Sunteți pe pagina 1din 29

A empresa em rede:

A cultura, as instituies e as organizaes da economia informacional


Salvador 2012.1

Equipe:
Carina Pereira Carlilane Moreira Helana Lucindo Manuela Furtado Sheila Lima

A empresa em rede: a cultura, as instituies e as organizaes da economia informacional O que a Economia Informacional Organizaes Instituies

Lgicas Organizacionais

Trajetrias organizacionais na reestruturao do capitalismo e na transio do industrialismo para o informacionalismo:


Apesar da diversidade de abordagens, h coincidncias em 4 pontos da anlise:

1. Uma diviso importante na organizao da produo e dos mercados na economia global;


2. As transformaes organizacionais interagiram com a difuso da tecnologia da informao; 3. Objetivo principal: lidar com a incerteza causada pelo ritmo veloz das mudanas no ambiente econmico, institucional e tecnolgico da empresa; 4. Introduziram o modelo da "produo enxuta", com objetivo de economizar mo-de-obra e eliminao de tarefas e supresso de camadas administrativas.

Da produo em massa produo flexvel: Do fordismo ao ps-fordismo:


Modelo de produo em massa: empresa estruturada nos princpios de integrao vertical e na diviso social-tcnica institucionalizada do trabalho.
Modelo de produo flexvel: a produo adaptase transformao contnua sem a pretenso de control-la.

Da produo em massa produo flexvel(cont.):


Sistemas flexveis de produo em grandes volumes:
Demanda Crescente Grande volume de produo Economia de escala Produo personalizada Economia de escopo

Resultado: flexibilidade do produto(variao de mercado) e flexibilidade do processo(transformaes tecnolgicas).

A empresa de pequeno porte e a crise da empresa de grande porte: Mito e realidade


Empresas de grande, mdio e pequeno porte:
as empresas de grande porte continuam a concentrar uma proporo crescente de capital e de mercados em todas as principais economias. as empresas de pequeno e mdio porte em geral continuam sob o controle financeiro, comercial e tecnolgico das grandes.

A empresa de pequeno porte e a crise da empresa de grande porte: Mito e realidade(cont.)


Nova viso:

os pequenos negcios superam as grandes empresas, em criao de empregos, margens de lucros, investimento per capta, transformao tecnolgica, produtividade e valor agregado.
No estamos testemunhando o fim de poderosas empresas de grande porte, mas estamos, sem dvida, observando a crise de modelo corporativo tradicional baseado na integrao vertical e no gerenciamento funcional hierrquico.

Toyotismo: cooperao gerentes-trabalhadores, mo-de-obra multifuncional, controle de qualidade total e reduo de incerteza
Uma terceira evoluo diz respeito a novos mtodos de gerenciamento, a maior parte deles oriundos de empresas japonesas, embora em alguns casos tivessem sido testados em outros contextos; Produtividade e competitividade atribudas a uma revoluo administrativa; A literatura empresarial usa a expresso Toyotismo opondo-se a Fordismo como frmula de sucesso, que se adapta a economia global e ao sistema produtivo flexvel; Just in time (estoques eliminados ou reduzidos mediante entregas pelos fornecedores no local da produo, no exato momento da solicitao e com as caractersticas especificas para a linha de produo); Controle de qualidade total dos produtos ao longo do processo produtivo; envolvimento dos trabalhadores no processo produtivo por meio do trabalho em equipe; iniciativa descentralizada; maior autonomia para a tomada de deciso no cho da fbrica; recompensa pelo desempenho das equipes e hierarquia administrativa horizontal. A cultura pode ser importante para o desenvolvimento do Toyotismo, mas no foi determinante, j que o modelo japons desenvolveu-se tambm em empresas na Europa e Estados Unidos;

Toyotismo: cooperao gerentes-trabalhadores, mo-de-obra multifuncional, controle de qualidade total e reduo de incerteza (cont.)

A estabilidade e complementariedade so extremamente importantes nas relaes entre a empresa e seus fornecedores no Toyotismo;
A Toyota, por exemplo, possui uma rede de fornecedores, o que constitui um modelo de desintegrao vertical da produo em uma rede de empresas, processo que substitui a integrao vertical de departamentos dentro da mesma estrutura empresarial; A rede permite maior diferenciao dos componentes de trabalho e capital da unidade de produo; A execuo do modelo tambm depende da ausncia de grandes rupturas no processo produtivo e de distribuio, baseando-se em cinco zeros: nvel zero de defeitos nas peas; dano zero nas mquinas; estoque zero; demora zero e burocracia zero; O Toyotismo um sistema de gerenciamento mais destinado a reduzir incertezas do que a estimular a adaptalidade;

Formao de redes entre empresas


Modelos de redes multidirecionais Modelo de licenciamento e subcontratao de produo O Modelo Benetton

Alianas coorporativas estratgicas: Interligao de empresas de grande porte; Patrocnio Governo rgos pblicos: Rotatividade de aliados e concorrentes.

A empresa horizontal e as redes globais de empresas:


1980: A empresa vazia Modelo enxuto: - Economia de mo-de-obra - Automao - Controle computadorizado dos trabalhadores - Terceirizao e reduo da produo Resultado positivo:Reduo de custo Resultados negativos: Estruturas obsoletas,produo em massa e mercados oligopolistas.

A empresa horizontal e as redes globais de empresas(cont.):


Anos 90: Das burocracias verticais para a empresa horizontal Sete tendncias da empresa horizontal: 1. Organizao do processo e no da tarefa 2. Hierarquia horizontal 3. Gerenciamento em equipe 4. Desempenho medido pela satisfao dos clientes 5. Recompensa pelo desempenho 6. Maximizao dos contatos 7. Informao e treinamento de funcionrios em todos os nveis Resultado: Rede dinmica e estrategicamente planejada com base na descentralizao, participao e coordenao.

A crise do modelo de empresas verticais e o desenvolvimento das redes de empresas:


Kan ban (Japo 1948) Toyotismo Crise do Toyotismo As redes: As redes so e sero os componentes fundamentais das organizaes.

As redes de redes: o modelo Cisco


Se a Ford Motor Company tornou-se smbolo da era industrial da produo padronizada, pode-se dizer que a Cisco Systems pode ser o modelo empresarial da economia da Internet; A Cisco Systems uma empresa mundialmente conhecida no setor da Internet, com sede em San Jos, Califrnia, que fornece computadores e roteadores que conduzem dados pelas redes de comunicaes, com receita de US$ 12 bilhes no final da dcada de 90.

O sucesso da Cisco deve-se, em parte, a seu talento para aproveitar as oportunidades: forneceu os sistemas de conexo da Internet no momento da exploso da Internet;
Claro que outras empresas tambm estavam no ramo, mas assim que conseguiu capital a Cisco conseguiu adquirir vrias outras empresas iniciantes para conseguir novas tecnologias e talentos;

As redes de redes: o modelo Cisco(cont.)


A Cisco aplicou em si mesma a lgica das redes que vendia aos clientes. Organizou na Internet e ao redor dela, todas as relaes com os clientes, os fornecedores e os funcionrios e, por intermdio de engenharia, projetos e softwares, automatizou grande parte da interao; Ao montar uma rede de fornecedores on line, a Cisco conseguiu reduzir ao mximo sua prpria manufatura. O ncleo de seu funcionamento est em seu stio na Internet; Os clientes encontram inmeras opes em diversas linhas de produtos que podem especificar vontade. Outras empresas como a HP e a DELL tambm desenvolveram o modelo da Cisco e dependem de uma rede de fornecedores que recebem encomendas on line e fazem entregas diretamente ao cliente, permitindo, ainda, a personalizao do produto.

A tecnologia da informao e a empresa em rede:


Mquina x Mentalidade Transformao organizacional + Transformao tecnolgica = integrao em rede A empresa em rede

Cultura, instituies e organizao econmica: redes de empresas do Leste Asitico: Cada sociedade tende a gerar os prprios sistemas organizacionais. Economia Leste Asitico Modelos produzidos pela interao da cultura, histria e instituies. Sistemas empresariais baseados em redes.

Tipologia das redes de empresas do Leste Asitico: Redes organizadas de empresas independentes: - Empresas japonesas

- Empresas coreanas -Empresas chinesas

Japo
os grupos empresariais so organizados em redes de empresas que so donas umas das outras Redes horizontais: baseadas em conexes de mercados entre grandes empresas. Redes verticais: construdas ao redor de uma grande empresa industrial especializada.

Coria
Mais Hierrquicas e controladas por uma holding central, possuda por uma pessoa e sua famlia e financiada por bancos do governo e companhias sob controle governamental (controle rgido);
Pequenas e mdias empresas desempenham papel menor, ao contrrio do que acontece nas redes japonesas; a maioria das empresas relativamente grande e funciona sob a iniciativa coordenada da alta administrao centralizada. As relaes internas so uma questo de disciplina na hierarquia;

As polticas de trabalho se encaixam nesse modelo autoritrio. As mulheres exercem um papel reduzido, j que o patriarcalismo mais intenso na Coria e os homens relutam em permitir que as mulheres trabalhem fora de casa;

China
Empresa familiar Administrao centralizada e autoritria O Estado chins

Cultura, organizaes e instituies: redes de empresas asiticas e o Estado desenvolvimentista: Empresas japonesas: Lgica comunitria Cls (zaibatsu) ex: Mitsui. Empresas coreanas: Lgica patrimonial Chaebol ex: LG, Samsung. Empresas taiwanesas: Lgica patrilinear.

Empresas multinacionais, empresas transnacionais e redes internacionais: As multinacionais e a globalizao: avanos das tecnologias da informao. Transnacionais: Vises, interesses e compromisso superando os pases e suas histrias.

Redes internacionais de empresas: forma organizacional bsica da economia informacional/global.

Empresas multinacionais, empresas transnacionais e redes internacionais(cont.):


Os 5 tipos de redes: 1. Fornecedores: Incluem subcontratao e acordos entre um cliente e seus fornecedores de insumos. 2. Produtores: Abrange acordos de co-produo que oferecem a possibilidade de concorrentes juntarem sua produo e recursos financeiros/humanos, ampliando sua oferta de produtos e sua cobertura geogrfica. 3. Clientes: Canais de comercializao, revendedores e usurio final, nos grandes mercados de exportao e/ou domsticos. 4. Coalizes-padro: Iniciadas por definidores de padres globais com o objetivo de prender tantas empresas quanto possvel a seu produto. 5. Cooperao tecnolgica: Facilitam a aquisio de tecnologia para projetos e produo, capacitam o seu desenvolvimento e permitem acesso compartilhado de conhecimentos.

Empresas multinacionais, empresas transnacionais e redes internacionais(cont.):


So centradas em grandes multinacionais ou formada por alianas e cooperao entre as mesmas. Transcendem fronteiras, identidades e interesses nacionais. Mantm ou aumentam a formao de oligoplios.

Multinacional contempornea:Inserida na rede externa. Detentoras do poder oriundo da riqueza e tecnologia na economia global.
A volta da mo-invisvel: lgica estrutural no governada apenas pela ofertaprocura, mas influenciada tambm pelas redes globais de informao.

O esprito do informacionalismo:
Capitalismo X Informacionalismo Redes: Na vida social Ferramentas tecnolgicas a unidade bsica da organizao econmica no um sujeito individual, nem coletivo. A unidade a rede, formada de vrios sujeitos e organizaes.

As redes:

S-ar putea să vă placă și