Sunteți pe pagina 1din 25

AVALIAO PSICOLGICA

POSSIBILIDADES LIMITES

PERCIA

Estudo realizado por especialistas , o qual servir de prova nos processos judiciais Finalidade de documentar nos autos do processo o conhecimento especializado. O laudo ou o depoimento pessoal (do perito) em juzo sero anexados aos autos .

PERCIA PSICOLGICA

Exame de investigao e anlise de fatos e pessoas, enfocando aspectos emocionais e subjetivos existentes na relao entre as partes do processo, estabelecendo uma relao de causa e efeito das circunstncias, ao mesmo tempo em que busca identificar a motivao consciente e inconsciente dos envolvidos na situao.

Artigos relacionados

Art. 420 do CPC Livro I : captulo V do Ttulo IV ( Dos auxiliares da Justia) Art.139 Art.145 at Art.147 Cptulo VI do Ttulo VIII ( das provas) Art. 420 at Art.439 Alguns desses artigos foram modificados pela Lei 8.455 de 24/08/92

Especificidades da Avaliao Psicolgica Forense

Conhecimentos bsicos da Psicologia , porm adaptados s normas legais, considerando as questes formuladas pelo juiz ( o que se deseja investigar) Coleta de dados , o exame e a apresentao das evidncias devem ser direcionados aos propsitos judiciais

Avaliao Psicolgica Forense

Como a relao do Psicolgo com o periciando ?

Avaliao psicolgica Forense


1) Pessoa no veio voluntariamente. 2)Pessoas no-cooperativas e resistentesreceio do resultado final. 3) Em funo da natureza coercitiva da avaliao , pode haver distoro da verdade 4) Pessoa pode ter dificuldade de enxergar a relao como sendo de ajuda

Avaliao Psicolgica Forense

O psiclogo ocupa um lugar mais distante do periciando O psiclogo questiona e confronta com mais frequncia e veemncia as informaes dbias ou inconscientes. Existem limites de confidencialidade: o sigilo no pode ser garantido em absoluto;os aspectos relevantes para as questes judiciais devem ser ressaltadas.

Avaliao Psicolgica Forense Tcnicas utilizadas


Obs: Metodologia minimizar os efeitos da simulao / dissimulao considerar a probabilidade de distoro da verdadeconsiderar avaliao objetiva tempo da justia

1)Entrevistas observar coerncia entre comportamento verbal e no-verbal

Tcnicas utilizadas
2) Testes psicolgicos medir de forma padronizada as habilidades funcionais, aspectos da personalidade e status mental. Os testes projetivos e grficos avaliam estados psicopatolgicos, traos de personalidade e inteligncia geral 3) Informaes de familiares e terceiros

Percia no Direito Penal

1 momento : anterior sentena verificao da responsabilidade penal (inimputabilidade ou no do ru) O culpado cometeu o delito em estado mental idneo ? Ele possua capacidade para reconhecer o carter injusto e ilegal de sua ao ?

Percia no Direito Penal

2 momento: aps a sentena, atravs do exame criminolgico, para verificar a maior probabilidade de reincidncia

Percia Psicolgica no Direito de Famlia e Infncia e Juventude

Atuao do Psiclogo em questes como: maus-tratos, guarda, regulamentao de visita , destituio de poder familiar.

AVALIAR O QUE?

COGNIO PERSONALIDADE INTERESSES NEUROPSICOLOGIA ... COMO?

Atravs de mtodos de investigao utilizando-se entrevistas (estruturadas ou no), questionrios e inventrios, teste verbais e de execuo.

BOM LEMBRAR: AVALIAO PSICOLGICA e PSICODIAGNSTICO


Lei 4119/1962

Art.13 - Ao portador do diploma de psiclogo conferido o direito de ensinar Psicologia nos vrios cursos de que trata esta lei, observadas as exigncias legais especficas, e a exercer a profisso de Psiclogo. 1- Constitui funo privativa do Psiclogo a utilizao de mtodos e tcnicas psicolgicas com os seguintes objetivos: a) diagnstico psicolgico; b) orientao e seleo profissional; c) orientao psicopedaggica; d) soluo de problemas de ajustamento. 2- da competncia do Psiclogo a colaborao em assuntos psicolgicos ligados a outras cincias

O que Percia?

A palavra percia vem do latim peritia que quer dizer destreza, habilidade. Podemos dizer que percia o exame de situaes ou fatos relacionados a coisas e pessoas, praticado por especialista na matria que lhe submetida, com o objetivo de elucidar determinados aspectos tcnicos (Brandimiller, 1996 apud Rovinski, 2004).

Percia Psicolgica
A percia psicolgica, dentro do contexto jurdico e forense criminal, entre outros, procura identificar os prejuzos caracterizados por aspectos fsicos e psicolgicos a que foi submetido o sujeito, vtima de um fato ou evento traumtico ou ao longo de um processo de adoecimento que impe o dano.

Regulamentao Legal
Na rea civil, a percia judicial est regulamentada pelo Cdigo do Processo Civil de 1973 (Lei 5.869/73) parcialmente alterado pela Lei 8.455. Neste cdigo, encontram-se dispositivos tanto em ralao a atividade do perito quanto da prova pericial propriamente dita.

PERICIA - Laudo Pericial

O laudo pericial a pea mais importante da percia do ponto de vista processual. o documento produzido ao trmino da avaliao que consubstanciar as concluses a que o perito chegou. Por se tratar de uma prova, ele traz em si a obrigatoriedade, conferida pelo lugar que ocupa no contexto jurdico, de ser inteligvel, auto-explicativo e convincente. Shine (2003)

Perito X Assistente Tcnico

O Perito indicado pelo juiz do processo , nomeado por ele. O assistente tcnico o perito de confiana da parte do processo, sendo contratado por ela Muitas vezes o psiclogo que atua como perito ou assistente tcnico tem sua entrada por intermdio do advogado, no entanto, a maioria procura pessoalmente o psiclogo.

Entrevista Psicolgica.

Entrevista clnica. Testes Psicolgicos. Ludoterapia. Visitas domiciliares.

rea Familiar Guarda de filhos

Decreto 6.944/09 com redao dada pelo Decreto 7.308/10

Art. 14. A realizao de avaliao psicolgica est condicionada existncia de previso legal especfica e dever estar prevista no edital. 1o Para os fins deste Decreto, considera-se avaliao psicolgica o emprego de procedimentos cientficos destinados a aferir a compatibilidade das caractersticas psicolgicas do candidato com as atribuies do cargo. 2o A avaliao psicolgica ser realizada aps a aplicao das provas escritas, orais e de aptido fsica, quando houver. 3o Os requisitos psicolgicos para o desempenho no cargo devero ser estabelecidos previamente, por meio de estudo cientfico das atribuies e responsabilidades dos cargos, descrio detalhada das atividades e tarefas, identificao dos conhecimentos, habilidades e caractersticas pessoais necessrios para sua execuo e identificao de caractersticas restritivas ou impeditivas para o cargo.

Decreto 6.944/09 com redao dada pelo Decreto 7.308/10

4o A avaliao psicolgica dever ser realizada mediante o uso de instrumentos de avaliao psicolgica, capazes de aferir, de forma objetiva e padronizada, os requisitos psicolgicos do candidato para o desempenho das atribuies inerentes ao cargo. 5o O edital especificar os requisitos psicolgicos que sero aferidos na avaliao. Art. 14-A. O resultado final da avaliao psicolgica do candidato ser divulgado, exclusivamente, como apto ou inapto. 1o Todas as avaliaes psicolgicas sero fundamentadas e os candidatos podero obter cpia de todo o processado envolvendo sua avaliao, independentemente de requerimento especfico e ainda que o candidato tenha sido considerado apto. 2o Os prazos e a forma de interposio de recurso acerca do resultado da avaliao psicolgica sero definidos pelo edital do concurso.

Decreto 6.944/09 com redao dada pelo Decreto 7.308/10

3o Os profissionais que efetuaram avaliaes psicolgicas no certame no podero participar do julgamento de recursos. 4o lcito ao candidato apresentar parecer de assistente tcnico na fase recursal 5o Caso no julgamento de recurso se entenda que a documentao e a fundamentao da avaliao psicolgica so insuficientes para se concluir sobre as condies do candidato, a avaliao psicolgica ser anulada e realizado novo exame.

LEMBRE SEMPRE:

Toda ao humana implica em possibilidade de erros mas os Psiclogos buscam minimizar sua ocorrncia atravs de mtodos cientificamente comprovados, e do rigor tico de suas aes. Em seleo profissional busca-se a pessoa mais adequada para o exerccio de uma funo em determinadas condies, isto no desqualifica os no selecionados. Avaliao Psicolgica no presuno de futuro.

S-ar putea să vă placă și