Sunteți pe pagina 1din 21

NCLEO CELULAR

BIOLOGIA PROF. ELTON DA COSTA

O que ?
o responsvel pelo controle de todas as funes celulares. A maioria das clulas de nosso corpo possui um nico ncleo. Contudo, h clulas que no possuem nenhum (glbulos vermelhos ou hemcias maduros) e outras que possuem vrios, como, por exemplo, s clulas musculares esquelticas.

Estrutura do Ncleo

Apresenta membrana nuclear (ou carioteca), suco nuclear (ou cariolinfa), filamentos de cromatina e nuclolos.

Estrutura do Ncleo
1. 2. 3.

4.

Carioteca - Membrana dupla, lipoprotica, interrompida por poros. Cariolinfa - Massa semilquida que preenche o ncleo. Cromatina - Filamentos formados por DNA e protenas; Eucromatina, poro ativa e pouco visvel, e a Heterocromatina, poro inerte ou pouco ativa e bem visvel; forma os cromossomos durante a diviso celular. Nuclolo - Corpsculo constitudo por RNA ribossmico e protenas; presente no ncleo interfsico. OBS: Ncleo Interfsico - Perodo de sntese de RNA e duplicao do DNA.

Organizao dos Cromossomos

Cromossomos - so formados por espiralizao ou condensao dos filamentos de cromatina, os cromonemas. Regies mais espiralizadas formam crommeros, e as menos espiralizadas, intercrommeros. Centrmero - a constituio primria que divide o cromossomo em braos. Satlite - a poro terminal do cromossomo, separada pela constrio secundria. Zona SAT - Regio relacionada com a formao do nuclolo durante a telfase.

Classificao dos Cromossomos

Gene

As molculas de DNA cromossmico contm instrues para a fabricao de

todas as protenas do organismo. Cada


segmento de DNA que contm instruo

para uma protena chamado gene.

Cromossomos Homlogos

Nossas clulas apresentam 46 cromossomos, portanto, 23 pares de cromossomos.

Os cromossomos de cada par, proveniente da me e outro do pai, so chamados cromossomos homlogos.

Clulas Diplides (2n) e Haplides (n)

Clulas que possuem pares de cromossomos homlogos, como as que formam o corpo de uma pessoa, chamase diplide (2n). Clulas que tm apenas um lote de cromossomos, como vulo e espermatozides, denominam-se haplides(n).

Genoma

o conjunto haplide de genes tpico da espcie. Na espcie humana, por exemplo, o genoma

est distribudo entre 23 tipos de cromossomo.

Cada pessoa possui, em suas clulas, 23 pares de cromossomos, portanto, dois genomas completos em cada clula.

Caritipo

o conjunto de cromossomos presente

nas clulas de um organismo.

Cromossomos Autossmicos Humanos


Os 22 pares de cromossomos presentes em ambos os sexos so denominados autossomos. O caritipo de uma mulher normal apresenta 22 pares de autossomos e dois cromossomos X (44A + XX), enquanto o de um homem normal apresenta 22 pares de autossomos, um cromossomo X e um cromossomo Y (44A + XY).

Mutaes

So alteraes no material gnico.

Podem ser causadas por radiaes, substncias qumicas, fatores biolgicos (vrus) ou erros no emparelhamento das bases nitrogenadas na duplicao do DNA.
As mutaes modificam a seqncia de bases nitrogenadas, modificando, portanto, as protenas fabricadas e, conseqentemente, as caractersticas do organismo.

Projeto Genoma

Vem sendo desenvolvido por cientistas de todo o mundo, tem por objetivo descobrir a localizao e a seqncia de bases dos

cerca de cem mil genes humanos.

Engenharia Gentica
uma tecnologia, que permite transplantar genes de uma espcie para outra. Atravs dessa tcnica, pode-se, por exemplo, transferir o gene humano responsvel pela produo de insulina para o DNA de bactrias. Cria-se, ento, um novo DNA, chamado DNA recombinante. Enzimas de restrio DNA-ligase

Engenharia Gentica
A transferncia de genes para animais e plantas, formam animais e plantas transgnicos. Por exemplo, ovelhas receberam o gene para o fator anti-hemoflico humano, passando a secretar esta substncia no leite. Na agricultura, esta tcnica visa uma produo de alimentos mais resistentes a pragas ou mais nutritivos.

Engenharia Gentica

Um ramo mais recente a terapia gnica, que a tcnica pela qual procura-

se corrigir genes humanos defeituosos,


causadores de doenas, substituindo-os

por genes normais.

S-ar putea să vă placă și