corresponde ao enunciado (1), vazia de elementos; a parte assinalada com X corresponde ao enunciado (2). Dessa forma, as informaes das premissas forem transferidas para o diagrama e a concluso (3) est representada. Portanto o argumento vlido.

(1)Todos os brasileiros so felizes. (2)Todos os paulistas so brasileiros. (3)Todos os paulistas so felizes.

Vemos que o argumento vlido pelo diagrama acima.

(1) Nenhum estudante velho . (2) Alguns jovens no so estudantes. (3)Alguns velhos no so jovens. A premissa (1) est representada na regio hachurada e a premissa (2) est marcada com X sobre a linha pois a informao correspondente pode estar presente em duas regies e no temos informao para saber especificamente em qual delas. Desse modo o argumento no vlido pois a concluso no est representada com absoluta certeza. A validade de um argumento no depende do contedo dos enunciados e sim da sua forma e da relao entre as premissas e a concluso.

Diagrama de Venn
(1) (2) (3)

Tigres so animais ferozes. Alguns tigres vivem na ndia. Logo, alguns animais ferozes vivem na ndia.

Algum F I, que o que afirma a concluso, mostrando a validade do silogismo.

Diagrama de Venn
(1) (2) (3)

Todos os humanos so mortais. Scrates humano. Logo, Scrates mortal

pode ser reescrita como Todo Scrates humano

A nica parte da classe S que no vazia est includa na classe M, afirmando que Todo S M, isto , Scrates mortal, indicando que o argumento vlido.

Diagrama de Venn
vejamos um argumento invlido: (1) Todos os ces so ferozes (2) Alguns gatos so ferozes (3) Logo, alguns gatos so ces

Para representar a segunda premissa, alguns gatos so ferozes, devemos incluir um X na interseo entre G e F. Essa interseo tem duas regies, uma interna a C e outra externa, e nada nos obriga a inserir o X dentro de C. Inserindo X na regio externa C, deixamos claro que possvel atender s duas premissas sem atender concluso. O argumento invlido, portanto.

RVORE DE REFUTAO um mtodo para verificar a validade de um argumento, anlogo demonstrao por absurdo. Para testar-se a validade de um argumento constri-se uma lista de fbfs (funes bem formadas) consistindo de suas premissas ea negao da sua concluso que formam a raiz da rvore. A rvore continua abaixo com a construo de seus ramos por aplicaes de regras, que sero especificadas abaixo, e gerando novas linhas na rvore.

A rvore termina quando as fbfs de seus ramos so: variveis proposicionais, negaes de variveis proposicionais, ou quando encontrarmos em todos os ramos uma fbf F . Se encontrar-se em todos os ramos da rvore uma fbf F, ento a tentativa de refutao falhou ou seja, o argumento vlido. Se em algum ramo da rvore no foi possvel encontrar uma fbf F, ento refuta-se o argumento, isto , o argumento no vlido.

Exemplo: Construir uma rvore de refutao para mostrar que: Escreve-se a premissa e a negao da concluso: premissa Concluso

Sabe-se que verdadeira sse se e so ambas verdadeiras; da, podemos substituir por e gerando as linhas 3 e 4, respectivamente, e marcando a fbf . Uma frmula marcada no poder mais ser utilizada na construo da rvore!

Como verdadeira sse verdadeira, marca-se e substitu-se por gerando a linha 5:

A rvore terminou pois das premissas e da negao da concluso obteve-se variveis proposicionais ou negaes de variveis proposicionais. Por outro lado, encontrou-se nas linhas 3 e 5 uma fbf F , ou seja, nossa tentativa de refutao falhou e portanto o argumento vlido. Isso ser expresso escrevendo um X no final da lista, gerando a linha 6 e fechando o nico ramo da rvore.

A rvore de refutao est completa. A busca para uma refutao do argumento dado falhou e, portanto, o argumento vlido.

Exemplo: Construir uma rvore de refutao para mostrar que: Iniciamos a rvore escrevendo a lista de frmulas as premissas e a negao da concluso:

Sabe-se que verdadeira se e somente se, verdadeira ou verdadeira. Para representar esse fato, marca-se e ramifica-se a rvore, gerando a linha 4 com dois ramos:

rvore de Refutao

A rvore terminou pois das premissas e da negao da concluso obtivemos variveis proposicionais ou negaes de variveis proposicionais. Por outro lado encontra-se uma fbf F em um ramo, nas linhas 2 e 4 e no outro ramo, nas linhas 3 e 4, ou seja, nossa tentativa de refutao falhou e portanto o argumento vlido. Isso ser expresso escrevendo um X no final de cada ramo da lista gerando a linha 5 e fechando os dois ramos da rvore.

A rvore de refutao est completa. Como a tentativa de refutao falhou nos dois ramos, o argumento dado vlido.

rvore de Refutao

Exemplo: Construir uma rvore de refutao para verificar a validade do argumento:

rvore de Refutao

Tem-se que marca-se linha 4:

equivalente a ; da, e escreve-se gerando a

rvore de Refutao

Como no exemplo anterior, marca-se e ramifica-se a rvore gerando a linha 5 com dois ramos:

A rvore terminou e nos dois ramos no h contradies, ou seja, uma fbf F. Neste caso os ramos no sero fechados e o argumento no vlido.

REGRAS PARA A CONSTRUO DE UMA RVORE Dupla REFUTAO fbf do tipo DE Negao (~~) : Uma 1. Regra da
(~~p) gera uma linha e escreve-se P na linha. 1. Regra da Conjuno : Uma frmula do tipo (P ^ Q) gera duas linhas e escrevemos, em cada linha, as frmulas P e Q . 1. Regra da Disjuno : Uma fbf do tipo (P v Q) gera uma linha e dois ramos e escreve-se, na linha e em cada ramo, as fbfs P e Q respectivamente.

REGRAS PARA A CONSTRUO DE UMA RVORE DE REFUTAO

4. Regra da Implicao : Uma fbf do tipo (P -> Q) gera uma linha e dois ramos e escreve-se, na linha e, em cada ramo, as fbfs ~P e Q respectivamente. 5. Regra da Bi-Implicao : Uma fbf do tipo (P <-> Q ) gera duas linha e dois ramos e escreve-se, nas linhas as fbfs ~P e ~Q em um ramo e as P e Q no outro ramo.

REGRAS PARA A CONSTRUO DE UMA RVORE DE REFUTAO

6.Regra da Negao da Conjuno: Uma fbf do tipo (~^) gera uma linha e dois ramos e escreve-se, na linha e, em cada ramo, as fbfs ~P e ~Q respectivamente. 7.Regra da Negao da Disjuno: Uma fbf do tipo (~v) gera duas linhas e escreve-se, na linha e, em cada ramo, as fbfs ~P e ~Q respectivamente.

REGRAS PARA A CONSTRUO DE UMA RVORE DE REFUTAO

8. Regra da negao da Implicao : Uma fbf do tipo ~(P->Q) gera duas linhas e escreve-se, na linha e, em cada ramo, as fbfs P e ~Q respectivamente. 9. Regra da negao da Bi-Implicao : Uma fbf do tipo ~(P <-> Q ) gera duas linha e dois ramos e escreve-se, nas linhas as fbfs ~P e Q em um ramo e as P e ~Q no outro ramo.

REGRAS PARA A CONSTRUO DE UMA RVORE DE REFUTAO

10. Ramo fechado : Um ramo ser fechado se nele existem uma fbf P e a sua negao ~P e escreve-se no final do ramo.

Concluso

Tanto o Diagrama de Venn como a rvore de refutao so mtodos de prova que quando dominados completamente, facilitam a prova ou a refutao de argumentos. No entanto, so inteiramente baseados nos mtodos de prova e nas regras convencionais da lgica de predicados e da lgica proposicional.

Diagrama Venn Predicados www.pucsp.br/~logica/CalculodePredicados.htm Introduo Lgica Matemtica -Prof. Antonio A. Pinho http://www.dsc.ufcg.edu.br/~logica/Apostilas/Rio_Apostila.zip rvore de Refutao Clculo Diferencial e Integral T 7005 B www2.dem.inpe.br/hans/2afeira_MAC_A/MAC_A_Aula06.doc

S-ar putea să vă placă și